Muitas pessoas procuram estratégias de como ler mais. É o seu caso? Se for, você está no caminho certo. Isso, porque o hábito de leitura é bastante benéfico para a vida de uma pessoa. É lendo que você vai conseguir aprender sobre assuntos diversos, aprimorar o vocabulário, entrar em contato com outras culturas, conhecer pensamentos distintos dos seus, melhorar as técnicas de memorização e assim por diante.

Na infância, o incentivo à leitura ainda acelera o desenvolvimento e estimula a criatividade. À medida que a criança cresce, ela vê nos livros diversas oportunidades de aprendizado e até de socialização. Quando chega o momento de se preparar para vestibulares e até na graduação, essa pessoa já não sente tanta dificuldade ao consumir os conteúdos de livros e apostilas.

Adotar um hábito de leitura é essencial para qualquer fase da vida. Quanto antes você compreender como ler mais, melhor. Pensando nisso, separamos algumas dicas para ajudar nessa jornada. Confira!

Mantenha os livros ao seu alcance

Sabe aquela estante linda, colorida e toda organizada? Ela é excelente como objeto decorativo e para a organização. Porém, para incentivar o seu hábito de leitura, não ajuda muito. Afinal, como ler mais, se os livros não estiverem à mão? Por isso, deixe-os na mesa de cabeceira, no local reservado para estudar a distância ou trabalhar de home office e assim por diante.

Com os livros a sua vista, fica mais fácil se lembrar deles quando tiver um tempo livre. Assim, em vez de ocupá-lo somente assistindo aos serviços de streaming ou com as redes sociais, é possível reservar um espaço na agenda para ler e conquistar os benefícios dessa prática rotineira.

Se preferir, tenha aplicativos de leitura no celular, tablet ou dispositivos próprios para essa finalidade – existem alguns bem acessíveis e famosos por aí. Por mais que não provoquem aquela sensação de segurar um livro em mãos, podem ser uma alternativa para quem não pode carregar vários títulos físicos.

Varie os estilos de literatura, para não enjoar

Principalmente quando você está em uma fase de estudos intensa, é comum se dedicar somente aos livros das disciplinas e a tudo que ajude no seu aprendizado. Com isso, é comum não querer nem pegar outro tipo de leitura por descanso ou diversão nas pausas ou ao fim do expediente.

Mas, para não chegar a esse cenário, vale diversificar os estilos de leitura. Acesse sites para consumir conteúdos e ficar bem informado, leia literatura de romance, ação ou qualquer gênero que preferir, pegue revistas para passar o tempo e por aí vai. Intercale esses materiais para garantir maior entretenimento e mesclá-lo com aprendizado.

Motive-se de diferentes formas

Já ouviu falar na gamificação? Essa técnica consiste em utilizar elementos de jogos em atividades não relacionadas, como nas escolas ou no trabalho. Você não vai criar avatares, nem mesmo missões a serem resolvidas. Porém, dá para usar um esquema de pontuação para se desafiar. Estipule metas de leitura e boas recompensas para quando conseguir vencê-las no prazo.

Mas seja realista e não tente burlar as próprias regras, com metas muito fáceis, combinado? Aos poucos, quando estiver firme no hábito, vale aumentar o nível de dificuldade das fases. Dá até para convidar os amigos!

Outra opção é criar um diário de leitura, com nomes dos títulos e até alguns comentários. Assim, quando quiser comentar com outras pessoas sobre os livros ou demais conteúdos que leu, pode recorrer a esse material.

Participe de grupos de livros

Se você procurar pela internet, nas redes sociais, vai encontrar diversos grupos de livros. Eles reúnem diversos amantes da leitura, que escolhem as obras, estipulam um prazo para a conclusão e comentam o que acharam da história. Nesse modelo, uns incentivam os outros para ler cada vez mais e conhecer diferentes autores e estilos de escrita.

Recentemente, surgiram também os sprints de leitura. Algumas influenciadoras digitais fazem essas lives, que costumam durar 30 minutos mais 15 minutos de pausa, e montam uma espécie de maratona literária. O momento de descanso é usado para os comentários sobre o que foi lido. Muitos jovens aderem a essa técnica para ter mais concentração e incentivo.

O melhor é que você nem precisa sair de casa para participar desses grupos e sprints de leitura. É possível se conectar com pessoas de diferentes lugares para criar essa rede de apoio.

Evite as distrações

Lembra que falamos das redes sociais? Você já deve ter reparado que elas ocupam bastante o tempo das pessoas. Os poucos minutos que pretendemos dedicar ao feed, notificações e mensagens acabam se tornando horas. Ou seja, são grandes distrações e tiram o foco de qualquer atividade da nossa rotina.

Então, se você está tentando descobrir como ler mais, saiba que uma boa decisão é deixar o celular ou o computador longe de seus olhos. Às vezes, a tentação é tão grande que a gente acessa as redes sociais sem nem perceber. Melhor deixá-los desligados ou em outro quarto, para evitar que atrapalhem a sua leitura, certo?

Tem gente que consegue começar mais de um livro por vez e dar uma boa sequência a todos, sem se confundir. Para aumentar a concentração, deixe esse tipo de estratégia para quando já estiver totalmente familiarizado com a rotina de leitura. Depois disso, já pode se desafiar à vontade.

Tenha um compromisso com a leitura

Durante a vida de universitário ou de estudante que busca a aprovação nos vestibulares, é comum buscar diversas estratégias para a produtividade, concorda? O cronograma de estudos é um exemplo. Da mesma forma, a leitura também pode ser planejada para ajudar a sua mente a entendê-la como um hábito.

Então, separe alguns momentos do dia para ler seus livros selecionados. Se tiver dificuldade para dormir, talvez seja interessante se apegar à leitura enquanto estiver deitado, aguardando o sono chegar. Só não vale esquecer a hora e passar a madrugada nessa atividade, combinado?

Agora que você sabe como ler mais e a importância desse hábito, reforce o seu plano de ação de leitura inclusive nas técnicas de estudo. Siga as dicas deste post e busque incentivos para essa atividade. Se não encontrá-los sozinho, vale contar com a ajuda de amigos e clubes de livros, entre outras estratégias. Com isso, dá para conquistar muito mais qualidade de vida e bem-estar mental!

O que achou do conteúdo? Gostaria de receber mais dicas para sua rotina de estudos, para alavancar a carreira e outros temas bem interessantes? Aproveite para assinar a nossa newsletter!

Avalie este post

Comentários

Comentários