Acordar, apreciar um bom café, tomar um banho, sair para o trabalho, enfrentar o trânsito, frequentar a faculdade… Cansou só de pensar? Pois essa é a realidade de muitas pessoas que desejam conciliar estudos com a vida profissional. De fato, tantas atividades podem levar qualquer um à exaustão, mas saiba que é possível ganhar mais fôlego ao organizar a rotina.

Quando você planeja as suas atividades e segue fielmente essa agenda, lá se vai a sensação de não ter tempo para nada. A produtividade se torna uma potente aliada da sua rotina, que também ganha em qualidade, já que você passa a realizar cada tarefa com maior empenho e motivação –– só para listar algumas vantagens.

A questão é: como fugir das fórmulas que parecem mágicas, mas são pouco práticas, e organizar a rotina de vez? A partir de agora, você verá como é possível conquistar esse objetivo com passos simples e eficientes. Acompanhe!

Crie metas realistas

O grande objetivo, você já sabe: organizar a rotina para ter melhor desempenho. Mas isso é algo amplo, concorda? Selecionar algumas metas pode ser uma boa estratégia nesse sentido. Alguns exemplos são comprar uma agenda para anotar as tarefas e reduzir o tempo gasto com as redes sociais.

Vale lembrar que essas metas precisam ser realistas e mensuráveis. Então, ao definir quantas horas estudar por dia: não prometa se dedicar por 3 horas se ainda terá que ir trabalhar, pegar ônibus, realizar atividades extracurriculares e assim por diante. Também não seja impreciso, como em “ler o conteúdo até entender tudo”.

Aprenda a dizer não

Tenha em mente que não importa o que você queira, seu dia continuará a ter 24 horas. Então, não se comprometa com mais do que sua rotina pode suportar. Isso ajuda na organização e na qualidade das tarefas realizadas, como vimos. 

Assim, defina quais são as suas prioridades na hora de montar um cronograma. Estipule, também, uma hora para parar. Principalmente em situações de home office e faculdade EAD, é comum se distrair e perder a noção dos horários. Para evitar isso, programe o relógio e deixe o que estiver fazendo para não se sobrecarregar.

Sempre planeje o dia seguinte

Pense em como este passo é importante. Quando você para por alguns minutos para entender as atividades do dia seguinte, consegue encaixá-las da melhor forma. Então, usa os momentos de maior produtividade para as tarefas que exigem mais atenção e até consegue planejar espaços para possíveis imprevistos.

Também é possível antecipar alguns preparativos, caso tenha necessidade. Por exemplo, se precisa entregar um livro para um colega de trabalho ou de faculdade, já pode colocá-lo na bolsa ou mochila, para não esquecer. Isso também vale para o carregamento de bateria dos seus dispositivos. É melhor não ficar na mão durante o dia seguinte, concorda?

Registre todas as suas obrigações

Já esqueceu algum compromisso ou deixou datas passarem por contar demais com sua memória? Para evitar esse tipo de situação, o melhor caminho é anotar qualquer obrigação em uma agenda ou local visível –– mesmo que seja em um quadro na porta da geladeira ou em um planner ao lado da cama.

Assim que concluir a atividade, marque esse feito no mesmo local. Isso ajuda o seu cérebro a compreender a tarefa como um hábito, facilitando a lembrança em próximas oportunidades, contribui para a sua motivação e é importante que você comemore cada pequena vitória e tenha ânimo para seguir adiante.

Conte com a ajuda da tecnologia

Entre as características profissionais valorizadas pelo mercado, está o domínio das tecnologias. Isso não quer dizer que você precisa criar códigos, aplicativos, softwares ou outros produtos elaborados, apenas que deve ter familiaridade com as inovações, presentes em qualquer segmento de mercado.

E você sabia que a tecnologia pode ajudar a organizar sua rotina? Existem diversos aplicativos para anotar seus compromissos: agenda do Google, Trello, Evernote e por aí vai. Também há aqueles com foco na melhoria da concentração, como:

Aprenda a implementar hábitos

A louça parece se acumular na cozinha com frequência? As roupas lavadas ficam no quarto aguardando, por dias, a ida para o guarda-roupa? Esses são exemplos do que a falta de certos hábitos pode causar. O principal pensamento aqui é aquele velho ditado que sua mãe ou avó provavelmente sempre dizia: não deixe para amanhã o que pode fazer hoje.

Um copo ou prato lavados logo após o uso não se acumulam na pia, assim como as roupas não deixam a sensação de desordem no quarto. A situação se repete com qualquer atividade de trabalho ou estudo. Ao concluí-la o quanto antes, ela não se une a outros afazeres lá na frente, evitando aquela bola de neve.

Já que estamos falando em organizar a rotina, pense no quanto organizar os objetos também auxilia na sua produtividade. Dessa forma, você tem mais controle sobre seus pertences e não perde tempo na busca por eles quando necessário.

Evite distrações

Para dar conta de conciliar a rotina agitada com um curso superior, por exemplo, não dá para passar horas no feed das redes sociais, concorda? Procrastinar e priorizar qualquer atividade de lazer antes de estudo e trabalho também são posturas que dificultam a sua missão de organizar o dia a dia.

Então, adote o hábito de se desligar de tudo quando for trabalhar ou estudar. Concentre-se na tarefa a ser realizada e, se isso parecer complicado, lembre-se das suas metas –– aquelas mesmas que vimos no início do conteúdo. Deixe a diversão e a distração para momentos mais adequados.

Separe um tempo para você

Com tantas mudanças no mercado de trabalho que exigem muito para que se ganhe destaque, é fácil esquecer quem mais importa nessa equação: o profissional. É então que surgem problemas como estresse crônico, dores no corpo, falta de concentração –– dentre outros sintomas que levam à chamada síndrome de burnout.

Não cuidar da saúde mental também é um problema para estudantes, sobretudo em época de Enem e vestibular. Na ansiedade para aprender de tudo um pouco e avançar nas matérias, quem passa noites em claro sofre bastante com estresse e queda na produtividade.

Mas o que tudo isso tem a ver com esta dica? É simples! Negligenciar aquele tempo só para você não leva a bons resultados. Mesmo que você consiga uma entrega, ela pode não ter a qualidade necessária para o seu reconhecimento. Então, cuide mais da sua saúde física e mental.

Faça exercícios, assista a alguma série ou filme de vez em quando, adote cuidados com a pele ou o que for útil para aquela sensação de bem-estar. Nesses momentos, o importante é encontrar formas de relaxar a mente, deixando de lado qualquer preocupação.

Organizar a rotina não é uma missão impossível. Com as dicas deste post, que você pode adotar hoje mesmo, aquela desculpa de “não tenho tempo” vai ficar no passado. Experimente investir nessas práticas e note os bons resultados em poucos dias, principalmente nos quesitos de produtividade e melhor aproveitamento da sua semana.

Gostou do conteúdo e quer que mais pessoas sejam beneficiadas pelas dicas? Então, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais!

Avalie este post

Comentários

Comentários