Você sabia que existe bastante procura por Terapias Integrativas e Complementares na rede de saúde pública e privada? Isso acontece porque elas fazem a diferença na vida de diversos pacientes, melhorando a saúde e a qualidade de vida. Dessa forma, as práticas integrativas otimizam os resultados dos tratamentos tradicionais.

Mas você sabe o que elas são? Para que você conheça melhor as possibilidades de carreira nessa área, preparamos este texto! Continue lendo para saber como é o curso de graduação, o que se estuda na faculdade, o que faz o profissional do ramo e onde trabalhar!

O que são as Terapias Integrativas e Complementares?

Essa área faz parte de uma nova perspectiva na área da Saúde. Hoje em dia, os tratamentos são mais holísticos e tentam promover um cuidado integral com o paciente.

É aí que entra o profissional de Terapias Integrativas e Complementares: empregando técnicas milenares, que vão muito além do uso de fármacos, o terapeuta encontra a confluência entre saúde física, mental e emocional.

A melhora no bem-estar do indivíduo contribui com a recuperação. Além disso, os próprios efeitos físicos das terapias integrativas complementam os resultados do tratamento tradicional.

São complementares, não alternativas!

“Complementam, como assim? Elas não são terapias alternativas ou até mesmo esotéricas?” Não! O termo “alternativo” já foi bastante usado no passado, mas foi abandonado pelos profissionais do ramo.

O correto é Terapias Integrativas e Complementares, pois elas realmente complementam as terapias convencionais; isto é, aqueles tratamentos receitados pelo clínico geral, neurologista, psicólogo e outros médicos especialistas no consultório.

Vamos ver um exemplo rápido dessa integração? Um paciente que sofre com ansiedade, depressão ou inflamação dos nervos deve tomar os remédios indicados pelo médico e pode se beneficiar com sessões de acupuntura abdominal.

Também não são esotéricas!

Você também pode desfazer a associação com o esoterismo! Afinal, essas terapias não têm como base a ordem sobrenatural das coisas. Elas se fundamentam em conhecimentos milenares de medicinas tradicionais — como a chinesa, a indiana, a japonesa e a coreana.

Como é o curso de Terapias Integrativas e Complementares?

Essa nova graduação da área de Saúde é um curso superior de tecnologia, conhecido como Tecnólogo. Esse tipo de formação é altamente direcionado às necessidades do mercado. Então, a grade curricular é mais focada no exercício da profissão, indo direto ao ponto. Por isso, o curso é mais rápido: dura 2 anos e meio.

Além disso, o tecnólogo em Terapias Integrativas e Complementares é oferecido na modalidade de Educação a Distância (EAD), com metodologia híbrida. Sabe o que isso significa? Que você tem muito mais flexibilidade e autonomia na sua rotina de estudos.

Há alguns momentos presenciais, em que você tem interações com professores e colegas, desenvolve atividades em grupo e tem aulas práticas em laboratórios. Porém, há também momentos online, em que você pode estudar de onde e quando quiser, com o auxílio de ferramentas educacionais supermodernas.

E não se preocupe com a recepção no mercado: além de todas essas vantagens, o diploma EAD é 100% equivalente ao presencial.

O que se estuda no curso de Terapias Integrativas e Complementares?

Você estudará disciplinas básicas da área de Saúde, temas que abordam diversas terapias, além de conceitos do mundo dos negócios.

Anatomia, Fisiologia, Biologia e Bioquímica Humana

Para tratar o paciente com segurança, você deve saber como o corpo humano funciona. E é isso que essas matérias apresentam. Prepare-se para mergulhar nas formas, estruturas, sistemas e processos presentes em nosso corpo.

Biossegurança, Primeiros Socorros e Saúde Coletiva

Por ser um curso de Saúde, essas três disciplinas não podem ficar de fora. Você aprenderá como:

  • promover ações e procedimentos para prevenir contaminações no ambiente de trabalho;
  • realizar um atendimento inicial de emergência a uma pessoa ferida até o auxílio médico profissional chegar no local;
  • investigar fatores que geram problemas de saúde, prevenir doenças e promover a saúde e o bem-estar da comunidade ao redor do seu local de trabalho.

Terapias Integrativas e Complementares

Chegou a hora de mergulhar nas terapias que você realizará depois de concluir a graduação. Você terá cerca de 5 disciplinas para estudar:

  • Terapias Ayurvédicas;
  • Aromaterapia e Cromoterapia Aplicada;
  • Auriculoterapia;
  • Técnicas de Banho e Terapias Termais;
  • Terapia Floral e Quântica.

“Mas o que cada uma delas faz?”

Você descobrirá isso no tópico sobre as áreas de atuação do profissional de Terapias Integrativas e Complementares. Continue lendo!

Marketing, Empreendedorismo, Psicologia Organizacional, Modelos de Negócios e Inovação

Essas disciplinas ajudam você a se dar bem no mundo dos negócios — seja abrindo sua clínica particular, seja seguindo carreira no setor público ou privado.

Com essas matérias, você aprende a:

  • atrair mais pacientes para a clínica e se comunicar adequadamente com o seu público-alvo;
  • desenvolver um modelo de negócios, para que a clínica se sustente no mercado;
  • gerenciar um empreendimento de Terapias Integrativas e Complementares;
  • estudar e analisar o comportamento humano no ambiente de trabalho;
  • usar a inovação para melhorar o desempenho da clínica.

O que faz um profissional formado em Terapias Integrativas e Complementares?

Essencialmente, promove a saúde e o bem-estar do paciente. Para isso, realiza um atendimento humanizado e usa equipamentos, técnicas e produtos que auxiliam na recuperação do equilíbrio emocional, mental e físico.

Você pode atuar com apenas uma ou várias terapias, complementando os tratamentos tradicionais para ansiedade, hipertensão, emagrecimento, estresse, compulsões, entre outros problemas de saúde.

Quais são as áreas de atuação em Terapias Integrativas e Complementares?

Você já sabe onde o profissional pode trabalhar, mas em que áreas ele pode seguir carreira?

Listamos, abaixo, algumas das terapias que você aprenderá na graduação e que poderá escolher para se tornar um especialista ao longo da carreira.

Terapia Ayurveda

Trabalhando com terapias ayurvédicas, você promoverá a integração corpo-mente-espírito, meio e sentidos usando práticas e técnicas como Abhyanga, Udwartana, Shirodhara e Pinda Sweda.

Aromaterapia e Cromoterapia

Na Aromaterapia, você usará as propriedades de óleos essenciais para promover a saúde física e mental, assim como restaurar o equilíbrio do organismo do seu paciente. Já na Cromoterapia, utilizará cores quentes (vermelho, amarelo e laranja) e frias (verde, azul, anil e violeta), para recuperar o equilíbrio físico, mental e energético do corpo do paciente.

Auriculoterapia

Escolhendo essa área, você trabalhará com acupuntura, mais especificamente acupuntura auricular. Essa técnica terapêutica estimula pontos energéticos na orelha do paciente, para tratar diversas doenças, como transtorno de ansiedade, depressão e hipertensão.

Técnicas de Banho e Terapias Termais

A realização de banhos terapêuticos quentes, com ou sem óleos essenciais, complementa a promoção da saúde do paciente. As terapias termais utilizam águas com propriedades térmicas, físicas, radioativas e químicas para aliviar dores corporais, melhorar o sistema respiratório e circulatório, repor sais minerais, combater o estresse e diversas outras doenças.

Terapia Floral e Quântica

Como profissional que trabalha com terapia de florais, você usará essências derivadas de flores para tratar estados emocionais e mentais dos pacientes.

Na Terapia Quântica, o trabalho é com a energia do corpo humano. Isto é, você será capaz de verificar se há algum desequilíbrio energético no corpo do paciente. Usando conhecimentos da Física Quântica e equipamentos especiais, você identificará desarmonias e utilizará técnicas para recuperar o equilíbrio energético.

Para conhecer mais áreas e se familiarizar com outros termos e terapias, leia o Glossário Temático de Práticas Integrativas e Complementares. Assim, você vai ter mais preparo na faculdade e no mercado de trabalho!

Onde encontrar oportunidades de trabalho?

Ao ter uma formação nessa área, você encontrará vagas em clínicas e hospitais públicos e privados. Isso mesmo: essas terapias também são oferecidas gratuitamente à população, e você pode fazer um concurso para ser servidor público nesse ramo.

O Sistema Único de Saúde (SUS) estabeleceu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) em 2006. De lá para cá, o SUS implementou gradualmente 29 Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

  • 5 práticas em 2006: Antroposofia, Termalismo, Acupuntura, Homeopatia e Fitoterapia.
  • 14 práticas em 2017: Meditação, Musicoterapia, Quiropraxia, Shantala, Reflexología, Yoga, Arteterapia, Ayurveda, Naturopatia, Reiki, Osteopatia, Dança Circular, Terapia Comunitária Integrativa e Biodança.
  • 10 práticas em 2018: Bioenergética, Imposição de Mãos, Cromoterapia, Hipnoterapia, Constelação Familiar, Ozonioterapia, Geoterapia, Apiterapia, Terapia de Florais e Aromaterapia.

“Existe demanda para as Terapias Integrativas e Complementares na rede pública de saúde?”

Com certeza! Para você ter uma ideia, dados do Ministérios da Saúde mostram que mais de 9,3 mil estabelecimentos de saúde já oferecem alguma prática integrativa no Brasil, o que representa cerca de 19% das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Já na rede privada, você encontra oportunidades em:

  • clínicas de terapia;
  • casas de repouso;
  • médias e grandes empresas;
  • spas e centros de estética e cosmética;
  • casas de repouso;
  • centros de terapia ocupacional;
  • instituições geriátricas e psiquiátricas;
  • instituições de ensino.

Você também pode empreender e abrir a própria clínica de Terapias Integrativas e Complementares. Legal, não é?

Como o Brasil está posicionado em relação a essas terapias?

Como você viu, as Terapias Integrativas e Complementares já são oferecidas até mesmo no SUS, regulamentadas pela PNPIC. Ainda de acordo com dados governamentais, as PICs já estão presentes em 54% dos municípios brasileiros. Nas capitais, o percentual é de 100%.

Já um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente ao uso de PICs no contexto da pandemia de Covid-19, mostra que mais da metade da população brasileira (61,7%) recorreu a alguma prática integrativa no ano de 2020.

Esses dados revelam que as pessoas estão interessadas em estratégias de autocuidado e na busca por bem-estar. Afinal, mais do que nunca nós sabemos que a saúde física tem tudo a ver com nosso equilíbrio mental e emocional, concorda?

Quais são as tendências sobre Terapias Integrativas?

Diante de tudo o que você leu aqui, não é difícil prever que as Terapias Integrativas e Complementares continuem em expansão, certo? Cada vez mais, elas farão parte dos tratamentos de saúde, já que oferecem grandes contribuições à Medicina tradicional. Por isso, se encaixam nas profissões do futuro.

No mais, essa área segue as mesmas tendências observadas no mercado da Saúde, como o uso de aparelhos de alta tecnologia. Sim: mesmo aplicando técnicas milenares, os terapeutas podem se valer de equipamentos modernos, o que ajuda a otimizar ainda mais os benefícios para o paciente.

E aí, gostou de conhecer o curso de Terapias Integrativas e Complementares? Como você viu, essa é uma área em expansão e com muitas oportunidades legais de trabalho. Por isso, é uma opção bem interessante de carreira na área da Saúde.

Se o post foi útil, não deixe de assinar a nossa newsletter! Assim, poderemos avisar por e-mail sobre novos conteúdos do blog!

Terapias Integrativas e Complementares - CTA2

Avalie este post

Comentários

Comentários