Se você pesquisou sobre a graduação ou conversou com alguém que passou pelo ensino superior, provavelmente ouviu falar no TCC. Essas três letrinhas são um grande desafio para muitos estudantes na reta final da faculdade. Mas já adiantamos que elas representam um trabalho que traz benefícios para o seu crescimento profissional.

Se você quer saber, de fato, o que é TCC e se ele existe na graduação a distância, fique com a gente. Neste conteúdo, trazemos alguns detalhes de suas vantagens e da importância para sua profissão.

O que é um TCC e para que serve?

TCC é sigla de Trabalho de Conclusão de Curso. Quando há obrigatoriedade na graduação ou em qualquer etapa de aprendizado, o estudante precisa realizá-lo conforme as boas práticas para ter bom desempenho e poder pegar o diploma em mãos. Basicamente, é uma última avaliação antes da sua formação.

Vale lembrar que o TCC não é cobrado somente no ensino superior, embora seja o mais comum. Há cursos técnicos e até escolas de ensino básico que pedem um trabalho de conclusão, para atestar o conhecimento dos estudantes. 

Na pós-graduação stricto sensu, por exemplo, que é curso de mestrado e doutorado, ele aparece em forma de dissertação e tese, respectivamente.

Ao fazer um TCC, o aluno se envolve inteiramente com determinado tema. Faz pesquisas, leituras, análises e o que for preciso para desenvolver o trabalho. Algumas instituições dão liberdade para que ele escolha entre:

  • monografia: é como um grande artigo científico e segue as regras da ABNT. Ela requer alguns tópicos, como a capa, contracapa, resumo (em português e outra língua, geralmente o inglês), epígrafe e sumário. Também tem a introdução, o desenvolvimento e a conclusão;
  • projeto: aqui, os estudantes podem produzir livros, mocaps de aplicativos, trabalhos de desenho e arquitetura, entre outros. Essa é uma aplicação mais prática dos ensinamentos obtidos no curso;
  • publicação em revista científica: algumas universidades contam com revistas próprias, enquanto outras instituições têm parcerias. Aqui, o estudante deve seguir as regras da publicação para ser aceito.

Dependendo da instituição de ensino, é possível fazer o TCC em um grupo de até 3 pessoas, mas o mais comum é o estudante realizá-lo individualmente. Para essa escolha, veja se você consegue trabalhar bem em equipe, aceitar ideias diferentes e, em muitos casos, seguir direcionamentos decididos pela maioria.

Durante algumas disciplinas, você verá essas possibilidades e outras regras em mais detalhes. Então, não precisa se preocupar com isso desde agora.

A faculdade EAD tem TCC? 

Sim, muitas faculdades que oferecem cursos a distância cobram o TCC dos estudantes, com os mesmos requisitos das presenciais. Reforçamos que, quando há a obrigatoriedade, é necessário entregar um trabalho acima da média para poder, de fato, concluir a formação.

Mas não basta saber o que é TCC para fazer o seu. Agora, veja como funcionam suas etapas no EAD.

Escolha do tema

Essa fase é bastante semelhante ao que ocorre no presencial. O estudante considera as disciplinas com que tem mais afinidade e define algumas possibilidades de tema nessa linha. Então, busca um professor com especialidade no segmento para assinar o TCC como orientador.

Se você nem começou a graduação ainda, vale uma dica. Coloque como meta pensar em possíveis temas desde o início do curso. Assim, dá para coletar referências e materiais importantes com antecedência, evitando fazer o trabalho de conclusão às pressas e sem muito empenho.

Encontros com orientador e correções

O orientador é quem ajuda nos direcionamentos do trabalho, com referências bibliográficas e em tópicos como a problemática. À medida que o estudante envia partes do TCC escritas, o profissional aponta correções e pontos de melhoria para desenvolvimento. Basicamente, eles trabalham juntos em busca da nota máxima.

Os encontros do estudante com o orientador podem ocorrer tanto online quanto presencialmente –– isso é definido pela disponibilidade de agenda de ambas as partes. Tenha em mente que esse professor será seu grande aliado. Vale manter uma relação de confiança e diálogo próximo.

Apresentação do TCC

A apresentação do trabalho deve ser feita no campus da faculdade, na maior parte dos casos. O estudante se reúne diante de uma banca avaliadora, composta pelo orientador e dois outros profissionais escolhidos. É preciso defender os pontos de vista do tema, explicar alguns processos até a conclusão e responder a eventuais perguntas.

Para mandar bem na apresentação, é importante fazer um roteiro com os principais pontos do trabalho. Mostre dados, gráficos, imagens e o que for mais conveniente para suas explicações. Antes da data, treine bastante as suas falas. Se o TCC for em grupo, reúna-se com seus colegas para dividir as partes e ensaiar.

Quais são as vantagens de realizar o TCC no EAD?

Você já conhece muitos dos benefícios de estudar a distância, certo? Fazer o TCC nessa modalidade de ensino segue na mesma linha de vantagens, que veremos a partir de agora.

Flexibilidade

É fato que, com o EAD, dá para estudar de qualquer lugar e no momento ideal para a pessoa. Isso permite a conciliação com outras tarefas, como o trabalho, atividades extracurriculares e, claro, a elaboração do TCC. Sem o tempo perdido com deslocamentos, você consegue se dedicar mais a essa etapa tão importante da sua formação.

Autonomia

Por mais que ainda existam os encontros com o orientador, o estudante tem mais autonomia para realizar as atividades do TCC quando estuda a distância. Com esse grande poder, vem maior responsabilidade, é claro. Por isso, é importante separar momentos de dedicação ao trabalho assim como você faz com os estudos. Afinal, seu desempenho será decisivo para receber o diploma.

Agilidade

Você já sabe que, com dedicação, a produtividade no EAD pode ser ainda maior. O mesmo vale para a produção do TCC. Nas horas livres entre seus afazeres, dá para pesquisar referências e organizar algumas partes do trabalho, entre outras atividades. Como você já usa o computador para as aulas, estará diante de seu material mais facilmente.

Para fazer um bom TCC, contar com o apoio de uma faculdade de excelência faz toda a diferença. Ela garante professores com variados campos de especialização, estrutura física e digital para as pesquisas e muito mais.

Agora você sabe o que é TCC e pode se preparar para realizar um bom trabalho ao fim da graduação. Lembre-se de que, dependendo do seu foco de atuação no mercado, as pesquisas servem de base para seu aprimoramento profissional. Aproveite a flexibilidade de seus estudos na faculdade EAD e dedique-se a essa etapa do ensino superior!

Gostou de conhecer esses detalhes? Já tem planos para o seu TCC? Conte para a gente nos comentários!

Avalie este post

Comentários

Comentários