Chegou o grande momento de prestar vestibular. Você sonha em compartilhar seus conhecimentos com as pessoas e quer ser professor, mas está em dúvida se opta pelo curso de Letras ou Pedagogia? Então, não se preocupe: essa é uma questão bastante comum de quem deseja dar aulas.

Contudo, apesar de ambas as graduações prepararem o estudante para exercer a docência, a atuação profissional das áreas apresenta uma série de particularidades que devem ser levadas em conta no momento de fazer a escolha certa.

Dessa maneira, é essencial conhecê-las para que a melhor decisão possa ser tomada. E aí, está em dúvida sobre qual faculdade fazer e quer conhecer as diferenças entre os cursos de Letras e Pedagogia? Então, continue a leitura!

Como é o curso de Letras?

Você gosta de escrever e tem pavor só de pensar em cálculos e números? Então, saiba que o curso de Letras é uma das faculdades que não envolvem Matemática — maravilha, não é mesmo? Ele é voltado para o estudo da língua, suas origens, características e usos na literatura.

Mais que conhecer as principais regras de fala, escrita e gramática, o objetivo é compreender essa base importante de todas as sociedades. Como a graduação é do tipo licenciatura, forma pessoas aptas a ensinar e dar aulas. Ao concluir o curso, você terá a oportunidade de lecionar em diferentes áreas e escolas.

Além disso, quem escolhe essa faculdade pode trabalhar com outro idioma. Um exemplo é o curso de Português/Inglês, que não aborda somente a língua falada no Brasil. Nesse caso, os estudantes se tornam capazes de entender como é a estrutura da língua inglesa, podendo também atuar enquanto professores.

O curso de Letras EAD da UniCesumar tem duração de 3 anos e, claro, deve ser cursado na modalidade de ensino a distância. Assim, você tem toda a flexibilidade para estudar de onde desejar, tendo o suporte de tutores, materiais digitais e ambiente para troca de experiências.

Por ser uma área generalista, a grade curricular é construída de maneira a garantir todos os conhecimentos necessários sobre os temas que mais importam. Veja algumas das principais disciplinas abordadas durante o curso:

  • Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica;
  • Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação;
  • Didática;
  • Linguística I;
  • Língua Portuguesa I;
  • Produção Textual I;
  • Língua Inglesa I;
  • Psicologia da Educação;
  • Teoria da Literatura;
  • Literatura Brasileira;
  • Prática de Ensino da Língua Portuguesa I.

Como é o curso de Pedagogia?

A Pedagogia é uma das profissões para quem gosta de ajudar pessoas e uma opção ideal para quem quer trabalhar diretamente com a educação infantil. Com uma duração de 3 anos e meio, o curso está disponível somente na licenciatura.

O foco principal é a formação de docentes aptos a trabalhar com crianças, além de também poder atuar na área de gestão escolar. E, como você deve saber, turmas do ensino fundamental I costumam ter somente um professor para diversos conteúdos.

Por essa razão, a matriz curricular de Pedagogia EAD aborda matérias que abrangem assuntos de diferentes áreas, como é possível notar a seguir:

  • Língua Portuguesa: Leitura, Produção de Texto e Literatura Infantil;
  • Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Básica;
  • Metodologia da Alfabetização;
  • Metodologia da Matemática;
  • Metodologia da Língua Portuguesa;
  • Metodologia do Ensino de Ciências;
  • Metodologia do Ensino de História;
  • Arte e Musicalização Aplicadas à Educação;
  • Teoria e Prática na Educação de Jovens e Adultos.

Uma semelhança entre ambos os cursos é que é necessário realizar estágios supervisionados durante os últimos períodos da graduação, além de elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quais são as principais diferenças entre Pedagogia e Letras?

A faculdade de Letras pode ser focada tanto no estudo exclusivo da Língua Portuguesa quanto acompanhada de outro idioma, como o inglês. Já o curso de Pedagogia aborda disciplinas que preparam o estudante para atuar também no setor administrativo das escolas. Veja outras diferenças entre as duas profissões!

Mercado de trabalho de Pedagogia

O mercado de trabalho para os pedagogos está em expansão, afinal, a educação básica é cada vez mais valorizada pela sociedade. No entanto, engana-se quem acha que o profissional atua apenas como professor em escolas.

Apesar de ser uma licenciatura, a Pedagogia abre portas que vão além da sala de aula. Assim, é possível trabalhar em editoras, empresas de educação, hospitais, museus, ONGs ou em gestão escolar. Por ter um mercado tão amplo, os salários também são atrativos: a média é de R$ 3.085,58.

Mercado de trabalho de Letras

Após a conclusão da graduação, o estudante de Letras está habilitado a lecionar nos anos finais da educação básica, além de poder dar aulas em cursos técnicos, escolas de idiomas e cursinhos pré-vestibulares. Logo, isso permite uma rotina bastante flexível com chances de uma renda crescente.

Além desses locais, o profissional de Letras trabalha com pesquisa e produção científica, elaboração de materiais pedagógicos, revisão de textos e editoria de livros, revistas e jornais. O salário médio de um professor de Letras é de R$ 4.257,59.

Como escolher a melhor carreira?

Já deu para perceber que os dois cursos são cheios de diferenças, certo? Por essa razão, é fundamental analisar o seu perfil e ver quais são suas habilidades e preferências para fazer a melhor escolha de carreira. Nesse caso, é importante alinhar as características dessas profissões às qualidades que você apresenta para atuar nas áreas.

Quer um exemplo? Se você gosta de ensinar e escrever sobre assuntos da Língua Portuguesa, não curte trabalhar com crianças e perde a paciência com facilidade, talvez o curso de Letras seja a opção ideal. Por outro lado, se você não tem muita afinidade com o português, mas ama atuar com o público infantil, a faculdade de Pedagogia é uma excelente alternativa.

Independentemente do que escolher, Letras ou Pedagogia, saiba que uma faculdade de excelência faz toda a diferença no currículo. Por isso, estude na EAD UniCesumar, uma das instituições de ensino mais reconhecidas do Brasil, que apresenta profissionais experientes e uma metodologia exclusiva.

Gostou do nosso conteúdo e quer saber mais? Então, confira também as principais opções de trabalho para quem se forma no curso de Letras!

Comentários

Comentários