Para quem está pensando em seguir na área da educação, mas conta com uma rotina cheia de compromissos, vale a pena conferir como funciona o Curso de Pedagogia EAD da UniCesumar. Além de se qualificar para um mercado de trabalho com constante demanda por profissionais, você pode ter acesso a diversas oportunidades tanto em instituições públicas quanto privadas.

Desse modo, você consegue conquistar seu diploma com mais flexibilidade, mas sem abdicar da qualidade de ensino e da preparação adequada para atuar em um setor de grande importância para sociedade.

A fim de trazer as novidades sobre essa profissão, convidamos Marcia Maria Previato de Souza, Coordenadora do Curso de Pedagogia, para esclarecer as principais dúvidas. Continue no texto e confira!

Afinal, por que escolher Pedagogia?

Márcia explica que os pedagogos, assim como outros profissionais da educação), são essenciais, tendo em vista que colaboram para a formação de todas as outras profissões. Cabe a essas pessoas o trabalho de produzir e difundir conhecimentos no campo educacional, colaborando para o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Por isso, segundo ela, “é necessário estar sempre em constante formação para poder exercer com excelência a profissão, compreendendo a educação como um fenômeno social, cultural e psíquico”.

Como funciona o curso e o mercado de trabalho?

Conforme explicado por Márcia, o campo de trabalho para o pedagogo é vasto e repleto de oportunidades em diversas instituições de ensino. Ela ainda destaca que, na EAD UniCesumar, o curso é reconhecido e consolidado pela qualidade.

Isso ocorre porque o trabalho se dá sempre com a estrutura de teoria e prática, de forma que os alunos tenham uma formação integral, com ética e compromisso, cientes de sua responsabilidade profissional.

Conheça o perfil do aluno de Pedagogia

Como essa profissão exige atualização constante e a busca por desenvolvimento pessoal, é fundamental que o estudante tenha um perfil curioso, interessado e criativo. Desse modo, você consegue trabalhar com diversas áreas do processo educacional, tais como o ensino, a gestão, a coordenação de demais atividades correlatas.

Portanto, é necessário contar com a criatividade, capacidade de comunicação, além de gostar de desafios. Também é necessário desenvolver uma visão crítica, reflexiva e responsável, dado que sua visão de mundo pode impactar a percepção dos jovens que estão sob sua responsabilidade.

Descubra as principais disciplinas do curso

Para alcançar o sucesso nessa profissão, diversas habilidades devem ser desenvolvidas. Assim, você poderá executar diversas atividades inerentes ao processo educacional.

Veja, a seguir, quais as principais disciplinas do curso que foram destacadas por Marcia:

  • Metodologia da Alfabetização e letramento: essa disciplina leva o aluno a entender o processo evolutivo do desenho infantil, considerado a primeira forma de representação da escrita. Na disciplina, o acadêmico entenderá o processo de construção da escrita, ou seja, como a criança aprende a ler e escrever. Todo esse processo é estudado na teoria e, na prática, a partir de situações reais de sala de aula. Outro fator de destaque da disciplina é a aprendizagem por meio de jogos e brincadeiras;
  • Fundamentos e metodologias para educação infantil: nessa disciplina, por meio da teoria e prática, o acadêmico compreende como ser docente na educação infantil, como funciona o dia a dia da sala de aula nessa etapa, a rotina, o lúdico, o planejamento, a aprendizagem e o desenvolvimento da criança;
  • Práticas de ensino: durante o curso, o aluno poderá experienciar várias práticas pedagógicas que fazem parte da matriz curricular e que farão diferença na sua formação, pois todas fazem com que o aluno compreenda a relação teoria e prática e a importância dessa relação para sua formação.

Saiba como é o mercado de trabalho

“O mercado de trabalho para o pedagogo é amplo e não se restringe às escolas, mesmo que esse ainda seja o que mais tem vagas de trabalho”, destaca Marcia. O pedagogo pode atuar nas seguintes funções:

  • Docente/professor da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Supervisor, pedagogo, coordenador e Diretor de instituições de ensino;
  • Consultoria e departamento de RH;
  • Hospitais, ONGs e empresas;
  • Editoras e na área de pesquisa.

Essas são algumas das possibilidades de atuação. Há ainda muitos cargos para esses profissionais no mercado de trabalho. Por isso, vale a pena considerar cursar Pedagogia.

Por que fazer Pedagogia na Unicesumar?

Ao escolher cursar Pedagogia EAD na UniCesumar, você pode ter acesso a diversos diferenciais que vão lhe preparar para o mercado de trabalho. Quer saber mais sobre eles? Então, continue a leitura e confira!

Encontros incríveis para o seu desenvolvimento

Escolhendo a EAD UniCesumar, você conta com aulas semanais ao vivo, dinâmicas, entrevistas, interação com o professor por meio do chat, experiências, simulações, convidados do mercado, uso de tecnologias diferenciadas, entre outros recursos, tornando esses encontros atrativos e promovendo muito conhecimento. Vale a pena contar com os recursos educacionais da UniCesumar.

Matriz curricular desenhada para formar ótimos profissionais

A EAD UniCesumar conta com uma matriz curricular que atende às Diretrizes Curriculares Nacionais, contando com uma metodologia imersiva necessária para a formação de um profissional capacitado para as áreas de atuação do Pedagogo nas mais diversas regiões do Brasil.

Corpo docente extremamente capacitado

Marcia destaca que um dos principais diferenciais da EAD UniCesumar é a qualidade do corpo docente, sendo que os professores são extremamente capacitados e com experiência na área, além de 100% deles serem mestres e/ou doutores.

Essa qualidade do corpo docente leva a um alto índice de alunos com aprovação em concursos, além de proporcionar materiais didáticos atualizados e direcionados para a formação de um profissional que a sociedade atual exige.

Além disso, Marcia destaca que é possível ter acompanhamento de um professor mediador em cada disciplina para tirar suas dúvidas, orientar estágios, participar dos chats e fóruns e acompanhamento de aulas ao vivo.

Preparação adequada para o mercado de trabalho

Existem vários fatores que ajudam no desenvolvimento dos alunos, preparando-os para conseguir exercer a profissão com qualidade no futuro. Entre as principais atividades, Marcia destaca as seguintes:

  • Projetos de ensino e extensão voltados para a formação do pedagogo que planeja atuar em ambientes de ensino formais e não formais;
  • Disciplinas que se articulam partindo do princípio da relação teoria e prática para o profissional pedagogo poder atuar com qualidade nos diversos campos de trabalho que sua formação proporciona;
  • Diferentes ambientes e recursos tecnológicos, como ambiente virtual de aprendizagem, webinar, seminários, programa de estágio, atividades diferenciadas em cada disciplina, chats, fóruns, lives, entre outros que promovem a aprendizagem do acadêmico.

Entendeu como é o curso e o mercado de trabalho para alunos de Pedagogia EAD e quais são os diferenciais de contar com a EAD UniCesumar? Por meio de nosso programa de ensino, você sai com as ferramentas adequadas para arrasar nessa profissão e construir uma carreira de sucesso.

Quer começar o curso de Pedagogia na EAD UniCesumar? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Avalie este post

Comentários

Comentários