Uma das técnicas de estudo mais efetivas é o resumo –– seja para o estudante do Ensino Médio ou que se prepara para o vestibular, seja para o aluno já matriculado na graduação. Essa estratégia ajuda na aquisição do conhecimento, pois reforça o que foi lido nos livros, apostilas e outros materiais.

Mas não só isso! Ele também é o grande aliado para otimizar o tempo das revisões e aumentar a concentração em vésperas de prova, por exemplo. Diante de toda essa importância, como fazer um resumo excelente e que, de fato, promova esses benefícios aos estudos? É o que veremos a partir de agora. Confira!

1. Fazer uma leitura atenta

Em seu cronograma de estudos, certamente, o método básico para aprender é por meio da leitura. Para fazer um resumo com eficiência, essa etapa também é fundamental. Por isso, pare tudo o que estiver fazendo e se concentre nas matérias. Livre-se das distrações, como as redes sociais, e dê preferência a um local calmo para essa dedicação.

Então, parta para a leitura em si. Sempre que não compreender bem alguma informação, volte ao início do trecho quantas vezes forem necessárias. O importante é não pular qualquer linha ou deixar para depois a tentativa de aprendizado. Afinal, pode ser um parágrafo essencial ao entendimento do que vem por aí.

2. Marcar partes importantes

Durante essa leitura atenta, aproveite para marcar os pontos mais importantes de cada capítulo. Pense nas palavras-chave para a compreensão do trecho e grife-as: pode ser com marca-texto de cores diferentes ou mesmo com uma caneta. Não se esqueça de assinalar datas, fórmulas, citações ou o que achar relevante.

E se um parágrafo inteiro for importante? Para não poluir a folha ou livro, você pode fazer essa marcação com colchetes coloridos ou setas. Dê destaque para que, na hora do resumo, você encontre esses trechos facilmente.

3. Anotar comentários

Teve alguma ideia enquanto estava lendo ou marcando as partes importantes? Melhor anotá-la logo para não esquecer. Se não quiser fazer isso no próprio livro ou apostila, utilize post-its, indicando a qual trecho esse comentário se refere. Se quiser complementar a informação, essa tática também é bastante válida.

Esses comentários são como uma preparação para o resumo. Eles representam a sua compreensão da matéria, algo que pode ser bastante aproveitado na organização das informações –– como veremos ainda neste conteúdo.

4. Pensar em correlações

Uma das técnicas de memorização é relacionar o conteúdo que você acabou de ler com algo que já sabe. Essa é uma forma de ativar o seu cérebro na assimilação da informação, com boas chances de que ela seja retida. Também é uma prática valiosa para se familiarizar com a interdisciplinaridade, que é característica de muitos vestibulares e até do Enem –– fora a importância na atuação de um profissional.

5. Organizar as informações

Partes importantes no jeito e correlações pensadas? Em muitos casos, será uma grande quantidade de informação que, para formar um resumo eficiente, vai precisar de máxima organização. Assim como outras estratégias, essa é uma forma de facilitar sua vida na hora de estudar para alcançar seu objetivo.

Um exemplo de organização é a partir de perguntas. Nesse caso, você seleciona o que precisa saber sobre determinado assunto e faz essas questões, com suas respectivas respostas, na folha do resumo. Mas, se preferir, pode usar esquemas: a partir das palavras-chave do tema, puxe novas informações por meio de setas.

Vale lembrar que não há uma fórmula para essa organização. Cada estudante aprende de um jeito e, por conta disso, certas técnicas vão funcionar melhor do que outras. É interessante testar variedades para ver o que atende às suas necessidades.

6. Escrever com as próprias palavras

Em determinado momento, diante da correria com os estudos, você pode se perguntar: por que não pegar resumos prontos na internet? Eles até funcionam para compreender estruturas e ter ideias de como selecionar os pontos-chave do conteúdo, mas não têm os mesmos resultados na assimilação do tema.

Escrever à mão o que aprendeu é uma potente técnica de memorização –– em alguns casos, quando chegar a prova com determinada pergunta, você vai lembrar até em que posição da folha escreveu a resposta. Nesse sentido, vale transpor para esse espaço as informações da forma como entendeu, com suas palavras.

7. Fazer listas ou tópicos

Há quem goste de fazer resumos em texto corrido, de acordo com o que entendeu da matéria. Se você investe nesse formato e funciona, experimente colocar algumas informações em listas e tópicos. Essa é uma técnica que ajuda principalmente no período de revisões, em que é preciso um reforço do que foi aprendido.

As informações desse jeito são mais visíveis: você bate o olho e já consegue localizar a palavra-chave que procura e, em consequência, a explicação para o assunto. Imagina que, durante os estudos, seja necessário retomar determinada parte para entender melhor a sequência. Fica bem mais fácil encontrar em tópicos e listas do que em blocos de texto, concorda?

8. Ler novamente

Resumo feito, é hora de fechar os materiais e ir para o merecido descanso? Ainda não! Com mais 10 minutos, no máximo, você pode potencializar o aprendizado ao reler o que escreveu nesse tempo de dedicação. Isso ajuda a assimilar melhor as informações e a memorizá-las –– em vez de somente decorar.

Essa última leitura ainda pode contribuir com a identificação de erros gramaticais, por exemplo. Isso é um treinamento extra para a redação dos vestibulares e até para sua vida acadêmica, em que a escrita de artigos será frequente. Isso sem falar na oportunidade de localizar pontos de melhorias para os seus próximos resumos.

Lembre-se de que, no começo, podem surgir dúvidas quanto aos passos de como fazer um resumo. Mas, com o tempo, você adquire experiência e passa a escrever quase que com os olhos fechados. A importância do treinamento está aí! Quanto mais investe nessa prática em todas as matérias, melhores serão os seus resumos.

Agora que você já sabe como fazer um resumo excelente, seus estudos serão otimizados. A motivação para estudar se renova com isso e logo verá resultados rumo ao seu objetivo: ter boas notas na escola ou faculdade, ser aprovado no vestibular e assim por diante.

Se você gostou das dicas deste post, temos mais uma sugestão. Que tal compartilhar o conteúdo com seus amigos nas redes sociais? Divida esse aprendizado!

Avalie este post

Comentários

Comentários