Você é uma pessoa criativa, dinâmica e comunicativa? Então o curso de Publicidade e Propaganda EAD pode ser o seu match perfeito! Essa é uma das habilitações na área de Comunicação Social, voltada para a criação de campanhas e peças publicitárias para divulgar marcas, produtos e serviços.

O profissional com essa formação é o responsável por toda a parte criativa por trás das campanhas, além de coordenar a execução e a avaliação dos resultados. Durante o curso de graduação, você recebe todo o aporte teórico e técnico que precisa para se dar bem na área. Por isso, faz toda a diferença fazer uma boa faculdade, viu?

Neste texto, falamos com mais detalhes sobre a área e o curso. Confira!

Qual é o perfil do profissional de Publicidade e Propaganda?

Para se destacar na área de Publicidade e Propaganda, você precisa ter as soft skills e hard skills de um perfil competitivo. Esses são os termos em inglês para habilidades comportamentais e técnicas, respectivamente.

Esse é um curso de graduação que garantirá o desenvolvimento das competências práticas que a profissão exige. Porém, o que nem todo mundo sabe é que a jornada acadêmica também favorece o aperfeiçoamento de competências comportamentais.

Afinal, a formação vai muito além da sala de aula: as oportunidades acadêmicas e profissionais que uma boa universidade abre dão as condições que você precisa para lapidar o perfil de um excelente publicitário.

Algumas das características importantes para a área são:

  • bom relacionamento interpessoal;
  • excelente comunicação oral e escrita;
  • dinamismo;
  • resiliência profissional;
  • agilidade;
  • criatividade.

Como é o curso de Publicidade e Propaganda EAD?

A graduação em Publicidade e Propaganda EAD é uma formação do tipo Bacharelado. Isso significa que a formação é mais ampla e generalista. Em outras palavras, você vê de tudo um pouco dessa área, e sai da faculdade com a qualificação necessária para um leque amplo de atuação no mercado de trabalho.

O curso tem duração de 4 anos e é oferecido na modalidade de educação a distância (EAD). Ou seja, você não precisa comparecer à faculdade todos os dias em horários determinados: tudo o que você precisa para a sua formação é disponibilizado para consulta em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Assim, essa modalidade tem como principal característica a flexibilidade, mas conservando a mesma qualidade dos cursos presenciais, já que a EAD é regulada pelo Ministério da Educação (MEC) da mesma forma. 

A grade curricular

Durante o curso, você tem disciplinas teórico-conceituais, analíticas, ético-políticas e de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas. Além de realizar as matérias previstas, é necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da formação.

Para organizar todo esse conteúdo da melhor forma, aqui na UniCesumar nós estruturamos o curso EAD em módulos, não em semestres. Dessa forma, você consegue se concentrar em apenas duas ou três disciplinas por vez. Veja só como é a grade obrigatória!

1º módulo:

  • Comunicação e Expressão;
  • Ciências Políticas.

2º módulo:

  • Filosofia;
  • Go — Projeto de Vida;
  • Economia e Sociedade.

3º módulo:

  • Introdução à Comunicação Social;
  • Mercado da Comunicação.

4º módulo:

  • Sociologia Geral e da Comunicação;
  • Teorias da Comunicação.

5º módulo:

  • Estética e Comunicação;
  • Fundamentos da Linguagem Visual;
  • Formação Sociocultural e Ética I.

6º módulo:

  • Formação Sociocultural e Ética II;
  • Técnicas Fotográficas;
  • Produção Audiovisual e Multimídia.

7º módulo:

  • Metodologia da Pesquisa Científica;
  • Fotografia Publicitária.

8º módulo:

  • Redação Publicitária Multiplataformas;
  • Design Gráfico e Planejamento Visual.

9º módulo:

  • Comportamento do Consumidor;
  • Fundamentos de Marketing.

10º módulo:

  • Pesquisa de Marketing;
  • Planejamento de Comunicação.

11º módulo:

  • Gestão do Composto Promocional e Branding;
  • Negócios Inovadores e Startups.

12º módulo:

  • Marketing Digital e Social Media;
  • Gestão e Planejamento de Mídias.

13º módulo:

  • Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda I (TCC);
  • Criação e Produção Publicitária Multimídia.

14º módulo:

  • Comunicação Organizacional;
  • Comunicação Criativa, Inovativa e Sustentável.

15º módulo:

  • Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda II (TCC);
  • Analytics Marketing.

16º módulo:

  • Agência de Comunicação e Gestão Estratégica de Negócios;
  • Tópicos Contemporâneos em Publicidade e Propaganda.

Quais são as vantagens do curso de Publicidade?

Em primeiro lugar, a qualificação profissional proporcionada por um curso superior faz toda a diferença no mercado. Afinal, as melhores vagas e remunerações são destinadas aos profissionais com uma boa formação acadêmica no currículo. 

Porém, mais do que isso, a graduação é um lugar de crescimento profissional e pessoal. Durante os anos de formação, você adquire os conhecimentos necessários e desenvolve habilidades e competências que possibilitam uma ótima atuação na área.

E, falando nisso, esse é um mercado bastante promissor! Os profissionais da área têm um grande leque de opções, o que aumenta a empregabilidade e a versatilidade para a construção da carreira. Existem oportunidades em:

  • agências de publicidade;
  • agências próprias, para quem tem vontade de empreender;
  • emissoras de rádio e TV;
  • veículos de publicidade impressa, como revistas e outdoors;
  • canais de publicidade online;
  • produtoras de eventos, e muito mais!

Ainda, na modalidade EAD você tem como grandes vantagens a flexibilidade na rotina de estudos, o ótimo custo-benefício e a oportunidade de desenvolver algumas habilidades do futuro, muito requisitadas no mercado. Por exemplo, a autonomia e a familiaridade com tecnologias digitais.

Por que escolher a UniCesumar EAD?

Na sua formação, uma universidade de qualidade faz toda a diferença! Por isso, não deixe de contar com a UniCesumar! Nós somos uma das principais instituições de ensino privado do país, com nota máxima no Conceito Institucional (CI) do MEC.

Alguns dos diferenciais que você encontra aqui são:

  • um ambiente virtual de aprendizagem super interativo e moderno, o Studeo;
  • parcerias internacionais com instituições de mais de 15 países;
  • iniciativas de incentivo à extensão universitária e à pesquisa, como programas de Iniciação Científica (IC);
  • uma biblioteca virtual com mais de 300 e-books da base Scielo Livros, além de mais de 3 mil materiais da Elsevier;
  • metodologias de ensino inovadoras;
  • docentes altamente capacitados;
  • mais de 900 polos EAD espalhados pelo Brasil.

Tudo isso sem contar a Fundação UniCesumar, que é responsável por um canal de TV e por uma emissora de rádio. Por lá, nossos estudantes de Publicidade e Propaganda têm diversas oportunidades de estágio e aperfeiçoamento acadêmico e profissional. 

Gostou de conhecer o curso de Publicidade e Propaganda EAD? Como você viu, essa é uma área dinâmica e repleta de possibilidades profissionais. Para aproveitar esse mercado promissor, vale a pena investir em uma formação de excelência, como você encontra aqui na Uni!

Então, o que está esperando? Matricule-se já no curso de Publicidade e Propaganda e comece a construir a sua carreira!

Avalie este post

Comentários

Comentários