Se você assiste a programas de culinária — de Ana Maria Braga às disputas do MasterChef Brasil — já viu que, antes de começar a preparação de uma receita, os ingredientes ficam todos certinhos em potes ou pratinhos, certo? Com as quantidades necessárias e picados do jeito que a receita manda.

Dá até uma certa inveja dessa preparação, porque ela facilita demais o momento de colocar a mão na massa, de verdade, e começar a preparar o prato. Você sabia que essa preparação tem nome? É a famosa técnica de mise en place.

Isso faz toda a diferença e é um cuidado que vale a pena ter em cada prato que você for fazer, seja um bolo mais simples, se prato principal, cheio de detalhes. É sobre essas técnica que tratamos neste nosso texto.

Para quem assiste programas de culinária e está considerando estudar Gastronomia também vai gostar do nosso conteúdo. Este curso é uma ótima opção, cheio de oportunidades de carreira, como você também verá por aqui. Vamos começar?

O que é mise en place?

Mise en place é um termo de origem francesa e, portanto, deve ser pronunciado “mizãn plass”. O significado é simples: colocado em ordem ou posto no lugar.

Imagine que você vai fazer uma torta, cuja receita viu no Instagram de algum chefe de cozinha e começa a misturar e fazer tudo ao mesmo tempo. Porém, na hora de colocar o fermento, você simplesmente descobre que não há esse ingrediente em sua casa ou, pior, ele está vencido.

Um grande eita, não é mesmo? Você pode parar tudo e sair para comprar o fermento, mas existe a possibilidade de a receita desandar e não ficar com a mesma qualidade. Sem falar em outro cenário: de você estar cozinhando à noite, quando não há mais nenhum lugar aberto. Outro problemão, né?

Assim, mise en place é uma técnica que permite que você cozinhe com mais tranquilidade, seja cardápios especiais, seja pratos simples do dia a dia. Com mise en place, o gosto pela culinária só cresce e você pode ter resultados ainda mais especiais.

Qual é a importância de fazer mise en place?

Mise en place é uma garantia de que toda a sua receita vai ser feita em um curso tranquilo. Cozinhar tem tudo a ver com química, a falta de um ingrediente pode alterar o resultado, por exemplo. Assim como a demora em achar algum item pedido na receita faz com que você queime o prato. Sempre bom não arriscar, não é?

Além disso, para ter sucesso no universo da Gastronomia, você deve criar seus processos e ter muita prática. A organização, começando por fazer mise en place, é uma forma de ter mais agilidade. Até porque, no dia a dia de chefes e profissionais da culinária, a agilidade misturada à eficiência são diferenciais superimportantes, já que nenhum cliente quer ficar esperando duas horas pela preparação do pedido.

Outra vantagem de fazer mise en place é que você pode se dedicar mais à preparação da receita, garantindo que vai estar com o tempero e ponto certos. Na Gastronomia, cada pequeno detalhe conta.

Para quem optou por estudar a distância, vale também se dedicar a realizar mise en place antes de cada novo prato que você for fazer. Não é porque ninguém está de olhando que você vai fazer a preparação de qualquer jeito, viu? Afinal, quando você se dedica, vence todos os desafios de estudar em casa.

Como fazer um bom mise en place?

Agora que você já viu o que é e como ele é fundamental para que suas receitas ganhem o paladar das pessoas, nós lhe mostramos como fazer mise en place em um passo a passo sem erro!

Leia a receita

Por mais que esteja expert no universo da culinária, você precisa ler a receita com calma e atenção, até para entender se quer trocar algum ingrediente, dando um toque mais seu à preparação.

Um dos maiores erros é não ler e falhar em alguma etapa, como usar água fria quando a receita pede água quente. Afinal de contas, a gastronomia é química pura e cada detalhe conta.

Veja se tem todos os utensílios

Facas específicas, tábua, amolador, utensílios indispensáveis, como liquidificador, batedeira ou espremedor de batatas, colher de silicone, ralador de legumes: são vários os utensílios necessários. É complicado quando você tem poucos itens e usa um mesmo para tudo.

Por exemplo, facas de legumes ajudam no sucesso do corte, que faz toda a diferença no prato. Além disso, os instrumentos certos trazem mais agilidade à preparação. Para quem usa tábua de madeira ou colher de madeira, tenha mais de uma opção, para o caso de fazer doces e salgados, ok?

Confira se há todos os ingredientes na sua despensa e geladeira

Faça um checklist com atenção e, caso esteja faltando algum item, saia para comprar ou peça por aplicativos antes de começar a fazer. Pode ser problemático também tirar os itens da geladeira e deixá-los fora, enquanto você busca outro item, já que o sucesso de algumas preparações dependem da temperatura exata de cada alimento.

Separe os itens da receita

Agora que você já está com tudo em casa, é o momento de separar os ingredientes. Coloque em bowls, pratinhos ou canecas, o que vai facilitar a visualização e o preparo. Porém, os ingredientes que pedem para serem usados gelados, é interessante voltar com eles para a geladeira, até chegar a hora de misturá-los.

Prepare os ingredientes

Por exemplo, para o bolo, é interessante peneirar os ingredientes secos, visto que o resultado final se torna mais aerado e fofinho. Pique os legumes da forma em que vão ficar melhor na receita, como a cebola picadinha fina para molhos e picada maior para saladas ou ensopados.

Se o prato pedir um ingrediente quente, este também é o momento de esquentá-lo. Agora, se for preciso ter um item em temperatura ambiente, ele precisa ser retirado da geladeira um pouco antes.

Viu só como mise en place é algo simples e pode trazer muito mais qualidade — e elogios — para a sua receita? Sem contar que você vai apurando sua técnica.

Se você leu e foi sentindo mais e mais vontade de cursar Gastronomia, nossa dica é fazer a opção de Tecnólogo em Gastronomia EAD da UniCesumar. O curso tem nota 4 do MEC e permite que você mescle conhecimentos práticos e teóricos. O depoimento de uma aluna de Gastronomia e um aluno do mesmo curso podem ser o empurrão que faltava, viu?

Agora que você já entende tudo de mise en place, bora saber um pouco mais sobre nossa formação em Gastronomia. Garantimos que você vai se apaixonar pela grade do curso e se formar 100% preparado para o mercado de trabalho!

Avalie este post

Comentários

Comentários