Procurando uma formação que não só incremente o seu currículo, como também ajude a dar novos passos na sua carreira? Então está na hora de conhecer a graduação em Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD. Uma formação que prepara você para atuar no comércio e no varejo, dois dos ramos mais importantes e disputados do mercado brasileiro.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso? Pois acompanhe o nosso post e veja como ele funciona, o que se estuda ao longo dos semestres e quais ocupações você pode assumir após a faculdade. Tudo isso e muito mais a partir de informações cedidas com exclusividade pela professora e coordenadora dele, a Me. Fernanda Coutinho!

O que é Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD?

Como destaca a Me. Coutinho, “a indústria, as empresas prestadoras de serviços e, em especial, as empresas comerciais têm investido na formação das equipes do setor lojista”.

Uma movimentação que é fruto da necessidade dessas organizações de terem líderes capacitados para atuar e comandar todas as atividades relacionadas ao gerenciamento de lojas e pontos de venda. Ou seja, questões financeiras, administrativas, logísticas, de arquitetura comercial, de dinâmica de equipe e de atendimento ao consumidor.

Portanto, o curso de Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD surge, como ela aponta, “para atender essa demanda do mercado de trabalho por profissionais devidamente qualificados e atualizados para os cenários local, nacional e global”.

Afinal de contas, o sucesso de qualquer companhia nos ramos do comércio e do varejo começa pela seleção dos nomes certos para assumirem cargos estratégicos internos.

Quais as matérias estudadas nessa faculdade?

O curso, que é feito a distância (lembrando que EAD e ensino remoto são coisas diferentes), é uma habilitação tecnóloga. Ou seja, voltada para a formação de profissionais que vão atuar em um contexto específico do mercado — nesse caso, o de lojas e pontos de venda. Por conta disso, ele tem uma carga horária total mais enxuta, de 1880 horas, completadas ao longo de quatro semestres.

Nesse tempo, a sua grade curricular traz diversas matérias com conteúdos vivenciais que apresentam e aprofundam a realidade do mercado, os desafios da carreira e as atividades que você poderá exercer. Abaixo, mostramos algumas. Veja!

Merchandising

A disciplina de Merchandising explora as principais estratégias para apresentação e divulgação de produtos em pontos comerciais. Para isso, considera não só o comportamento do consumidor, como também vários conceitos de marketing.

Tecnologias no Ponto de Venda

Essa matéria, por sua vez, aborda quais recursos tecnológicos estão em alta para as lojas por otimizarem serviços internos, reduzirem custos e ampliarem o atendimento ao cliente.

Direito do Consumidor e Comercial

Nessa matéria, você estuda os principais aspectos que resguardam tanto o consumidor quanto as empresas em relações comerciais. Algo essencial, já que muitas situações ocorridas durante o atendimento ao público nas vendas e no pós-venda geram desde reclamações e críticas até crises de imagem para a marca e processos judiciais.

Gestão de Vendas

A Gestão de Vendas trata das ferramentas de negociação, dos canais de venda das empresas e da atuação de vendedores perante o público-alvo das marcas.

Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Equipes

A quinta disciplina da nossa seleção discute as estratégias de planejamento de equipe, delegação de tarefas, treinamento de novos colaboradores e retenção de talentos. Ou seja, atividades necessárias para um bom desempenho no setor de vendas.

Promoções e Precificação para Lojas e Pontos de Venda

Esse conteúdo discute o valor cobrado por produtos com base em diferentes variáveis, como a concorrência, a sazonalidade, a demanda e a oferta, a lucratividade da empresa, os impostos e as despesas internas da loja.

Quais são as áreas de atuação para Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD?

O profissional pode atuar em diversos eixos do comércio e do varejo, com foco na venda de produtos que podem ser decorativos, de moda, de beleza, perecíveis etc. Isso sem falar em ramos que podem contar com pontos comerciais para pessoas físicas e/ou jurídicas, como o industrial e o de prestação de serviço.

A professora Fernanda Coutinho ainda aponta que “dentro do contexto tecnológico, ele ainda poderá atuar na gestão de marketplaces, com foco no comércio eletrônico”.

Para quem é indicado a Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD?    

O curso Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD é uma excelente não só para quem planeja atuar, se atualizar e se aprofundar na área comercial — inclusive, conquistando novas colocações no mercado —, mas também para quem pensa em empreender no setor.

Afinal de contas, como destaca a coordenadora da graduação, você estuda “o mercado, os consumidores, as ferramentas e os materiais de trabalho, em um processo de gestão e mensuração de resultados, aprendendo a analisar e corrigir ações de acordo com a realidade do ramo”.

Como é o mercado de trabalho?

Além de lojas e pontos de venda físicos, que são os principais espaços de trabalho para o profissional, há uma demanda cada vez maior de indivíduos especializados para atuar em e-commerces e canais de entrega de produtos aos consumidores.

Afinal, o consumo online já é uma realidade estabelecida no país e requer cada vez mais diferenciais para um serviço personalizado e diferenciado.

Por que fazer esse curso na EAD UniCesumar?

Para ter uma formação que realmente prepare você para pensar criticamente sobre a área de atuação escolhida. Isso sem falar, é claro, que ajude a desenvolver as competências necessárias para o exercício da profissão e qualifique na construção de uma carreira em diferentes meios organizacionais.

Tudo isso é possível porque a UniCesumar conta, como destaca a professora Coutinho, “com uma plataforma de aprendizagem virtual própria onde os estudantes podem acessar as aulas, o material didático, fóruns e atividades imersivas nos conteúdos e entender a importância de se combater o plágio acadêmico“.

Além disso, ela complementa que a graduação em Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD tem “diferentes canais de atendimento e suporte ao aluno, com profissionais treinados e qualificados e um corpo docente com especialistas, mestres e doutores”.

Mas não acaba por aí, já que a coordenadora do curso menciona outros diferenciais da instituição, como é o caso da “biblioteca e dos laboratórios digitais, os Ambientes Profissionais — onde os acadêmicos realizam projetos por meio de ações desenvolvidas em empresas conveniadas — e a Plataforma Plug — onde ocorre a divulgação de vagas exclusivas de emprego”.

Gostou de saber mais sobre a Gestão de Lojas e Pontos de Venda EAD? Pois comece já a se organizar para iniciar essa formação e investir com sucesso no seu futuro profissional, estudando em uma universidade que realmente capacite para a área.

Entre em contato com a gente e saiba o passo a passo do nosso processo seletivo!

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