Se você vai prestar o vestibular e o curso de Nutrição está entre as suas opções de graduação, provavelmente já ficou em dúvida sobre quais são as principais áreas de atuação do nutricionista, certo? Como existem vários segmentos dentro dessa carreira, é comum que os estudantes se perguntem isso.

Para ter mais clareza e escolher com confiança, vale a pena considerar todas as oportunidades disponíveis. Isso permite encontrar uma especialização alinhada aos seus interesses e objetivos da carreira. Então, chegou a hora de dar fim aos questionamentos.

Neste post, vamos apresentar as principais áreas da Nutrição e o que faz o profissional em cada uma delas. Confira!

Quais são as principais áreas de atuação do nutricionista?

Existem diversas opções para se especializar na área da Nutrição. Entender as suas preferências é o primeiro passo para escolher a mais adequada. Além disso, vale conhecer as principais especializações. Explicamos mais, a seguir.

1. Clínica

Nessa área, os profissionais atuam em sua própria clínica, atendendo pessoas que desejam ter uma rotina mais saudável, querem perder peso ou sofrem com determinada doença. Caso prefira, esse nutricionista também pode seguir caminho para atender somente crianças ou gestantes, por exemplo.

Na rotina de trabalho, os profissionais avaliam a pessoa e realizam o acompanhamento clínico para que o paciente mantenha um bom estado nutricional e reduza o risco de surgimento de alguns problemas de saúde, como desnutrição ou obesidade.

2. Hospitalar

Essa área da Nutrição é responsável por oferecer assistência dietética aos pacientes internados. São os nutricionistas que realizam a triagem para identificar os pacientes com doenças relacionadas à redução do apetite e perda de peso.

Os profissionais também são responsáveis por cuidar dos processos de produção de alimentos e requerimento de dietas, monitorar o estado nutricional e garantir um cuidado personalizado, tendo o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por médicos, assistentes sociais e enfermeiros.

3. Esportiva

Todos os atletas dependem da alimentação para que o desempenho supere as expectativas. Logo, cabe aos nutricionistas fornecer educação e assistência nutricional a grupos de atletas ou indivíduos em várias instituições, como academias, clubes ou atendimento particular.

Também estão entre as atribuições dos profissionais solicitar exames laboratoriais importantes para o acompanhamento, prescrever suplementos e prestar assistência.

4. Indústria de alimentos

O mercado alimentício passa por constantes mudanças, sendo essencial contar com profissionais qualificados que possam desenvolver produtos que se alinhem às necessidades das pessoas. Portanto, já reparou que é comum que a população se interesse por suplementos e alimentos funcionais? A tendência é que, com os novos hábitos de consumo, isso se intensifique.

Logo, é necessário que as criações da indústria alimentícia sejam realizadas por nutricionistas que se empenhem no desenvolvimento dessas opções para a alimentação das pessoas. Ou seja, é uma excelente possibilidade de trabalho para colocar na sua lista, principalmente se você gosta da atuação em laboratórios, seja na elaboração ou na pesquisa desses produtos.

5. Comportamental

A Nutrição Comportamental é uma área nova e em expansão. Nesse caso, o paciente é tratado como um todo, bem como sua rede social, aspectos familiares, culturais, emocionais e todas as circunstâncias que abrangem o ato de comer.

O alimento não é caracterizado como um complexo de nutrientes, como carboidratos, lipídeos e proteínas, mas de acordo com as sensações e as memórias que eles causam. Por ser uma técnica holística, o método não leva em conta aspectos sóciocomportamentais da alimentação.

6. Saúde Coletiva

Quem trabalha na área da Saúde Coletiva tem o objetivo de conscientizar e educar a sociedade em relação à alimentação. Você pode fazer isso por meio de campanhas, programas, pesquisa e atendimentos.

Durante a rotina de trabalho, os profissionais devem pensar em um modo de educar as pessoas em relação aos termos nutricionais. Quem escolhe esse campo pode trabalhar como fiscal sanitário ou gestor de programas governamentais.

Também pode atuar como conselheiro de saúde, criando políticas públicas que solucionem o problema relacionado à Nutrição da população, como desnutrição e obesidade.

7. Gastronomia

A Nutrição e a Gastronomia são consideradas verdadeiras aliadas. Esse campo é perfeito para os profissionais que curtem criar cardápios que relacionam o sabor com a saúde.

O segmento está presente em restaurantes, hospitais, cursos gastronômicos e outros locais em que o objetivo é elaborar receitas com alimentos que geram saúde e bem-estar. Nesse caso, os nutricionistas também podem prestar assessoria nutricional para chefs, restaurantes e cursos de cozinha saudável.

8. Bariátrica

A cirurgia bariátrica é caracterizada por um pós-operatório bem complexo, em que a alimentação precisa ser seguida à risca. Uma vez que os recém-operados passam a comer uma quantidade menor de alimentos, o papel do nutricionista é essencial para dosar as refeições de modo que os pacientes não sofram com anemia ou desnutrição.

Também cabe aos profissionais oferecer suporte, fazendo o acompanhamento da alimentação na fase pós e pré-cirúrgica. Isso porque a relação do paciente com a comida tende a mudar de maneira bastante drástica.

9. Marketing Nutricional

Aqui vai uma perguntinha rápida: você compraria um produto desconhecido ou um que conhece as vantagens? Certamente, é a segunda opção, certo? É por essa razão que, ainda que não pareça, o marketing faz parte da rotina dos profissionais formados em Nutrição, podendo ser uma excelente alternativa de carreira.

O nutricionista que trabalha com marketing de alimentos é aquele que ajuda a elaborar campanhas de produtos da área alimentícia, desenvolvendo materiais educativos. Além disso, orienta profissionais que querem sugerir alimentos funcionais e suplementos ao paciente.

10. Gastronomia Funcional e Natural

A especialização em Gastronomia Funcional e Natural é uma área que combina o amor pela Nutrição com a arte da culinária. Isso permite a elaboração de refeições que não sejam apenas saborosas, mas também contribuam para o bem-estar e a saúde das pessoas.

Ela tem como intuito maximizar os benefícios nutricionais de cada alimento, reduzindo o uso de itens processados, componentes refinados e demais elementos que possam prejudicar o equilíbrio nutricional da alimentação.

Ao concluir esse tipo de especialização, você consegue trabalhar em restaurantes ou cafés especializados nesse tipo de preparo, eventos para um público específico e até mesmo preparando cardápios para Spas e Resorts.

11. Gestão estratégica de negócios gastronômicos

O curso de Gestão estratégica de negócios gastronômicos foi desenvolvido com o intuito de capacitar os profissionais do setor alimentício para ter sucesso no desenvolvimento e comercialização de produtos no meio gastronômico.

A proposta dessa formação é capacitar empreendedores, gerentes e profissionais da Nutrição para alcançar o sucesso em seus empreendimentos nessa área. Além de fornecer informações relevantes sobre a segmentação e posicionamento de mercado, o curso ainda orienta sobre a criação de um planejamento estratégico e também para a elaboração de uma estrutura de marketing mais robusta.

Assim, para quem tem o desejo de empreender, essa é uma formação perfeita para avançar seus estudos dentro da gastronomia. Além disso, ao concluir o curso você também pode atuar em parceria com outros profissionais com o intuito de alavancar algum projeto em conjunto.

Como se qualificar e arrumar melhores oportunidades na área?

Após entender quais são as principais áreas de atuação do nutricionista, que tal descobrir como se especializar para aproveitar as melhores oportunidades? A seguir, apresentamos várias dicas que vão te ajudar. Confira!

Saiba quais são seus objetivos

O primeiro passo para conseguir se qualificar e ter ótimas oportunidades de trabalho é definir as metas que você tem para a sua carreira. Esse tipo de ação vai ajudar a traçar um plano para alcançar o que deseja.

Nesse sentido, você pode estabelecer objetivos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, para o curto prazo, você pode pensar em desenvolver habilidades técnicas mais simples e começar a atuar na área de Nutrição.

Enquanto para o médio e longo prazo, é válido investir em qualificação para se especializar na opção escolhida. Assim, você tem um plano de ação bem estabelecido para conseguir se destacar no mercado.

Trace um plano de atualização

O plano de atualização é outro passo que pode ajudar a construir uma carreira bonita. Por exemplo, entender a sua situação atual é o primeiro passo para construir uma jornada de sucesso.

Após essa avaliação inicial, verifique as tendências de mercado e comece a colocar em prática o planejamento que você havia definido junto às metas. Dessa forma, fica mais fácil obter a qualificação necessária para se destacar na nutrição.

Invista em qualificação profissional

Para conquistar as melhores vagas de emprego e atuar no mercado de trabalho da Nutrição, um dos cursos que mais empregam, é preciso investir em qualificação profissional.

Na UniCesumar, a faculdade de Nutrição é considerada de excelência, e você terá aulas com professores mestres e doutores experientes em suas áreas. Além disso, todos os nossos cursos são oferecidos na modalidade EAD.

Ou seja, você não precisa se deslocar até o campus diariamente para assistir às aulas. Tudo acontece no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e, por lá, você encontrará videoaulas, exercícios e vários conteúdos que facilitam o seu aprendizado.

Além disso, a grade curricular é abrangente e você poderá conhecer um pouco mais das áreas da Nutrição durante as aulas. Assim, conta com os conhecimentos necessários para optar pela opção que mais chama a sua atenção!

Agora que sabe quais são as áreas de atuação do nutricionista, não perca mais tempo! Estude em uma faculdade conceituada e preparada para oferecer a melhor formação aos estudantes!

Gostou de conhecer as áreas do nutricionista? Então, #partiu se inscrever em nosso vestibular!

Avalie este post

Comentários

Comentários