O mercado imobiliário envolve todas as transações de compra, venda, aluguel ou permuta de bens imóveis. Além de casas e apartamentos, estamos falando também de salas comerciais, galpões, terrenos e até edifícios inteiros.

Como todo mundo precisa de um local para morar e trabalhar, trata-se de um dos pilares da sociedade e da economia. Se quiser ser um profissional bem-sucedido na área, não faltam oportunidades.

Quer ficar por dentro do assunto? Siga com a gente e entenda como está o mercado imobiliário.

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

As possibilidades de crescimento do setor

No final de 2014, o Brasil começou a enfrentar uma crise econômica que durou até meados de 2017, quando a economia voltou a crescer. Mesmo diante de um cenário instável e de recuperação, o segmento imobiliário comumente se destaca.

O mercado sofreu o ápice da crise principalmente pela dificuldade de crédito e por conta da falta de confiança por parte das pessoas.

Mas agora há boas perspectivas para a área de construções e comércio de imóveis, que promete retomar o ritmo de desenvolvimento muito em breve.

Em 2019, por exemplo, o crescimento poderá atingir de 10 a 15% — bem acima do registrado naquele período de crise. Para a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), são os imóveis de médio e alto padrão que vão puxar o desenvolvimento.

E por falar no setor de luxo, ele também está em evidência. O aumento no volume de lançamentos de imóveis que custam mais de R$ 1,5 milhão passou de 140%.

Isso representa um aumento na confiança quanto ao segmento e na disponibilidade de crédito.

Outro índice que demonstra as boas perspectivas dispõe sobre os lançamentos residenciais. No segundo trimestre de 2019, o número cresceu 96% em relação ao trimestre anterior.

Com novo fôlego, o segmento promete se recuperar de vez e abrir oportunidades inéditas.

As tendências para o mercado imobiliário

Para atrair mais gente e conquistar resultados ainda melhores, as construtoras, incorporadoras e imobiliárias têm apostado em diversas propostas residenciais e serviços. Com a retomada de crescimento, essas tendências vão se fortalecer.

Para já se preparar para as mudanças e evoluções do segmento, veja o que promete se destacar no mercado imobiliário.

Imóveis compactos

Com a multiplicação de moradores nas cidades, os espaços se tornam mais raros e, é claro, mais caros. Como o orçamento das famílias não acompanha o aumento do preço do metro quadrado, há uma novidade em alta: os imóveis compactos.

Eles têm, em média, 45 m² ou menos, mas não deixam de ser confortáveis. Na versão studio ou com máximo aproveitamento do espaço, garantem ofertas em conta para a compra ou locação.

Vale ficar de olho!

Serviços pay per use

Outra tendência que já tem feito sucesso no mercado imobiliário é o conjunto de serviços pay per use ou “pague por uso”. Há diversas possibilidades, como serviços de limpeza, cuidados com pets e serviços de manutenção.

A ideia é que todos paguem somente por aquilo que usar, ao mesmo tempo em que o custo fica mais em conta. Tem tudo a ver com a economia compartilhada e, se você pretende atuar no mercado, é preciso ficar ligado nessa proposta.

Condomínios completos

Os condomínios estão, mais uma vez, com tudo.

As pessoas buscam segurança e conveniência, e essa é uma alternativa bastante adequada para as casas e prédios. Para potencializar esses benefícios, têm sido erguidos alguns condomínios cada vez mais completos.

A ideia é reunir os principais serviços e atividades para que os moradores tenham que sair o mínimo possível do lugar onde estão. Além das tradicionais áreas de lazer, do salão de jogos e da academia, já podemos ver condomínios com padarias, mercadinhos internos e lojas.

A criação de “microcidades” nas áreas condominiais promete ganhar relevância de maneira constante.

Ambientes compartilhados

Assim como vemos os serviços compartilhados pay per use, provavelmente outros espaços também ganharão esses contornos.

Quer um exemplo? O coworking!

Nessa modalidade, várias empresas, setores ou profissionais autônomos trabalham em um mesmo local e dividem sua estrutura.

Com a redução dos espaços no futuro, será especialmente comum ver áreas desse tipo no mercado imobiliário. Há, inclusive, a ideia do coliving, em que mais de uma família divide um imóvel maior em busca de mais qualidade de vida.

Mercado imobiliário - situação

Uso da tecnologia

Que a tecnologia faz parte das nossas vidas e trabalhos, não é nenhuma novidade. A diferença é que o mercado imobiliário vai absorvê-la cada vez mais, desde a venda até o uso das casas.

Já há empreendimentos na planta que não têm uma unidade modelo mobiliada. Em vez disso, os óculos de realidade virtual permitem que os futuros moradores se sintam em casa.

Além disso, há sistemas de assinatura eletrônica e, com a digitalização dos documentos em todo o país, isso só vai crescer.

Nos imóveis, a tecnologia também aparece em tudo. Há o sistema de segurança e vigilância, o controle automático de iluminação e ventilação e até as fechaduras eletrônicas.

Demais, não é?

Novas modalidades de aquisição

Também vale a pena ficar de olho nas mudanças quanto aos modelos de aquisição. A compra passará a ser feita com mais incentivos ao financiamento, por exemplo, a fim de aquecer de vez o setor.

Ainda será possível ver a consolidação da compra compartilhada, em que as pessoas se tornam donas de frações de imóveis e com custos menores.

E, é claro, não podemos nos esquecer dos investimentos no setor, que se tornarão especialmente relevantes e rentáveis.

As maiores oportunidades de carreira no mercado imobiliário

Para quem deseja atuar no mercado imobiliário, vale dizer que existem diversas carreiras para seguir.

A de corretor de imóveis é bastante conhecida e inclui a participação em todas as negociações imobiliárias. Se quiser ser um corretor, você será responsável por cuidar da compra, da venda e/ou do aluguel de propriedades edificadas e terrenos.

Também é possível atuar como gestor imobiliário. Já pensou em cuidar de um condomínio inteiro? E que tal gerenciar vários deles?

Ainda há a oportunidade de atuar como avaliador de imóveis, executando a minuciosa tarefa de fazer avaliações patrimoniais. Esse tipo de serviço pode ser solicitado por vários motivos, mas o mais comum são em casos de divisão de herança. 

Gestor de investimentos é outra possibilidade nesse ramo. Esse profissional ajuda a potencializar a rentabilidade de quem deseja investir, através de consultoria e gestão de aplicações.

Ou, quem sabe, você também pode ser o dono da sua própria imobiliária.

Tenha sucesso no mercado imobiliário

Para mandar bem e aproveitar todas as oportunidades disponíveis, o ideal é se capacitar de forma adequada. Uma graduação em Negócios Imobiliários preenche essa lacuna e o destaca no setor.

O melhor? É possível fazer na modalidade EAD e conciliar o cotidiano com os estudos!

O mercado imobiliário está em plena recuperação e promete trazer cada vez mais novidades e tendências.

Com a capacitação certa, você terá a chance de se destacar e montar uma carreira de sucesso!

Para se preparar da melhor maneira, conheça a graduação EAD em Negócios Imobiliários da Unicesumar.

cta_2_curriculo

 

Avalie este post

Comentários

Comentários