A palavra Gerontologia deriva do grego e significa o “estudo do envelhecimento”. Assim, ela é diferente da Geriatria — essa é a especialidade médica direcionada para a prevenção e o tratamento de doenças em idosos. Assim, o tecnólogo em Gerontologia tem como foco a promoção da qualidade de vida na terceira idade.

E essa área está com tudo, viu? Isso porque a expectativa de vida tem aumentado progressivamente. Para que você tenha uma ideia, informações da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que um quinto da população mundial será idosa em 2050. Assim, especialistas no envelhecimento e no bem-estar da pessoa idosa são cada vez mais necessários.

Quer entender melhor o objetivo dessa profissão, como funciona a graduação e como é o mercado de trabalho na área? Então, continue a leitura!

Como é o curso tecnólogo em Gerontologia?

O tecnólogo em Gerontologia tem como objetivo formar especialistas no envelhecimento da população e em iniciativas para promover a qualidade de vida dos idosos. Por ser uma graduação tecnológica, o curso tem uma duração mais curta em relação aos tradicionais bacharelados — são apenas 2 anos.

Isso porque os cursos tecnólogos são altamente focados nas necessidades do mercado de trabalho. Eles são ideais para quem gosta de conhecimentos mais voltados para a atuação prática. Mas isso não quer dizer que a graduação é superficial, viu?

Apesar da duração mais curta e do conteúdo direcionado para conhecimentos práticos, as disciplinas do tecnólogo em Gerontologia são bem abrangentes, até mesmo para que você possa ter subsídio suficiente para dar conta da demanda ampla da área. Veja só algumas delas:

  • Gerontologia Social;
  • Saúde Coletiva;
  • Atividades Coletivas em Ambientes Saudáveis;
  • Formação Sociocultural e Ética;
  • Fundamentos do Processo de Cuidar no Envelhecimento;
  • Farmacologia Aplicada à Gerontologia;
  • Reabilitação no Envelhecimento;
  • Tecnologias Digitais no Envelhecimento;
  • Gestão em Gerontologia.

Qual é a diferença entre o bacharelado e o tecnólogo?

Como você viu, uma das diferenças entre esses dois tipos de formação é o tempo de curso, justamente porque o bacharelado traz uma carga teórica mais ampla. Assim, sua atuação também é mais generalista — o gerontólogo, nome dado ao bacharel na área, pode realizar serviços de atenção ao idoso em diferentes níveis de complexidade.

Já o tecnólogo em Gerontologia tem uma atuação mais prática e específica na área do envelhecimento humano e participa como profissional técnico de nível superior em equipes de serviços para a pessoa idosa. O maior benefício da graduação tecnológica é a rápida inserção no mercado de trabalho.

E lembre-se de que o tecnólogo também é uma graduação. Ou seja, assim como o bacharelado, ele proporciona um diploma de nível superior e abre o caminho para a realização de pós-graduação, por exemplo.

Como é o mercado de trabalho ligado à Gerontologia?

O mercado de trabalho para o tecnólogo em Gerontologia é bastante diversificado. O profissional pode atuar em diversas frentes, como políticas públicas, sanitarismo, serviços de saúde, educação, cultura e lazer da pessoa idosa. Além disso, há espaço para atuação tanto no setor público como no privado e até mesmo no terceiro setor.

Alguns dos locais em que você encontrará oportunidades profissionais são:

  • instituições de cuidado e apoio ao idoso;
  • ambientes domiciliares;
  • Organizações Não Governamentais (ONGs);
  • apoio à equipe multidisciplinar de profissionais da saúde;
  • unidades de assistência social;
  • clínicas especializadas;
  • centros de convivência etc.

Ainda, é possível continuar os estudos com uma pós-graduação stricto sensu — mestrado e doutorado — para atuar com pesquisa e docência relacionadas ao envelhecimento em instituições de Ensino Superior.

Qual é o futuro desse tecnólogo?

Temos ótimas notícias: o futuro dessa profissão está mais do que garantido! Como dissemos, a população idosa está se tornando cada vez maior, e essa é uma tendência observada no mundo todo. Os motivos são diversos e incluem os avanços da Medicina e o aumento da expectativa de vida.

É claro que os impactos do envelhecimento da população atingem o mercado de trabalho. Afinal, as empresas terão cada vez mais colaboradores mais velhos. Assim, há um movimento mundial da busca por maior qualidade de vida na terceira idade: já sabemos que vamos envelhecer mais, então, o foco é pensar em como vamos envelhecer.

É aí que entra o profissional da Gerontologia para atuar em várias frentes para que as pessoas tenham uma vida mais saudável, ativa e produtiva até a terceira idade. As expectativas são muito positivas na área, sendo que o mercado precisará de mais especialistas no cuidado direto e indireto com a pessoa idosa e em recursos humanos especializados no envelhecimento.

Assim, podemos dizer que a Gerontologia é uma das profissões do futuro. Além de muito necessária, nem precisamos dizer que é uma atuação muito bonita e gratificante, não é? Ela exige muito preparo técnico, além de habilidades comportamentais — as famosas soft skills — e amor às pessoas. 

Como é fazer esse curso na EAD Unicesumar?

Aqui na EAD Unicesumar, você terá a melhor formação possível. Afinal, temos nota máxima do MEC para cursos a distância! Não é por menos: contamos com uma metodologia inovadora e imersiva em que a aprendizagem se dá por meio da problematização de casos práticos. Isso ajuda o estudante a mobilizar os conhecimentos e realmente desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para a área.

Além disso, temos um corpo docente de altíssimo nível: 80% dos nossos professores são mestres e doutores. Isso sem contar as parcerias com empreendimentos na área por meio dos Ambientes Profissionais, o que favorece o ingresso de nossos estudantes no mercado.

Contando com nosso curso, você vai:

  • compreender o processo do envelhecimento em seus diversos aspectos;
  • conhecer as políticas públicas dos idosos;
  • entender os aspectos da promoção à saúde, prevenção de agravos e a reabilitação na terceira idade;
  • atuar na atenção e no cuidado integral da pessoa idosa, direta e indiretamente;
  • ter conhecimento sobre as tecnologias digitais e mecanismos para atuação como empreendedor e gestor de negócios na área.

Conseguiu tirar suas dúvidas sobre o tecnólogo em Gerontologia? Como você viu, é uma área para lá de promissora, que requer muita qualificação profissional. Por isso, é muito importante escolher uma universidade que faz a diferença na sua formação, prepara você para os desafios da área e proporciona um aprendizado significativo.

Então, inscreva-se no tecnólogo em Gerontologia aqui da EAD Unicesumar e aproveite as grandes oportunidades que uma formação de excelência proporciona nessa área!

Avalie este post

Comentários

Comentários