Já pensou em trabalhar no mundo fashion? O Design de Moda é uma opção de carreira em expansão. Afinal, trata-se de uma indústria que tem crescido bastante e democratizado as possibilidades.

faculdade-de-design-de-moda-distancia

Para quem se interessa, vale a pena saber que é possível cursar a faculdade de Design de Moda a distância. Você não precisa abrir mão da comodidade de casa e pode conciliar os estudos com os outros compromissos, sem perder por isso.

Mas, com certeza, você deve estar com muita curiosidade sobre detalhes da faculdade de Design de Moda a distância e ainda sobre o fato de ter ou não perfil para se dar bem nessa formação. Então, continue com a gente pra entender mais detalhes. Vamos começar!

Como é o panorama da carreira em Design de Moda?

A figura do designer começou a se desenhar a partir do momento em que não era mais a mesma pessoa que idealizava e confeccionava um determinado objeto. Ou seja, quando projetar e fabricar se tornaram funções diferentes, atribuídas a indivíduos distintos.

O profissional formado em design de moda é apto para desenhar e comercializar roupas e acessórios. Ele pode atuar em diversos pontos da escala, desde a concepção dos desenhos até a adoção de estratégias de venda.

Não há dúvidas de que essa é uma carreira que oferece diferentes possibilidades ao profissional formado. Veja a seguir algumas das atuações possíveis para os graduados em Design de Moda:

  • estilismo: desenhar roupas, calçados, acessórios e joias, utilizando diferentes cores e formatos. Nesse caso, é possível trabalhar para uma marca ou criar a sua própria grife e levar a sua identidade ao mercado;
  • consultoria: orientar pessoas (clientes) sobre como devem escolher as roupas e acessórios, e combinar as peças entre si para cada ocasião;
  • gestão: dentro das grandes marcas, existem designers que ocupam cargos de gestão. Nesse caso, administram pesquisas de opinião para saber o que o público quer e pensam em estratégias de venda. Também buscam alternativas para fortalecer a imagem da marca e atrair mídia, por exemplo, contratando alguma celebridade para estrelar campanhas;
  • jornalismo: para escrever em revistas e sites especializados no mundo da moda, o designer pode se especializar na área de jornalismo. Alguns cursam as duas faculdades e conciliam as carreiras;
  • fotografia: criar e acompanhar ensaios fotográficos para revistas ou grifes;
  • marketing: a vertente de marketing de moda é bem abrangente. Você pode criar novas peças e produtos a partir do conhecimento dos clientes ou gerar valor aos produtos criados por meio de campanhas variadas;
  • produção: organizar desfiles, eventos, catálogos de moda, editoriais e similares. Trata-se de uma possibilidade que atua bastante nos bastidores da moda.

O que se aprende no curso de Design de Moda?

O mercado de Design de Moda exige profissionais dinâmicos e capacitados para atuar em diferentes frentes. Portanto, o curso reflete essa necessidade.

De maneira geral, o curso de Design de Moda terá disciplinas teóricas e práticas. Algumas vão abordar a história da moda. Outras, como ela se manifesta em diferentes regiões e a sua relação com a cultura dos países.

Algumas disciplinas vão “treinar” você para perceber as roupas e acessórios enquanto forma de expressão. Outras vão focar na produção industrial e nas estratégias de identificação do que o mercado quer.

A matriz curricular ainda comporta matérias técnicas para que o aluno aprimore a capacidade de desenhar. Há disciplinas abordando conceitos de estampas e texturas e algumas bem focadas em arte.

E, é claro, não faltam matérias mais administrativas e de marketing. Afinal, muita gente pensa em abrir o seu próprio negócio no futuro. O curso de Design de Moda também prepara os alunos para isso.

Quais são as principais matérias estudadas no curso?

Deu pra entender que você vai sair com um know-how bem amplo sobre Design de Moda, certo? É por isso que as disciplinas variam tanto, como da História da Arte à Gestão de Eventos — fato que faz com que a graduação seja bem dinâmica, inclusive.

Caso você opte por cursar faculdade de Design de Moda a distância na EAD UniCesumar, confira algumas das matérias que vai ver:

  • Fundamentos de Marketing;
  • História da Arte e do Design;
  • Desenho da Figura Humana;
  • Modelagem Tridimensional;
  • Desenho Digital Básico;
  • Tecnologia da Confecção;
  • Ergonomia;
  • Processo Criativo;
  • Design do Produto;
  • Gestão de Eventos.

Como é fazer faculdade de Design de Moda a distância?

As diferenças entre um curso a distância e um presencial estão mais relacionadas à comodidade do que à qualidade. A matriz curricular de uma faculdade de Design de Moda a distância não será muito diferente do curso presencial. Apenas as matérias práticas podem ter outra abordagem.

Como estudante, você pode não estar em uma sala especial para praticar, mas a internet oferece inúmeras possibilidades. É possível simular qualquer experiência na rede. Em resumo, um designer de moda que estudou a distância não perde para quem frequentou as aulas diariamente.

No ensino a distância, você assiste às aulas pela internet, em qualquer aparelho. Isso lhe garante flexibilidade e mais tempo disponível. Apenas uma porcentagem das atividades deve ser presencial. Na maioria dos casos, as avaliações periódicas (bimestrais ou semestrais) devem ser feitas no Polo de Apoio Presencial da instituição.

Além das provas, podem haver outros tipos de avaliação, a critério dos professores. Os docentes costumam solicitar pesquisas, relatórios, resenhas de livros e filmes.

Vale lembrar que as instituições que oferecem ensino a distância também são avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC). Elas precisam provar que estão aptas a formar profissionais. Um exemplo? Alunos que estudam a distância também precisam fazer Enade.

Existe um mito de que o certificado de EAD vale menos que o presencial. A verdade é que todos os certificados de ensino superior têm o mesmo reconhecimento por parte do MEC. Nem mesmo os empregadores têm esse preconceito hoje em dia.

Quais são as principais características do estudante de Moda e Design?

Um dos principais aspectos de quem deseja trabalhar com moda é a questão da criatividade. Seja para criar peças ou trabalhar em campanhas, pensar fora da caixinha vai ajudar demais o futuro profissional. Mas, como garantir que serei um designer criativo, você pode se perguntar, não é?

A melhor resposta está na construção de sua bagagem de conhecimento. Estudar e ler matérias que se relacionam à área de moda e criação ajuda muito. Entretanto, esse repertório você cria também ao reparar em figurinos de filmes e programas.

Para quem gosta do universo Marvel, a série Wanda Vision traz uma viagem pelos figurinos das décadas de 50, 60, 70, 80 e 90, por exemplo. Entretanto, criatividade não é o único ponto. Há outras características que vale a pena desenvolver, como:

  • saber trabalhar em grupo: o profissional de moda vai trabalhar com grandes equipes. Por isso, ouvir e dar feedbacks ajuda bastante;
  • ter boa coordenação de projetos: a organização permite que você mande bem na gestão de projetos e possa crescer na hierarquia da profissão;
  • contar com perfil empreendedor: seja pra trabalhar como autônomo ou mesmo dentro de uma empresa faz você ter uma proatividade que permite ir além.

Vale a pena fazer a faculdade de Design de Moda a distância?

Se essa é a sua área de interesse, um curso a distância pode fortalecer sua carreira. Mesmo que já tenha família ou outros compromissos, você terá liberdade para se organizar e conseguir concluir o curso.

Só depende de você! Alunos que estudam a distância precisam ser mais proativos e independentes. Mas isso é muito bom, pois são habilidades que você vai desenvolver e levar para a sua vida profissional.

Inclusive, muitos empregadores têm levado isso em conta. Ao se depararem com candidatos que estudaram a distância, já esperam que tenham mais iniciativa. É só começar o curso e, aos poucos, perceber qual dos ramos dentro do design de moda você vai querer seguir.

Por que preferir a EAD UniCesumar para cursar Design de Moda?

Agora você tem certeza sobre fazer uma faculdade de Design de Moda a distância? Maravilha! Nossa dica é optar pela graduação da EAD UniCesumar. São vários motivos, como o fato de termos a nota máxima do MEC, o que já traz mais segurança.

Além disso, o curso tem a duração de dois anos, o que permite que você possa começar quanto antes a atuar na área. Outro fator também é a nossa matriz curricular, superatualizada: ela permite que você esteja de acordo com as expectativas do mercado de trabalho.

Outro ponto positivo é que a EAD UniCesumar tem várias iniciativas de empregabilidade, o que traz mais facilidade na busca por emprego durante e após sua formação. Então, se você é uma pessoa criativa, que tem espírito empreendedor e ama o universo da moda, fazer uma faculdade de Design de Moda a distância é uma ótima opção para seu futuro profissional.

A ideia parece ótima, certo? Aproveite para conversar com a gente e garantir sua inscrição no vestibular!

cta6

Comentários

Comentários