A área de tecnologia está em constante transformação.  Essa inconstância demonstra a importância de investir em uma formação de qualidade, para que o profissional possa acompanhar as mudanças e ter sucesso nessa área. Por meio de um bom curso de Gestão da Tecnologia da informação EAD, você consegue desenvolver as habilidades necessárias para conquistar seu espaço em um dos mercados mais promissores da atualidade.

Além dos benefícios de escolher uma carreira nessa área, você também aproveita as vantagens que o formato da EAD apresenta. Para esclarecer um pouco mais sobre essa possibilidade de carreira, convidamos Thyago Bohrer Borges — Mestre em Ciência da Computação, Doutorando em Ciência da Computação e coordenador de Curso na UniCesumar — para explicar mais sobre essa formação e o seu respectivo mercado de trabalho. Vamos lá?

O que é a Gestão de tecnologia da informação EAD?

Thyago explica que o curso de Gestão da Tecnologia da Informação (também conhecido como Gerenciamento da Tecnologia da Informação) é uma área da Ciência da Computação responsável por todos os recursos computacionais da empresa.

Desse modo, com o avanço no uso empresarial de softwares, plataformas e ferramentas em nuvem, esse tipo de profissional passa a exercer uma posição cada vez mais importante dentro das corporações.

Assim, além de colaborar para o pleno funcionamento de diversos processos internos, esses profissionais fornecem orientação e otimização de recursos para facilitar o dia a dia de todos os colaboradores.

Como funciona o curso para quem quer atuar nessa área?

Entender como o curso funciona, qual é o perfil do estudante e quais são as principais informações sobre a área são aspectos relevantes para tomar uma decisão acertada e entrar nessa profissão. A seguir, detalhamos alguns detalhes que ajudarão com essa questão. Confira!

Saiba para quem é indicado

O curso de Gestão de Tecnologia da Informação EAD pode ser uma ótima oportunidade para quem quer trabalhar na área tecnológica. Esse curso tem duração de 2,5 anos e oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho.

Portanto, possibilita uma melhoria na sua carreira e um aumento na qualidade de vida. Para iniciá-lo, basta ter completado o ensino médio e procurar uma instituição de ensino remoto e EAD de qualidade, como a EAD UniCesumar.

Veja a estrutura do curso

Apesar de ser um curso EAD, é possível ter contato com os professores para fazer networking e garantir o melhor aproveitamento na hora de se desenvolver profissionalmente.

Thyago ainda destaca que “o foco da EAD UniCesumar é de oferecer aos alunos um contato mais próximo possível com os professores mediadores, por meio dos seus polos e ambientes virtuais de aprendizagem”.

Além disso, é proporcionado materiais, conteúdo e uma metodologia de excelência aos seus alunos, além de inovações tecnológicas, que também sempre são uma preocupação para garantir um aprendizado eficiente, comenta Thyago.

Confira como acontece o aprendizado

“O curso de GTI, assim como os demais cursos da EAD UniCesumar, possui um corpo docente que atende as necessidades dos alunos”, explica Thyago. Pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem chamado Studeo, o aluno tem todas as informações acadêmicas e administrativas. 

Além disso, consegue assistir às aulas, realizar os estudos e enviar suas atividades avaliativas. Nesse ambiente, o aluno pode, a qualquer momento, interagir com o seu professor mediador para sanar suas dúvidas relacionadas à vida acadêmica.

Precisando, o estudante também pode solicitar um atendimento eletrônico com todos os setores da instituição, inclusive com o coordenador”, ressalta Thyago.

Ainda é possível ter acesso a bibliotecas digitais, aulas conceituais, aulas ao vivo, livro exclusivo das disciplinas. Ou seja, o curso realiza inúmeras ações para trazer novos conhecimentos aos alunos.

Como é o mercado de trabalho da Gestão de Tecnologia da Informação EAD?

Agora que você já sabe as principais características do curso de Gestão de Tecnologia da Informação EAD, que tal descobrir como é o mercado de trabalho para o profissional da área?

Com a ajuda do Thyago, apresentamos diversas informações relevantes para você!

Conheça as áreas de atuação

Conhecer as possibilidades de atuação e de carreira é um atrativo que ajudará na hora de decidir o melhor curso para você. Nesse sentido, Thyago destaca que o Tecnólogo em Gestão da Tecnologia da Informação pode atuar nos seguintes tipos de trabalho

  • Gerente de TI;
  • Consultor em TI;
  • Desenvolvedor de Softwares;
  • Suporte Técnico;
  • Administração de Redes e Sistemas Internos;
  • Cloud Computing;
  • Segurança Digital.

Descubra habilidades importantes

O profissional de gestão da tecnologia da informação é responsável por gerenciar os recursos e processos relacionados à tecnologia da informação de uma organização. Segundo Thyago, para atuar na área é preciso ter um perfil multidisciplinar, o que inclui habilidades técnicas e de negócios, sendo alguns dos principais requisitos os seguintes: 

  • Conhecimentos técnicos em tecnologia da informação: é fundamental que o profissional de gestão de TI tenha um bom conhecimento técnico em áreas como redes, sistemas operacionais, bancos de dados, segurança da informação, entre outras;
  • Habilidades gerenciais: o profissional de gestão de TI deve ter habilidades gerenciais para liderar equipes, tomar decisões estratégicas e gerir projetos de TI. Ele deve ser capaz de identificar e gerenciar riscos, definir metas e objetivos e monitorar o desempenho da equipe;
  • Habilidade de comunicação: como um gestor de TI, é essencial ter a habilidade de se comunicar bem com outros departamentos da empresa, a fim de entender as necessidades do negócio e traduzi-las em soluções de TI efetivas;
  • Pensamento estratégico: o profissional de gestão de TI deve ter uma visão ampla e estratégica do negócio, a fim de alinhar as soluções de TI com os objetivos da organização; 
  • Capacidade de aprendizado: a tecnologia da informação está em constante evolução, então o profissional de gestão de TI deve estar sempre atualizado sobre as tendências e novidades do mercado;
  • Habilidade de trabalho em equipe: o profissional de gestão de TI deve conseguir trabalhar em equipe, colaborar com outros departamentos e liderar equipes multidisciplinares;
  • Adaptabilidade: O profissional de gestão de TI deve ser capaz de se adaptar rapidamente às mudanças e estar aberto a novas ideias e soluções.

Essas várias habilidades podem ser desenvolvidas por meio de uma boa faculdade, como a EAD UniCesumar.

Por que fazer o curso de gestão da tecnologia da informação EAD na UniCesumar?

Segundo Thyago, “a EAD UniCesumar é uma instituição com larga experiência na formação de profissionais de TI e em outras áreas”. Essa grande experiência se traduz em ganhos de qualidade, eficiência e expertise no processo educacional. 

Além dos benefícios diretamente ligados ao processo de ensino, ele também destaca o reconhecimento perante do mercado que o diploma da EAD UniCesumar possui junto a sociedade, tornando o currículo mais atrativo na hora de passar por algum processo seletivo.

Outro ponto de destaque é o corpo docente altamente qualificado, que para todos os profissionais, além da titulação acadêmica, apresentam grande experiência prática em sua respectiva área de atuação e são reconhecidos como referências no mercado. 

Viu como o curso de Gestão da Tecnologia da Informação EAD UniCesumar é uma excelente alternativa para construir um grande futuro profissional? Assim, vale a pena confiar no reconhecimento, na experiência e na metodologia de uma das instituições mais respeitadas no Brasil e no Mundo. 

Quer saber mais sobre essa possibilidade de carreira? Então entre em contato conosco e descubra se essa opção é adequada para o seu perfil!

Avalie este post

Comentários

Comentários