Você é uma pessoa criativa, dinâmica e comunicativa? Então o curso de Publicidade e Propaganda EAD pode ser o seu match perfeito! Essa é uma das habilitações na área de Comunicação Social, voltada para a criação de campanhas e peças publicitárias para divulgar marcas, produtos e serviços.
O profissional com essa formação é o responsável por toda a parte criativa por trás das campanhas, além de coordenar a execução e a avaliação dos resultados. Durante o curso de graduação, você recebe todo o aporte teórico e técnico que precisa para se dar bem na área. Por isso, faz toda a diferença fazer uma boa faculdade, viu?
Neste texto, falamos com mais detalhes sobre a área e o curso. Confira!
Qual é o perfil do profissional de Publicidade e Propaganda?
Para se destacar na área de Publicidade e Propaganda, você precisa ter as soft skills e hard skills de um perfil competitivo. Esses são os termos em inglês para habilidades comportamentais e técnicas, respectivamente.
Esse é um curso de graduação que garantirá o desenvolvimento das competências práticas que a profissão exige. Porém, o que nem todo mundo sabe é que a jornada acadêmica também favorece o aperfeiçoamento de competências comportamentais.
Afinal, a formação vai muito além da sala de aula: as oportunidades acadêmicas e profissionais que uma boa universidade abre dão as condições que você precisa para lapidar o perfil de um excelente publicitário.
Algumas das características importantes para a área são:
- bom relacionamento interpessoal;
- excelente comunicação oral e escrita;
- dinamismo;
- resiliência profissional;
- agilidade;
- criatividade.
Como é o curso de Publicidade e Propaganda EAD?
A graduação em Publicidade e Propaganda EAD é uma formação do tipo Bacharelado. Isso significa que a formação é mais ampla e generalista. Em outras palavras, você vê de tudo um pouco dessa área, e sai da faculdade com a qualificação necessária para um leque amplo de atuação no mercado de trabalho.
O curso tem duração de 4 anos e é oferecido na modalidade de educação a distância (EAD). Ou seja, você não precisa comparecer à faculdade todos os dias em horários determinados: tudo o que você precisa para a sua formação é disponibilizado para consulta em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA).
Assim, essa modalidade tem como principal característica a flexibilidade, mas conservando a mesma qualidade dos cursos presenciais, já que a EAD é regulada pelo Ministério da Educação (MEC) da mesma forma.
A grade curricular
Durante o curso, você tem disciplinas teórico-conceituais, analíticas, ético-políticas e de linguagens, técnicas e tecnologias midiáticas. Além de realizar as matérias previstas, é necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao final da formação.
Para organizar todo esse conteúdo da melhor forma, aqui na UniCesumar nós estruturamos o curso EAD em módulos, não em semestres. Dessa forma, você consegue se concentrar em apenas duas ou três disciplinas por vez. Veja só como é a grade obrigatória!
1º módulo:
- Comunicação e Expressão;
- Ciências Políticas.
2º módulo:
- Filosofia;
- Go — Projeto de Vida;
- Economia e Sociedade.
3º módulo:
- Introdução à Comunicação Social;
- Mercado da Comunicação.
4º módulo:
- Sociologia Geral e da Comunicação;
- Teorias da Comunicação.
5º módulo:
- Estética e Comunicação;
- Fundamentos da Linguagem Visual;
- Formação Sociocultural e Ética I.
6º módulo:
- Formação Sociocultural e Ética II;
- Técnicas Fotográficas;
- Produção Audiovisual e Multimídia.
7º módulo:
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- Fotografia Publicitária.
8º módulo:
- Redação Publicitária Multiplataformas;
- Design Gráfico e Planejamento Visual.
9º módulo:
- Comportamento do Consumidor;
- Fundamentos de Marketing.
10º módulo:
- Pesquisa de Marketing;
- Planejamento de Comunicação.
11º módulo:
- Gestão do Composto Promocional e Branding;
- Negócios Inovadores e Startups.
12º módulo:
- Marketing Digital e Social Media;
- Gestão e Planejamento de Mídias.
13º módulo:
- Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda I (TCC);
- Criação e Produção Publicitária Multimídia.
14º módulo:
- Comunicação Organizacional;
- Comunicação Criativa, Inovativa e Sustentável.
15º módulo:
- Projetos Experimentais em Publicidade e Propaganda II (TCC);
- Analytics Marketing.
16º módulo:
- Agência de Comunicação e Gestão Estratégica de Negócios;
- Tópicos Contemporâneos em Publicidade e Propaganda.
Quais são as vantagens do curso de Publicidade?
Em primeiro lugar, a qualificação profissional proporcionada por um curso superior faz toda a diferença no mercado. Afinal, as melhores vagas e remunerações são destinadas aos profissionais com uma boa formação acadêmica no currículo.
Porém, mais do que isso, a graduação é um lugar de crescimento profissional e pessoal. Durante os anos de formação, você adquire os conhecimentos necessários e desenvolve habilidades e competências que possibilitam uma ótima atuação na área.
E, falando nisso, esse é um mercado bastante promissor! Os profissionais da área têm um grande leque de opções, o que aumenta a empregabilidade e a versatilidade para a construção da carreira. Existem oportunidades em:
- agências de publicidade;
- agências próprias, para quem tem vontade de empreender;
- emissoras de rádio e TV;
- veículos de publicidade impressa, como revistas e outdoors;
- canais de publicidade online;
- produtoras de eventos, e muito mais!
Ainda, na modalidade EAD você tem como grandes vantagens a flexibilidade na rotina de estudos, o ótimo custo-benefício e a oportunidade de desenvolver algumas habilidades do futuro, muito requisitadas no mercado. Por exemplo, a autonomia e a familiaridade com tecnologias digitais.
Por que escolher a UniCesumar EAD?
Na sua formação, uma universidade de qualidade faz toda a diferença! Por isso, não deixe de contar com a UniCesumar! Nós somos uma das principais instituições de ensino privado do país, com nota máxima no Conceito Institucional (CI) do MEC.
Alguns dos diferenciais que você encontra aqui são:
- um ambiente virtual de aprendizagem super interativo e moderno, o Studeo;
- parcerias internacionais com instituições de mais de 15 países;
- iniciativas de incentivo à extensão universitária e à pesquisa, como programas de Iniciação Científica (IC);
- uma biblioteca virtual com mais de 300 e-books da base Scielo Livros, além de mais de 3 mil materiais da Elsevier;
- metodologias de ensino inovadoras;
- docentes altamente capacitados;
- mais de 900 polos EAD espalhados pelo Brasil.
Tudo isso sem contar a Fundação UniCesumar, que é responsável por um canal de TV e por uma emissora de rádio. Por lá, nossos estudantes de Publicidade e Propaganda têm diversas oportunidades de estágio e aperfeiçoamento acadêmico e profissional.
Gostou de conhecer o curso de Publicidade e Propaganda EAD? Como você viu, essa é uma área dinâmica e repleta de possibilidades profissionais. Para aproveitar esse mercado promissor, vale a pena investir em uma formação de excelência, como você encontra aqui na Uni!
Então, o que está esperando? Matricule-se já no curso de Publicidade e Propaganda e comece a construir a sua carreira!