Seria incrível ganhar a Mega-Sena sozinho, né? Sua independência financeira (e de todo mundo próximo) estaria 100% resolvida. Infelizmente, contar apenas com a sorte não é a melhor opção — nem de longe. Pra ter tranquilidade com suas finanças e não deixar sobrar mês no seu salário, o primeiro passo é adquirir alguns conhecimentos práticos.

É aí que entram os livros sobre independência financeira. Sempre uma ótima maneira de aprender bons conceitos, existem exemplares clássicos, que trazem excelentes insights sobre como gastar com mais consciência, como investir e tudo mais.

Se está interessado em saber quais autores deve ler para desenvolver uma convivência pacífica e proveitosa com seu rico dinheirinho, está no lugar certo. Fizemos uma seleção de livros sobre independência financeira que vão colocar você no caminho para uma vida fora do vermelho e sem precisar de malabarismos. Confira!

Livros sobre independência financeira são realmente uma boa fonte de informação?

São, sim, sem sombra de dúvida! Para conquistar sua independência financeira, você precisa de uma matemática básica — gastar menos do que ganha — e de alguns conceitos que nem sempre aprendemos na escola ou no dia a dia, como investimentos, onde guardar o dinheiro etc.

Nesse sentido, os livros trazem ótimas orientações. Muitos são escritos por especialistas em finanças que trabalharam a vida toda com isso. Outros trazem histórias de quem já sofreu pra ter tranquilidade com grana e, assim, têm exemplos que traduzem esse caminho das pedras.

O importante é ler com atenção, fazer anotações e colocar em prática o que aprendeu o quanto antes.

Quais são as melhores leituras para ajudar na conquista da tranquilidade com o dinheiro?

Agora, vamos aos 9 livros sobre independência financeira que vão permitir que você nunca mais entre em desarranjos desse tipo!

1. Pai Rico, Pai Pobre

Escrito por Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, o livro mostra a independência financeira conquistada por meio de investimento, imóveis e tendo o próprio negócio. A obra também defende a ideia de ter o sistema ou os meios de produção, em vez de ser um empregado de alguém.

“Os pobres e a classe média trabalham pelo dinheiro. Os ricos fazem o dinheiro trabalhar por eles”, diz o livro, que foca mais as parábolas, em vez dos ensinamentos práticos.

2. Os Segredos da Mente Milionária

Sabia que o hábito de administrar as suas finanças pode ser mais interessante do que quanto dinheiro você tem de fato? Essa é só uma das ideias que este livro vai lhe trazer.

Se você faz o tipo que gasta muito, Os Segredos da Mente Milionária, de T. Harv Eker, também ajuda a entender que isso pode ser só uma questão de saber direitinho o que lhe satisfaz. Supernecessário pra repensar seu jeito de encarar o dinheiro, viu?

3. A Cabeça do Investidor

Às vezes, você pode precisar de mais do que dicas práticas. Se o que você busca é refletir sobre seu comportamento com o dinheiro, esse livro, escrito por Vera Rita de Mello Ferreira, é uma ótima opção.

A autora é psicanalista e psicóloga econômica e aponta erros sistemáticos cometidos por muita gente sem nem perceber. A linguagem é leve, do tipo que você vai lendo sem nem perceber que o fim já está logo ali.

4. Trabalhe 4 Horas por Semana

Que tal trabalhar com mais foco, sem deixar de curtir o tempo livre, mas com o propósito firme de ter independência financeira? É o que a obra de Timothy Ferriss traz. São bons ensinamentos pra quem é empregado ou pretende empreender.

Você também vai entender que, em muitos casos, a falta de tempo é, na verdade, uma falta de prioridades. Interessante, né?

5. Doze Meses para Enriquecer

Não saber como juntar dinheiro é algo que tira seu sono? Então, as dicas escritas por Marcos Silvestre são um ótimo começo. O autor mostra que mudar sua situação não é nada impossível.

Os conselhos envolvem lidar com dívidas e investimentos pra ter mais tranquilidade, além de criar uma planilha pra ter uma visão mais clara de seus principais gastos.

6. Como Organizar a Vida Financeira

De Gustavo Cerbasi, essa é mais uma opção de livro sobre independência financeira com dicas práticas pra melhorar a gestão do próprio dinheiro.

Conforme a leitura avança, o autor ajuda a fazer um diagnóstico preciso de acordo com sua idade, suas dívidas, seus bens e seus planos. Também há bons conselhos de como usar o crédito a seu favor, como declarar Imposto de Renda, quais são os melhores investimentos etc.

7. Quem Pensa Enriquece

Outra opção pra você mudar a forma como pensa. O autor, Napoleon Hill, depois de muitos estudos, desenvolveu 16 leis essenciais pra você conquistar o sucesso financeiro. Essa é uma das obras mais vendidas no mundo todo.

8. A Receita do Bolo

Se o seu problema com livros sobre independência financeira é a linguagem complicada, essa aqui é uma ótima opção! Marcos Calil, o autor, traz ótimos conselhos com uma apresentação de fácil entendimento e prática, quase como uma receita de bolo. O mais legal é que você vai perceber que melhorar as finanças só depende de você mesmo.

9. Dinheiro: Os Segredos de Quem Tem

Tá achando que ser rico é questão de sorte e herança? Então, ler o livro de Gustavo Cerbasi (ele de novo) vai esclarecer muitos pontos. Alguns exemplos são a questão de ter um padrão adequado a suas possibilidades, compreender e se livrar das armadilhas do dia a dia e melhorar aspectos da sua postura perante as finanças. Aqui, você vê que o caminho pra ser rico passa pelas pequenas decisões da sua rotina.

Agora que já passamos a lista, a dica é ler cada um dos livros sobre independência financeira, ir fazendo anotações e refletir bastante sobre seus hábitos. Por exemplo: se você não tem uma planilha com seus gastos e costuma passar o cartão de crédito sem pensar, está na hora de rever seus hábitos.

Colocar em prática os aprendizados é uma forma de criar novos costumes, que, a longo prazo, vão tornar a sua vida mais próspera.

E aí, já decidiu por qual desses livros sobre independência financeira vai começar seus estudos? Aproveite pra seguir a EAD UniCesumar no Instagram, Facebook e YouTube. Assim, você descobre mais textos como este!

Avalie este post

Comentários

Comentários