A educação midiática surgiu em meio à preocupação com as manipulações políticas derivadas da mídia. Na era da informação, o assuntou ganhou urgência dentro e fora dos ambientes de ensino, fazendo com que os profissionais da educação deem atenção à alfabetização midiática.

Em um período com tantas notícias circulando em pouco tempo e a todo momento, é fundamental que as instituições de ensino preparem os estudantes para interagirem com a diversidade de formatos de conteúdos e plataformas informativas. Desse modo, tornando-os cidadãos mais críticos diante dos fatos e acontecimentos.

Acompanhe a seguir e entenda mais sobre o conceito de educação midiática e a sua importância para as atuais gerações!

O que é educação midiática?

A educação midiática reúne uma série de competências a fim de formar pessoas com pensamento crítico e aptas a consumir, analisar e produzir conteúdos e informações verídicas na era digital. Hoje, o processo de ensino está cada vez mais híbrido, ou seja, sofrendo forte influência da tecnologia e da internet.

Por isso mesmo, a produção de conteúdos fica acessível e democrática, permitindo que as desinformações circulem como notícias verdadeiras com muito mais naturalidade do que se imagina. A educação midiática surge justamente para orientar os estudantes sobre filtrar as informações confiáveis e de qualidade.

Um dos principais objetivos da educação midiática é formar estudantes com senso crítico e mais conscientes dos acontecimentos da realidade. A ideia é proporcionar habilidades e ferramentas para consumir, analisar e produzir conteúdos de qualidade, diante de um mundo sobrecarregado de informações.

O que se espera é que a atual geração adquira uma formação acadêmica baseada na participação social, na democracia e seja engajada em debates públicos, sobretudo os que destacam os direitos humanos e cidadãos. As instituições, nesse sentido, têm um papel fundamental para dialogar sobre o tema no dia a dia.

Como ela funciona?

Ao contrário do que se imagina, a educação midiática não se limita apenas à internet e às mídias digitais. O conceito é anterior às tecnologias virtuais e se refere a todas as plataformas comunicacionais, incluindo livros, transmissões radiofônicas e jornais.

A educação midiática funciona para formar pessoas capazes de lidar tanto com as tecnologias de comunicação quanto para perceber a qualidade, o sentido e os objetivos das informações transmitidas. Por isso, a educação midiática abrange todos os aspectos da vida dos estudantes.

As próprias fake news, notícias falsas que prejudicam ou manipulam as pessoas, podem ser facilmente detectáveis quando você se torna consciente da educação midiática, por exemplo. O intuito é que os conteúdos sejam sempre checados e verificados, antes mesmo de serem compartilhados em grupos e redes sociais.

A abordagem é fundamental para a alfabetização e deve ser iniciada na Educação Infantil. Isso porque as atuais gerações já são expostas a milhares de informações que podem representar riscos ao seu crescimento e desenvolvimento cognitivo. A alfabetização envolve muito mais do que ler e interpretar, por isso é fundamental ter senso crítico para saber se os conteúdos veiculados são realmente confiáveis.

O que é a educação midiática na BNCC?

Na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a educação midiática é apresentada como uma das competências gerais a serem trabalhadas nas escolas. Para desenvolver a disciplina em um contexto tecnológico, a BNCC propõe que os educadores apliquem atividades utilizando ferramentas digitais.

A ideia é que os estudantes consigam utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação, visando atuar de maneira crítica e ética. O objetivo, portanto, é conseguir se comunicar e disseminar informações, produzir conhecimentos e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva.

Nesse contexto, a ideia é que, por meio de uma educação especial, os estudantes desenvolvam habilidades de curadoria, reflexão e intenção da informação. A educação midiática, então, é essencial para atingir uma comunicação voltada para a cidadania e o fortalecimento da democracia.

Ao atingir os objetivos elencados pela BNCC, as instituições de ensino têm mais chances de formar cidadãos que conseguem ressignificar a sua relação com notícias, fatos e acontecimentos. Dessa forma, é possível instruir os estudantes para atuar sempre baseados na autonomia, no pensamento crítico e no senso de responsabilidade.

Por que ela é tão importante?

A educação midiática é importante porque ela prepara os estudantes para agir como participantes ativos em uma sociedade digital. É por meio do conjunto de habilidades da BNCC que as instituições de ensino conseguem iniciar a formação e dar as bases para o aprendizado das novas gerações.

Além de tudo, a educação midiática oferece inúmeras vantagens, como:

  • desenvolve um convívio saudável com a tecnologia;
  • estimula o senso crítico;
  • empodera os estudantes para interagir com conteúdos;
  • torna os debates mais ricos e aprofundados;
  • forma cidadãos conscientes de seus direitos;
  • potencializa a reflexão e o aprendizado das disciplinas;
  • apresenta temas e debates sobre a atualidade para a sala de aula;
  • aumenta o acesso à informação de qualidade;
  • estimula o diálogo com vozes disseminadoras de informação de qualidade;
  • evita o compartilhamento de fake news;
  • reflete sobre a mídia e os processos de produção da informação.

Como ela pode ajudar na democracia?

É um fato que a educação midiática promove a análise crítica das notícias e informações. Por isso mesmo, a abordagem é fundamental para estimular a democracia e para desenvolver competências cidadãs, em total diálogo com as demandas curriculares.

Quando as pessoas contam com uma aprendizagem crítica desde cedo, é possível formar estudantes mais éticos, críticos e criativos. Além disso, eles se tornam participativos e autônomos em relação às suas necessidades, tendo maiores chances de crescerem e se tornarem adultos conscientes em relação à coletividade.

A democracia importa, e muito, principalmente na era da informação, por isso ter um olhar crítico é essencial. Afinal, as pessoas não podem mais se deixar levar por informações falsas baseadas em notícias manipuladas para prejudicar classes sociais específicas.

Viu só como a educação midiática é fundamental para a qualidade da formação acadêmica da atual geração? As instituições de ensino devem trabalhar sempre para disseminar a importância do tema, permitindo que o processo de ensino vá além da sala de aula.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter para receber todas as novidades da EAD UniCesumar!

Avalie este post

Comentários

Comentários