Cá entre nós, uma profissão estável, que garanta boas oportunidades de trabalho e um salário de encher os olhos, é o sonho de qualquer um. Mas, com a concorrência crescendo a cada dia, esse pode ser um grande desafio. A boa notícia é que dá para mudar de vida e evoluir profissionalmente com ajuda de alguns aliados — e o principal deles é o ensino superior.

As ofertas das faculdades são amplas e, certamente, terão o curso ideal para as suas expectativas profissionais. Há opção para quem curte as Humanas, as Exatas e as Biológicas. Quem trabalha e precisa conciliar os estudos com outras atividades do dia a dia também tem sua chance.

Quer saber mais sobre como a faculdade faz toda a diferença para você mudar de vida? Acompanhe com a gente!

Qual a importância da faculdade para a vida profissional?

Falamos sobre a concorrência acirrada em busca das melhores vagas no mercado, mas você sabe por que isso acontece? A resposta é simples: para oferecer produtos e serviços cada vez mais personalizados para seus clientes, as empresas estão bastante exigentes nas contratações.

Elas desejam profissionais que possam contribuir para o crescimento dos resultados, com ideias inovadoras e uma atuação estratégica — seja nas finanças corporativas, na consultoria de vendas ou qualquer outra área.

Logo, confiam mais naqueles que passaram pelo ensino superior, pois sabem que são estudantes que aprenderam com professores de experiência no mercado e estão preparados para desafios e tendências dessa profissão.

Sabia que, com um diploma em mãos, você já chega ao mercado com um salário 2,5 vezes mais alto do que quem não é formado? É o que concluiu o estudo Um Olhar Sobre a Educação, de 2018. Com essa boa perspectiva, já dá para ter uma ideia da importância da faculdade para a sua carreira.

Os conhecimentos adquiridos no ensino superior ainda abrem espaço para o seu crescimento dentro da empresa. Muito mais do que saber o básico da profissão, você tem uma formação completa para se tornar um profissional decisivo para o negócio. Logo, são maiores as chances de conseguir um aumento salarial em breve, não acha?

Como escolher uma boa faculdade?

Com tantas vantagens, você deve estar se perguntando como fazer para definir a faculdade ideal. Já tendo em mente a área que deseja seguir, esse é o segundo desafio. Com alguns passos, porém, dá para saber qual instituição apresenta o melhor custo-benefício.

Investigue a infraestrutura

Quando falamos em infraestrutura, isso vai bem além de ofertas de bibliotecas e laboratórios, além das unidades espalhadas pelo país. O ambiente online para os cursos complementares e EAD também precisa atender bem os estudantes. Ou seja, eles devem garantir acesso fácil aos tutores e à secretaria, para resolver qualquer problema.

Veja a avaliação do MEC

Para garantir que o ensino é realmente de qualidade, você pode procurar os indicadores do MEC para os cursos e as instituições. Em geral, além da infraestrutura, o Ministério da Educação avalia o trabalho dos professores e recursos didático-pedagógicos. Ainda entra nessa nota o desempenho dos estudantes no Enade.

Confira a grade curricular

Vimos o quanto os conhecimentos adquiridos na faculdade ajudam a pessoa a mudar de vida. Mas, para isso, o curso deve atender às suas necessidades profissionais. Ao verificar a grade curricular da opção escolhida, é possível saber se as disciplinas oferecidas são coerentes e permitem um aprendizado amplo sobre a área.

Procure a opinião dos ex-alunos

Ninguém melhor para atestar a qualidade do ensino que os próprios estudantes da faculdade. Aqui, vale lembrar que ficar de olho em sites de reclamação nem sempre é ideal, pois problemas acontecem — e não é por causa desses relatos isolados que você deverá julgar a instituição. O mais indicado, portanto, é procurar conhecidos que se formaram e questionar sobre seu período de graduação.

Benefícios para os estudantes

Além de todos esses quesitos, é interessante conferir se a faculdade oferece algum tipo de benefício, como bolsas de estudos, descontos, financiamentos e assim por diante. Veja, também, o índice de empregabilidade relacionado a essa instituição — ou seja, a recepção do mercado aos estudantes que se formaram nela.

Por que optar por um curso EAD?

Quer ingressar no ensino superior, mas não sabe como conciliar o curso com os compromissos de sua rotina? A opção de estudar a distância pode ser ideal para você. Veja só o que as melhores faculdades EAD oferecem!

Flexibilidade

Fazer os próprios horários favorece — e muito — a otimização de seu tempo. No EAD, as videoaulas e materiais de estudo estão à sua disposição para ser acessados de qualquer lugar e quando for melhor para sua rotina. Seja no intervalo do trabalho, seja no transporte de volta para casa, a flexibilidade é um dos principais benefícios dessa modalidade.

Maior responsabilidade

No EAD, não haverá um professor cobrando entregas ou a sua atenção nas videoaulas. A responsabilidade será toda sua. Você precisa ter em mente que, se não montar um cronograma de estudos, corre o risco de deixar as matérias se acumularem. Isso garante uma boa dose de autonomia, mas também exige o compromisso com sua educação.

Conquista de soft skills

A responsabilidade não é a única competência que você adquire ao estudar a distância. Com poucas semanas de curso, já começa a perceber ganhos na concentração e na disciplina. Também entram na lista:

  • visão analítica;
  • pensamento crítico;
  • foco;
  • organização;
  • inteligência emocional;
  • autogestão.

Cultura de inovação

O mercado valoriza bastante aqueles profissionais que sabem lidar com tecnologias em sua atuação. Afinal, a transformação digital exige essa cultura de inovação para não perder espaço para a concorrência. Com um curso a distância, você tem contato ainda maior com videoconferências, estudos por plataformas de aprendizagem e resolução de problemas a distância.

Mudar de vida é possível, ainda mais com a parceria de uma faculdade de qualidade. Como vimos, as instituições oferecem facilidades para todos os perfis de estudantes, justamente para que eles possam se desenvolver no curso de graduação. Preparado para dar um passo adiante rumo ao sucesso?

Então, ainda não vá embora. Confira nosso conteúdo especial sobre profissões do futuro que já estão dando o que falar!

Avalie este post

Comentários

Comentários