Como lidar com a pressão no trabalho? Esse é um desafio comum para muitos profissionais que enfrentam rotinas intensas, múltiplas responsabilidades e até mesmo mais de um emprego.

Com tantas exigências, é essencial adotar estratégias para reduzir a pressão e evitar o estresse excessivo no dia a dia.

O acúmulo de tensão pode comprometer seu desempenho, causar desgaste emocional e até levar ao burnout, um esgotamento físico e mental severo. Para ajudar você a lidar com isso de forma saudável e eficiente, reunimos algumas dicas práticas. Confira!

1. Tenha uma rotina organizada

Comece pelo básico: organize a sua semana. Faça isso para que você consiga ter um panorama de como o seu dia vem sendo dividido até então entre vida pessoal, profissional e acadêmica. Identificando, por exemplo, se você tem dedicado pouco ou muito tempo a alguma dessas áreas.

A partir daí, você poderá ajustar o seu cronograma de atividades para que haja um equilíbrio maior e você não sinta que está se autossabotando na carreira, deixando de investir na sua formação ou aproveitando pouco os momentos com a família, os amigos e os entes queridos.

2. Identifique a fonte da pressão

Após o passo anterior, fique atento a quais são as fontes de pressão que você observa no seu cotidiano. Afinal, elas podem ser tanto externas (como o seu gestor imediato, equipe de colegas, gestão da empresa etc.) quanto internas (com você se autocobrando e exigindo demais de si mesmo).

Compreender a origem do problema ajuda você a traçar formas para reduzi-la ou mesmo solucioná-la, além de pensar em alternativas para evitar que a pressão siga causando estresse e ansiedade na sua vida.

Por exemplo, no caso externo, você pode se reunir com o seu chefe e debater medidas para melhorar a relação profissional. No caso interno, por outro lado, você pode começar a fazer terapia para mudar comportamentos negativos sobre si próprio.

3. Aprenda a estabelecer limites

A terceira dica é adotar limites. Definir até onde você consegue ir e o que pode fazer no trabalho. Isso é fundamental para não se sobrecarregar de responsabilidades sem necessidade ou ainda pior: assumir tarefas pelos demais porque você não consegue dizer não. Portanto, comece a definir para si normas como:

  • não estender o meu horário de trabalho para além da jornada diária do meu emprego;
  • só me envolver com um novo projeto quando eu já tiver finalizado outras obrigações;
  • só prestar suporte a terceiros se eu estiver com tempo livre e sem atividades pendentes;
  • não emprestar recursos e equipamentos pessoais que possam ser danificados pelos outros, me deixando no prejuízo e dificultando meu trabalho.

4. Saiba separar as áreas da sua vida

Além do que foi mencionado, é fundamental que você separe as diferentes áreas da sua vida (pessoal, profissional e acadêmica), evitando que elas se misturem. Do contrário, os problemas, preocupações e até mesmo conflitos passam da esfera do trabalho para as demais e você se vê imerso nas mesmas situações o tempo todo, remoendo esses assuntos e gastando muita energia com eles.

Sem momentos em que pode espairecer ou simplesmente se dedicar a outros interesses e afazeres. Ou seja, o âmbito profissional se torna um fardo que afeta toda a sua vida e, inclusive, até quem estar ao redor. Prejudicando relacionamentos pessoais.

5. Organize melhor o tempo para suas tarefas

Outra estratégia de como lidar com a pressão no mercado de trabalho é planejar o tempo a ser dedicado aos seus afazeres. Muitas vezes, você passa horas ou mesmo dias em uma determinada tarefa devido à afinidade que tem com ela. Porém, por conta disso, acaba acumulando várias outras — algumas, inclusive, com um grau de complexidade maior e com prazos de entrega bem curtos.

Portanto, comece a estabelecer prioridades para as suas funções/atividades e, a partir disso, definir limites de tempo para se dedicar a cada uma delas. Dessa forma, você melhora sua produtividade, evita perder prazos e melhora, inclusive, a qualidade das suas entregas.

6. Faça pausas durante o trabalho

Não trabalhe até atingir a exaustão. Esse hábito gera um desgaste físico e psicólogo muito grande, reduzindo a sua disposição, o seu humor e, inclusive, as suas funções cognitivas (como atenção, percepção e raciocínio). O ideal é adotar pausas ao longo do dia — por exemplo, a cada 90 ou 120 minutos — para que você possa deixar de lado as tarefas e descansar.

Nesse período, que deve durar entre cinco a 30 minutos, você pode interagir com os colegas, se alimentar e se hidratar, realizar algum exercício físico rápido, consumir algum conteúdo de entretenimento etc. Dessa forma, você evita que o trabalho se resuma a uma tarefa árdua, cansativa e fonte de estresse.

7. Use técnicas para aumentar a produtividade

Se a pressão no trabalho está relacionada a prazos, organizações de ideias ou refações de tarefas, comece a fazer uso de técnicas que aumentam a sua produtividade. Existem aplicativos gratuitos de gestão de tempo (como o Focus To-Do e o Trello) que melhoram o seu planejamento semanal de atividades, a realização de projetos coletivos, a marcação de reuniões e muito mais. Comece a testá-los!

Ao longo do post, você viu maneiras simples e eficazes de como lidar com a pressão no trabalho. Portanto, se inspire nelas e mude a relação com a sua carreira, tornando-a mais saudável e equilibrada. Ao fazer isso, você ganha em qualidade vida e evita o risco do adoecimento psicológico — que é causado pelo excesso de estresse, ansiedade e pressão emocional, e acontece quando a pessoa não consegue lidar com a situação.

Quer mais dicas para uma rotina profissional equilibrada? Continue acompanhando nosso blog e receba conteúdos exclusivos para transformar sua forma de trabalhar! Não perca nenhuma atualização!

Avalie este post

Comentários

Comentários