A alimentação é uma das funções básicas do ser humano. Todos precisamos de comida para fornecer energia e os nutrientes necessários para o corpo. Diante de um mercado amplo e que cresce a cada dia, a Segurança Alimentar e Nutricional se destaca.

Os profissionais dessa atividade têm um papel essencial para que possamos ter tranquilidade com o que chega aos nossos pratos. E já que o setor está em desenvolvimento, a tendência é que as oportunidades se ampliem ainda mais.

Ficou interessado? Saiba do que se trata e entenda mais sobre a Segurança Alimentar e Nutricional.

Segurança Alimentar e Nutricional

Afinal, em que consiste a área de Segurança Alimentar e Nutricional?

Antes mesmo de descobrir o que faz essa atividade, é fundamental compreender o tamanho e a importância do setor de alimentos e bebidas. Já que dependemos desses suprimentos para viver, faz sentido que os números sejam grandes.

O segmento é o maior empregador da economia brasileira. As 35,7 mil empresas do ramo geram 1,61 milhão de vagas formais. Isso significa que 1 a cada 4 postos da indústria de transformação está ligado a esse setor.

Além do mais, tem um grande impacto nas exportações do país: 50% das vendas do agronegócio têm a ver com alimentos processados.

Mas não se engane, porque o consumo interno é o maior motor da área. De tudo o que é produzido, o mercado interno absorve mais de 80%. Haja produtividade, não é mesmo?

Diante de números tão expressivos, o resultado anual não seria menos que impressionante. Em 2018, por exemplo, o segmento teve um faturamento 2% maior e chegou a R$ 656 bilhões. Com isso, o setor responde por 10% de todas as riquezas anuais do país.

E já que a produção é tão grande, é natural que ela precise seguir algumas regras e atender a certas qualidades. É exatamente nesse momento em que surge o ramo de Segurança Alimentar e Nutricional.

Vamos simplificar: essa área inclui todas as técnicas e ações para garantir o acesso a ingredientes com as características adequadas.

Quem se forma nessa graduação tem a chance de estudar as obrigações e as indicações para que os produtos sejam melhores. Já que o Brasil está entre os 51 países com maior risco de desnutrição, esse cuidado se torna especialmente necessário.

O que faz um profissional de Segurança Alimentar e Nutricional?

Quem atua nesse ramo tem os devidos conhecimentos sobre questões de saúde, proteção, regras sanitárias e níveis de qualidade dos alimentos.

Assim, a atuação do profissional ocorre tanto na área de produção quanto em outras etapas, como de venda e consumo.

Acompanhamento do processo produtivo

Para que o alimento chegue às nossas mesas, é comum que passe por, pelo menos, uma indústria. Na fabricação dos processados, as fases são ainda mais complexas e incluem vários componentes e técnicas. Ao mesmo tempo, o ingrediente tem que ter um valor nutritivo adequado e atender às regras, certo?

É nesse momento em que surge o profissional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele ajuda a definir os parâmetros de produção, como auxiliar a escolher componentes e fazer testes sobre a qualidade dos produtos. Assim, faz com que a indústria processe os ingredientes da melhor forma.

Orientação sobre armazenamento, distribuição e comercialização

Tão importante quanto produzir o alimento é garantir que ele chegue ao consumidor do jeito adequado. Para isso, há muitas etapas que precisam ser seguidas, com bastante atenção às questões de segurança.

O armazenamento, por exemplo, deve ser feito com condições específicas. Já a distribuição fica limitada a certas áreas para que não ocorra contaminação ou prejuízos para os alimentos. Na comercialização, vale a mesma coisa.

Então o profissional permanece de olho em todos esses aspectos para garantir que os congelados estejam nas temperaturas certas ou que os embalados não sofram com a umidade, por exemplo.

Segurança Alimentar e Nutricional - políticas públicas

Atuação em negócios diretos

O setor de alimentação e bebidas inclui empreendimentos que oferecem os produtos diretamente para os consumidores. É o caso de padarias, com suas tortas e sanduíches, ou de restaurantes, com seus vários pratos. Supermercados também são considerados e até mesmo os hotéis que servem refeições e café da manhã.

O graduado em Segurança Alimentar e Nutricional atua para conferir se tudo tem sido produzido com qualidade e dentro das regras. Ele pode agir até na fiscalização — o que oferece melhores resultados para o empreendimento e para o consumidor.

Participação em políticas públicas

Além de tudo, quem se forma em um curso do tipo consegue se envolver com políticas públicas. Afinal, a desnutrição não acontece somente com quem não come — ela ocorre com quem come mal. Então, é possível desenvolver programas para promover uma alimentação saudável.

Também dá para se envolver com ações contra a obesidade ou contra o consumo excessivo de produtos que são considerados prejudiciais. Com a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, isso ganha ainda mais força.

Como atuar na área?

Para aproveitar todas as possibilidades do ramo, é essencial ter a formação adequada. Nesse sentido, é preciso recorrer a uma graduação do tipo tecnólogo. O curso é dividido em 8 módulos e traz os temas que tanto aparecem na rotina do profissional.

A graduação EAD é a melhor escolha para conciliar os estudos com a sua rotina. Nesse tipo, você pode aprender de onde e quando quiser, já que as aulas são online. Quando precisar, é só ir ao polo EAD e aproveitar toda a estrutura da instituição.

A dica é optar por uma instituição consolidada e com boa presença de mercado. Veja se o curso é reconhecido pelo MEC e não deixe de conferir a matriz curricular. Assim, você tem a certeza de que terá a formação necessária para explorar esse segmento que cresce a cada dia.

Segurança Alimentar e Nutricional: um setor fundamental para a sociedade

A Segurança Alimentar e Nutricional é uma área essencial para que tenhamos confiança com o que chega a nossos pratos. Com a capacitação, é possível atuar no mercado, que é diverso e cheio de oportunidades.

Já que a escolha do curso é tão importante, acesse nosso site e saiba mais sobre a graduação EAD em Segurança Alimentar e Nutricional da Unicesumar!

Segurança Alimentar e Nutricional

Avalie este post

Comentários

Comentários