Bate aquele frio na barriga só de pensar em fazer o Enem pela primeira vez? Como já dizia o Chapolin Colorado: “Palma, palma, não priemos cânico”. Apesar de parecer complicado, este senhor chamado Exame Nacional do Ensino Médio – mais conhecido pelo apelido de Enem – não é o bicho de sete cabeças que pintam por aí.

Quer saber como enfrentar as provas com tranquilidade? Confira as dicas que a gente elaborou para quem está se preparando para enfrentar o Enem pela primeira vez.

Sigam-me os bons!

Preparação

1. Organize seu tempo

Com tanta coisa para estudar, parar uma hora por semana e organizar um calendário de estudos pode parecer desperdício de tempo, mas não é! Escrever quais coisas você precisa revisar e atividades a fazer serve para otimizar sua rotina, especialmente se você vai fazer o Enem pela primeira vez.

Você pode listar suas tarefas usando uma agenda tradicional, bullet journal, tríade do tempo, calendários como Google Agenda etc. Se você dividir sua preparação para o Enem em pequenas tarefas, fica muito mais fácil cobrir tudo que você precisa, não se frustrar e, de quebra, ficar felizão observando os progressos.

2. Comprometa-se

Passar na prova do Enem pela primeira vez vai exigir que você se comprometa de verdade. Vestir a camisa é fundamental se você quiser seguir seu roteiro de estudos e chegar no dia da prova com a tranquilidade de quem fez o melhor possível.

3. Use a internet!

A internet é aliada se você está prestes a encarar o Enem pela primeira vez. Aplicativos como Geekie Games e sites como Mundo Educação, Canal do Ensino e canais no Youtube podem ajudar você a reforçar os estudos.

Praticar a prova com simulados gratuitos online é outra forma de treinar para fazer o Enem pela primeira vez. Assim você verifica como estão seus conhecimentos e sua agilidade para resolver as questões.  

4. Concentre esforços

Passados alguns simulados, fica mais fácil identificar em quais assuntos você tem mais dificuldade. Ficar ligado nos seus pontos fracos antes de encarar o Enem pela primeira vez é valioso para reforçar os estudos nas disciplinas certas.

Mande ver na redação

5. Siga as instruções

A temida redação é um texto dissertativo-argumentativo que deve ter no máximo 30 linhas. Mesmo que você esteja fazendo o Enem pela primeira vez, não há motivo para se apavorar com essa parte.  

Basta escrever um texto com introdução, elaborar argumentos que defendam sua posição sobre o tema e propor uma solução que respeite os direitos humanos. Lembre-se de manter uma linha de pensamento, amarrando tudo com clareza e consistência e, claro, seguir as regras da Língua Portuguesa.

6. De olho nas notícias

Como o tema da redação geralmente é baseado numa situação política, social ou cultural, é comum que ele venha de fatos em destaque no noticiário. Portanto, estar informado sobre o que acontece no Brasil e no mundo pode ser útil na hora de enfrentar o Enem.  

Não precisa ler cada notinha publicada na internet. Apenas fique ligado nos assuntos recorrentes – principalmente os relacionados aos direitos humanos e movimentos sociais – , procure compreender, interpretar e pensar em possíveis soluções para essas situações.  

7. Leia artigos de opinião

Se você precisa construir um texto argumentativo, que tal prestar atenção em artigos de pessoas que estão acostumadas a elaborar argumentos?

Atente para formato do texto, conexão entre parágrafos e linha de pensamento desenvolvida pelo autor. Além de saber mais sobre assuntos relevantes, você aproveita para entender sobre os mecanismos de construção textual e de opinião.

8. Mão na massa!

Como você está encarando o Enem pela primeira vez, vale a pena consultar redações de candidatos que já se deram bem! Depois que você ler algumas, vai perceber que nem é tão difícil. Partindo dos bons exemplos, você pode começar a praticar.

Redigir regularmente é uma boa técnica para estimular a criatividade. Adquira o hábito de escrever ao menos um parágrafo por dia.

Outras dicas curtas: uma ideia por parágrafo; na dúvida, encerre a frase com um ponto; crie ritmo alternando frases longas com curtas; revise e peça para algum professor ou parente ler o que você escreveu para checar se você está se expressando com clareza.  

Ter uma alimentação saudável durante a preparação é uma boa dica para que está fazendo o Enem pela primeira vez

Cuide de você

9. Equilíbrio

Preparar-se para um Enem pela primeira vez requer uma dedicação danada. Isso não quer dizer que você tenha que estudar 24 horas por dia. Organize ciclos de estudo com ajuda da técnica Pomodoro: em que foca por 25 minutos em uma única tarefa e, nos outros cinco minutos, para alongar, relaxar, andar um pouquinho e respirar.

Manter um ambiente organizado, observar a própria postura e evitar estudar deitado ou em ambientes com pouca luz também melhoram rendimento. E o mais importante: relaxe, é só uma prova como tantas outras pelas quais você já passou na vida!  

10. Alimente-se bem

Um cérebro saudável é resultado de alimentação equilibrada e descanso adequado. Manter esse ciclo aumenta a capacidade de concentração, melhora seu metabolismo, disposição e sistema imunológico. Isso é especialmente válido para quem precisa conciliar uma rotina de trabalho com estudo.

11. Mexa-se!

Continue praticando exercícios físicos! Manter o corpo em movimento só melhora sua qualidade de vida. É durante a prática de exercícios que seu cérebro libera endorfinas e diminui o estresse. Isso sem contar que a prática de esportes é uma chance de encontrar amigos, conversar e se divertir!  

12. Relaxe

Mantenha na rotina coisas que te fazem feliz! Passar tempo com família e amigos, assistir àquele filme massa ou cozinhar. O que quer seja o seu hobby, não deixe ele de lado durante a preparação para o Enem pela primeira vez. Relaxar é fundamental para um bom resultado.

Caso esteja difícil manter a calma, você pode ouvir música, fazer yoga ou meditar. Além de acalmar, meditação facilita a memorização, a concentração, a respiração e a lidar com situações de pressão. Você pode começar com poucos minutos por dia e ajuda de aplicativos gratuitos.   

***

Já decidiu qual graduação vai cursar logo depois de passar direto pelo Enem pela primeira vez?

Aproveite para dar uma olhada nos cursos a distância que a Unicesumar oferece!

cta-tempo-enem-2

Avalie este post

Comentários

Comentários