Na hora de pesquisar sobre as opções de graduação existentes, muitos vestibulandos decidem ir além das que já são conhecidas e se aprofundar naquelas mais diferenciadas, dinâmicas e modernas, como é o caso do curso de Manutenção Industrial. Afinal, eles estão curiosos para descobrir as possibilidades e os desafios dessa carreira.

Mas, cá entre nós, achar informações precisas sobre a formação e o mercado de trabalho nessa área nem sempre é uma tarefa rápida, não é? A boa notícia é que resolvemos ajudar você nessa missão. Neste post, reunimos tudo o que é preciso saber sobre a profissão de Manutenção Industrial. Confira!

Quais são os objetivos do curso de Manutenção Industrial?

O curso de Manutenção Industrial é um dos novos tecnólogos disponíveis na EAD UniCesumar. Para quem tem dúvidas sobre a diferença entre curso técnico ou tecnólogo, saiba que o primeiro é uma formação de nível médio. Já o segundo é uma graduação voltada para um segmento específico do mercado. 

No nosso caso, esse segmento é o de gestão de equipes de manutenção nas fábricas do país, com conhecimento das principais técnicas de soldagem existentes e aplicáveis na indústria moderna. Para tanto, por cinco semestres, você deve cursar disciplinas híbridas, o que significa que há uma divisão no formato das matérias teóricas e práticas.

O primeiro grupo delas, por exemplo, será ofertado no ambiente virtual de aprendizagem, o Studeo. Assim, você tem a oportunidade de organizar seus estudos, ajustar o seu ritmo de aprendizado e personalizar a forma como assiste às aulas.

O segundo grupo, por outro lado, é ofertado presencialmente, nos laboratórios da faculdade. Dessa forma, você interage com a sua turma e os professores, manuseia equipamentos, realiza pesquisas e testes com materiais, desenvolve projetos etc.

Quais são as principais matérias vistas nessa graduação?

A grade curricular do curso de Manutenção Industrial traz muitos conteúdos focados na rotina de trabalho das grandes fábricas de produção. O objetivo é simples: permitir que você tenha uma imersão nessa realidade e nas principais demandas dela. Abaixo, mostramos algumas dessas matérias. Veja!

Ergonomia e Segurança do Trabalho

Em Ergonomia e Segurança do Trabalho, você estuda os aspectos que envolvem a estrutura dos ambientes de trabalho e como ela pode ser planejada, modificada e utilizada no dia a dia para reduzir riscos à saúde e à vida dos colaboradores.

Fundição e Soldagem

Já em Fundição e Soldagem, você aprende sobre os tipos de fundição e o processo de soldar, os equipamentos necessários para as duas atividades, a checagem de produtos fundidos e soldados e o reconhecimento dos principais defeitos em projetos finalizados.

Empreendedorismo

O curso de Manutenção Industrial é uma opção entre as faculdades para empreendedores. Prova disso é que, na EAD UniCesumar, a grade dessa formação traz a matéria de Empreendedorismo, que discute as iniciativas de negócio nesse ramo no cenário nacional, mostrando como você pode construir uma carreira para além dos parques industriais.

Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos

Em Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, os estudantes conhecem os sistemas internos de equipamentos industriais que contam com circuitos pneumáticos e/ou hidráulicos. O foco é não só entender como eles funcionam, mas, também, como são projetados e devem ser utilizados.

Confiabilidade de Sistemas

Por sua vez, o conteúdo de Confiabilidade de Sistemas aborda quais são os sistemas usados para controle e monitoração das máquinas, além de discutir como deve ser a checagem deles em busca de falhas e desarranjos que comprometam a produtividade das fábricas.

Instrumentação Industrial

A matéria de Instrumentação Industrial é focada nos processos de automação e aperfeiçoamento das linhas de produção. Para isso, apresenta o estudante aos principais instrumentos de medida, que ajudam a avaliar a performance de cada etapa na cadeia produtiva, além, é claro, de identificar pontos de correção e melhoria.

Manutenção Industrial

Em Manutenção Industrial, o aprendizado gira em torno dos equipamentos industriais e das avarias mais recorrentes que eles apresentam. Para tanto, os estudantes têm contato com as atividades de controle das máquinas, o processo de identificação precoce de falhas, os métodos de correção de defeitos e desgastes e a supervisão continuada da manutenção.

Elementos de Máquinas

Por fim, a disciplina de Elementos de Máquinas trata dos componentes que estão presentes nos maquinários dos parques industriais e têm as mais diversas funções, como transporte, vedação, fixação, suporte, transmissão, rolamento e acoplamento.

Quais são as principais responsabilidades do profissional de manutenção industrial?

Entre as funções mais importantes desse profissional, estão o acompanhamento da rotina de diagnósticos e a manutenção de problemas nos equipamentos industriais que são utilizados para a produção dos mais diferentes produtos (desde materiais de construção até veículos). Afinal, é preciso minimizar os impactos causados pela parada de máquinas.

Fora isso, há o estabelecimento de métricas de manutenção, coleta de dados sobre falhas e danos técnicos, supervisionamento de medidas preventivas e preditivas e o gerenciamento de equipes de trabalho.

Qual é a média salarial do profissional de manutenção industrial?

Dada a importância do trabalho desenvolvido, já é de se imaginar que a remuneração dele não deixa a desejar, não é mesmo? E o levantamento do Educa Mais Brasil comprova isso. Segundo o portal, o salário de quem atua em grandes empresas pode chegar a R$ 12.452,85, no topo da carreira.

Quais são os pontos altos do curso de manutenção industrial da EAD UniCesumar?

Além da infraestrutura de ponta dos laboratórios para as aulas presenciais, a UniCesumar aposta em uma metodologia ativa de ensino, na qual o aprendizado dos estudantes é colaborativo, dinâmico e com uma forte proposta tecnológica.

É por isso que, para além das aulas e das atividades acadêmicas, você acessa uma série de recursos extras ao longo do curso para desenvolver novas habilidades e conhecimentos técnicos, como inteligência artificial, equipamento 3D, material de robótica e jogos.

Tudo isso com o objetivo de formar um profissional capaz de atender às demandas da indústria moderna, com um perfil estratégico, proativo e planejador.

Tirou suas dúvidas sobre como é o curso de Manutenção Industrial e, em especial, a carreira na área? Pois agora é hora de dar o próximo passo: informar-se sobre como é e quando ocorre o nosso processo seletivo, inscrever-se nele e, por fim, garantir a sua vaga nessa formação.

Por isso, veja, agora mesmo, quais são as seis alternativas de ingresso disponíveis!

Avalie este post

Comentários

Comentários