A modalidade EAD na UniCesumar é uma excelente opção para quem precisa se qualificar profissionalmente gastando relativamente pouco. Com mais comodidade, você otimiza seu tempo no Ensino Superior, faz um networking valioso e alcança um diploma igualmente reconhecido. Ainda assim, é natural se deparar com algumas dúvidas na hora de se planejar para pagar a faculdade.

O ponto é que a educação deve ser tratada como um investimento, não simplesmente um gasto. Afinal, a tendência é que ela traga um retorno expressivo ao longo do tempo — tanto financeiro, quanto no que diz respeito à sua formação.

Então, não se preocupe! São diversos os benefícios do EAD e você não precisa abrir mão deles. A EAD UniCesumar tem algumas dicas que vão ajudar você a quitar as parcelas sem dores de cabeça e no tempo certo. Confira!

1. Programa Sempre em Dia

Para começar, tenha em mente que a tendência é que, a cada ano, sua situação financeira facilite cada vez mais o pagamento. Conforme mostra uma pesquisa da FGV, o salário de um profissional aumenta cerca de 15% a cada ano de estudo. Ainda assim, se os primeiros passos parecem mais complicados, pode ser interessante começar buscando políticas da própria instituição para fomento ao estudo.

O Programa Sempre em Dia, por exemplo, é uma iniciativa da EAD UniCesumar que tem como principal objetivo facilitar a jornada do estudante ao longo do curso por meio de um incentivo financeiro. As mensalidades dos cursos EAD são relativamente baixas, a fim de permitir que os estudantes se organizem para cursar a faculdade sem grandes problemas para custear esse processo.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer é estar matriculado em um curso EAD e manter a pontualidade no pagamento das parcelas. Feito isso, você concorre a uma bolsa de estudos para um curso de inglês, sua graduação ou mesmo uma pós-graduação.

Os detalhes e as regras podem ser consultados na página de regulamentos da EAD UniCesumar. Contudo, é tão simples quanto parece: basta manter o pagamento em dia e você já está concorrendo às bolsas!

2. Controle financeiro pessoal

Com ou sem programas de fomento aos estudos, é preciso ter disciplina para gerenciar as finanças enquanto for preciso pagar a faculdade. Nesse sentido, um primeiro passo fundamental é colocar as contas na ponta do lápis e entender sua real situação financeira.

Qual seu orçamento familiar? Quanto disso costuma ser destinado ao pagamento das despesas da casa? O que costuma sobrar? Que gastos são supérfluos e podem ser reduzidos? Quanto você gasta, por exemplo, com restaurantes, cafés e bares? Com que frequência compra um tênis, celular ou jogo de videogame?

Esse tipo de questionamento ajuda a visualizar um panorama das suas finanças e, a partir desses dados, traçar um planejamento para que as parcelas da faculdade caibam no seu orçamento.

3. Aplicativo de gestão financeira

Existem diversos aplicativos que facilitam a vida de quem quer controlar o orçamento mensal e manter a disciplina com os gastos. Uma dica importante é ter como referência que 70% do seu salário deve ser reservado para as despesas (aluguel, contas da casa, gastos pessoais etc.) e os outros 30% podem ir para a reserva financeira, que inclui o pagamento da faculdade.

Lembre-se de cortar gastos supérfluos, evitando compras por impulso e mantendo o controle sobre despesas com lazer em geral — sobretudo aqueles que surgem inesperadamente, como um restaurante ou barzinho. Em pouco tempo, o aumento salarial demonstrado pelas pesquisas vai recuperando sua margem para esse tipo de consumo.

4. Campanha ENEM

A EAD UniCesumar oferece também um programa de incentivo por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Nesse caso, o estudante beneficiado recebe um desconto significativo em suas parcelas da faculdade. A principal condição para participar é ter comprovado a realização da prova do ENEM sem ter zerado na redação.

Quem conquista esse benefício recebe um desconto de até 50% no valor da mensalidade, sendo 40% do programa, mais 10% caso as parcelas sejam pagas pontualmente. Vale destacar que os estudantes podem ainda optar pelo Parcelamento Inteligente (PAI).

Resumidamente, trata-se de uma alternativa na qual você prolonga o período de pagamento das mensalidades sem qualquer acréscimo de juros.

5. ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) é um dos principais mecanismos de financiamento estudantil do Brasil. Criado pelo Ministério da Educação, seu objetivo é, basicamente, conceder bolsas de estudo parciais e integrais para os estudantes de graduação das mais variadas áreas.

Os candidatos devem ter cursado o Ensino Médio na rede pública ou terem sido bolsistas integrais em instituições particulares. O processo é o mesmo para todas as instituições, o que inclui os cursos da EAD UniCesumar: basta acessar a página de inscrição ao ProUni no site da faculdade e seguir as orientações para participação.

6. Bolsa Convênio

O convênio é uma modalidade mais específica de fomento à educação promovido pela EAD UniCesumar. O pré-requisito básico é ser colaborador ou dependente de uma das empresas parceiras da instituição. Como você pode perceber, um dos objetivos do programa é justamente desenvolver a formação profissional dessas pessoas, colaborando para que elas evoluam progressivamente em suas carreiras nas empresas.

A boa notícia é que, atualmente, são mais de 7.000 empresas conveniadas à EAD UniCesumar. A lista você pode conferir no próprio site da universidade. Além de organizações tradicionais de pequeno e grande porte, são parceiros também prefeituras, sindicatos, multinacionais etc.

As condições e os valores das bolsas você pode conferir entrando em contato com a EAD UniCesumar ou com o próprio RH da sua empresa conveniada.

7. Bolsa Familiar

Nada melhor do que estender as oportunidades de capacitação profissional para nossos familiares e amigos, não é mesmo? Pensando nisso, a EAD UniCesumar desenvolveu o programa Bolsa Familiar, no qual os estudantes beneficiados conseguem um desconto de até 20% no valor da mensalidade.

Para participar, basta ter um membro da família (pais, irmãos, filhos ou cônjuges) que já seja aluno da UniCesumar. Se for o seu caso, vá até uma unidade da EAD UniCesumar e solicite seu desconto!

8. Bolsas de Iniciação Científica

Uma opção bastante interessante para quem quer pagar pelos estudos e ainda melhorar o nível da sua formação é buscar uma bolsa de Iniciação Científica (IC). Trata-se de um programa no qual você desenvolve uma pesquisa em parceria com um professor ou em um grupo. Além de ganhar experiência e aprender muito, você pode acessar um dos vários programas de bolsa.

Na EAD UniCesumar, isso pode ser feito de diferentes formas, a começar pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Os editais são lançados periodicamente e abrangem diferentes cursos, inclusive na modalidade EAD. O tempo e o valor de cada bolsa varia de acordo com o período e as condições de cada edital.

Somado a isso, você pode se inscrever no PIBIC da EAD UniCesumar e concorrer a bolsas de outras instituições de fomento à pesquisa, como o CNPq e a Fundação Araucária. Ainda assim, não se esqueça de investir tempo no planejamento financeiro individual e familiar.

9. Reserva financeira

Por fim, tenha em mente que seus planos devem começar antes mesmo da faculdade. Ao elaborar um controle de finanças, tente reservar uma parcela, mesmo que pequena, para criar uma reserva financeira. Procure ser disciplinado e transferir todos os meses aquela quantia planejada para uma poupança criada exclusivamente para essa finalidade — e aumente a contribuição se ganhar um pouco mais.

Essa reserva financeira é, na verdade, essencial para qualquer pessoa. Momentos de emergência, como um problema de saúde ou uma manutenção no carro, trazem consigo gastos não planejados. Sem um dinheiro guardado, o transtorno pode se tornar uma dor de cabeça maior do que esperávamos.

Por isso, invista nessa margem de segurança — mesmo que seja economizando nos 20% ou 25% do seu salário que costumam financiar o lazer —, para ter alguma folga durante os primeiros meses de faculdade. Conforme sua renda for aumentando, esse investimento terá se mostrado certeiro!

Viu só como existem diversas maneiras de facilitar sua jornada pela graduação EAD? O que todos esses programas têm em comum é a capacidade de facilitar sua vida na hora de pagar a faculdade, permitindo que você foque sua atenção naquilo que realmente importa: sua formação profissional!

Então, aproveite para entrar e conhecer os cursos da EAD UniCesumar e ver como eles se encaixam na sua rotina!

Avalie este post

Comentários

Comentários