O ensino superior no Brasil tem sido bastante valorizado nos últimos tempos. Com isso, pessoas com vários tipos de perfis profissionais decidiram optar por uma formação. Nesse contexto, é comum ficar em dúvida entre graduação ou tecnólogo, não é mesmo?

Muita gente confunde essa última opção com ensino técnico. Só que o tecnólogo tem validade de ensino superior, além de vários outros diferenciais que fazem muita diferença na formação.

E aí, interessou-se pelo assunto e quer saber quais são as principais diferenças entre Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura e como escolher a melhor alternativa? Então continue a leitura para saber mais!

O que é um tecnólogo?

O tecnólogo é uma formação superior que está em alta por formar profissionais que conseguem ingressar rapidamente no mercado de trabalho. É importante lembrar que essa opção tem a mesma validade das outras graduações, beleza?

A principal diferença está na duração do curso, que é menor. Enquanto o Bacharelado e a Licenciatura duram cerca de 4 anos, no Tecnólogo, os estudantes saem com o diploma em um tempo consideravelmente menor: entre 2 e 3 anos. Essa rapidez acontece por conta de disciplinas que têm como foco aspectos práticos da profissão.

Além disso, uma das vantagens é que a maior parte dessas graduações são ofertadas de maneira 100% online. Assim, o tecnólogo EAD é uma boa alternativa para quem não tem tempo de frequentar a faculdade durante os 5 dias da semana e necessita de flexibilidade. Com isso, você consegue conciliar estudos com trabalho e família.

O primeiro passo para começar um tecnólogo é concluir o ensino médio. Depois, basta escolher a melhor opção de acordo com a sua realidade. Durante os semestres, as disciplinas práticas compreendem boa parte da matriz curricular.

Algumas teorias fundamentais também são apresentadas, mas as matérias voltadas para a realidade da profissão se destacam. Esse é um formato de graduação que vem atraindo muitas pessoas que estão em busca de uma capacitação rápida e dentro das expectativas dos empregadores.

O que é um bacharelado?

As competências básicas para a atuação em profissões que necessitam de formação superior são adquiridas durante um curso de Bacharelado. Em outras palavras, as habilidades e os conhecimentos para assumir uma função importante no funcionamento da sociedade são estudados durante esse tipo de graduação.

Em relação à estrutura dessa alternativa, as matérias intercalam prática e teoria. Nas aulas teóricas, os estudantes aprendem os principais conceitos que fazem parte daquela profissão. Já a prática é o momento para vivenciar a rotina da profissão.

Também é muito comum que nos cursos Bacharelado sejam exigidas horas de estágio, em que os estudantes vão para o mercado de trabalho conhecer o dia a dia profissional. Além disso, grande parte deles determina como critério para a conquista do diploma a elaboração de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

Você provavelmente percebeu que estamos falando de uma formação completa que, apesar de ser voltada para o mercado de trabalho, também abre espaço para outros campos de atuação, como a pesquisa. Com isso, o tempo de duração costuma ser maior, indo de 3 a 6 anos, dependendo do curso.

O que é uma licenciatura?

A licenciatura é uma modalidade que prepara os profissionais para dar aulas das principais matérias do ensino básico. Assim, o objetivo principal é formar professores que podem atuar em escolas particulares e públicas de ensino infantil, fundamental, médio, profissionalizante e alguns cursos do ensino superior.

O que diferencia essa formação do bacharelado e do tecnólogo, por exemplo, é a base pedagógica. Nesse caso, além das disciplinas específicas da área do conhecimento, os estudantes entram em contato com teorias da educação, didática e técnicas de ensino.

Independentemente da graduação escolhida para seguir carreira, as matérias a seguir podem aparecer na matriz curricular:

  • Psicologia da Educação;
  • Didática;
  • Libras;
  • Filosofia da Educação;
  • História da Educação.

Nesse caso, o estudante aprende a lidar com a rotina escolar. Muito além da troca de aprendizados, os conteúdos são pensados também na aplicação de uma formação voltada para a cidadania.

Em relação ao tempo de formação, as Licenciaturas costumam durar entre 3 e 4 anos, dependendo da graduação escolhida. Assim como o tecnólogo, essa formação também pode ser cursada na modalidade de ensino a distância. As aulas EAD ocorrem no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), e a navegação pelo site e pelo aplicativo é intuitiva e simples.

A comunicação entre estudantes e professores é facilitada pelas diversas possibilidades oferecidas dentro do AVA, como chat, palestras, materiais didáticos etc.

O que considerar para escolher entre graduação ou tecnólogo?

Se você está em dúvida sobre qual caminho seguir, uma alternativa é pesquisar sobre as carreiras com boa empregabilidade ou mesmo sobre a possibilidade de prestar concursos públicos. Nesse caso, um curso tecnólogo leva vantagem, pois você obtem seu diploma em menos tempo.

Por ser uma formação mais abrangente, o estudante que optar pela graduação não precisa decidir exatamente em qual ramo quer trabalhar, ou qual especialização seguir. Ele terá contato com todas as matérias e poderá se especializar em uma delas quando optar por fazer uma pós-graduação ou entrar no mercado de trabalho.

Assim, essa é uma excelente alternativa para quem deseja se aprofundar em várias áreas de um mesmo tema, mas sem focar em um estudo específico.

Independentemente do rumo profissional escolhido por você, saiba que a primeira etapa é optar por uma faculdade de qualidade e reconhecida no mercado. A EAD UniCesumar conta com um corpo docente experiente e qualificado, pronto para atender às demandas dos estudantes.

Além disso, a nossa metodologia EAD é intuitiva e personalizada. Você encontrará ferramentas como realidade aumentada, QR codes, recursos 3D e inteligência artificial para uma experiência prática e imersiva.

Veja outros diferenciais da nossa instituição de ensino:

  • conceito máximo no MEC;
  • diploma igual ao do presencial;
  • melhor EAD do Brasil segundo o MEC.

Entendeu as diferenças entre graduação ou tecnólogo? Cada uma apresenta suas características e focos distintos e, portanto, para fazer a melhor escolha, é importante considerar o seu perfil e entender qual o seu desejo para o futuro.

Gostou do nosso conteúdo sobre as diferenças entre graduação e tecnólogo e quer complementar a sua leitura? Então entenda quais são os tipos de faculdade, de modalidade de ensino e de formação!

Comentários

Comentários