Na escola, existem tipos diferentes de alunos: aqueles que adoram cálculos, raciocínio lógico e problemas, e os que desejam passar bem longe das Ciências Exatas. Quem é você nesse cenário? Se for da primeira turma, saiba que há várias opções de faculdade para quem gosta de Matemática.
Existem carreiras bem interessantes que envolvem cálculos, números, fórmulas e afins. Se você também gostaria de seguir por esse caminho, então está lendo o conteúdo certo! Aqui você vai conhecer algumas boas opções de graduação para quem se dá bem com Matemática.
Quer saber quais são? Então, continue com a gente para descobrir e conferir alguns detalhes. Quem sabe um desses cursos é o que você sempre sonhou em fazer!
Sumário
1. Matemática
Para começar a nossa conversa, não poderíamos deixar de falar da graduação em Matemática. Existe a opção do bacharelado e da licenciatura.
A segunda alternativa é bem focada na docência. Isso significa que, com o diploma, o estudante se torna professor, compartilhando seus conhecimentos em sala de aula. Outra vertente de trabalho é a pesquisa e elaboração de artigos para a comunidade acadêmica.
No curso de Matemática, algumas matérias vão encher os olhos de quem gosta da área:
- Introdução ao Cálculo;
- Álgebra Linear e Vetorial;
- História da Matemática;
- Geometria Analítica;
- Cálculo Diferencial e Integral.
Ao final do curso, o estudante pode atuar com qualidade no mercado. Além de gostar de Matemática, vale ter paciência para ensinar, capacidade de ouvir com atenção e comunicação interpessoal aprimorada.
2. Ciências Contábeis
A Contabilidade é parte essencial da sociedade. Nas empresas, o profissional com esse conhecimento auxilia nas tomadas de decisões estratégicas, principalmente no que se refere às finanças de negócios. Com ações para reduzir os custos e otimizar os investimentos — é aqui que entram os cálculos —, a saúde do empreendimento se prolonga.
O curso de Ciências Contábeis costuma ser oferecido no formato de bacharelado. Para conquistar o diploma, é preciso fazer o estágio supervisionado, que aproxima o futuro profissional de sua atuação no mercado. Entre as disciplinas estudadas, estão:
- Comunicação Empresarial e Negociação;
- Psicologia Empresarial;
- Matemática Financeira;
- Economia;
- Gestão de Custos;
- Análises das Demonstrações Contábeis.
3. Gestão Financeira
Falou em finanças, a Matemática logo se reúne. No curso de Gestão Financeira, que é um tecnólogo de 2 anos, você aprende tudo de que precisa para planejar e estudar os investimentos de recursos empresariais.
A intenção é ganhar mais eficiência com o direcionamento mais adequado nesses ativos, por meio de estudos de viabilidade e análises de demonstrações financeiras. O profissional também atua com precificação, mensuração de resultados, fluxo de caixa, geração de lucro líquido e muito mais.
Conheça algumas disciplinas dessa graduação:
- Gestão de Custos e Formação do Preço de Venda;
- Administração Orçamentária;
- Matemática Financeira;
- Fluxo de Caixa e Administração de Capital de Giro;
- Mercado Financeiro e de Capitais;
- Análise das Demonstrações Contábeis.
4. Engenharia Civil
Matemática e Engenharia têm tudo a ver, independentemente do segmento que você escolher. Também, já vimos muito da razão para essa importância em outras carreiras, e ela se repete aqui: o profissional com esses conhecimentos atua de forma estratégica e ajuda com decisões mais eficazes.
Nessa área, uma boa opção de faculdade para quem gosta de Matemática é a Engenharia Civil. Ela prepara os profissionais para atuar com projetos de obras e edificações diversas. Eles são capazes de projetar, acompanhar a construção, gerenciar canteiros de obras e fazer a manutenção de estruturas e infraestruturas.
É possível atuar por conta própria, abrir uma empresa de construção, trabalhar em escritórios de engenharia, com consultoria, no setor imobiliário ou em órgãos governamentais, por exemplo.
Trata-se de um curso de bacharelado bastante completo e diversificado para desenvolver todas as habilidades do engenheiro civil, e que inclui matérias como:
- Tecnologia de Construções;
- Geometria;
- Estruturas de Materiais;
- Geotecnia, Topografia e Solo;
- Hidráulica e Saneamento;
- Algoritmos e Programação;
- Bases Físicas para Engenharia;
- Ciências do Ambiente.
5. Engenharia de Produção
A Engenharia de Produção tem como foco os sistemas produtivos e os processos industriais. Trata-se de uma área multidisciplinar que prepara o profissional para aplicar princípios matemáticos, científicos e tecnologias com o intuito de projetar, otimizar e melhorar a produção das empresas.
O foco é sempre buscar inovações ou estratégias que aumentem a produtividade e a eficiência, ao mesmo tempo em que se mantém a qualidade das soluções e dos produtos, a sustentabilidade e a segurança dos trabalhadores.
Para desenvolver essas habilidades e competências ao longo da faculdade os estudantes aprendem sobre:
- Química e Física;
- Engenharia Econômica;
- Gestão de Qualidade;
- Desenvolvimento de Produtos;
- Estratégias de Produção;
- Controle de Produção;
- Gestão de Suprimentos;
- Gestão Estratégica e Organizacional;
- Gestão Econômica e Empresarial.
6. Engenharia de Software
A Engenharia de Software é uma faculdade para quem gosta de Matemática e tecnologia. Mas não se preocupe porque você não precisa já ter conhecimentos aprofundados no assunto para buscar essa formação. Afinal, ao longo do curso, você terá acesso a esse aprendizado técnico.
A graduação ensina a desenvolver programas, desenhar e testar softwares, treinar a manutenção deles e a revisão. O profissional se capacita para desenvolver soluções conforme os objetivos de cada negócio.
O estudante também aprende sobre jogos, plataformas digitais e aplicativos, inclusive soluções voltados para áreas específicas, como Medicina, Finanças e Educação.
Por isso, é uma área de atuação bastante ampla e que envolve diversas disciplinas, como:
- Arquitetura de Computadores;
- Segurança da Informação;
- Banco de Dados;
- Computação em Nuvem;
- Linguagens de Programação;
- Pensamento Computacional;
- Engenharia de Produto;
- Modelagem de Sistemas;
- Métodos Quantitativos;
- Direito Cibernético.
7. Engenharia Mecânica
Essa é uma boa opção de faculdade para quem gosta de Matemática aplicada no cotidiano. Afinal a Engenharia Mecânica tem como foco o desenvolvimento, a fabricação e a manutenção de dispositivos diversos, máquinas e sistemas mecânicos.
Os profissionais são capacitados para criar esses projetos, desde pequenas soluções para o dia a dia das pessoas até estruturas mais robustas para processos industriais.
Engenheiros mecânicos trabalham com raciocínio lógico, criatividade, inventividade e inovação. Isso porque eles desenvolvem soluções para atender às necessidades que ainda não são supridas ou melhorar o que já existe para obter ainda mais eficiência.
Assim, trata-se de um curso dinâmico que envolve diversas disciplinas e conceitos, como:
- Mecânica dos Fluidos;
- Cálculo Estrutural;
- Fabricação Mecânica;
- Resistência dos Materiais;
- Termodinâmica;
- Eficiência Energética;
- Robótica;
- Automação.
8. Ciência de Dados e Análise de Comportamento
Um tecnólogo não muito recente no mercado também faz parte da lista de cursos para quem gosta de Matemática. A análise de dados tem oferecido vantagem competitiva para diversas empresas que investem nela. Isso porque a tomada de decisão com base nessas informações é bem mais eficiente e direcionada à resolução de problemas.
Por ser uma graduação de menor duração, o profissional logo estará apto a atuar no mercado de trabalho. Logo, pode mostrar seus talentos para gerenciamento de dados estruturados e não estruturados, alcançando altos patamares nessa que é uma das profissões do futuro.
Durante o curso de Ciência de Dados, algumas das matérias que envolvem Matemática são:
- Lógica de Programação e Algoritmos;
- Estatística;
- Modelagem Estatística;
- Introdução à Álgebra Linear.
9. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Este é outro curso que envolve tecnologia e Matemática. Antes de mais nada, veja as disciplinas de que você pode gostar nessa graduação:
- Algoritmos e Lógica de Programação;
- Matemática para Computação;
- Lógica para Computação.
O mercado de Análise de Sistemas segue em ampla expansão, e há muito espaço para profissionais recém-formados que desejam fazer a diferença nas empresas. Eles são os responsáveis pela criação, projeção, documentação e testes de sistemas de informação para organizações de todos os segmentos e portes.
Também é possível atuar na gestão de qualidade desses sistemas e na manutenção ou correção de problemas que impeçam seu bom funcionamento. É a lógica de programação que possibilita essa eficiência na criação de projetos. Então, vale considerar o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Assim como o curso de Ciência de Dados, este tecnólogo tem duração de 2 anos e meio, possibilitando acesso mais rápido ao mercado de trabalho.
10. Arquitetura e Urbanismo
Sabia que também existe opção de faculdade para quem gosta de Matemática e de artes ao mesmo tempo? É isso o que você vai encontrar no curso de Arquitetura e Urbanismo, área voltada para o planejamento, o projeto e a construção de espaços e edificações.
Um arquiteto pode atuar em diversas frentes desenvolvendo projetos comerciais, institucionais, residenciais e espaços urbanos. Ainda, pode se dedicar à restauração de patrimônios históricos e estruturas, ao design de interiores, ao paisagismo e ao planejamento ambiental.
É uma área de conhecimento que envolve números, medidas e dimensões. Além disso, engloba tecnologia, estruturas, segurança, sustentabilidade e, ao mesmo tempo, visa o conforto, a modernidade, a eficiência, a praticidade e, é claro, a beleza e a arte.
Assim, o curso inclui disciplinas bem diversificadas, como:
- Geometria;
- Cálculo;
- Matemática Aplicada;
- História da Arte;
- História da Arquitetura;
- Planejamento Urbano e Regional;
- Tecnologia da Construção;
- Sistemas Estruturais.
Opções de cursos para quem gosta de Matemática não faltam
Seja qual for a sua escolha de faculdade para quem gosta de Matemática, fique de olho em alguns aspectos na hora de optar pela graduação. Veja como está o mercado de trabalho para a área, quais são as diversas oportunidades de atuação e até a remuneração –– embora esse não seja o principal fator.
Sobretudo, entenda qual dos cursos vai atender às expectativas que você tem sobre carreira e proporcionar momentos de aprendizado contínuo. Quanto mais se identificar com a área escolhida, maior será seu ânimo para investir em aprimoramento e melhorias para a própria atuação.
A UniCesumar oferece opções de cursos de exatas e graduações com foco em Matemática também. Mas aqui você tem o diferencial de estudar em uma instituição que faz parte do seleto grupo de 4% das eleitas as melhores do Brasil. Afinal, alcançamos a nota máxima do MEC e estamos presentes em todos os estados brasileiros, para facilitar o acesso à educação de qualidade.
Agora que você conhece várias opções de cursos para quem gosta de Matemática, já está mais perto da sua escolha? Confira a lista de cursos ofertados pela UniCesumar e escolha o que está mais alinhado as suas expectativas.