Fazer cerveja artesanal é uma atividade que vem conquistando fãs em todos os lugares. Essa paixão pela bebida fez muita gente escolher a produção cervejeira como ocupação profissional.

Tanto que hoje existem até cursos de graduação para quem quer aprender a fazer a sua própria cerveja. Se você pretende entrar nesse mercado, saiba que é preciso se preparar!

Continue lendo para ficar por dentro de tudo o que você precisa para começar a sua produção de cerveja artesanal. Você também vai conferir aqui dicas valiosas para ser um bom cervejeiro!

Vamos lá?

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

Equipamentos necessários para começar a produzir a bebida

Você vai precisar de vários equipamentos para fazer cerveja artesanal. Isso vale tanto para quem sonha em produzir a própria bebida por hobby, quanto para quem deseja trabalhar no ramo.

Quem faz cerveja em casa sabe que se trata de uma verdadeira arte, pois é preciso ter um cuidado extremo em todos os processos. Um pequeno erro pode afetar o sabor da bebida ou até acabar com toda a sua produção.

Dessa forma, não importa aqui se você se encaixa no primeiro ou no segundo grupo, pois os equipamentos usados são os mesmos. Confira a lista abaixo:

  • caldeirões;
  • termômetro;
  • balança de precisão;
  • mangueiras;
  • fogareiros de alta pressão;
  • pá cervejeira;
  • filtro;
  • fermentador;
  • chiller;
  • moedor;
  • airlock;
  • densitômetro;
  • refrigerador;
  • garrafas;
  • tubo enchedor;
  • cravador de tampinhas.

Confira 5 dicas para fazer cerveja artesanal!

Confira, a seguir, algumas sugestões que vão ajudar você a fazer cerveja artesanal e ter muito sucesso com ela.

1. Invista em bons equipamentos

Como deu para notar na lista apresentada, contar com os equipamentos certos é imprescindível para fazer cerveja artesanal. Mas, fique sabendo que mais do que contar com todas as ferramentas, a qualidade das mesmas é algo fundamental.

Além de comprar equipamentos novos, não deixe de conferir a procedência deles, afinal, não adianta improvisar, pois como diz o famoso ditado: o barato pode sair caro.

Pior do que o prejuízo financeiro é o risco de produzir cervejas ruins, capazes de causar intoxicações por conta do uso de materiais inadequados.

Sendo assim, invista em equipamentos de alta qualidade e cuja procedência é conhecida. Afinal, você quer fazer uma cerveja saborosa e de qualidade, não é mesmo?

2. Cuidado com a higiene

A higiene é um aspecto fundamental em todo o processo de produção de cervejas artesanais. Portanto, jamais deixe os cuidados com a higiene de lado, até mesmo porque a presença de fungos e bactérias é capaz de estragar a bebida.

Uma boa dica é usar álcool para esterilizar os materiais usados assim como as mãos em todas as etapas. E faça o mesmo cada vez que for retirar uma amostra.

Na hora de lavar os equipamentos, use detergente neutro com sanitizador e enxague com bastante água em seguida. Nunca deixe para lavá-los depois, mas sempre logo após utilizá-los na produção.

O cuidado com a higienização das garrafas deve ser ainda maior. Qualquer resíduo no fundo da garrafa pode contaminar a cerveja. Sendo assim, lave com água corrente para eliminar as possíveis sujeiras e depois faça a devida esterilização.

Por fim, sempre use touca e luvas ao produzir as suas cervejas. E, claro, mantenha o ambiente de produção sempre limpo.

Fazer cerveja artesanal - processo

3. Conheça o mercado

Se a sua intenção é começar um negócio de cerveja artesanal, você precisa saber para quem deseja vender. Isso determina os tipos de cerveja que você vai produzir, o desenvolvimento da marca, os pontos de venda e locais de distribuição.

Só achar que conhece o público que você quer atingir não é o suficiente. É preciso investigar a fundo, buscar novos ambientes, trocar ideias com outros cervejeiros e ter uma rede de contatos antes de começar o empreendimento.

Para se diferenciar dos demais, ter um conceito ligado à sua marca é uma boa saída. Além do sabor, as pessoas hoje desejam consumir produtos que tenham a ver com o que elas acreditam.

Nesse mesmo sentido, apostar no mercado regional também é uma estratégia positiva. Isso porque esta é uma característica que costuma aumentar o interesse das pessoas.

4. Prepare-se antes de começar

Quando se trata de um negócio, não dê nenhum tiro no escuro. Pelo contrário, é preciso estar mais do que preparado.

Comece fazendo uma pesquisa profunda sobre todas as regras para empreender na área. Veja também tudo o que você precisa para investir e evitar surpresas que vão afetar o seu bolso. Não caia na armadilha das dívidas!

Se for preciso, consulte alguém que entenda mais sobre empreendedorismo para ajudar você na fase inicial.

Nessa etapa, o mais importante é não deixar a ansiedade dominar você. Tenha calma para fazer uma coisa de cada vez, da melhor forma possível.

5. Faça uma graduação na área

De nada adianta colocar as demais dicas em prática se você não tiver os conhecimentos necessários para produzir cerveja artesanal. A qualidade da bebida está relacionada ao uso adequado das técnicas de produção.

Sendo assim, fazer um curso de graduação para produzir cerveja profissionalmente é de extrema importância.

O curso de Produção Cervejeira vai ensinar você a escolher ingredientes de qualidade, conhecer os processos químicos das etapas de produção, métodos, técnicas de envasamento, entre outros conhecimentos que todo mestre cervejeiro precisa ter.

O fato é que a formação faz uma diferença enorme! Com o diploma em mãos, você ainda tem mais chances de conseguir trabalhos em cervejarias de todos os portes e também em bares que têm produção própria.

Está sonhando em fazer cerveja artesanal?

A apreciação pela bebida é o que impulsiona muita gente a fazer cerveja artesanal. Entretanto, além de gostar de beber, você precisa apreciar o processo de produção.

Acima de tudo, deve dominar os conhecimentos necessários para fazer a melhor cerveja. Portanto, avalie a possibilidade de investir em um curso de graduação. Você não vai se arrepender!

Quer estudar para se tornar um cervejeiro profissional? Então, não deixe de conhecer o curso de Produção Cervejeira da Unicesumar!

cta_2_curriculo

Avalie este post

Comentários

Comentários