Lidar com a competitividade no mercado de trabalho não é uma tarefa fácil. Para contornar os desafios e ter mais conquistas profissionais, é preciso estar em um constante processo de aprendizado e renovação.
Com cada vez mais profissões se destacando e atraindo talentos pelo retorno financeiro, reconhecimento profissional e oportunidades de crescimento, algumas áreas do mercado se tornam mais competitivas. Saber como conquistar o seu espaço e aproveitar as oportunidades dessas carreiras faz uma grande diferença.
Neste post, vamos ajudar você a entender como pode abrir portas na sua vida profissional. Acompanhe e confira ótimas dicas!
Invista em qualificação
É muito difícil se tornar um profissional de sucesso sem ter qualificação. Nesse contexto, é importante você assumir uma postura ativa para se apresentar ao mercado de trabalho com a preparação que os cargos precisam para serem assumidos.
Procurar cursos, conhecer as tendências e apresentar competências relevantes para a sua área de atuação são as melhores maneiras de se qualificar. Tudo isso, é claro, deve ser pensado estrategicamente para atender às demandas do mercado do seu interesse.
Não pense também que você só pode fazer cursos relacionados à sua área de atuação. Na verdade, ao expandir os horizontes e aprender também sobre outros setores, sua bagagem intelectual se torna mais diversificada, o que é uma vantagem para trabalhar em mercados que necessitam de conhecimentos interdisciplinares e são ligados a outros campos.
Deixe o currículo mais competitivo
É com o currículo que você vai conquistar as melhores vagas de emprego. Isso quer dizer que boa parte da sua dedicação deve ser para tornar esse documento mais atrativo para as empresas que forem fazer a seleção e a contratação.
Um currículo competitivo é aquele que está alinhado com as tendências do mercado de trabalho. Além disso, apresenta a sua formação acadêmica e complementar, comprovando que você tem os conhecimentos que não podem faltar para um determinado cargo.
No currículo também você consegue impressionar os recrutadores para que queiram conhecer mais sobre o seu trabalho. Por isso, você precisa apresentar as suas melhores características, que vão colocar o seu perfil em destaque.
Conheça as tendências
Saber o que está em alta na área em que você quer atuar vai fazer a diferença na competitividade. Afinal, dia após dia surgem novas ideias, ferramentas, padrões de consumo e demais novidades que podem influenciar o funcionamento de um mercado.
Quem se atualiza sabe o que está acontecendo e se empenha em acompanhar cada novidade. Assim, pode se adiantar e se preparar para oferecer o que o novo mercado precisa, adaptando-se constantemente às novas necessidades.
Em outras palavras, quando você conhece as tendências, é possível ter um direcionamento para os estudos e o aprimoramento profissional. Dessa forma, fica mais fácil oferecer o que um determinado cargo precisa e driblar a competitividade no mercado de trabalho.
Desenvolva soft skills
Sabe quais são as principais características de um bom profissional? Saber conciliar habilidades técnicas com competências socioemocionais que oferecem um diferencial para a área em que deseja atuar.
O erro de muitos profissionais que não conseguem se adaptar à competitividade no mercado de trabalho é focar apenas o aprendizado de novas teorias e técnicas. Afinal, a forma como você aproveita esses conhecimentos também é importante para a carreira.
Por isso, investir no desenvolvimento de soft skills, ou seja, habilidades socioemocionais, vai fazer a diferença. Por exemplo, uma pessoa pode conhecer todas as tendências do mercado financeiro e saber lidar bem com a volatilidade de ativos, mas não conseguir manter o raciocínio claro em momentos de pressão.
Ao mesmo tempo, é possível ter um currículo completo, com toda a formação necessária para ocupar um cargo no setor comercial, mas não contar com habilidades de comunicação e persuasão. Isso pode deixar essa pessoa atrás de vários outros profissionais concorrentes que podem não ter a mesma qualificação.
Em outras palavras, é importante investir em soft skills úteis para o mercado em que você deseja atuar. Em geral, algumas habilidades socioemocionais que ajudam a se diferenciar são:
- boa comunicação;
- proatividade;
- gestão de tempo;
- resiliência;
- inteligência emocional;
- capacidade de trabalho em equipe;
- iniciativa para solucionar problemas.
Melhore o seu marketing pessoal
O marketing pessoal é a forma como você se promove no mercado. Pode parecer uma tentativa de exibição, mas na verdade é uma estratégia importante para causar um impacto positivo frente aos recrutadores, líderes e demais profissionais. Essas pessoas, inclusive, podem ajudar no seu desenvolvimento pessoal e de carreira.
Algumas atitudes que vão ajudar a melhorar o seu marketing pessoal e ter acesso a melhores oportunidades de emprego são:
- ter um bom planejamento profissional — quem sabe o que quer, tem mais chances de tomar decisões rumo aos principais objetivos;
- apresentar convicção sobre seus valores e diferenciais;
- desenvolver uma boa rede de contatos — ficar próximo de pessoas influentes e com um trabalho reconhecido na área pode favorecer o seu perfil;
- cuidar bem da imagem pessoal;
- apresentar uma postura ética no trabalho;
- participar de eventos na área;
- desenvolver experiências;
- produzir ou compartilhar postagens estrategicamente nas redes sociais, como o LinkedIn.
Aprenda a se comunicar
As oportunidades costumam chegar mais facilmente na vida de uma pessoa que sabe se comunicar. Isso porque é possível transmitir as ideias, conhecimentos, projetos, propostas e interesses com mais clareza.
A comunicação transparente, convidativa e de qualidade atribui pontos positivos ao perfil de um profissional. Afinal, os recrutadores e líderes podem ver nessa pessoa as características essenciais para assumir lideranças, relatar situações, explicar os projetos e ações, entre outros fatores da rotina de trabalho.
Outro ponto é que saber se comunicar de forma adequada oferece mais recursos para o trabalho em equipe. Desse modo, é possível manter a harmonia entre os times e alcançar resultados satisfatórios.
Em outras palavras, para superar a competitividade no mercado de trabalho, é preciso se movimentar para ter mais destaque. Investir em qualificação é um dos primeiros passos para crescer profissionalmente e ter acesso a mais oportunidades. Por isso, não perca a chance de fazer uma graduação, segunda graduação, pós-graduação e cursos de atualização profissional.
Achou este post interessante? Acompanhe a UniCesumar no Instagram, LinkedIn, YouTube e X para ver muito mais conteúdos relevantes!