Todos os anos, milhões de estudantes brasileiros vivem a rotina de estudar para o Enem. O teste costuma ser mais complexo dos que a maioria dos vestibulares, pois a resolução de suas 180 questões demanda múltiplas habilidades e saberes.

Enquanto é impossível saber exatamente o que vai cair na prova, podemos fazer um apanhado das temáticas mais cobradas ao longo dos anos por área de conhecimento.

E foi justamente o que fizemos aqui: listamos os conteúdos mais cobrados e os segmentamos por matérias.

Venha conferir!

1. Ciências Humanas e suas tecnologias

Nas Ciências Humanas, assim como nas Ciências da Natureza, há muitos temas transversais, ou seja, que demandam associações entre diferentes campos do conhecimento.

Geralmente, os assuntos mais cobrados giram em torno de questões contemporâneas, como globalização e seus impactos sociais, culturais e econômicos, bem como os Direitos Humanos e Universais, os processos de urbanização e a vida nas grandes cidades.

1.1 História

Em termos de períodos históricos nacionais, História do Brasil Colonial, do Brasil Império e da Primeira República são os temas mais recorrentes dessa disciplina. No entanto, como a maioria das questões têm uma proposta interdisciplinar, é comum que temas como democracia, cultura negra e cultura indígena apareçam conectados e impactem na resposta certa.

1.2 Filosofia e Sociologia

Os temas mais frequentemente visitados nessas disciplinas são cultura e sociedade, ética e moral, etnocentrismo, bem como comunicação global — por redes sociais e mídias digitais — e seus impactos sociais. No entanto, é provável que nos próximos anos questões sobre inteligência artificial comecem a aparecer, pois o tema está cada vez mais presente em nossas vidas, despertando calorosos debates.

1.3 Geografia

Assim como em Filosofia e Sociologia, o tema da globalização também se faz presente nessa disciplina. Energias renováveis e recursos hídricos, ambiente rural, urbanização, migrações, geopolítica e impactos ambientais são recorrentes.

2. Literatura, códigos e linguagens

Se engana quem pensa que a prova de Português foca exclusivamente na gramática; ela costuma abordar o emprego de nossa língua na comunicação escrita e nos gêneros textuais. Pense que, de certa forma, ela prepara o candidato para a redação.

2.1 Português

Vamos começar dizendo que interpretação textual é uma habilidade básica cobrada em todas as questões da prova, já que cada uma delas é introduzida por um texto-base ou material de apoio. Além disso, questões sobre argumentação e estruturas discursivas, variedade linguística e figuras de linguagem estiveram presentes nos últimos anos. Gêneros literários — com especial destaque para o jornalístico —, bem como escolas literárias também são temas comuns.

Já na redação, os assuntos cobrados nos últimos anos foram:

2017 – Os desafios para a formação de surdos no Brasil;

2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil e caminhos para combater o racismo no Brasil;

2015 – A violência contra a mulher no Brasil;

2014 – Publicidade infantil no Brasil;

2013 – Lei Seca;

2012 – Os movimentos imigratórios para o Brasil;

2011 – Os limites entre o público e o privado na web;

2010 – A relação entre trabalho e dignidade humana.

cta2-rotina-nem

3. Matemática e suas tecnologias

Na Matemática, as operações com frações e os cálculos de porcentagem dominam grande parte da prova. Assim como nas outras áreas, as questões dessa disciplina são contextualizadas com situações de nosso cotidiano, portanto, é importante ficar atento ao que é de fato cobrado no momento de estudar para o Enem.

3.1 Matemática

Porcentagem, relações entre grandezas e frações são, de longe, os temas mais recorrentes. Além disso, a maioria das questões envolve análise de gráficos e tabelas, cobrando conhecimentos de probabilidade, geometria e estatística básica.

4. Ciências da Natureza e suas tecnologias

Para uns, as queridinhas, para outros, as mais temidas; as disciplinas Química e Física são grandes divisores de águas. Como mencionamos no início, é comum que os assuntos cobrados nessa área partam do impacto que a sociedade humana atual tem no meio ambiente.

4.1 Biologia

Em Biologia, o tema da sustentabilidade e dos problemas ambientais tem um grande peso e costuma nortear a maioria das questões, mesmo que elas não estejam diretamente relacionadas a ele. Os ciclos da água, do carbono e do nitrogênio, a saúde pública, as fontes de energia, a imunização, assim como noções de genética e das relações ecológicas também são comuns.

4.2 Física

Assim como em Matemática, muitas questões de Física pedem análises de gráficos, tabelas e diagramas. Os temas mais recorrentes são usinas e instalações residenciais, circuitos elétricos, ondas, calorimetria, hidrostática, cinemática, dinâmica, magnetismo e óptica.

4.3 Química

Em Química, as cadeias carbônicas estão no topo dos conhecimentos mais cobrados. Logo atrás, temos estequiometria e unidades de concentração, eletroquímica e termoquímica, pH e pOH, bem como equilíbrio químico, separação de misturas e reações orgânicas.

É importante pensar na sua qualidade de vida no momento de estudar para o Enem

Como estudar para o Enem de forma saudável

Se você acompanha nosso blog, sabe que já falamos sobre o que fazer no dia do Enem, como se preparar para o teste e como fazer a prova de maneira relaxada e centrada, sem nervosismo. Nosso objetivo, aqui, é ajudar você a manter sua qualidade de vida enquanto se dedica aos estudos!

Gostamos de ressaltar que estudar para o Enem demanda o mesmo esforço que a preparação de um atleta para uma maratona. Afinal de contas, ninguém consegue correr 42 km treinando somente no dia anterior, certo?

Com o Enem é a mesma coisa. Para você se dar bem, deve se preparar ao longo do ano e reservar o dia anterior à prova para descansar e se fortalecer psicologicamente.

Se você se basear nos temas e assuntos que destacamos neste post, realizar simulados e estudar pelos exames dos anos anteriores a fim de se adaptar ao tipo de prova e questão, certamente estará pronto para o desafio. Confie em si mesmo e em sua estratégia para estudar para o Enem!

Ah, e não esqueça que somente sua carga de leitura poderá ajudá-lo na hora da redação. Portanto, sugerimos que você crie o hábito de ler notícias ao invés de ouví-las.

Pronto para arrasar no Enem e ingressar no curso dos sonhos? Conheça nossos cursos de graduação a distância!

cta1-rotina-enem

Avalie este post

Comentários

Comentários