Transformação digital. Eis aí uma expressão que, talvez, você já tenha ouvido bastante. Mas vamos falar rapidinho nela, porque foi um dos fatores que fez com que os cursos online se tornassem cada vez mais comuns.

Com o amplo acesso à internet e aos dispositivos eletrônicos, quase todo mundo tem a opção de estudar de casa, sem ter que pegar trânsito, tomar chuva ou encarar um tempão fora do lar, doce lar. E isso é maravilhoso, porque você tem muitas outras vantagens.

Fora a transformação digital, a modalidade EAD virou uma questão de segurança desde a pandemia. Assim, a gente tem a opção de continuar estudando, se especializando e aprimorando nosso currículo a distância mesmo. 

Além disso, quem já fez cursos online sabe o quanto é gostoso estudar no seu tempo e de acordo com a sua disponibilidade. Mas quais são as outras vantagens? Por que esse tipo de ensino é a melhor opção? Vamos falar sobre tudo isso a seguir. Acompanhe!

Cursos online permitem economizar dinheiro

Pense só. Quando você vai estudar de maneira presencial na faculdade, você usa as instalações da instituição de ensino, como banheiro, o ar condicionado, precisa de mesas e cadeiras para ver a aula. Isso tudo são gastos que a universidade tem com você. Sem falar no fato de que ela é a responsável pelo trajeto de muitos professores, que podem vir de outras cidades.

No ensino a distância, esses gastos deixam de existir porque as aulas são gravadas. Óbvio que a faculdade ainda vai disponibilizar um bom AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), assim como terá custos com professores, gravações etc. Mas é um valor mais diluído, que faz com que as mensalidades dos cursos online sejam mais em conta. Você estuda e faz economia ao mesmo tempo — massa, não é? 

E mesmo que o curso seja híbrido (com aulas presenciais e EAD ao mesmo tempo), como acontece com o de Gastronomia e Estética, a economia ainda é satisfatória.

A interatividade com alunos e professores existe da mesma forma

Tem sempre alguém para diminuir suas expectativas falando que estudar online é algo solitário e sem interação. Saiba que isso é mentira — e das grandes! Ao optar por um curso online, você vai participar de chats, grupos e fóruns com os demais alunos, tendo muitas chances de socializar.

Você também conta com o apoio de professores e mentores para tirar suas dúvidas. O único ingrediente necessário é um pouco de força de vontade para participar de todas as atividades, já que não tem um professor presencial para cobrar isso de você.

Novas habilidades são desenvolvidas

Fazer curso online é uma forma de melhorar sua autogestão, aquela habilidade que permite a você ser focado e produtivo em suas entregas. Isso vale ouro no mercado de trabalho, sabia? Outra habilidade é o fato de se tornar proativo e ir além do que lhe é passado, aprendendo mais e mais sempre.

Você nunca mais vai perder aulas

Sabe aquele imprevisto que fez você perder uma explicação valiosíssima de um professor? Essa realidade deixa de existir no digital. Isso, porque as aulas estão todas gravadas, ou seja, mesmo que em um dia você não consiga fazer nada da faculdade, no outro pode recomeçar de onde parou — sem perder informações ou ter que pedir as anotações de algum colega. Bem melhor, hein?

É possível rever as aulas

Pense naquela aula dificílima de física que você teve no Ensino Médio. Na hora de resolver um problema, dá vontade de voltar no tempo para escutar, mais uma vez, a explicação detalhada do professor.

A boa notícia é que, ao estudar EAD, você não precisa de uma máquina do tempo, porque as aulas do módulo ou disciplina que você está cursando, ficam todas gravadas no AVA da instituição de ensino. Assim, basta acessá-las e rever (quantas vezes você quiser)! Parece sonho, mas não é.

Dá para escolher quando assistir aos cursos online

Quando uma faculdade tem um curso matutino, é comum ver colegas (ou você até) com cara de zumbi, de tanto sono, o que compromete o aprendizado das matérias. Ou, então, durante as aulas à noite, depois de trabalhar o dia todo: haja concentração e café!

A boa notícia é que na modalidade EAD você encaixa os estudos no melhor momento do seu dia, naquele em que você está com a concentração nas alturas. Também pode fragmentar os estudos — estudando um pouco do curso de inglês online no almoço, a faculdade à noite etc.

Ao fazer cursos online, você assiste às aulas no momento em que for mais conveniente e no período em que você percebe que seu foco está nas alturas.

Você vai aprender no seu tempo e no seu ritmo

Cada estudante tem seu tempo próprio para assimilar todo o conteúdo e, de fato, aprender o que está sendo ensinado. Em aulas presenciais, você tem que entender enquanto o professor explica — caso se distraia, pode perder o fio da meada, o que dificulta a compreensão completa.

Durante as aulas EAD, você pode pausar, voltar, procurar uma informação complementar, ou seja, é muito mais simples de assimilar todo o conteúdo, não acha? Já para quem aprende rápido, na primeira explicação, não precisa perder tempo com dúvidas de outros alunos.

É possível contar com a ajuda de professores e mentores

Muita gente gosta do ensino presencial porque basta levantar a mão para tirar a dúvida com o professor. Mas saiba que isso é replicado nos cursos online, só que de forma virtual. Você pode contar por e-mail, chat ou fórum os professores e mentores da aula que vão ajudar a esclarecer sua dúvida.

Estudar online é ainda uma excelente maneira de se atualizar mesmo que você trabalhe o dia todo, tenha que cuidar da casa e outros afazeres, porque consegue encaixar pequenos blocos de estudo na sua pausa, ou seja, não precisa comprometer todo um período do dia. Então, una força de vontade, dedicação, escolha seu curso online e comece agora mesmo a mudar seu futuro!

E aí, tem mais interesse em fazer cursos online agora? Aproveite para seguir a gente no Instagram, Facebook e YouTube. Assim você fica por dentro de todas as novidades da EAD Unicesumar, que tal?

Avalie este post

Comentários

Comentários