Um assunto que vem ganhando força pela relevância e o impacto que traz para as organizações é a gestão de conflitos.

Afinal, melhorar a relação entre os membros de uma equipe, promover espaço de desenvolvimento para os colaboradores e garantir acolhimento é crucial para um negócio dar certo. Não é à toa que a procura pelo curso de Gestão de Conflitos tem crescido no mercado.

Neste post, você vai conhecer como é essa formação, o que se estuda ao longo desse curso, para quem é indicado e outros pontos importantes. Continue lendo e veja o que é preciso para se tornar referência na área!

O que é o curso de Gestão de Conflitos?

É uma formação profissionalizante, voltada para preparar o estudante para uma habilidade com alta demanda no mercado: a gestão de conflitos nas empresas.

O ingresso no curso é mais rápido, pois, ao terminar o Ensino Médio, já dá para se matricular. Tudo rápido e prático. Além disso, um diferencial desse tipo de curso é que não é preciso passar por seleção de inscritos, fazer prova ou mesmo participar do Enem para conquistar sua vaga.

“Mas qual é a proposta dessa formação?”, você pode estar se perguntando.

A resposta é simples: proporcionar ao estudante o conhecimento técnico sobre a dinâmica dos conflitos no ambiente corporativo e como a falta de ações de resolução para esse problema traz impactos sérios. Por exemplo, prejuízos organizacionais, operacionais e, inclusive, lucrativos para as instituições.

Qual o formato das aulas?

Na Uni, as aulas do curso de Gestão de Conflitos são disponibilizadas no formato EAD. Isso significa que você não precisa se angustiar com medo de não conseguir encaixá-las na sua rotina ou não ser o estudante mais assíduo possível nos encontros dessa formação.

Com um curso on-line, você tem autonomia para ditar o momento e a forma como assiste às aulas. Isso sem falar, é claro, no progresso dos seus estudos, revisões, exercícios e pesquisas adicionais sobre tendências e dados apontados pelos professores.

Para quem o curso é indicado?

Essa formação é indicada para quem almeja trabalhar com consultoria e serviços especializados em clima organizacional. Ou seja, realizando auditorias, workshops, treinamentos e afins sobre gestão de conflitos em empresas públicas e privadas.

Porém, essa não é a única possibilidade, viu? Isso porque muitos profissionais da administração e da gestão de recursos humanos também têm investido nesse curso. O objetivo é desenvolver habilidades específicas para atuar na solução efetiva de atritos, rixas e desordens no ambiente de trabalho.

Logo, por meio dessa formação, o profissional mostra-se interessado em continuar se capacitando e alinhado às temáticas relevantes no mercado de trabalho atual. Além disso, é capaz de gerar inovação e mudanças favoráveis dentro da companhia.

Qual a duração da formação?

O curso tem duração de um semestre, ou seja, 6 meses. É uma formação prática e rápida, planejada para que você não tarde a utilizar os conhecimentos, as técnicas e os métodos de intervenção aprendidos durante as aulas.

Além disso, por ser finalizada em pouco tempo, você consegue facilmente realizá-la paralelamente à sua graduação ou pós-graduação, se assim for o seu plano.

Dessa forma, você tem a oportunidade perfeita para, quando sair da faculdade, já ter um currículo repleto de competências profissionais e conhecimentos diversos que vão fazer a diferença no ambiente corporativo.

Quais os conteúdos do curso?

O curso de Gestão de Conflitos é dividido em quatro conteúdos centrais. Abaixo, confira quais são eles e o que você vai aprender em cada um. Fique por dentro!

Arbitragem

Discute os recursos para identificar, mediar e resolver conflitos organizacionais de diferentes ordens. Isso é, desde aqueles que são frutos de questões pessoais até os gerados por desgaste na relação entre colegas ou supervisor-colaborador.

Além disso, apresenta as estratégias de intervenção nesses casos e como se portar de forma imparcial, empática e promotora de reflexões diante de embates entre indivíduos e grupos.

Administração de Conflitos e Negociações

Aborda o curso de incitação, manifestação e impacto dos conflitos nas empresas. Destaca, em especial, quais são as principais técnicas para romper esse ciclo e promover um ambiente de negociação e conciliação — como a comunicação não violenta e a escuta qualificada.

Fundamentos de Gestão de Pessoas

Esse conteúdo se aprofunda no papel dos colaboradores dentro da cultura e do clima organizacionais. Portanto, explora como a empresa pode atuar para fortalecer os laços de identificação e alinhamento deles com a marca e quais princípios éticos, legais e humanizadores devem fazer parte das relações interpessoais.

Gestão por Competências

Apresenta metodologias de identificação de quais membros se sobressaem em determinadas tarefas e como promover o desenvolvimento deles nessas atribuições. Permite-se, assim, a criação de equipes mais funcionais e qualificadas para o trabalho.

Por que fazer o curso de Gestão de Conflitos na EAD UniCesumar?

Na EAD UniCesumar, a formação em Gestão de Conflitos é ministrada por professores especialistas na área. Isso beneficia não só a organização pedagógica do curso, mas também a qualidade das aulas e o nível de profundidade dos temas que elas abordam.

Além disso, a instituição está presente em todo o Brasil, sendo reconhecida pela excelência na preparação dos profissionais para o mercado de trabalho. Por essa razão, já são mais de 100 mil formados na modalidade EAD. 

Fora esses pontos, é preciso ressaltar também que a EAD UniCesumar tem um catálogo diverso de cursos profissionalizantes e de Ensino Superior para você investir na consolidação da sua carreira.

Como você percebeu neste artigo, o curso de Gestão de Conflitos é uma ótima oportunidade de formação. Afinal, ele apresenta um segmento de atuação em crescimento e que é cada vez mais buscado no meio corporativo.

Além disso, encaixa-se como complemento para quem quer valorizar o currículo e construir uma carreira centrada na gestão de pessoas dentro de empresas e instituições. Portanto, vale a pena investir nessa capacitação profissional!

Gostou do post e quer saber mais detalhes sobre essa formação? Então acesse agora mesmo a página do curso profissionalizante de Novas Abordagens de Gestão de Conflitos da EAD UniCesumar e se inscreva!

Avalie este post

Comentários

Comentários