Não importa a área profissional, a formação e até mesmo as funções desempenhadas, em algum momento surge a necessidade de inovar. Afinal, é importante usar a criatividade para lançar ideias que são acessíveis e eficazes para criar projetos, produtos ou empreendimentos de sucesso no ramo corporativo.

Pensando nisso, conversamos com um profissional do ramo do Design sobre a pós-graduação em Design Thinking e Criatividade nas Organizações. Selecionamos para você, leitor e estudante, que tem interesse na área, alguns detalhes e questionamentos importantes. Confira a seguir.

O que é Design Thinking e Criatividade nas Organizações?

Basicamente é o ato de pensar como um designer. Ou seja, colocar em prática a criatividade e o coletivismo para solucionar demandas específicas. Sempre com foco no público e suas necessidades de consumo, de modo a aplicar inovações.

É uma abordagem gerencial que vai além da estética, pois é planejado para ser eficiente, funcional e fazer a diferença na vida dos usuários — sejam clientes, colaboradores, gestores ou parceiros de negócio.

Os pilares dessa estratégia são:

  • empatia: o profissional em Design Thinking e Criatividade precisa se colocar no lugar do público. É a partir dessa percepção que se faz uma avaliação mais detalhada e panorâmica do caso;
  • colaboração: a coletividade é essencial para criar soluções mais dinâmicas e acessíveis, pois cada pessoa tem diferentes visões e sugestões para cada demanda;
  • experimentação: é testar o que está para ser criado. Ou seja, coletar feedbacks de usuários para aplicar melhorias nas soluções que estão prestes a serem oferecidas no mercado.

Quais as vantagens de aplicar o Design Thinking e Criatividade nos negócios?

Essa especialidade traz diversos benefícios para a empresa. Veja alguns deles.

Engajamento

Soluções que mudam a vida dos usuários geram motivação e engajamento. Um projeto realizado com essa premissa mantém as equipes mais próximas, atuando em prol do mesmo resultado. Isso também é importante para favorecer a retenção de talentos devido à alta capacidade de aprendizado.

Fluidez na comunicação

Como o time passa a encontrar soluções em conjunto, o gestor em Design Thinking e Criatividade faz com que os envolvidos se comuniquem entre si e exponham suas visões de mercado. Isso beneficia o clima interno e garante fluidez na comunicação.

Redução de custos

Com uma implementação bem pensada, essa estratégia permite lançar produtos, serviços ou outras soluções mais eficientes, o que leva à redução de custos aliada à excelência das entregas. Assim, empresa e público saem ganhando.

Como funciona o Design Thinking e Criatividade na prática?

O funcionamento do Design Thinking é muito prático. Vamos imaginar que foi identificado um problema em um produto. Logo, o gestor e sua equipe começam um estudo estratégico para descobrir a melhor solução para essa demanda, considerando a experiência final dos clientes.

Como cada integrante do time tem uma visão diferente, opiniões variadas, passou por vivências únicas e individuais, podem contribuir para o lançamento de uma solução mais abrangente para os consumidores. Isso significa que no Design Thinking e Criatividade nas Organizações muitas cabeças pensam em conjunto.

Portanto, é uma abordagem 100% humana, que se esforça para solucionar demandas por meio de experiências reais de modo a impactar as expectativas dos clientes. É literalmente humanizar o relacionamento entre marca e cliente.

Sendo assim, todos os departamentos da empresa — comercial, marketing, recursos humanos, relacionamento —, em determinado momento, podem se aliar para aplicar as técnicas dessa abordagem de modo a criarem estratégias poderosas com alto grau de adesão.

O que se espera de um profissional dessa área?

Quem se especializada em Design Thinking é responsável por mudar a forma como a empresa pode encarar tarefas valorizando questões como empatia, colaboração e experimentação, além de auxiliar na tomada de decisão, com margem baixa para o erro (embora faça parte do processo) e, portanto, mais assertividade em soluções inovadoras.

Ser designer é facilitar diálogos e reuniões, trazendo à tona a contribuição de cada um. É manter a fluidez de projetos e mediar interesses a favor das pessoas e do mercado. É ter empatia, sensibilidade, habilidade e competência acima da média para formar um ambiente criativo e inovador.

Como essa pós-graduação contribui na vida profissional e pessoal?

Este curso pode ser um diferencial para aqueles que buscam entregar soluções mais alinhadas às percepções de valor do público. Além disso, favorece o desenvolvimento de abordagens compatíveis com as demandas de pessoas que estão ao redor (clientes, colaboradores e gestores) de modo a trazer novidades úteis e modernas para o segmento em que a empresa está inserida.

Quais são as possíveis áreas de atuação para o formado?

Muitas! Todas aquelas nas quais existam desafios que envolvam pessoas. Seja no varejo, em serviços ou na indústria, sempre que for necessário se diferenciar perante o público por meio de melhores entregas, o profissional desta formação tem a capacidade de aplicar os preceitos de criatividade e design thinking.

Conheça algumas das muitas áreas de atuação deste ramo:

  • design gráfico: usa recursos visuais para criar mídias impressas, como embalagens, identidades (logomarcas), outdoor, papelaria, revistas etc;
  • design de produtos: analisa as demandas mais promissoras do mercado, levanta as necessidades do público, pesquisa as matérias-primas e analisa as tecnologias disponíveis. Assim, estuda a viabilidade técnica para gerir a produção e criar mercadorias de qualidade;
  • web designer: é quem elabora interfaces e aplicações para a internet, como banners, e-mail marketing, landing pages, newsletters e mais.

Para quem o curso é direcionado?

O curso é direcionado para profissionais inconformados — no melhor sentido da palavra. Todos aqueles que querem soluções diferentes e melhores para todos, de modo a lançar algo que seja realmente útil e satisfatório para as pessoas.

Minha graduação não é na área, posso cursar?

Pode sim, pois você tem total liberdade para turbinar sua carreira. A multidisciplinaridade é fator-chave para o desenvolvimento de um profissional com melhor repertório para exercitar processos criativos na solução de desafios das organizações.

Como é o curso de Design Thinking e Criatividade nas Organizações?

O curso busca incorporar as técnicas do Design Thinking nos projetos e no ambiente organizacional. Seu objetivo é criar experiência com alto grau de inovação e criatividade. É recomendado para todos os profissionais que desejam restaurar processos e produtos ou idealizar novas soluções.

Curso em Pós-graduação em Design Thinkinkg é EAD, tem uma carga horária de 360 horas e o valor é R$79,20/mês. A matriz curricular é bastante vasta e completa, como você pode ver a seguir:

  • Economia Criativa e Colaborativa;
  • Fundamentos do Design Thinking;
  • Introdução à Criatividade no Ambiente Organizacional;
  • Design Thinking na Prática;
  • Gestão de E-commerce e Empreendedorismo Digital;
  • Gestão de Projetos Inovadores;
  • Novos Modelos de Negócio;
  • Business Design na Geração de Valor;
  • Gamificação Aplicada aos Negócios;
  • Metodologias Ágeis de Negócios e Mapas Mentais;
  • Design Thinking Aplicado ao Branding;
  • Comunicação e Marketing na Era Pós Digital.

Como visto, existem muitos conhecimentos relevantes para atuar nessa área. Portanto, não deixe de cursar a Pós-graduação em Design Thinking e Criatividade nas Organizações. Acesse nosso site e conheça mais sobre o curso.

Agradecimentos ao Professor Igor Drudi que contribui para a elaboração deste material

Designer e Consultor Facilitador de processos criativos e de inovação como Design Thinking, Service Design, Lean Startup e o Lego Serious Play. Docente nos cursos superiores de Design e Engenharia. Bacharel em Design e pós-graduado em Design Experiencial pela UFSC. Mestrando em Desenvolvimento Socioeconômico, com diversos cursos de extensão em negócios, desenvolvimento corporativo e metodologias ágeis. Experiência de 12 anos em P&D, branding e desenvolvimento de novos negócios para empresas de mercados diversos.

E então, o que achou do conteúdo? Aproveite o gancho da leitura para saber por que fazer um curso a distância.

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