Você já se perguntou qual o impacto da tecnologia na educação?

A educação é um aspecto de nossa vida em sociedade. Ao crescermos, frequentamos a escola e depois a universidade para poder exercer nossa cidadania e atuar como profissionais em determinada área. Ao longo dos anos, o avanço tecnológico tem facilitado essa dinâmica.

Smartphones, internet, redes sociais, realidade aumentada, ambiente virtual de aprendizagem, games e aplicativos estão presentes no dia a dia de muitos estudantes. Hoje, o uso da tecnologia na educação é uma realidade; e a tendência é que haja uma aproximação ainda maior entre esses dois conceitos.

Quer conhecer melhor como a tecnologia na educação pode alavancar a aprendizagem e a formação dos estudantes? Então siga em frente!

cta1-ambiente

A presença da tecnologia em nosso dia a dia

O avanço tecnológico chega ao nosso cotidiano por meio de aparelhos conectivos como smartphones e tablets, mas também na forma da internet e da conectividade global. Esses recursos materiais nos permitem acessar o universo virtual e navegar no oceano de informações armazenadas nele.

Se você quiser saber mais sobre EAD, por exemplo, basta fazer uma simples busca no Google.

A própria educação a distância foi facilitada pela popularização da web – embora já existisse muito antes, por meio de correspondência física.

Essa facilidade de acesso a informações é uma das grandes contribuições da tecnologia para a educação. Além da comunicação, é claro.

O combate ao analfabetismo ao redor do globo, por exemplo, só terá sucesso com ajuda da internet e de tecnologias similares.

A tecnologia avança e contribui em muitos campos do saber. Imagine como a realidade aumentada e a realidade virtual podem auxiliar os estudantes de cursos como Engenharia. Para um engenheiro civil, ver um modelo tridimensional de seu projeto facilitará a identificação e eliminação de qualquer erro ou inadequação.

E essa evolução não para por aí!

Em poucos anos, o exercício de todas as profissões será transformado pela popularização da inteligência artificial e da robótica.

Você ainda não tinha se dado conta de como a evolução tecnológica favorece a educação?

Então confira algumas metodologias já aplicadas hoje que resultam dessa evolução!

Realidade virtual e realidade aumentada

Não, realidade virtual e realidade aumentada não são a mesma coisa! A realidade virtual cria uma experiência imersiva em um outro mundo. Para acessá-la, você precisa usar aparelhos como o Oculus Rift e o PlayStation VR.

Atualmente, ambas as tecnologias estão sendo empregadas em vídeo games.

Mas imagine o potencial que elas têm para o ensino de disciplinas teóricas como História e Física.

Que tal viajar no tempo e conhecer os primórdios de nossa civilização? Ou viajar pelo espaço e conhecer a natureza do universo? Em algumas décadas, isso será possível.

Já a realidade aumentada traz para nosso mundo elementos holográficos, ou seja, projeções de animais, objetos e pessoas que não pertencem a ele originalmente.

Você se lembra da febre que foi o jogo Pokémon GO, especialmente em 2016? Tratava-se de realidade aumentada.

Para os estudantes de Arquitetura, fazer um projeto de construção em realidade aumentada resultaria em maior precisão e controle das variáveis.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida é uma metodologia de ensino que depende do acesso à internet. Nela, o aluno aprende a teoria em casa, acessando o ambiente virtual de aprendizagem pelo computador, assistindo às videoaulas e fazendo exercícios e atividades individualmente.

Essa etapa individual e remota o prepara para o encontro semanal, no qual ele poderá interagir com seus tutores e colegas. Nesse momento, ele tirará suas dúvidas a respeito do que aprendeu sozinho e passará a trabalhar e cooperar com seus pares em projetos práticos.

Essa configuração, como você pôde notar, é oposta à educação clássica, na qual os estudantes aprendem os conceitos teóricos em sala de aula e fazem a prática em casa.

A sala de aula invertida é um dos mecanismos mais eficazes da aplicação da tecnologia na educação

Gamificação

Com a gamificacão, a dinâmica dos jogos é aplicada ao ensino de conceitos e conteúdos. O próprio ato de aprender assume um caráter de superação de desafios e busca por um bom resultado.

Essa lógica parte de dois entendimentos: o ser humano é social e competitivo.

Em outras palavras: ele se sente bem interagindo com outras pessoas (jogadores), ao mesmo tempo em que é atraído por situações em que pode disputar algo e provar sua expertise em relação aos concorrentes.

Essa abordagem premia os bons jogadores e oferece variados incentivos aos retardatários, sem, no entanto, expô-los.

Google Acadêmico

Ao mesmo tempo em que sabemos que uma pesquisa em um site de busca vai originar inúmeros resultados, não temos como verificar a confiabilidade das informações disponibilizadas.

Se você é um aluno do ensino superior, já deve saber que esse tipo de pesquisa não ajuda tanto assim.

Para sanar esse problema, surgiu o Google Acadêmico, uma ferramenta do mais famoso buscador da internet direcionada exclusivamente ao universo das monografias, dissertações, teses e artigos científicos.

É isso mesmo: por meio dessa ferramenta, o estudante tem acesso a publicações e periódicos confiáveis de sua área de estudo.

Nele, você ainda tem a opção de pesquisar fontes em Português, Inglês, Espanhol ou qualquer outro idioma que desejar. Isso sem contar as milhares de obras que já estão em domínio público e on-line, e que, portanto, são livres de direitos autorais.

Aplicativos para smartphone (Apps)

Para fechar nossa lista com chave de ouro, não poderíamos deixar de mencionar os aplicativos para smartphones. Hoje, há milhares de opções de apps para ajudar os estudantes nas mais diferentes tarefas e demandas.

Com a ajuda desses softwares, você pode otimizar seu tempo de estudo, acelerar seu ritmo de leitura, organizar suas finanças pessoais, exercitar sua memória, treinar seu conhecimento sobre determinado assunto e até aprender a dirigir.

Há, é claro, apps dedicados a estudos específicos, como os de anatomia humana – ideais para alunos de Medicina e Fisioterapia, por exemplo.  

O emprego da tecnologia na educação

Como em qualquer outro setor, o emprego da tecnologia na educação traz muitos benefícios a bilhões de pessoas. Estudantes do mundo inteiro têm a oportunidade de se comunicar a qualquer momento e de melhorar sua aprendizagem.

Assim, é fácil perceber o potencial que a tecnologia tem para facilitar nossa vida, seja nos estudos, no trabalho ou na esfera social.

Sentindo-se inspirado e preparado para competir pelas melhores oportunidades profissionais, com uma metodologia inovadora?

Então conheça os cursos com metodologia diferenciada que a Unicesumar tem a oferecer!

cta2-ambiente

Avalie este post

Comentários

Comentários