Já pensou na importância de criar e manter uma rotina de estudos? Quando você começa a se preparar, organizar os conteúdos e aplicar as técnicas necessárias desde o início do ano, evita aquela correria e ansiedade às vésperas do vestibular. Mas isso não quer dizer que não dê para se recuperar nessa reta final, certo?

Nesse momento, é possível repassar tudo o que já foi aprendido até então, potencializando as suas chances de sucesso. Também dá para espantar a pressão com diferentes atividades de estudo e entender aqueles conteúdos que ainda não estavam, assim, tão simples para você.

Mesmo com isso em mente, muitas pessoas ainda não sabem quantas horas estudar por dia na reta final para a prova de vestibular. Continue a leitura para entender mais sobre o tema!

Quantas horas estudar por dia quando a data estiver próxima?

A resposta a essa pergunta depende bastante da sua disponibilidade e de outros fatores. Se você trabalha, não terá à disposição o período que quiser para estudar. Por outro lado, caso a sua ansiedade esteja fora de controle, também não adianta ficar na frente dos livros por horas a fio sem que essa prática seja realmente efetiva.

Vale lembrar que nem sempre quantidade é sinônimo de qualidade. Se você estiver disperso durante 8 ou 9 horas de estudo, pode não aprender tanto quanto em 40 minutos totalmente focados de preparação. E, vamos combinar, a diferença é grande, não é mesmo?

Outra sugestão importante: não se compare com os seus colegas. Eles podem dizer que passam o dia inteiro lendo e fazendo exercícios sem canseira, mas lembre-se de que cada pessoa tem seu ritmo.

Muito mais do que a dúvida de quantas horas estudar por dia, vale respeitar o seu próprio tempo. Para isso, um cronograma faz toda a diferença –– como veremos ainda neste post.

Você sabe o que é hora líquida?

Agora, vamos supor que, entendendo a sua rotina e saúde mental, você queira estipular um teto diário de horas para estudar até o momento da prova. Em um cenário no qual não há trabalho, tarefas domésticas e outros compromissos com os quais dividir o tempo, pense que seja possível dedicar-se durante 8 horas.

Nesse caso, saiba que existe diferença entre hora líquida e hora bruta. Veja só:

  • hora bruta: é o tempo que você estipulou para estudar (8 horas), contadas no relógio;
  • hora líquida: aqui, tiram-se os minutos de pausa, como para uma refeição, ir ao banheiro e tomar água: é o tempo que você realmente gasta estudando.

É interessante saber disso tanto para organizar seu cronograma quanto para controlar as distrações. Essas atividades que listamos nem de longe vão atrapalhar sua concentração, pois são vitais à sua sobrevivência. Mas rolar o feed das redes sociais, trocar mensagens com os amigos e se perder navegando pela internet são tarefas que podem esperar. Deixe-as para um momento de folga, combinado?

Como dividir o tempo para cada disciplina?

Nessa reta final, o cronograma de estudos faz toda a diferença. É interessante separar os momentos do dia em que há disponibilidade para essas atividades e os conteúdos que precisam de revisão e aprofundamento. Em seguida, defina quantas horas cada uma dessas matérias demandará para sua apreensão.

Isso vai ajudar você a encaixar melhor os horários e definir quantas horas estudar por dia na reta final. Dependendo da sua agenda, dá até para fazer um cronograma mais dinâmico, de acordo com seu rendimento no dia.

Lembre-se, também, de utilizar a técnica de estudo que mais funciona para o seu perfil –– resumos, tabelas, flash cards, testes práticos e assim por diante. Diversificar essas estratégias ajuda a tornar a rotina mais dinâmica e eficaz.

E não se esqueça de ler o edital novamente, certo? Esse documento reúne as principais informações sobre o que cai no Enem e outros vestibulares. Vale conferir se os conteúdos que você separou são os mesmos indicados por lá e se não ficou faltando nada.

Qual é o melhor horário do dia para estudar?

Essa é uma dúvida muito frequente entre os estudantes. Afinal, é mais produtivo estudar de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada? Saiba que, mais uma vez, isso depende do seu tipo de rotina e até do seu perfil. Mesmo que você siga as dicas que encontrar pela internet, com fórmulas para um melhor aprendizado, a rotina indicada pode não ser boa para você.

Então, para chegar a uma resposta, pense nos seus estudos durante o ano. Qual o momento do dia em que você consegue se concentrar melhor? Quando a sua produtividade está a todo vapor, e você sente que rende mais nas leituras e outras atividades? Esse será o período ideal para essa prática.

Uma boa dica é dedicar esse momento de maior foco àquelas matérias mais complicadas. Assim, você terá melhores chances de absorver esses conteúdos e, consequentemente, conquistar um bom desempenho nos vestibulares.

Quantas horas de estudo por dia o cérebro aguenta?

Os estudos ainda não chegaram a uma resposta exata para esta questão. Alguns afirmam que o cérebro aguenta até uma hora sem pausa, enquanto outros sugerem que a concentração dura até 90 minutos. Mas uma coisa é citada por qualquer pesquisador ou estudante que passou por essa experiência: é essencial inserir intervalos entre uma atividade e outra.

É legal investir, também, em um bom ambiente de estudos, que seja confortável, bem arejado e, sobretudo, silencioso. Quanto mais você puder facilitar a própria jornada, melhor para o seu aprendizado.

A importância do descanso

Em diversos momentos, falamos sobre pausas e descanso durante essa dedicação aos estudos. Se você pensa que isso é perda de tempo nessa reta final, está na hora de rever seus conceitos. Relaxar a mente é, na verdade, uma estratégia eficiente de recuperar o fôlego, manter o ânimo e potencializar a concentração.

Sabe o que ajuda nessas metas também? A prática de atividades físicas. Ao movimentar o corpo, você não só cuida da saúde do organismo, como, também, ajuda a equilibrar o seu emocional. 

As vésperas de vestibulares são cheias de tensões e ansiedade, que podem muito bem ser aliviadas com diferentes tipos de exercícios. Então, trate de incluí-los no seu cronograma!

O sono também é essencial para uma vida saudável e, claro, para render nos estudos. Por isso, em vez de fazer uma maratona de leituras durante a madrugada, deixe essas atividades para o dia seguinte e se permita descansar!

Agora que você tem uma ideia de quantas horas estudar por dia, mãos à massa! Invista em um cronograma eficiente, com atividades diversas para fixar melhor os conteúdos –– desde as leituras até a refação de provas antigas de vestibular. Para manter o ritmo, também é importante se dedicar todos os dias por, pelo menos, alguns minutos.

Gostou das dicas para melhorar seus estudos perto das datas de vestibular? Saiba que não paramos por aqui. Atualizamos este blog constantemente para levar conhecimento para você. Então, que tal curtir nossa página no Facebook e não perder mais nenhuma novidade da Uni?

Avalie este post

Comentários

Comentários