Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

RECOMENDE:

Grupo de Pesquisa

Grupo de Pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos composto de pesquisadores, técnicos e estudantes que estão organizados hierarquicamente em torno de uma liderança, envolvida profissional e permanentemente com atividades de pesquisa, cujo trabalho se organiza em linhas comuns de pesquisa.

Nome do Líder Contato do Líder Nome do Grupo Campi
Adriana Cunha Vargas [email protected] Grupo de Pesquisa Integralidade em Saúde- GPIS Maringá
Ana Paula Franco Punhagui [email protected] Avanços nos Processos Saúde-Doença Londrina
Braulio Henrique Magnani Branco [email protected] Grupo de estudos em Educação Física, Fisioterapia, Esporte, Nutrição e Desempenho Maringá
Edneia Aparecida de Souza Paccola [email protected] Ecoeficiência Urbana - PPGTL Maringá
Fausto Rodrigo Victorino [email protected];
[email protected]
Pesquisa em Odontologia Maringá
Jéssica Rodrigues da Silva Meirelles [email protected] Avanços na medicina veterinária Curitiba
José Maurício Gonçalves dos Santos [email protected] Avanços em Produção Animal Maringá
Leonardo Pestillo de Oliveira [email protected] Psicologia, Esporte e Saúde - PES Maringá
Karina Miura da Costa [email protected] Saúde da criança Maringá
Lucas França Garcia [email protected] Bioética e Promoção da Saúde Global no Envelhecimento Maringá
Tânia Maria Gomes da Silva [email protected] Gênero, Saúde e Direitos Humanos das Populações Vulneráveis Maringá
Rute Grossi Milani [email protected] Saúde Mental e Contextos Socioambientais de Desenvolvimento no Ciclo da Vida Maringá
Siméia Gaspar Palácio [email protected] Saúde infantil Maringá
Simone Martins de Oliveira [email protected] Efeitos biológicos de produtos naturais e produtos naturais altamente diluídos Maringá
Valdomiro Garbugio Filho [email protected] Grupo de Estudos em Coloproctologia Maringá
Raquel Cristina Luis Mincoff [email protected] Grupo de Estudo e Pesquisa Interdisciplinar em Saúde EAD
Robsmeire Calvo Melo Zurita [email protected] Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão, Atenção e Vigilância em Saúde na Saúde Coletiva (GEPGAVS-SC) Maringá
Matheus Felipe Zazula [email protected] Gestação e Doenças Metabólicas Curitiba
Francielle Veiga Ramalho [email protected] Medicina Avançada e Saúde Coletiva Corumbá
Leonardo Pestillo de Oliveira [email protected] GEMINI @ BR (Global Emergency Medicine Innovation and Implementation Research) Maringá
Arthur Arenas Perico e Ana Maria Silveira Machado de Moraes [email protected] Grupo de Estudos em Doenças Raras e Medicina de Precisão Maringá
Daniele Fernanda Felipe [email protected] Grupo de Pesquisa em Gerontologia Interdisciplinar (GPEGI) Maringá
Santos Henrique Brant Dias [email protected] Núcleo de Estudos em Agricultura Sustentável - NEAS Maringá
Pedro Leite de Melo Filho [email protected] Grupo de Estudo em Promoção da Saúde (GEPS) Curitiba
Matheus Felipe Zazula e Mariana Inocencio Manzano [email protected] Gestação e Doenças Metabólicas Curitiba
Nome do Líder Contato do Líder Nome do Grupo Campi
Andréa Carla de Moraes Pereira Lago [email protected] Clínica Jurídica Unicesumar Maringá
Andryelle Vanessa Camilo Pomin [email protected] Direito empresarial e seus reflexos nos direitos da personalidade Maringá
Cleber Sanfelici Otero [email protected] Constitucionalização do Direito privado, obrigações, responsabilidade civil, consumidor e direitos da personalidade. Maringá
Gabriela Fonseca Tofanelo
Mariana Cristine Gonçalles
[email protected] Entrelinhas - Grupo de Pesquisa em Linguística e Literatura EAD
Hilka Pelizza Vier Machado [email protected] Conhecimento e Inovação Maringá
Leticia Fleig Dal Forno [email protected] Educação e Conhecimento Maringá
Marcelo Negri Soares [email protected] Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade Maringá
Nelson Nunes Tenório Junior [email protected] Organizações e Conhecimento Maringá
Regiane da Silva Macuch [email protected] Ciência, Tecnologia e Sociabilidade Maringá
Tacito Graminha Campois [email protected] Grupo de Pesquisa em Processos de Aprendizagem, Cognição e Práticas Inclusivas Londrina
Valéria Silva Galdino Cardin [email protected] Reconhecimento e Garantia dos Direitos da Personalidade Maringá
Marcus Geandré Nakano Ramiro [email protected] Proteção integral da pessoa: interações dos direitos humanos, dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade Maringá
Angela Mara de Barros Lara [email protected] Educação, Organizações e Conhecimento Maringá
Thomaz Jefferson Carvalho [email protected] Observatório de Direito Eletrônico Maringá
Marcia Maria Previato de Souza [email protected] Formação de Docentes e Práticas Pedagógicas na Educação (GPEGI) EAD
Fernanda Gabriela de Andrade Coutinho [email protected] IAEDUCOM (Grupo de Pesquisa em IA, Educação e Comunicação: Convergências e Inovações) EAD
Eduardo Sales de Lima [email protected] Grupo de Estudos Interdisciplinares em Teologia, Religião e Religiosidade EAD
André Eduardo Detzel [email protected] Direito Penal Empresarial Curitiba
Leandro Ranucci Silva [email protected] ESTUDOS MULTIDISCIPLINARES EM INOVAÇÃO, GESTÃO E MONITORAMENTO DE RECURSOS NATURAIS EAD
Thiara Lety Soares Stivari Socolovithc [email protected] Saúde, Comunicação e Discurso (SACODI) Maringá
Maria Cristina Araujo de Brito Cunha [email protected] SERVIÇO SOCIAL, ESTADO E SOCIEDADE EM DEBATE EAD
Thamara Cristina Mendes De Oliveira [email protected] Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação e Negócios (GEPIN) EAD

Instruções para Cadastro de Grupo da Unicesumar:

Para dar início ao processo de criação de um grupo de pesquisa na Unicesumar e seu respectivo cadastramento no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq, o proponente, denominado líder, deverá encaminhar para o Setor de Pesquisa ([email protected]) as seguintes informações:

  • nome do líder;
  • endereço eletrônico do líder;
  • nome do grupo de pesquisa;
  • linhas de pesquisa;
  • regulamento (verificar regulamento para criação de grupos, artigo 7º)

Após essa informação, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa analisará e, se aprovado, encaminhará ao líder, por e-mail, as instruções necessárias para a inclusão dos dados específicos do grupo de pesquisa no Diretório.

A Certificação Institucional do Grupo junto ao CNPq será efetuada mediante a deliberação favorável da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa quanto ao Regulamento do Grupo. Para tanto, esse Regulamento deverá ser encaminhado o mais breve possível para o Setor de Pesquisa, atendendo ao contido no Artigo 7º do Regulamento para Criação de Grupos de Pesquisa da Unicesumar.

Grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente:

  • cujo fundamento organizador da hierarquia é a experiência e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • em que há envolvimento profissional e permanente com atividades de pesquisa;
  • no qual o trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa; e
  • que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

As linhas de pesquisa representam temas aglutinadores de estudos científicos e/ou tecnológicos, que se fundamentam em tradição investigativa, de onde se originam projetos cujos resultados guardam relação entre si.

Projeto de pesquisa é a investigação.

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual naquele ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos.

Pesquisadores são os membros graduados ou pós-graduados da equipe de pesquisa direta e criativamente envolvidos com a realização de projetos e com a produção científica, tecnológica e artística do grupo. Estagiários pós-doutores são considerados pesquisadores.

São estudantes (bolsistas ou não) em iniciação científica e pós-graduação (exceto os estagiários em nível de pós-doutoramento, que devem ser considerados pesquisadores), que participam ativamente das linhas de pesquisa desenvolvidas pelo grupo, como parte de suas atividades discentes, sob a orientação de pesquisadores do grupo.

Para cadastrar um Grupo de Pesquisa deve-se primeiramente enviar à Secretaria de Pesquisa ([email protected]), e-mail informando nome do líder do grupo e título do Grupo. Após, a Diretoria de Pesquisa habilitará o líder junto à base de dados do CNPq e enviará no e-mail do líder as instruções para cadastro do grupo naquela base.

O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil é um projeto desenvolvido no CNPq desde 1992. Constitui-se em bases de dados (censitárias e corrente) que contêm informações sobre os grupos de pesquisa em atividade no País.

As informações constantes nessas bases dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos, às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica e tecnológica e aos padrões de interação com o setor produtivo. Além disso, cada grupo é situado no espaço e no tempo.

Os grupos de pesquisa inventariados estão localizados em universidades, instituições isoladas de ensino superior, institutos de pesquisa científica, institutos tecnológicos, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de empresas estatais ou ex-estatais e em algumas organizações não-governamentais com atuação em pesquisa científica ou tecnológica. Os levantamentos não incluem os grupos localizados nas empresas do setor produtivo.

A base de dados possui três finalidades principais. No que se refere à sua utilização pela comunidade científica e tecnológica no dia a dia do exercício profissional, é um eficiente instrumento para o intercâmbio e troca de informações.

Com precisão e rapidez, esse Diretório permite responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente. No âmbito do planejamento e de gestão das atividades de C&T, o Diretório é, talvez, a mais poderosa ferramenta já desenvolvida no Brasil. Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das várias instâncias de organização político-administrativa do País, a base de dados é uma fonte inesgotável de informação.

A unidade de análise que constitui a base de dados do Diretório é o grupo de pesquisa. Cada grupo de pesquisa deve organizar-se em torno de uma liderança, que é a fonte das informações sobre os grupos constantes na base.

As informações sobre o grupo, os pesquisadores, estudantes, o pessoal de apoio técnico e as linhas de pesquisa são fornecidas pelos líderes dos grupos por meio do site de Coleta/atualização. Alguns dados pessoais sobre os pesquisadores e estudantes e aqueles relativos à produção científica, tecnológica e artística são compromissos de cada pesquisador e estudante, que os informam em seus currículos Lattes.

Com precisão e rapidez, é capaz de responder quem é quem, onde se encontra, o que está fazendo e o que produziu recentemente. No âmbito do planejamento e de gestão das atividades de C&T, o Diretório é, talvez, a mais poderosa ferramenta já desenvolvida no Brasil. Seja no nível das instituições, seja no das sociedades científicas ou, ainda, no das várias instâncias de organização político-administrativa do País, a base de dados é uma fonte inesgotável de informação. Além daquelas informações diretamente disponíveis sobre os grupos, seu caráter censitário convida ao aprofundamento do conhecimento por meio das inúmeras possibilidades de estudos empíricos. A construção de amostras de grupos e pesquisadores permitirá alcançar respostas sobre campos não cobertos pelos dados, como, por exemplo, o financiamento ou a avaliação qualitativa da produção científica e tecnológica. Finalmente, a base de dados, na medida em que se pretende recorrente (realização de censos), virá a ter cada vez mais um importante papel na preservação da memória da atividade científico-tecnológica no Brasil.

Natally Juvêncio Barbosa Gallego
[email protected]
Telefone: (44) 3027-6360 | Ramal: 1345
Localização: Bloco 07 - Sala 60