Na hora de escolher um curso superior para chamar de seu, a qualidade da formação vem em primeiro lugar, não é? Afinal, uma experiência acadêmica rica impacta diretamente o seu acesso às melhores oportunidades no mercado, além de ser a base para você se tornar excelente profissional.

Para não errar, aí vai uma dica de ouro: consultar o Índice Geral de Cursos (IGC) antes de bater o martelo e efetivar sua matrícula. Não sabe o que é isso? Trata-se de um indicador de qualidade bastante robusto calculado pelo Ministério da Educação (MEC).

Para que você entenda melhor o que é o IGC, onde consultá-lo e por que ele faz toda a diferença na escolha da graduação, preparamos este post. Vamos lá?

O que é o Índice Geral de Cursos (IGC)?

Tanto instituições de ensino públicas quanto privadas passam por avaliações do MEC regularmente. Elas precisam atender a alguns critérios do órgão regulador para alcançar pontuações consideradas aceitáveis para a oferta de cursos de graduação e pós-graduação

Um dos resultados dessas avaliações é o Índice Geral de Cursos (IGC), que é calculado todos os anos e funciona como uma ótima referência para quem está pesquisando sobre cursos superiores. Isso porque o IGC é composto por outros indicadores, o que leva a uma nota bastante confiável a respeito da qualidade de um curso e de uma instituição de ensino.

Como o IGC é calculado?

As notas do IGC vão de 1 a 5, sendo que quanto mais alta, melhor. Elas são determinadas todos os anos a partir de um cálculo estruturado que leva em conta uma tríade de indicadores. São eles:

  • a média do Conceito Preliminar de Curso (CPC) dos últimos 3 anos, que considera as notas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudos (Enade) dos alunos daquele curso, além outros critérios;
  • a média das notas dos programas de pós-graduação stricto sensu da instituição, cuja avaliação é feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes);
  • a distribuição dos estudantes da instituição nos diversos níveis de ensino.

Essas três dimensões dizem muito sobre a qualidade do curso e da universidade. Afinal, boas avaliações nesses quesitos revelam que os alunos da instituição de ensino têm um ótimo conhecimento sobre sua área de atuação e um bom desempenho em pesquisa científica.

Além disso, se os alunos se saem tão bem nas avaliações, é um sinal bastante confiável de que a instituição de ensino oferece os recursos, as ferramentas e as metodologias de ensino necessárias para uma boa formação, concorda? 

Como é possível consultar o IGC?

Consultar o IGC é fácil: você só precisa visitar o portal e-MEC e buscar pela instituição de ensino na aba de “Consulta Avançada”. Depois, basta preencher o código de verificação e clicar em “Pesquisar”.

Você verá nos resultados não apenas o IGC, mas outros indicadores importantes na hora de escolher sua faculdade, como o Conceito Institucional (CI) e até mesmo um indicador específico para a Educação a Distância (EAD): o CI-EAD.

Ah, clicando sobre o símbolo da lupa na linha de resultado, é aberta outra tela em que você pode conferir diversos dados da instituição de ensino, além de realizar uma busca pela graduação desejada para conferir as avaliações de cada curso.

Caso você não tenha nenhuma instituição de ensino em mente, dá para realizar uma busca utilizando outras variáveis e conferir a oferta de cursos na sua região. Para isso, basta selecionar a opção “Curso de graduação”, na linha “Buscar por”. Em seguida, selecione seu estado em “UF” e o seu município. Depois, basta comparar as suas opções.

Qual é a importância do IGC?

Como você viu, o IGC é uma importante ferramenta de controle da qualidade do ensino superior. E o melhor é que os dados são públicos para a consulta. Veja abaixo os principais objetivos desse tipo de avaliação por parte do MEC!

Boa experiência acadêmica e oportunidades profissionais

Para os alunos, um bom IGC funciona como um selo de confiança e facilita bastante a hora de dar o grande passo da matrícula no Ensino Superior. A alta qualidade da instituição de ensino proporciona maiores oportunidades no mercado e, assim, mais chances de sucesso profissional, já que os recrutadores valorizam quem vem de uma universidade reconhecida. 

Qualificação dos profissionais

Antes mesmo de servir como critério de comparação entre diferentes instituições de ensino, o IGC cumpre a importante função de garantir a qualificação profissional mínima necessária. Assim como acontece com outros indicadores do MEC, notas muito baixas podem levar ao descredenciamento de uma instituição de ensino.

Afinal, isso significa que as diretrizes básicas para um Ensino Superior aceitável não foram cumpridas. Assim, os indicadores do MEC são fundamentais para o controle das diversas atividades profissionais no Brasil.

Reflexos nos investimentos e no acesso a programas

Por fim, o IGC também é um dos critérios utilizados por diversos órgãos educacionais para o acesso da universidade a programas estudantis e investimentos.

Há por exemplo o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), assim como outras iniciativas e programas do Governo Federal. Assim, escolher instituições com bons IGCs pode significar mais oportunidades acadêmicas.

Qual é o impacto do resultado do IGC nos cursos de nível superior?

Além dos objetivos citados e da sua relevância na hora de escolher um curso ou mesmo realizar uma transferência de universidade, as pontuações do IGC geram outros impactos nos cursos de nível superior. Veja só o que cada nota implica para a universidade:

  • notas 1 e 2 — indicam que a instituição de ensino não atende aos requisitos básicos do MEC para a oferta do curso superior. Assim, precisa corrigir falhas identificadas pelo órgão ou pode ser descredenciadas;
  • nota 3 — indica que a instituição de ensino atende aos requisitos do MEC e, assim, é considerada uma boa universidade;
  • notas 4 e 5 — indica que a instituição de ensino tem um atendimento excelente aos requisitos do MEC e, por isso, é considerada uma referência no Ensino Superior. 

E aí, conseguiu entender o que é o Índice Geral de Cursos e por que esse indicador é importante? Então, não deixe de consultar o IGC das instituições de ensino em que você pretende estudar para comparar as opções e chegar à melhor escolha, hein? Isso certamente trará impactos muito positivos para a sua formação.

Gostou do post? Então, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro de outros conteúdos!

Avalie este post

Comentários

Comentários