A tecnologia está em quase tudo que nos rodeia. Nos celulares, nas televisões, dentro de casa, no trabalho e nos estudos. Com isso, os ramos que lidam com soluções tecnológicas são muito promissores para quem deseja ter uma bela carreira. Entre as distintas áreas, há a análise de sistemas.

Vale dizer que os profissionais desse segmento transformam grandemente o mercado. Ao fazer a graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, você pode se tornar um deles. Como as possibilidades são diversas, certamente há uma que se encaixa nas suas preferências.

Quer saber quais são as oportunidades disponíveis para quem tem essa escolha? Veja 6 alternativas para atuar com análise de sistemas!

Curso de Empreendedorismo - CTA2

O que faz um profissional da área?

Os sistemas compõem tudo o que tem a ver com a tecnologia. Só podemos acessar um computador ou smartphone porque o sistema é capaz de rodar todas as funções. Então, quem decide trabalhar com análise de sistemas tem um grande mercado disponível.

O profissional é responsável por criar propostas estratégicas e personalizadas para o empreendimento. Isso permite usar recursos de tecnologia que têm tudo a ver com o momento e com os objetivos da empresa.

Além disso, o analista da área também precisa buscar novas soluções e garantir o bom funcionamento de toda a estrutura. Tanto sistemas internos quanto externos entram nessa conta, então não faltam opções de cargo.

E, na contramão de diversos setores, o ramo de TI se mostra muito promissor. Quer ver? Somente em 2019, há a expectativa de que criação de 50 mil vagas, novinhas em folha e esperando profissionais capacitados.

Por que o segmento de análise de sistemas é tão promissor?

Um dos motivos que torna essa área de trabalho tão interessante é a configuração da nossa sociedade atual. O mundo nunca esteve tão conectado quanto agora e a tendência é que isso só aumente. Com cada vez mais dispositivos conectados, redes robustas e aparelhos inteligentes, surgem novas possibilidades para os profissionais da área.

Se você decidir se formar em análise de sistemas, poderá atender a grandes e médias empresas que buscam a automação, bem como aquelas que vendem tecnologia. E com novas configurações, também aparecem problemas inéditos, os quais pedem outras soluções.

O dinamismo faz com que o mercado ofereça novas vagas a todo instante, além de haver muito espaço para a inovação e resolução de dificuldades. A área é ideal para quem deseja resolver problemas e, é claro, ser um tanto criativo. É o seu caso?

Quais são as carreiras que você pode seguir?

Além de ficar por dentro do tamanho do déficit por profissionais qualificados de TI, é muito importante conhecer as vagas disponíveis. No caso da análise de sistemas, há oportunidades que tratam dos diversos interesses. Essa é a sua chance de transformar aquela matéria favorita no pilar da sua profissão.

Quer ver como isso é possível? Confira as carreiras que podem ser seguidas se decidir trabalhar nesse segmento!

1. Analista de Sistemas Pleno

Não dá para falar dessa área sem citar, obviamente, o analista de sistemas. No nível pleno, também é conhecido como “Product Owner”, você é o principal responsável pela gestão e pelo sucesso. É esse profissional que cuida de todas as etapas, do planejamento ao desenvolvimento e entrega. Ainda é quem gerencia recursos, como tempo, dinheiro e pessoas.

2. Analista de Desenvolvimento

Já esse profissional é um pouco mais “mão na massa”. É quem tem que usar as diversas linguagens de programação e criar um ambiente que atenda às exigências da empresa (ou do cliente). É quem constrói as soluções que, na maioria das vezes, utilizamos no cotidiano.

Análise de Sistemas - projetos

3. Gerente de Projetos

O desenvolvimento de um sistema não acontece de forma imediata ou em apenas um passo. É preciso unir o trabalho de várias pessoas para que, ao final, tudo saia como o esperado. Se tiver habilidades de liderança e desejo em comandar, é possível ser gerente de projetos.

Com a definição de tudo o que é importante, você se torna o responsável pelo sucesso do desenvolvimento!

4. Analista de Relacionamento Digital

As pessoas desejam estar próximas das marcas e buscam um atendimento personalizado. Os negócios querem cumprir isso, mas também pretendem ter eficiência e otimização. Com o contato digital, são utilizadas diversas alternativas, de plataformas de suporte a chatbots.

Ao analista da área, cabe “desenhar” o melhor processo de atendimento com uso dos recursos e acompanhar os resultados. Desse jeito, dá para obter máxima satisfação por conta dos clientes.

5. Analista de Suporte e Manutenção

Tão importante quanto desenvolver e fazer um sistema rodar é garantir que ele permaneça em movimento. Então, um bom analista de suporte e manutenção fica sempre a posto para identificar falhas, incoerências e possíveis pontos de melhoria.

A manutenção também é relevante, pois melhora a “durabilidade” e faz com que o recurso atenda às exigências por mais tempo.

6. Analista de Qualidade

Cuidar da qualidade nunca foi tão importante. Com uma disputa cada vez maior pela preferência do cliente, é essencial ter um desempenho alinhado. Um analista de qualidade utiliza a tecnologia para garantir ótimos resultado nesse sentido. Diante da entrada de recursos tecnológicos nas empresas, damos destaque para o de automação de testes. Assim, o negócio consegue se tornar ainda mais eficiente.

Como uma graduação EAD pode ajudar?

O mergulho no ambiente digital pode começar já na graduação. Para trabalhar com análise de sistemas, é possível optar por um curso na modalidade EAD ao invés da presencial. Nesse caso, você só precisa de um computador ou dispositivo com acesso à internet.

Com essa escolha, é viável assistir às aulas quando e onde quiser. No espaço físico, os polos EAD apresentam total infraestrutura e garantem bons resultados para todos os alunos.

Essa é uma chance de se graduar mesmo a distância e com maior facilidade para conciliar o cotidiano e seus horários. Assim, obter a capacitação necessária deixa de ser um desafio que não pode ser vencido.

Análise de sistemas: aproveite essa área em alta

A graduação em Análise de Sistemas abre as portas para diversas possibilidades de carreira. Com uma escolha EAD, você ainda aproveita toda a versatilidade da modalidade rumo ao diploma!

Conheça o curso da Unicesumar e veja como podemos ajudá-lo a traçar novos caminhos!

Curso de empreendorismo - CTA1

Comentários

Comentários