RECOMENDE:

Normas para a Elaboração, Submissão e Apresentação de Trabalhos

Categorias de Submissão de trabalhos

 

 

O evento permite 2 (duas) categorias de trabalhos:

  • RESUMO EXPANDIDO
  • ARTIGO

 

  • O RESUMO EXPANDIDO pode ser enviado para trabalhos com resultados esperados, parciais e/ou concluídos.

Nessa categoria, os trabalhos são apresentados na modalidade de PAINEL DIALOGADO.

  • O ARTIGO deve ser enviado somente para trabalhos concluídos.

Nessa categoria, os trabalhos são apresentados somente na modalidade de COMUNICAÇÃO ORAL.

O apresentador do artigo poderá concorrer ao Prêmio EPCC 2025, desde que indicado no formulário de inscrição.

Acesse aqui o regulamento

 

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

  1. Submissão de trabalho na Plataforma do evento (Even3)
  • O autor deverá realizar o cadastro na plataforma da Even3, informar um e-mail e uma senha para ter acesso a uma área restrita e segura que permitirá enviar os seus trabalhos (https://www.even3.com.br/epcc-encontro-internacional-de-producao-cientifica-538953/)
  • É necessário inicialmente preparar o Arquivo 1, em Word, do seu resumo (com identificação dos autores)e o Arquivo 2 (sem identificação dos autores), seguindo as normas para elaboração do trabalho. As submissões com os dados do(s) autor(es) no Arquivo 1 (com identificação) não serão avaliadas.
  • Também é preciso reunir os nomes completos e endereços de e-mail de cada autor, os quais serão necessários durante o processo de submissão.
  • A Comissão Científica não se responsabiliza por problemas causados pelo congestionamento do Sistema Even3 e por erros de submissão.

 

NORMAS E MODELOS

Veja aqui as NORMAS e MODELO para elaboração de RESUMO EXPANDIDO

Veja aqui as NORMAS para elaboração de ARTIGO

Veja e baixe aqui o TEMPLATE para digitação

 

Modalidades de apresentação de trabalhos

 

O trabalho poderá ser apresentado por somente um de seus autores.

Cada autor pode apresentar até 2 (dois) trabalhos. O autor-apresentador deverá estar inscrito no evento.

As modalidades de apresentação de trabalhos são:

1) Modalidade 1 - Painel Dialogado: os trabalhos deverão ser redigidos na forma de RESUMO EXPANDIDO. Podem ser enviados trabalhos em andamento, com resultados esperados, parciais e/ou concluídos.

2) Modalidade 2 - Comunicação Oral: os trabalhos deverão ser redigidos na forma de ARTIGO COMPLETO. Nessa modalidade serão aceitos somente trabalhos concluídos. Apresentação no formato VIRTUAL, a apresentação acontecerá AO VIVO pela plataforma oficial do evento (10 min de apresentação seguidos de 5 min de discussão). Acadêmicos da EAD da UniCesumar também podem optar por apresentar nesta modalidade.

3) Modalidade 3 – Vídeo: (Apenas para acadêmicos da EAD/UniCesumar):  os trabalhos deverão ser redigidos na forma de RESUMO EXPANDIDO. Podem ser enviados trabalhos em andamento, com resultados esperados, parciais e/ou concluídos. Os autores enviarão os vídeos de apresentação de até cinco minutos. Atenção: Acadêmicos da EAD da UniCesumar também podem optar por apresentar, presencialmente, na modalidade de painel dialogado, porém deverá se deslocar até uma das unidades da UniCesumar (Corumbá, Curitiba, Londrina, Maringá ou Ponta Grossa).
Os artigos enviados poderão concorrer aos Prêmios, desde que indicados no formulário de inscrição. Veja mais informações na opção PRÊMIO EPCC.

 

PAINEL DIALOGADO - Banner

 

Essa é a opção para envio de trabalhos com resultados esperados, parciais e/ou finais.
Deve ser elaborado no formato de RESUMO EXPANDIDO e apresentado na modalidade de PAINEL DIALOGADO.

 

NORMAS PARA A CONFECÇÃO

 

O painel deverá ser autoexplicativo, confeccionado preferencialmente em papel com um suporte na parte superior, para encaixe no tripé, obedecendo às seguintes especificações:

  • Dimensões: 0,90m de largura por 1,20m de altura;
  • A fonte deverá permitir sua leitura a dois metros de distância.

Utilize todos os recursos disponíveis para que seu painel desperte o interesse dos participantes. Organize as informações de forma que as ideias de seu trabalho sejam facilmente apreendidas. Use o mínimo de texto e o máximo de figuras, tabelas, quadros e ilustrações.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

 

O apresentador, nome que consta na inscrição, deverá:

  • Chegar com pelo menos 20 (vinte) minutos de antecedência para afixar seu painel ao tripé. No tripé haverá o código de identificação de seu trabalho;
  • Permanecer ao lado do painel até o final da sessão para apresentação à Comissão Avaliadora.

 

MODELO DE PAINEL PARA APRESENTAÇÃO

 

O PAINEL deverá ser confeccionado no modelo disponível para download abaixo, de acordo com a sua área:

Ciências Agrárias

Ciências Biológicas

Ciências da Saúde

Ciências Exatas e da Terra

Ciências Humanas

Ciências Sociais Aplicadas

Engenharias e Tecnologias

Linguística, Letras e Artes

 

COMUNICAÇÃO ORAL

 

Deve ser elaborado no formato de ARTIGO e apresentado na modalidade de COMUNICAÇÃO ORAL.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

 

O trabalho será apresentado no formato VIRTUAL, a apresentação acontecerá AO VIVO pela plataforma oficial do evento, sendo, no máximo, 10 (dez) minutos para apresentação, seguidos de 5 (cinco) minutos para discussão.

Artigos oriundos de projetos de iniciação científica, apresentados pelo acadêmico, poderão concorrer ao Prêmio Iniciação Científica UniCesumar, desde que indiquem no formulário de inscrição/submissão de trabalho.

Artigos oriundos de programas de pós-graduação também poderão concorrer ao prêmio, desde que indicado no formulário de inscrição.

Haverá uma comissão julgadora para o prêmio.

 

MODELO DE SLIDE PARA APRESENTAÇÃO

 

Para a apresentação do trabalho, o apresentador deverá elaborar slide conforme modelo disponível para download abaixo:

Veja aqui o template do Slide para apresentação do artigo.

 

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO E GRAVAÇÃO DO VÍDEO

(Apenas para acadêmicos da EAD)

 

Faça download do modelo de slide para utilização.

Prepare seu trabalho para apresentação durante a gravação.

Lembre-se que o vídeo poderá ter, no máximo, 5 minutos.

 

Veja aqui o MODELO DE SLIDE para utilização na apresentação da gravação

Veja aqui as NORMAS PARA GRAVAÇÃO DO VÍDEO E APRESENTAÇÃO