8 dicas para conseguir melhores oportunidades de trabalho

Você sonha em ter uma carreira de sucesso? Então é preciso estar pronto para conquistar as melhores oportunidades de trabalho.

Quanto mais se preparar, maiores serão as suas chances.

Mesmo momentos de crise trazem boas possibilidades para quem deseja chegar mais longe. Que tal trilhar seu caminho até seus objetivos?

Para não ter dúvidas sobre o que fazer, veja 8 dicas para alcançar boas oportunidades de trabalho!

unicesumar_cta_1_3_modelos_de_curriculo_para_encher_os_olhos_das_empresas

1. Aproveite o potencial da graduação EAD

A capacitação precisa estar no topo da sua lista para preencher uma das melhores vagas do mercado.

Afinal, ter os conhecimentos necessários é indispensável para chamar a atenção dos empregadores e conquistar aquela vaga dos sonhos.

Pensando nisso, a graduação é fundamental. Inclusive, quem conclui o curso superior pode ganhar quase 3 vezes mais que profissionais do nível médio.

Um dos melhores jeitos de começar a estudar rapidamente é apostar na graduação EAD. Com o ensino a distância, você aprenderá com ajuda da internet e fará algumas atividades nos polos presenciais.

Essa é uma ótima alternativa para conciliar os estudos com a rotina — tanto na quarentena quanto fora dela, por exemplo.

Para selecionar o curso, considere seus interesses e avalie a faculdade. Veja a nota do Ministério da Educação (MEC) para ter a certeza de que a escolha é a ideal.

Confira, ainda, a estrutura da instituição e se há polos perto de você. Depois, é só se dedicar bastante, combinado?

2. Faça cursos livres on-line

A graduação é, sem dúvidas, o passo mais importante rumo às melhores oportunidades de trabalho. Mas sabia que ela pode ser aliada a outras alternativas?

Os cursos livres estão entre as opções ideais. Eles têm uma duração mais curta e envolvem alguns temas específicos. Então, você pode explorar seus interesses com facilidade.

Que tal fazer um curso para aprender a mexer com aquele software para a área? Ou, então, para ficar por dentro de padrões importantes? Tudo isso contará pontos a seu favor!

3. Estude um novo idioma

Falar mais de um idioma se tornou praticamente indispensável em muitos setores. Mesmo assim, apenas 5% da população brasileira fala inglês, por exemplo.

Sabe o que isso significa? Que desenvolver fluência em outro idioma pode aproximá-lo das melhores oportunidades de trabalho.

Por isso, é essencial se dedicar a aprender um novo idioma. Você pode se matricular em um curso rápido ou mesmo usar aplicativos sobre o assunto. O importante é aumentar a sua capacidade de se comunicar em outra língua.

4. Desenvolva novas habilidades

Além do conhecimento técnico sobre a profissão, é interessante trabalhar outras habilidades. Pode acreditar: as empresas estão à procura de profissionais completos. Você não quer ficar para trás, né?

Quando falamos em competências, algumas opções se destacam bastante no mercado atual. Entre elas, estão:

  • liderança.
  • comunicação;
  • empatia;
  • tomada de decisão;
  • resolução de problemas;
  • flexibilidade;
  • trabalho em equipe, e assim por diante.

O melhor de tudo é que não é preciso muito para desenvolver essas habilidades. O truque é conhecer seus pontos fortes e fracos e saber como trabalhá-los.

Também vale se inspirar em exemplos do seu mercado e conhecer formas de desenvolver cada habilidade dessa. Em pouco tempo, você estará muito mais preparado que no começo.

Oportunidades de trabalho - qualificação

5. Fique atualizado sobre a sua área

Para que os seus conhecimentos sejam relevantes, eles precisam ser sempre atualizados. Ninguém quer contratar um profissional parado no tempo, ainda mais em uma situação de crise ou após essas dificuldades.

Por isso, tem que se manter atualizado sobre sua área. Acompanhe notícias gerais e confira os veículos especializados da carreira do seu interesse.

É uma ótima forma de conhecer onde estão as maiores oportunidades ou com o que você deve tomar cuidado. Também é essencial para fazer bonito nas entrevistas!

6. Dê o pontapé inicial naquele seu projeto pessoal

Enquanto não consegue aquele emprego dos sonhos, vale a pena manter a sua preparação. Um dos jeitos de fazer isso é colocar em prática aquele projeto pessoal que estava parado.

Use seu tempo livre para desenvolver a ideia que sempre quis. Não tem problema se não tiver diretamente a ver com a sua área, pois alguns conhecimentos serão úteis mesmo assim.

Você aprenderá questões como organização, proatividade, comprometimento e muito mais. É um ótimo “laboratório” e que poderá fazer com que se destaque.

Aproveite essa oportunidade para se conhecer melhor e explorar outras oportunidades. Quem sabe não é dessa forma que vai aparecer a chance que tanto deseja?

7. Capriche no networking

Diversas oportunidades de trabalho não ficam disponíveis para todos, sabia? É muito comum que as empresas peçam indicações para seus colaboradores atuais ou busquem outros meios.

Para você descobrir essas possibilidades “ocultas”, o truque é caprichar bastante no networking. Os contatos certos podem abrir portas incríveis para a sua carreira, então não ignore sua importância.

Só que vale ter cuidado. Fazer networking não significa se aproximar dos profissionais por interesse. Da mesma forma que quer ajuda, também deve ajudar.

Use redes sociais, como o LinkedIn, para criar e manter contatos. Interaja, troque experiências e se disponibilize, sempre que for possível. Em breve você começará a colher os frutos!

8. Atualize seu currículo

Para fisgar boas oportunidades de trabalho, uma boa apresentação também é importante. Afinal, de nada adianta ter um ótimo perfil se não for chamado para a entrevista, certo?

Por isso, é indispensável cuidar do seu currículo. Escolha um modelo que seja profissional e adequado e adapte com cuidado. A graduação, o curso livre e as habilidades que você desenvolveu estarão presentes e vão despertar o interesse de quem contrata.

Só não se esqueça de personalizar o documento para cada empresa, combinado? Ajuste o objetivo profissional e, se for o caso, as habilidades e os conhecimentos. Isso vai demonstrar muito mais profissionalismo!

Conquistar melhores oportunidades de trabalho só depende de você. Com uma graduação EAD e as ações corretas, é possível chamar a atenção de empregadores e garantir a vaga dos seus sonhos!

Se quiser mais informações e dicas para aplicar em sua carreira, curta nossa página no Facebook e siga nosso perfil no Instagram!

cta_2_curriculo

Comentários

Comentários

Deixe o seu comentário

Recomendado para você