Unicesumar
Unicesumar

MESTRADO E DOUTORADO EM

DIREITO

MESTRADO E DOUTORADO EM DIREITO

RECOMENDE:

Sobre o Curso

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O Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Cesumar – UNICESUMAR é Credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, desde 2005 e recomendado pela Portaria nº 1.077 de 31/08/2012, publicada no Diário Oficial da União, em 13/09/2012. O Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas foi criado em 2005 e tem como objeto da área de concentração o estudo dos “Direitos da Personalidade”. Com quinze anos de funcionamento, mantém duas linhas de pesquisa, conta com 18 docentes permanentes, excelente estrutura para ensino e pesquisa. Desde 2012, estabeleceu esforços contínuos aprovar um projeto de Doutorado em Direito, o qual foi recomendado no final deste ano de 2018 na 182ª Reunião do CTC em 18/12/2018. Uma diferença deste curso, em relação aos demais, é que se trata de um curso antigo, com quatro avaliações da Capes e com corpo docente bastante maduro. Este programa, vem reafirmar a preocupação da Instituição em qualidade na área jurídica, apresentando um excelente curso de graduação, com um renomado corpo docente, nova e ampla biblioteca, com os mais importantes livros e periódicos da área do Direito. Os programas de pós-graduação lato sensu completam o inter-relacionamento entre o curso de mestrado e a graduação em direito, proporcionando aos professores e alunos a educação continuada. Está organizado em torno da área de concentração Direitos da Personalidade e das Linhas de Pesquisa:

  • Linha 1 – Direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade;
  • Linha 2 – Instrumentos de efetivação dos direitos da personalidade.

Coordenador: Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira

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Ingresso e Processo Seletivo

Processo Seletivo Mestrado e Doutorado

Mestrado
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 2/2024
EDITAL Nº 08/2024 – PPGCJ

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1/2024
EDITAL Nº 01/2024 – Inscrições até 04/02/2023
EDITAL Nº 02/2024 – HOMOLOGAÇÕES E ENTREVISTAS
EDITAL Nº 05/2024 – resultado final

 

Chamda Geral
Calendário para Processos Seletivos de ingresso em 2023

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 4/2023
CHAMADA 06/2023 – RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO MESTRADO
EDITAL Nº 05/2023 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA (MESTRADO)
Chamada nº 04/2023
Chamada nº 03/2023 – inscrições até 10/09/2023
Homologação e Entrevistas
Resultado Final

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 3/2023
Chamada nº 02/2023 – inscrições até 04/07/2023
Homologação e Entrevistas
Resultado Final

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 2/2023
Resultado Final do Processo Seletivo – turma 2/2023
Homologação das Inscrições e Convocação para Entrevista – Turma 2/2023
Chamada – Inscrições até 16/04/2023

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1/2023
Resultado Final
Homologação e Entrevistas
Chamada 01/2022 – Processo Seletivo
Chamada 02/2023 – Segunda Chamada do Processo Seletivo
Chamada 03/2023 – terceira chamada do processo seletivo

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2022/2
Edital
 Edital de homologação de inscrições mestrado 2022/2
Edital de entrevistas mestrado 2022/2
Edital nº 027/2022 – Resultado Final

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2022
Edital
Edital – Resultado Final
Edital nº 028/2022 – Processo Seletivo Interno de Bolsas de Programa de Pós-graduação Em Ciências Jurídicas – Unicesumar – 2022/2
Edital nº 029/2022 – Resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Nível Mestrado – Unicesumar

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2022/1
Edital
Edital de Homologação
Edital de Entrevista
Edital – Resultado Final
Edital – Vagas Remanescentes
Edital de Homologação – Vagas Remanescentes
Edital de Entrevista – Vagas Remanescentes
Edital – Resultado Final – Vagas Remanescentes
Edital – Vagas Remanescentes / 2
Edital de Homologação – Vagas Remanescentes / 2
Edital de Entrevista – Vagas Remanescentes / 2
Edital – Resultado Final – Vagas Remanescentes / 2 (NOVO)

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021/2
Edital
Edital de Homologação
Edital de Entrevista
Edital – Resultado Final
Edital – Segunda Chamada (NOVO)

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2021
Edital
Edital de retificação
Edital – Resultado Final

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021
Edital – Segunda Chamada
Edital – Resultado Final
Edital de Entrevista
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes
Resultado
Edital

 

Programa Institucional de Bolsas de Mestrado e Doutorado – PIBMD
CHAMADA PÚBLICA 15/2020 – ICETI (NOVO)

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2020
Resultado
Edital

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020
Edital de Quarta Chamada
Edital de Terceira Chamada
Edital de Segunda Chamada
Edital – Resultado Final
Edital de Entrevista
Retificação do Edital
Edital
Inscrição

 

Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2019
Edital
Edital da 1° fase
Portaria – Comissão
Resultado

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas
Edital
Edital de Entrevista
Resultado
Resultado – Vagas Remanescentes

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Edital
Edital dos selecionados para entrevista
Resultado
Resultado Edital de Bolsas

 

Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2018
Edital – Resultado 
Edital – 1ª Fase
Edital
Portaria – Comissão

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018
Edital
Resultado

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018
Edital
Edital dos selecionados para entrevista
Resultado

 

Doutorado
Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1/2024
EDITAL Nº 01/2024 – Inscrições até 04/02/2023
EDITAL Nº 03/2024 – HOMOLOGAÇÕES E ENTREVISTAS
EDITAL Nº 05/2024 – resultado final

 

Chamada Geral
Calendário para Processos Seletivos de ingresso em 2023

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 4/2023
CHAMADA 06/2023 – RESULTADO FINAL PROCESSO SELETIVO DOUTORADO
EDITAL Nº 05/2023 – HOMOLOGAÇÃO DAS INSCRIÇÕES E CONVOCAÇÃO PARA ENTREVISTA (DOUTORADO)
Chamada nº 04/2023
Chamada nº 03/2023 – inscrições até 10/09/2023
Homologação e Entrevistas
Resultado Final

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 3/2023
Chamada nº 02/2023 – inscrições até 04/07/2023
Homologação e Entrevistas
Resultado Final

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 2/2023
Resultado Final do Processo Seletivo – turma 2/2023
Homologação das Inscrições e Convocação para Entrevista – Turma 2/2023
Chamada – Inscrições até 16/04/2023

 

Processo de Seleção para Ingresso – Turma 1/2023
Resultado Final
Homologação e Entrevistas
Chamada – Inscrições até 22/01/2023

 

Processo de Seletivo Interno de Bolsas
Edital N° 033/2022 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS
Edital N° 032/2022 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2022/2
Edital – Vagas Remanescentes
Edital de homologação de inscrições doutorado 2022/2
Edital de entrevistas doutorado 2022/2
Edital nº 028/2022 – Resultado Final

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2022
EDITAL Nº 021/2022 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS NÍVEL DOUTORADO – UNICESUMAR (NOVO)
EDITAL Nº 020/2022 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO – UNICESUMAR
Edital
Edital – Resultado Final
Edital
Edital
Edital Nº 029/2022 – Processo Seletivo Interno de Bolsas do Programa de Pós-graduação Em Direito – 2022/2
Edital nº 030/2022 – Resultado do Processo Seletivo Interno de Bolsas do Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas Nível Doutorado – Unicesumar

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2022/1
 EDITAL Nº 019/2022 – RESULTADO FINAL DA SELEÇÃO PARA INGRESSO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – UNICESUMAR/2022 (NOVO)
Edital – Vagas Remanescentes
Edital – Vagas Remanescentes /2
Edital de Entrevista – Vagas Remanescentes
Edital
Edital de Homologação – Vagas Remanescentes
Edital de Homologação
Edital de Entrevista
Edital – Resultado Final
Edital – Vagas Remanescentes

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2021
Edital
Edital – Resultado final
Edital
Edital – Resultado final  (NOVO)

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021 – Vagas Remanescentes
Edital
Edital de Entrevista
Edital – Resultado final

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2021
Edital
Edital de retificação
Edital – Resultado Final (NOVO)

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021
Edital – Resultado Final
Edital de Entrevista
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes
Resultado
Edital

 

Processo Seletivo Interno de Bolsas – 2020
Edital – Segunda Chamada
Resultado
Edital

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 
Edital – Resultado Final
Edital de Entrevista
Retificação do Edital
Edital
Inscrição
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2019
Edital
Edital da 1° fase
Portaria – Comissão
Resultado

 

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Edital
Edital dos selecionados para entrevista Resultado Resultado Edital de Bolsas
Pós Doutorado

Investimento

Mestrado

Mensalidade: 30 parcelas de R$ 2.147,00 (*)

(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto. Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos.

Valor da mensalidade após vencimento R$ 2.386,00.


Doutorado

Mensalidade: 48 parcelas de R$ 2.763,00 (*)

(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto.

Valor líquido da mensalidade R$ 3.071,00.

Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos.

Bolsas

CAPES/PROSUP

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país. O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:

  • Modalidade I: bolsa manutenção + taxa escolar (mensalidade do curso).
  • Modalidade II: taxa escolar (mensalidade do curso)

Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)

 

INSTITUCIONAL

Programa de Contrapartida de Preparação para Docência Superior concede bolsa de estudo para os cursos de mestrado e doutorado no âmbito do Programamantida pela Universidade Cesumar (UNICESUMAR) em parceria com o Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI).

A bolsa de estudo é ofertada na modalidade “Bolsa Taxa ICETI” e consiste na isenção parcial da mensalidade com contrapartida.

REGULAMENTOPrograma de Contrapartida de Preparação para Docência Superior

PROGRAMA DE BOLSAS PARA A PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DA UNICESUMAR

RESOLUÇÃO: Resolução de bolsa

PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS 2024 PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS 2023

EDITAL Nº 012/2023 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS NÍVEL MESTRADO E DOUTORADO – UNICESUMAR.

EDITAL Nº 11/2023 – EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS NÍVEL DOUTORADO – TURMA 4/2023

EDITAL Nº 10/2023 – EDITAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS NÍVEL MESTRADO – TURMA 4/2023

EDITAL Nº 09/2023 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS NÍVEL MESTRADO E DOUTORADO – TURMA 3/2023

EDITAL Nº 08/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – TURMA 3/2023

EDITAL Nº 07/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – TURMA 3/2023

EDITAL Nº 06/2023 – RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – TURMA 2/2023

EDITAL Nº 05/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – TURMA 2/2023

EDITAL Nº 04/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – TURMA 2/2023

EDITAL Nº 03/2023 – RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO MESTRADO E DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

EDITAL Nº 02/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

EDITAL Nº 01/2023 – PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS (CAPES) DO MESTRADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

PROCESSO SELETIVO INTERNO DE BOLSAS 2020/2021

Apresentação

Português
Espanhol
Inglês

Histórico

A conquista do resultado de nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), no período de 2011 a 2019, proporcionou a UNICESUMAR estar junto às melhores instituições particulares do sul do Brasil. Assim, aos 30 anos de existência, com o bom resultado no ENADE, está entre as 4% das instituições de Ensino Superior de destaque do País. Atualmente na IES são ofertados 60 cursos de graduação, 50 cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, distribuídos em todas as áreas do conhecimento, possibilitando o acesso à educação superior a mais de 250 mil alunos, entre o ensino presencial e ensino a distância (EAD), 5 mestrados e 2 doutorados. Uma conquista importante, em 2012, foi a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento do curso de Medicina, atualmente com 300 vagas anuais.

A partir de 2008, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (PRPPGE) passou a fazer parte oficial da estrutura da UNICESUMAR, fornecendo todo o apoio necessário ao desenvolvimento das atividades de pesquisa, pós-graduação e extensão. A PRPPGE é composta por três diretorias – a de Pesquisa, a de Pós-Graduação e de Extensão e possui instalações e toda a infraestrutura necessária para o bom andamento das atividades. Em destaque, em novembro de 2012, houve a criação do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI), órgão vinculado à Reitoria, o qual é destinado a financiar projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores da instituição. O ICETI não é exclusivo aos professores da pós-graduação stricto sensu, envolve também, a possibilidade de realizar a integração com a graduação de forma orgânica e permanente.

A instituição definiu em seu planejamento estratégico: conquistar o status de Universidade. Para tanto, iniciou em 2012 as primeiras ações e, em 2013, iniciou o processo de expansão e de atuação. Portanto, além de Maringá, foram abertos mais 3 campi presenciais no Estado do Paraná, em Londrina, Ponta Grossa e Curitiba, totalizando 4 campi presenciais e, em 2019, somamos a abertura de um novo campi, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul.

No Ensino a Distância – EAD, a Unicesumar conta com mais de 700 polos presentes em todo o território nacional e inclusive, 3 polos internacionais: em Miami, Dubai e Genebra. Na EAD foram ofertados em 2019, 59 cursos de graduação e 97 de pós-graduação lato sensu. A EAD da UNICESUMAR apresenta vários pontos de qualidade, como IGC 4 por nove anos consecutivos, 74% dos cursos EAD são avaliados com nota 5 – máxima, mais de 80% de professores mestres e/ou doutores, recebeu o Prêmio material didático – Belas Artes, o Prêmio INFI FEBRABAN – Melhores Projetos em Educação Inovadora e o Prêmio internacional Campus Insight de Visão e Inovação 2018 e foi finalista do Prêmio Época Reclame Aqui – Entre as melhores instituições em atendimento.

Na pós-graduação stricto sensu, como citado anteriormente, encontram-se em funcionamento 5 programas de mestrados acadêmicos: PPGCJ em Ciências Jurídicas,  PPGGC em Gestão do Conhecimento nas Organizações, PPGPS em Promoção da Saúde, PPGSA em Ciência, Tecnologia e Segurança alimentar, todos da área Interdisciplinar da CAPES exceto o PPGJ da área de DIREITO. Em 2017, a IES elaborou propostas de dois cursos novos: Doutorado em Direito e o Doutorado em Promoção da Saúde, os quais foram aprovados e tiveram suas atividades iniciadas no primeiro semestre de 2019.

Outra importante parceria envolvendo o PPGCJ foi a implantação de um MINTER com a FACULDADE FASIPE em Cuiabá-MT. Trata-se de mais uma ação do PPGCJ no sentido de oferecer a comunidades distantes dos grandes centros e com evidente carência de programas (apenas um em Direito na cidade e região, desenvolvido pela Universidade Federal do Mato Grosso) a possibilidade de estudos e pesquisas mais aprofundadas. O curso teve início neste ano de 2019 e recebeu inicialmente 20 alunos, os quais foram selecionados em processos seletivo nos mesmos moldes daquele realizado na sede do PPGCJ em Maringá – PR.

Com a aprovação dos doutorados, a UNICESUMAR iniciou, em 2019, as solicitações oficiais para conversão de Centro Universitário em Universidade. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) expressa as finalidades e as projeções para 2016-2020 e, as principais finalidades contemplam os requisitos necessários para que o Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) seja elevado à categoria de Universidade. O PDI foi elaborado em consonância com os princípios filosóficos e técnico-metodológicos que norteiam as práticas acadêmicas com sua organização didático-pedagógica que define suas políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão e de responsabilidade social da IES. Essas políticas são de grande relevância para o cumprimento da missão da Unicesumar junto à comunidade onde está inserida.

O Programa de Mestrado em Ciências Jurídicas foi criado em 2005 e tem como objeto da área de concentração o estudo dos “Direitos da Personalidade”. Com quinze anos de funcionamento, mantém duas linhas de pesquisa, conta com 17 docentes permanentes, excelente estrutura para ensino e pesquisa. Desde 2012, estabeleceu esforços contínuos aprovar um projeto de Doutorado em Direito, o qual foi recomendado no final deste ano de 2018 na 182ª Reunião do CTC em 18/12/2018. Uma diferença deste curso, em relação aos demais, é que se trata de um curso antigo, com quatro avaliações da Capes e com corpo docente bastante maduro.

Face aos apontamentos da Capes na avaliação quadrienal anterior, houve diversas reuniões visando a melhoria do Programa. Assim, aconteceram várias discussões entre os docentes, representantes discentes, secretaria, administração superior, além de consultores externos, que já tinham experiência em avaliações da Capes e na coordenação de cursos bem avaliados e foram convidados para apontar sugestões.

Nesse sentido, tem-se aprimorado nos critérios de seleção de alunos, qualidade do corpo docente, estímulo ao bom ambiente acadêmico e à pesquisa dirigida para a consolidação e avanços teóricos e práticos da proteção dos direitos da personalidade. Como se demonstrará nesse documento houve uma melhoria progressiva de todos os índices de qualidade do curso e amadurecimento do programa, com comprometimento com as regras de excelência da Capes, com a revisão da estrutura do curso, contratação de novos docentes e demissão de professores menos comprometidos, alteração do fluxo de disciplinas do curso, com maior flexibilidade de alunos, maior produção bibliográfica, alterações que geraram impactos significativos na melhoria do curso como um todo.

Objetivos

MESTRADO

O PPGCJ visa promover uma nova perspectiva metodológica e acadêmica que estimule a intervenção crítica sobre o saber jurídico e que permita tornar o conhecimento e a prática do Direito mais voltados para nossa realidade histórica, por meio da manutenção de um estreito vínculo entre ensino e pesquisa. O programa de Mestrado em Ciências Jurídicas da UniCesumar é direcionado aos profissionais que buscam aprofundar estudos sob a ótica dos Direitos da Personalidade e procura incentivar uma abordagem jurídica capaz de desenvolver maior conscientização da função social do Direito da Personalidade no atual estágio histórico-brasileiro. O PPGCJ em nível de Mestrado tem por objetivos:

  • A sistematização e o desenvolvimento aprofundado dos estudos dos conhecimentos jurídicos em torno dos Direitos da Personalidade;
  • A construção de condições intelectuais para o estudo sistemático das insuficiências teóricas do saber jurídico contemporâneo;
  • Abordagem crítica dos diversos ramos do Direito, a partir de matrizes teóricas, compatíveis com a proposta formulada pelo Programa;
  • Promover a reflexão e o aprofundamento do estudo do Direito, no sentido de elevar a qualificação técnica do exercício profissional e conferir os graus acadêmicos de mestre e, no futuro, de doutor;
  • Tornar-se referência regional e nacional para a formação de bons professores de Direito, sobretudo na temática da área de concentração;
  • Estimular os estudantes a realizar o doutoramento.

DOUTORADO

O objetivo do PPGCJ, nível Doutorado, é direcionado aos profissionais que buscam aprofundar seus estudos sob a ótica dos Direitos da Personalidade:

  • Desenvolver pensamento crítico, autônomo, de alto nível;
  • Dominar o estado da arte sobre direitos da personalidade no Brasil e no mundo;
  • Publicar artigos nos veículos mais utilizados pela área e ensinar em cursos de graduação e pós-graduação.

Entende-se que um bom doutor em direito deve ter, ao final da sua formação:

  • Foco na pesquisa, com indução à publicação em excelentes veículos;
  • Boa formação em pesquisa, com conhecimento de metodologia da pesquisa, pesquisa empírica;
  • Conhecimento profundo de teoria do direito, do estado da arte do seu tema no plano nacional e internacional, não apenas da teoria jurídica, mas da jurisprudência e legislação nacional e internacional;
  • Diálogo com os docentes mais relevantes na sua área do conhecimento de outros programas;
  • Diálogo nos grupos de pesquisa da IES e de outros programas sobre direitos da personalidade.

Assim, um conjunto de atividades foi pensada como mínimas para a formação do futuro doutor em Direito:

  • a) cursar 4 disciplinas de 60h/a, com leitura aprofundada, específicas para o Doutorado, com a produção de artigos ao final de cada disciplina;
  • b) publicar, no mínimo, 400 pontos, de acordo com as regras da Capes, sendo que cada 80/pts equivalem a um crédito, contando-se no mínimo 5 créditos e, no máximo 7 créditos;
  • c) participar, ao longo de todo o curso, dos seminários de pesquisa, contando-se um crédito por semestre, com no mínimo 6 créditos (6 semestres) e, no máximo 8 créditos (8 semestres);
  • d) participar de cursos ministrados por docentes externos, sendo um 1 crédito equivalente a 15 horas, com no mínimo 3 créditos e, no máximo 5 créditos;
  • e) apresentar seu trabalho em grupos de pesquisa da IES e de outros programas;
  • f) qualificação, com 1 crédito;
  • g) defesa, contando-se 2 créditos;

 

Matriz Curricular

DISCIPLINAS

Matriz Curricular MESTRADO Matriz Curricular DOUTORADO

Área de Concentração

DOUTORADO E MESTRADO

“DIREITOS DA PERSONALIDADE”

O contexto das pesquisas em direitos da personalidade está na transformação da teoria que os consagrou no Século XIX até a primeira metade do Século XX. Considera-se que a segunda metade do século XX e o início do século XXI impuseram transformações decorrentes de guerras, da revolução tecnológica e científica e do globalismo da discussão da dignidade da pessoa humana (direitos humanos, fundamentais e da personalidade). O momento atual é da ressignificação do indivíduo, o meio ambiente, o patrimônio genético e cultural e suas manipulações e da proteção de minorias e grupos vulnerável. Neste contexto de transformação, os direitos da personalidade assumem papel de formalizar interesses, instrumentalizar a efetivação, organizar e vocalizar demandas para a proteção de direitos individuais e coletivos. É também pressionado a uma abertura epistêmica para promover um diálogo como outros saberes científicos que investigam os mesmos objetos e realidades. O programa procura articular todos esses conceitos para desenvolver de forma crítica a pesquisa de alto nível e a formação qualificada de doutores e mestres sobre as diferentes perspectivas do tema.

Linhas e Projetos de Pesquisa

A área de Concentração do Programa, em Direitos da Personalidade, é estruturada sobre duas linhas de pesquisa: “Os Direitos da Personalidade e seu Alcance na Contemporaneidade” e “Instrumentos e Efetivação dos Direitos da Personalidade” e as disciplinas abordam as mais diferentes vertentes do direito da personalidade.

Linha 1 – OS DIREITOS DA PERSONALIDADE E O SEU ALCANCE NA CONTEMPORANEIDADE

A linha “Os direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade” descreve que tendo em vista que a área de concentração do programa de pós-graduação stricto sensu trata da temática, Direitos da Personalidade, torna-se imprescindível trazer para o âmbito desta Linha de Pesquisa as discussões acerca dos novos direitos da personalidade e os limites da sua proteção na atualidade. Assim, os estudos desenvolvidos nesta linha de pesquisa objetivam aprofundar as dimensões que esses novos direitos têm assumido na sociedade atual, bem como delimitar o alcance de sua proteção, na medida em que podem entram em conflitos com direitos tradicionais existentes e com novos direitos em desenvolvimento. Inserem-se nesta linha estudos teóricos concernentes aos novos desafios da tutela do indivíduo e da pessoa pertencente a minorias e grupos vulneráveis e as novas configurações familiares, bem como análises dos reflexos destes nas organizações sociais, nas entidades públicas e privadas e nas relações de trabalho, no biodireito e nas novas tecnologias que impactam sobre a concepção acerca da personalidade. A linha discute os novos direitos da personalidade e os limites da sua proteção na atualidade. Assim, os estudos desenvolvidos neste segmento objetivam aprofundar as dimensões que esses novos direitos têm assumido na sociedade atual, bem como delimitar o alcance de sua proteção, na medida em que podem entrar em conflito com direitos tradicionais existentes e com novos direitos em desenvolvimento. Inserem-se nesta linha estudos teóricos e práticos sobre aos novos desafios da proteção integral do indivíduo (direitos humanos, fundamentais e da personalidade) em sua cultura ou em suas interações transculturais, da dignidade da pessoa humana, de minorias e grupos vulneráveis e as novas configurações familiares, bem como análises dos reflexos destes direitos nas organizações sociais, nas entidades públicas e privadas e nas relações de trabalho, de consumo, de educação, do biodireito, das modernas tecnologias e nas retomadas religiosas que impactam a concepção acerca da personalidade e da existência individual. A linha investiga o direito material, a manutenção e a expansão dos direitos da personalidade na sociedade de indivíduos do alto capitalismo, ou da modernidade líquida, que tanto multiplica como inova (e descarta) ambientes, culturas, viveres e crenças. A busca pelo reconhecimento jurídico destes direitos diante dos conflitos sociais é um marco para as novas existências possíveis. No horizonte próximo da pesquisa nesta linha, a abertura epistêmica para o diálogo com outras ciências permitirá a ampliação e o aprofundamento da abordagem sobre os direitos da personalidade na sociedade contemporânea. A linha de pesquisa é estruturada sobre dois grupos de pesquisa: “reconhecimento e garantia dos direitos da personalidade” e “proteção integral da pessoa: interações dos direitos humanos, dos direitos fundamentais e dos direitos da personalidade”. Ambos os grupos estão em funcionamento há vários anos e reúnem de forma orgânica o trabalho de diferentes professores do curso de Direito. Deve se destacar que esta linha de pesquisa busca uma análise mais material dos direitos da personalidade, voltada a enfrentar elementos contemporâneos da configuração dos direitos da personalidade e em especial da sua expansão. Neste contexto, dada a necessidade de uma maior densidade a linha, no neste ano de 2019 incorporou-se ao grupo dois docentes: Prof. Dr. Oscar Ivan Prux (com o intento de, na espera privada, explorar a temáticas de direitos da personalidade voltadas ao direito do consumidor) e também o Prof. Dr. Carlos Alexandre Moraes (com o desafio de resgatar estudos inerentes a “responsabilidade civil e os direitos da personalidade”). Assim a linha ganhou elevado reforço.

A linha 1, “Os direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade”, é sustentada pelos seguintes projetos:

  1. Reconhecimento e Garantia dos Direitos da Personalidade;

Docentes permanentes credenciados:

Drª Valéria Silva Galdino Cardin

  1. Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade.

Docentes permanentes credenciados:

Dr. Marcus Geandré Nakano Ramiro
Dr. Alexander Rodrigues de Castro
Dr.ª Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão

Constitucionalização do Direito Privado, Obrigações, Responsabilidade Civil, Consumidor e Direitos da Personalidade. (NOVO)

Docentes permanentes credenciados:

Dr. Cleber Sanfelici Otero

Linha 2. INSTRUMENTOS DE EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS DA PERSONALIDADE.

A linha “Instrumentos e efetivação dos direitos da personalidade” estuda os mecanismos jurídicos e extrajurídicos, políticas públicas e ações judiciais voltadas à concretização dos direitos da personalidade, utilizando-se para tanto de abordagens teóricas e de pesquisas aplicadas. Inserem-se nesta linha, ainda, estudos e pesquisas concernentes ao acesso à justiça, as ações individuais e coletivas sobre os direitos da personalidade, meios autocompositivos de solução de conflitos de interesses endo ou extraprocessual e os esforços para expansão e universalização de sua utilização no mundo e na sociedade brasileira, e o universo das políticas públicas de concretização e de promoção dos direitos da personalidade dos indivíduos, das minorias e dos grupos vulneráveis.

A linha neste horizonte propositivo foca-se nos instrumentos processuais de efetivação dos direitos da personalidade, investigando eficiência, eficácia e efetividade destes instrumentos; as soluções alcançadas e impacto junto aos interessados; qualidade e novos instrumentos diante da segurança jurídica e busca de pacificação e ideais democráticos. Essa linha de pesquisa também se baseia em dois projetos estruturantes de pesquisa: “instrumentos jurisdicionais de efetivação dos direitos da personalidade” e “políticas públicas e instrumentos sociais de efetivação dos direitos da personalidade”.

Como consequência e coerência lógica do amadurecimento do Programa, o Curso de Doutorado está estruturado sobre a mesma área de concentração (direitos da personalidade) e mesmas linhas de pesquisa (“os direitos da personalidade e seu alcance na contemporaneidade” e “instrumentos e efetivação dos direitos da personalidade”). Quanto as disciplinas, no doutorado são todas optativas, assim, compete ao doutorando cursar quatro disciplinas de um total de doze possíveis, podendo (comprovada a pertinência e contribuição), a requerimento do orientador e aprovado pela coordenação do programa, cursar disciplinas em outros programas no Brasil e no exterior em Instituições conveniadas.

Quanto a coerência e articulação entre disciplinas, projetos de pesquisa e linhas de pesquisa, encontra-se adequada de modo a possibilitar flexibilidade e aderência, tudo de modo a possibilitar maior qualidade na pesquisa. As bibliografias são estruturadas de maneira adequada, consagrando importantes obras nacionais e estrangeiras, textos atuais de base de dados disponíveis aos alunos do Programa, tudo como forma de possibilitar ao aluno reflexões de grande densidade e desenvolvimento de pesquisas de elevada qualidade.

A linha 2, “Instrumentos e efetivação dos direitos da personalidade”, é sustentada pelos seguintes Projetos:

  1. Instrumentos de efetividade dos direitos da personalidade;

Docentes permanentes credenciados:

Drª Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro

  1. Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade.

Docentes permanentes credenciados:

Dr. Dirceu Pereira Siqueira
Dr. Ivan Dias da Motta

  1. Sistema Constitucional de Proteção dos Direitos da Personalidade.

Dr. Marcelo Negri Soares
Dr. Gustavo Noronha de Àvila
Dr. Rodrigo Valente Giublin Teixeira
Dr.ª Andrea Carla Pereira Lago

Perfil do Egresso

O corpo discente é formado, sobretudo por advogados da região (40%), funcionários públicos (20%) e docentes de diferentes instituições de ensino (40%). Espera-se que ao final do curso que os egressos adquiram as seguintes competências:

– Quanto ao perfil do profissional a ser formado, o Curso notabiliza-se por realizar pesquisas de alto nível, que têm contribuído para a evolução da ciência do Direito e uma efetiva inserção de sua produção intelectual na comunidade jurídica e na sociedade com ênfase nos Direitos da Personalidade.

– O Programa é direcionado aos profissionais que buscam aprofundar seus estudos sob a ótica dos Direitos da Personalidade. Aberto a estudantes, docentes, profissionais, operadores e pesquisadores dessa área ou afins, que desejam estudar o Direito como objeto de pesquisa e instrumento de intervenção social. O Programa procura incentivar uma abordagem jurídica capaz de desenvolver maior consciência da função social do Direito da Personalidade no atual estágio histórico-brasileiro.

Como indicado na proposta do Programa, forma-se sobretudo professores e advogados, sendo que a maioria dos egressos são residentes na região de influência (40%) e outros 20% em cidades mais distantes (além de 150km) como interior de São Paulo e Sul do Mato Grosso do Sul.

 

Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPq

MESTRADO E DOUTORADO

Grupos de Pesquisa – PPGCJ Líder Participantes Docentes
Reconhecimento e garantia dos direitos da personalidade Drª Valéria Silva Galdino Cardin
Proteção Integral da Pessoa: Interações dos Direitos Humanos, dos Direitos Fundamentais e dos Direitos da Personalidade Prof. Dr. Marcus Geandré Nakano Ramiro Dr. Alexander Rodrigues de Castro
Dr.ª Cleide Aparecida Gomes Rodrigues Fermentão
Constitucionalização do Direito Privado, Obrigações, Responsabilidade Civil, Consumidor e Direitos da Personalidade  (NOVO) Dr. Cleber Sanfelici Otero
Instrumentos de efetividade dos direitos da personalidade  Drª Daniela Menengoti Gonçalves Ribeiro
Políticas Públicas e Instrumentos Sociais de Efetivação dos Direitos da Personalidade Dr. Dirceu Pereira Siqueira Dr. Ivan Dias da Motta
Sistema Constitucional de Garantia dos Direitos da Personalidade (NOVO) Dr. Marcelo Negri Soares Dr.ª Andrea Carla Pereira Lago
Dr. Gustavo Noronha de Àvila
Dr. Rodrigo Valente Giublin Teixeira

Produção Científica

Acesse aqui a o Portal de Revistas Científicas UniCesumar Portal de Revistas Científicasportal-de-revistas-cientificas


Eventos

I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

II Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade 

IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade


Livros do Programa

 

 Abolicionismos Penais

 

 Acesso a Água Potável

 

 Aplicação dos Direitos Fundamentais nas Relações Particulares

 

 Bioética & Cinema  Familias, Psicologia e Direito  Homoparentalidade na Reprodução Assistida

 

 O Sistema Tributário Nacional e os Direitos Humanos da Tributação  Recurso Extraordinário  Repercussão Geral

 

 Temáticas do Meio Ambiente de trabalho Digno  Teoria do Estado  O Direito à Educação Infantil: A Responsabilidade Municipal e Alternativas Jurídicas de Efetivação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Corpo Docente

Corpo Docente MESTRADO
Coordenador do Programa
Dirceu Pereira Siqueira
dirceu.siqueira@unicesumar.edu.br 
 Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

Corpo Docente

Alexander Rodrigues de Castro
alex.de.castro@hotmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Direito pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha) e pela Freie Universität Berlin (Alemanha).
Doutor em Direito pela Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.

 

WhatsApp Image 2021-08-13 at 19.45.29
Andréa Carla de Moraes Pereira Lago
andrea.lago@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho – UM

 

Cleber Sanfelici Otero
cleber.otero@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

 

Cleide A. Gomes R. Fermentão
cleidefermentao@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

 

Daniela Menengoti Ribeiro
daniela.ribeiro@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Dirceu Pereira Siqueira
dirceu.siqueira@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

 

Fernando Rodrigues de Almeida
fernando.almeida@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Universidade Cesumar – UNICESUMAR

 

Gustavo Noronha de Ávila
gusnavila@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS

 

Ivan Dias da Motta
ivan.motta@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Marcelo Negri Soares
negri@negrisoares.com.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Direito pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Marcus Geandré Nakano Ramiro
marcus.ramiro@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Rodrigo Valente Giublin Teixeira
rodrigo.valente@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Valéria Silva Galdino Cardin
valeria@galdino.adv.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal)
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Docente Visitante
Eduardo Vera-cruz Pinto
veracruz@fd.ulisboa.pt
 Currículo Lattes
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Corpo Docente DOUTORADO
Coordenador do Programa
Dirceu Pereira Siqueira
dirceu.siqueira@unicesumar.edu.br 
 Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

Corpo Docente

Alexander Rodrigues de Castro
alex.de.castro@hotmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Direito pela Westfälische Wilhelms-Universität Münster (Alemanha) e pela Freie Universität Berlin (Alemanha).
Doutor em Direito pela Università degli Studi di Firenze, UNIFI, Itália.

 

WhatsApp Image 2021-08-13 at 19.45.29
Andréa Carla de Moraes Pereira Lago
andrea.lago@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutora em Ciências Jurídicas pela Universidade do Minho – UM

 

Cleber Sanfelici Otero
cleber.otero@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

 

Cleide A. Gomes R. Fermentão
cleidefermentao@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutora em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS
Doutora em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR

 

Daniela Menengoti Ribeiro
daniela.ribeiro@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Dirceu Pereira Siqueira
dirceu.siqueira@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (Portugal)
Doutor em Direito pela Instituição Toledo de Ensino – ITE

 

Fernando Rodrigues de Almeida
fernando.almeida@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Universidade Cesumar – UNICESUMAR

 

Gustavo Noronha de Ávila
gusnavila@gmail.com
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS

 

Ivan Dias da Motta
ivan.motta@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Marcelo Negri Soares
negri@negrisoares.com.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutor em Direito pela Universidade Nove de Julho – UNINOVE
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

 

Marcus Geandré Nakano Ramiro
marcus.ramiro@unicesumar.edu.br
 Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 

Rodrigo Valente Giublin Teixeira
rodrigo.valente@unicesumar.edu.br
Currículo Lattes
ORCID
Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Valéria Silva Galdino Cardin
valeria@galdino.adv.br
Currículo Lattes
ORCID
Pós-Doutora em Direito pela Universidade de Lisboa (Portugal)
Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

 

Docente Visitante
Eduardo Vera-cruz Pinto
veracruz@fd.ulisboa.pt
 Currículo Lattes
Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Corpo Discente

Corpo Discente DOUTORADO
Discentes 2024
Nome Curriculo Lattes
MARIANA DELLA TORRE REAL  Curriculo Lattes
RAPHAEL PRIETO DOS SANTOS  Curriculo Lattes
ROBERSON NERI COSTA  Curriculo Lattes
WELINGTON JÚNIOR JORGE MANZATO  Curriculo Lattes

 

Discentes 2023
Nome Curriculo Lattes
ALINE GABRIELA PESCAROLI CASADO  Curriculo Lattes
DANIELY CRISTINA DA SILVA GREGÓRIO  Curriculo Lattes
FERNANDA JULIE PARRA FERNANDES RUFINO  Curriculo Lattes
GIOVANNA CHRISTINA MORELI ALCANTARA DA SILVA  Curriculo Lattes
JOÃO GABRIEL YAEGASHI  Currículo Lattes
JOAQUIM PEDRO DE OLIVEIRA VOLANTE  Curriculo Lattes
KENZA BORGES SENGIK  Curriculo Lattes
LETICIA MAYUMI ALMEIDA TAKESHITA  Curriculo Lattes
LUCAS MARTINS DE OLIVEIRA  Curriculo Lattes
LUÍS GUSTAVO CANDIDO E SILVA  Curriculo Lattes
MARLLON BERALDO  Curriculo Lattes
MAYUME CAIRES MOREIRA  Curriculo Lattes

 

Discentes 2022
Nome Curriculo Lattes
ALENDER MAX DE SOUZA MORAES  Curriculo Lattes
ANDRYELLE VANESSA CAMILO POMIN  Curriculo Lattes
BRUNA CAROLINE LIMA DE SOUZA  Curriculo Lattes
DÉBORA ALÉCIO  Curriculo Lattes
EZEQUIEL ANDERSON JUNIOR Curriculo Lattes
JOÃO LUCAS FOGLIETTO DE SOUZA Curriculo Lattes
KARYTA MUNIZ DE PAIVA LESSA Curriculo Lattes
MARIANA MORENO DO AMARAL Curriculo Lattes
RAISSA ARANTES TOBBIN Curriculo Lattes
RICARDO DA SILVEIRA E SILVA Curriculo Lattes
SABRINA MEDINA ANDRECIOLI Curriculo Lattes
TATIANA MANNA BELLASALMA E SILVA Curriculo Lattes

 

Discentes 2021
Nome Curriculo Lattes
ANA ELISA SILVA FERNANDES VIEIRA Curriculo Lattes
BRUNA AGOSTINHO BARBOSA ALTOÉ Curriculo Lattes
ERNANI JOSÉ PERA JUNIOR Curriculo Lattes
LUÍS FERNANDO CENTURIÃO ARGONDIZO Curriculo Lattes
MARCEL FERREIRA DOS SANTOS Curriculo Lattes
MARIA DE LOURDES ARAÚJO Curriculo Lattes
MYLENE MANFRINATO DOS REIS AMARO Curriculo Lattes
ROGÉRIO BORGES FREITAS Curriculo Lattes
SUELEN MAIARA DOS SANTOS ALÉCIO Curriculo Lattes

 

Discentes 2020
Nome Curriculo Lattes
Jaqueline da Silva Paulichi Curriculo Lattes
Matheus Ribeiro de Oliveira Wolowski Curriculo Lattes
Raphael Farias Martins Curriculo Lattes
Thais Aline Mazetto Corazza Curriculo Lattes
Walter Lucas Ikeda Curriculo Lattes

 

Discentes 2019
Nome Curriculo Lattes
Claudia Aparecida Costa Lopes  Curriculo Lattes
Diogo Valério Felix  Curriculo Lattes
Fernanda Corrêa Pavesi Lara  Curriculo Lattes
Fernando Rodrigues de Almeida  Curriculo Lattes
Juliana Luiza Mazaro  Curriculo Lattes
Lucimara Plaza Tena  Curriculo Lattes
Rodrigo Róger Saldanha  Curriculo Lattes
Corpo Discente MESTRADO
Discentes 2024
Nome Currículo Lattes
AMANDA RODRIGUES PASCOTTO  Currículo Lattes
DAVI ALBUQUERQUE GELLER DE OLIVEIRA  Currículo Lattes
GEOVANI RAMOS MENEZES  Currículo Lattes
GUILHERME MAGALHÃES DE SOUZA  Currículo Lattes
GLAS KALI DE ARAÚJUO BAPTISTA  Currículo Lattes
JHONNY ARAÚJO DE AGUIAR  Currículo Lattes
JULIANA MORIWAKI  Currículo Lattes
JULIANE MOREIRA ROCHA  Currículo Lattes
LOIANA MASSARUTE LEAL  Currículo Lattes
LORENZO PAZINI SCIPIONI  Currículo Lattes
RONALDO JOSÉ DOS SANTOS  Currículo Lattes
VERENA DIAS BARBOZA MUNHOZ  Currículo Lattes

 

Discentes 2023
Nome Curriculo Lattes
ALESSANDRO MOREIRA COGO  Curriculo Lattes
AMOS EMANUEL CAMPOS  Currículo Lattes
ANNA CAROLYNE BATISTELLA BIANCHINI  Curriculo Lattes
ARIANA DE SOUZA PINHEIRO  Currículo Lattes
CÁSSIA AMANDA INOCÊNCIO DIAS  Currículo Lattes
DANIELE KARINE MESQUITA CASAGRANDE MENEGHETTI  Curriculo Lattes
ELAINE CHRISTINA DA SILVA SANCHES BUENO  Curriculo Lattes
GIOVANA ALEIXO GONÇALVES DE OLIVEIRA  Curriculo Lattes
GUSTAVO HENRIQUE SILVA PINTO  Currículo Lattes
ISABELA TEIXEIRA DE MENEZES REINO  Currículo Lattes
JARBAS RODRIGUES GOMES CUGULA  Curriculo Lattes
JAQUELINE DE OLIVEIRA ALEXANDRE LAGOA E SILVA  Curriculo Lattes
JEAN FELIPE MIRANDA  Curriculo Lattes
JOSÉ AUGUSTO ZANONI DE ANDRADE  Curriculo Lattes
LAURA PEDOTT  Currículo Lattes
LUIZA SCHIAVON GIROLIMETTO  Curriculo Lattes
MATHEUS ZORZI SÁ  Curriculo Lattes
MICHELE CAPELLARI  Curriculo Lattes
MICHELE FEITOSA UZUELI  Currículo Lattes
RAFAEL MIRANDA SANTOS  Currículo Lattes
SIMÃO PEDRO WOLOCHATYI MUNHOZ  Curriculo Lattes
VICTOR HUGO VINÍCIOS WICTHOFF RANIERO  Curriculo Lattes
VINICIUS BASSO LOPES  Curriculo Lattes
VITOR HUGO KUTELAK DE OLIVEIRA  Curriculo Lattes

 

Discentes 2022
Nome Currículo Lattes
CARMEM EMANUELE GARCIA MEDINA  Currículo Lattes
CLAUDIA VALIM ROSSI  Currículo Lattes
DEOMAR ADRIANO GMACH  Currículo Lattes
GABRIELA DECURCIO  Currículo Lattes
GIOVANA ZANETTI MONTESCHIO  Currículo Lattes
HELOISA FERNANDA PREMEBIDA BORDINI  Currículo Lattes
HENRIQUE DINIZ MEIRA  Currículo Lattes
HUGO BERNARDO PEDRO DA SILVA  Currículo Lattes
HUGO LEONARDO LIPPI AREAS  Currículo Lattes
LUCAS DORNELLOS GOMES DOS SANTOS  Currículo Lattes
LUCAS HENRIQUE FONTANA  Currículo Lattes
MAÍSA BERGO CAMPANER  Currículo Lattes
MICAELA MAYARA RIBEIRO  Currículo Lattes
NATHÁLIA BALARÊZ LOPES DA SILVA  Currículo Lattes
SCARLETT CAROLINE RAMOS MANSANO  Currículo Lattes
THAÍS NANNI ALEXANDRINO  Currículo Lattes
THAYARA GARCIA BASSEGIO AGUERA  Currículo Lattes
WELINGTON JUNIOR JORGE  Currículo Lattes

 

Discentes 2021
Nome Currículo Lattes
Aimee Bortollo Petrocelli  Currículo Lattes
Ana Nerry Miotto Cecilio  Currículo Lattes
Caio Yamaguchi Itinose  Currículo Lattes
Carolina Gandolfo Davanzo Jardim Siqueira Santiago  Currículo Lattes
Clara Carrocini Tamaoki  Currículo Lattes
Cora Kressin  Currículo Lattes
Daniely Cristina da Silva Gregório  Currículo Lattes
Débora Morgana Cassiano  Currículo Lattes
Edson Jacobucci Rueda Junior  Currículo Lattes
Evandra Mônica Coutinho  Currículo Lattes
Fernanda Andreolla Borgio  Currículo Lattes
Flavia Kriki de Andrade  Currículo Lattes
Gabriela de Moraes Rissato  Currículo Lattes
Giovanna Christna Moreli Alcantara da Silva  Currículo Lattes
Isabela Furlan Rigolin  Currículo Lattes
João Gabriel Yaegashi  Currículo Lattes
João Vitor Cornelian Pavan  Currículo Lattes
Lucas Piscitello Josepetti  Currículo Lattes
Luciano Matheus Rahal  Currículo Lattes
Luis Gustavo Candido e Silva  Currículo Lattes
Manoel Abrantes  Currículo Lattes
Marina Weiss Gonçalves  Currículo Lattes
Mayume Caires Moreira  Currículo Lattes
Nadia Carolina Martins Pereira  Currículo Lattes
Nadine Girardi Alves  Currículo Lattes
Quithéria Maria de Souza Rocha  Currículo Lattes
Rhaquel Tessele  Currículo Lattes
Silvio Hideki Yamaguchi  Currículo Lattes
Silvio Luis Cordeiro Júnior  Currículo Lattes
Stela Cavalcanti da Silva  Currículo Lattes
Tâmi Cristiane de Souza Telles  Currículo Lattes
Thaina Kariny de Oliveira Mendonça  Currículo Lattes
Victor Hugo Ferreira Brito  Currículo Lattes
Vitória Amaral  Currículo Lattes

 

Discentes 2020
Nome Currículo Lattes
ANA MARIA SILVA MANETA  Currículo Lattes
ANARA REBECA CISCOTO YOSHIOKA  Currículo Lattes
ARTHUR CEZAR ROCHA CAZELLA JUNIOR  Currículo Lattes
BRUNA BECARI DE ALMEIDA  Currículo Lattes
CAROLINE AKEMI TATIBANA  Currículo Lattes
DIEGO FERNANDO MONTEIRO DA SILVA  Currículo Lattes
ELOÍSA BALISCKI ROMEIRA  Currículo Lattes
GEISIELI MARIANY BONINI  Currículo Lattes
ILSON GOMES FERREIRA JUNIOR  Currículo Lattes
ISABELA BURALI BERGAMASCO  Currículo Lattes
JEFFERSON ALEX PONTES PEREIRA  Currículo Lattes
JÉSSICA RIBEIRO DE CASTRO  Currículo Lattes
JOÃO RICARDO AMADEU  Currículo Lattes
JULIANI BRUNA LEITE SILVA  Currículo Lattes
KEVIN HENRIQUE DE SOUSA PIAI  Currículo Lattes
LETICIA MAYUMI ALMEIDA TAKESHITA  Currículo Lattes
LUIZA GABRIELLA BERTI  Currículo Lattes
MARIA CLARA MARUSSI SILVA  Currículo Lattes
MARIA CLARA THOMAZINI  Currículo Lattes
MARIANA DELLA TORRE REAL  Currículo Lattes
MICHELLI GOMES DURANTE  Currículo Lattes
NILSON ALVES FERREIRA  Currículo Lattes
RAISSA ARANTES TOBBIN  Currículo Lattes
THAIS ANDRESSA CARABELLI  Currículo Lattes
VANESSA YOSHIURA  Currículo Lattes
VITOR MONARIN  Currículo Lattes
VIVIAN AYUMI IWAI RIDÃO  Currículo Lattes
WASHINGTON APARECIDO PINTO  Currículo Lattes

 

Discentes 2019
Nome Currículo Lattes
ANA ELISA SILVA FERNANDES  Currículo Lattes
BEATRIZ CAROLINE FIAES  Currículo Lattes
BRUNA CAROLINE LIMA DE SOUZA  Currículo Lattes
BRUNA DE OLIVEIRA ANDRADE  Currículo Lattes
CAROLINE PREVIATO SOUZA  Currículo Lattes
CRISTIAN RODRIGUES TENÓRIO  Currículo Lattes
DANIEL AMUD ZUIN  Currículo Lattes
DENISE MARIA LOPES ZANUTTO  Currículo Lattes
DIEGO FERNANDES VIEIRA  Currículo Lattes
ELCIO JOÃO GONÇALVES MOREIRA  Currículo Lattes
ELZA SATIKO SHUDO PRADO  Currículo Lattes
FERNANDA CARVALHO MARQUES  Currículo Lattes
GABRIEL BASSAGA NASCIMENTO  Currículo Lattes
ISABELA FRANCO ARRUDA BRASIL  Currículo Lattes
IZABELLA FRESCHI RORATO  Currículo Lattes
JAMILLE BERNARDES DA SILVEIRA OLIVEIRA DOS SANTOS  Currículo Lattes
JOÃO LUCAS FOGLIETTO DE SOUZA  Currículo Lattes
JOELSON JUNIOR BOLLOTTI  Currículo Lattes
JOSÉ CARLOS ALVES DO NASCIMENTO  Currículo Lattes
JULIANA LUIZ PREZOTTO  Currículo Lattes
KARYTA MUNIZ DE PAIVA LESSA  Currículo Lattes
LETICIA SQUARIS CAMILO  Currículo Lattes
LORENNA ROBERTA BARBOSA CASTRO  Currículo Lattes
LUCAS MARTINS DE OLIVEIRA  Currículo Lattes
LUIZ ANTONIO BORRI  Currículo Lattes
MARCELO DANTAS LOPES  Currículo Lattes
MYLENE MANFRINATO DOS REIS AMARO  Currículo Lattes
PATRÍCIA DE PAULA PEREIRA INÊS BECKER  Currículo Lattes
PATRICIA DOS SANTOS CONDE  Currículo Lattes
RAIZA ELOA BRAMBILLA CATANIO  Currículo Lattes
REGINA MARIS NAPOLIS DA CUNHA GROHMANN  Currículo Lattes
RENATA MONTEIRO DE ANDRADE  Currículo Lattes
RENÉ DUTRA TEIXEIRA  Currículo Lattes
ROSELY CAMILO PEREIRA GOMES  Currículo Lattes
SUELEN MAIARA DOS SANTOS ALECIO  Currículo Lattes
YASMINE DE RESENDE  Currículo Lattes

 

Discentes 2018
Nome Currículo Lattes
ADRIANO CARLOS RAVAIOLI  Currículo Lattes
ALISSON RYAN MARTINS  Currículo Lattes
BRUNA AGOSTINHO BARBOSA ALTOÉ  Currículo Lattes
CAIO DE MORAES LAGO  Currículo Lattes
CAROLINA GANDOLFO DAVANZO JARDIM SIQUEIRA  Currículo Lattes
CRISTIANE BERGAMIN  Currículo Lattes
DANIELE SANTOS STEFANELLO MATHIAS  Currículo Lattes
DÉBORA ALÉCIO  Currículo Lattes
DIOGO OSELAME PEREIRA BOEIRA  Currículo Lattes
ÉVELLY SALVADOR MIRANDA  Currículo Lattes
FERNANDA JULIE PARRA FERNANDES RUFINO  Currículo Lattes
GABRIEL MENDES DE CATUNDA SALES  Currículo Lattes
GIOVANNA BACK  Currículo Lattes
JOÃO PAULO GOMES NETTO  Currículo Lattes
JULIANA RIZZO DA ROCHA LOURES VERSAN  Currículo Lattes
LAIS MORAES GIL  Currículo Lattes
LETÍCIA MÁRSICO CURTI  Currículo Lattes
LIGIA MARIA LARIO FRUCTUOZO  Currículo Lattes
LUCAS DORNELLOS GOMES DOS SANTOS  Currículo Lattes
MARCELA SANDRI PIRES  Currículo Lattes
MÁRCIO PEREZ RAMOS  Currículo Lattes
MARIA DE LOURDES ARAÚJO CAVALCANTI MUNDIM  Currículo Lattes
MARIANA FRANCO CRUZ  Currículo Lattes
MARIANA VIDA PIEDADE  Currículo Lattes
NAYANA LOUISE SAQUI PUPO  Currículo Lattes
OLAVO FETTBACK NETO  Currículo Lattes
ORLANDO FERNANDES DIAS NETO  Currículo Lattes
PATRÍCIA MARTINS GARCIA  Currículo Lattes
RAPHAEL ESTEVES MORIBE  Currículo Lattes
RAPHAEL FARIAS MARTINS  Currículo Lattes
RENATA FABRIZIA DE MOURA BOUGUSON  Currículo Lattes
RUDOLPHO CESAR MORELLO GOMES  Currículo Lattes
SABRINA MEDINA ANDRECIOLI  Currículo Lattes
SANDRA MARIA DE MENEZES MENDONÇA  Currículo Lattes
SILVIA HELENA SCHIMIDT  Currículo Lattes
SILVIO TOLEDO NETO  Currículo Lattes
VALESCA LUZIA DE OLIVEIRA DE PASSAFARO  Currículo Lattes
WALTER LUCAS IKEDA  Currículo Lattes

 

Discentes 2017
Nome Currículo Lattes
ALESSANDRA TREVISAN FERREIRA  Currículo Lattes
ANA PAULA LEMOS BAPTISTA MARQUES  Currículo Lattes
ANDREA SOUZA CORREA LIMA  Currículo Lattes
ANDREIA CRISTINA DOS SANTOS HONORATO DE ALMEIDA  Currículo Lattes
ANDRESSA SECHI MARRA  Currículo Lattes
BRUNA FURINI LAZARETTI  Currículo Lattes
CÉSAR DALLABRIDA JUNIOR  Currículo Lattes
CLAUDIA REGINA VORONIUK  Currículo Lattes
DESIREE FILLA MARTINS CANAS  Currículo Lattes
DOUGLAS SANTOS MEZACASA  Currículo Lattes
EDUARDO GESSE  Currículo Lattes
ELAINE CRISTINA DE MORAIS CAPELARI  Currículo Lattes
ELISÂNGELA CRUZ FARIA  Currículo Lattes
FELIPE RANGEL DA SILVA  Currículo Lattes
FERNANDA DINIZ AIRES  Currículo Lattes
FERNANDO CÉZAR LOPES CASSIONATO  Currículo Lattes
FERNANDO NABÃO LOPES FERREIRA  Currículo Lattes
GILBERTO GERALDINO FILHO  Currículo Lattes
GIOVANNA ROSA PERIN DE MARCHI  Currículo Lattes
JAMILE SUMAIA SEREA KASSEM  Currículo Lattes
JEFERSON LUIZ CATTELAN  Currículo Lattes
JEFERSON NELCIDES DE ALMEIDA  Currículo Lattes
JÉFFERSON FERREIRA CASAGRANDE  Currículo Lattes
JONAS JORGE DOS SANTOS NETTO  Currículo Lattes
LEANDRA CAUNETO ALVÃO  Currículo Lattes
LEONARDO SERRA DE ALMEIDA PACHECO  Currículo Lattes
LETICIA FACCI DE CASTRO  Currículo Lattes
LUCAS FERREIRA FURLAN  Currículo Lattes
LUIZ RICARDO ANSELMO  Currículo Lattes
MARIA LUIZA DE SOUZA ROCHA  Currículo Lattes
MARIANA MORENO DO AMARAL  Currículo Lattes
MAURICIO KENJI YONEMOTO  Currículo Lattes
MURIEL BARTH  Currículo Lattes
NAIHANY KATIUSSI VIDAL PORFIRIO  Currículo Lattes
OLIVIA VERDERIO  Currículo Lattes
PAULO GIMENES ALONSO  Currículo Lattes
PAULO JOSÉ CASTILHO  Currículo Lattes
RODRIGO ICHIKAWA CLARO SILVA  Currículo Lattes
SAMARA ARAUJO MEDEIROS  Currículo Lattes
VALTER GIULANO MOSSINI PINHEIRO  Currículo Lattes
VINÍCIUS CALEFFI DE MORAES  Currículo Lattes
WILLIAM ARTUR PUSSI FILHO  Currículo Lattes
WILTON BOIGUES CORBALAN TEBAR  Currículo Lattes

 

Discentes 2016
Nome Currículo Lattes
ANÍSIO MONTESCHIO JUNIOR  Currículo Lattes
BRUNO LUIZ WEILER SIQUEIRA  Currículo Lattes
CAIO EDUARDO COSTA CAZELATTO  Currículo Lattes
CAROLINE RODRIGUES CELLOTO DANTE  Currículo Lattes
CLÓRIS PATRÍCIA PIMENTA  Currículo Lattes
FABRIZIA ANGELICA BONATTO LONCHIATI  Currículo Lattes
FLÁVIA FRANCIELLE DA SILVA  Currículo Lattes
GUTEMBERG FREIRE  Currículo Lattes
JOÃO FRANCISCO TOSO  Currículo Lattes
JULIANA LUIZA MAZARO  Currículo Lattes
JULIO PALLONE  Currículo Lattes
JUNIOR XAVIER FONSECA  Currículo Lattes
LUCAS ALEXANDRE ZANUTTO VAZ  Currículo Lattes
LUCIANA SOUZA FANTE  Currículo Lattes
MARCEL FERREIRA DOS SANTOS  Currículo Lattes
MARCELO ARTUR MIRANDA CHADA  Currículo Lattes
MAYARA APARECIDA DA SILVA  Currículo Lattes
MAYRA DOS SANTOS ZAVATTARO  Currículo Lattes
MAYRA LUCIA PAES LANDIM LECIUK FERREIRA  Currículo Lattes
NICOLA FRASCATI JUNIOR  Currículo Lattes
OLIVIA ALAIDE DA SILVA LUZ CAPARROZ  Currículo Lattes
PAULO HENRIQUE MARTINS  Currículo Lattes
PEDRO AUGUSTO DE SOUZA BRAMBILLA  Currículo Lattes
PEDRO RODERJAN REZENDE  Currículo Lattes
POLIANY CREVELARO FAVARIN  Currículo Lattes
RENATO AUGUSTO ROCHA DE OLIVEIRA  Currículo Lattes
RODRIGO DOS SANTOS ANDRADE  Currículo Lattes
ROMULO DE AGUIAR ARAUJO  Currículo Lattes
SIMONE FOGLIATO FLORES  Currículo Lattes
TAMARA SIMÃO ARDUINI  Currículo Lattes
THAIS XAVIER FERREIRA DA COSTA  Currículo Lattes
THIENE NOGUEIRA SELA  Currículo Lattes
VALINE CASTALDELLI SILVA  Currículo Lattes

Corpo Discente (PCI/MINTER)

Discentes PCI – Turma 2021
Turma 2021
Nome Currículo Lattes
ALINE DAL MOLIN  Currículo Lattes
ALINE DIAS VILLA  Currículo Lattes
ANA PAULA PAIXÃO GERALDINO  Currículo Lattes
CARINE ALFAMA LIMA TOKUMI  Currículo Lattes
FABIANO SANTOS ROUSSENQ  Currículo Lattes
JOÃO VICENTE NUNES LEAL  Currículo Lattes
KRIS MARIANA RODRIGUES NOGUEIRA BERLANGA  Currículo Lattes
MARCIELLE MAYARA SILVA DIAS  Currículo Lattes
RICARDO SALDANHA SPINELLI  Currículo Lattes
TAMIRIS NUNES DUALIBI  Currículo Lattes
THAIS KEILA FERNANDES DE FREITAS JUSTINO  Currículo Lattes
Discentes MINTER 2019.

 

Discentes 2019
Nome Currículo Lattes
AFONSO WINTER JUNIOR  Currículo Lattes
ALEXANDRE HERRERA DE OLIVEIRA  Currículo Lattes
ANA PAULA DALMAS RODRIGUES  Currículo Lattes
ANDRÉ RODRIGUES PEREIRA DA SILVA  Currículo Lattes
ANDRÉIA RODRIGUES DE MACEDO  Currículo Lattes
DANIELE FERRAZZO MACHADO  Currículo Lattes
DANILO CEZAR OCHIUTO  Currículo Lattes
DIEGO CASTRO DE MELO  Currículo Lattes
EMANUEL ANTONIO BACCIN  Currículo Lattes
HENRIQUETA FERNANDA CHAVES ALENCAR FERREIRA LIMA  Currículo Lattes
HUGO ROGÉRIO GROKSKREUTZ  Currículo Lattes
JANAINA SAMPAIO DE OLIVEIRA  Currículo Lattes
PATRICIA JORGE DA CUNHA VIANA DANTAS  Currículo Lattes
PAULO EDUARDO FORTUNATO JACOBS  Currículo Lattes
RAFAEL ROBSON ANDRADE DO CARMO  Currículo Lattes
ROGÉRIO BORGES FREITAS  Currículo Lattes
WELLINGTON RIBEIRO CAMPOS  Currículo Lattes

 

 

PDI

MESTRADO E DOUTORADO

PDI

Regimento

MESTRADO

Regimento

DOUTORADO

Regimento

Regulamento

MESTRADO

Regulamento

DOUTORADO

Regulamento

Cooperação Nacional/Internacional

COOPERAÇÃO NACIONAL

Universidade do Norte do Paraná (UENP)
Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP)
Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA)
Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL)
Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)
Instituição Toledo de Ensino (ITE)
Faculdade Meridional (IMED)

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

University of Munster (Alemanha)
Coventry University (Inglaterra)
Universidade de Lisboa (Portugal)

Infraestrutura e Acessibilidade

O PPGCJ está situado em pavimento térreo, dotado de rampas de acesso e com banheiros adaptados. A infraestrutura atual atende plenamente as necessidades do Programa, no que diz respeito a acessibilidade, consoante Nota Técnica nº 385/2013 da Coordenação-Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

  • Laboratórios

No que se refere à infraestrutura, o programa possui salas individuais ou para cada dois professores do programa, sendo que os alunos possuem uma sala destinada especificamente para realização de pesquisas, com acesso à internet. Nessa mesma sala também é possível acessarem o Portal da CAPES, a base Ebsco Information Services, Thompson Reuters e outras bases de dados para busca em obras nacionais e estrangeiras. Desta forma, possibilita aos alunos e professores pesquisas rápidas e eficazes oferecendo pleno suporte à comunidade acadêmica do mestrado e do doutorado.

No final do ano de 2018, após a aprovação do doutorado, a Instituição iniciou a construção de mais 6 (seis) gabinetes – docentes (finalizados e entregues em fevereiro de 2019), todos eles equipados com computadores de alta qualidade, impressoras, ar condicionado, e todo o mobiliário de grande qualidade, destinados aos orientadores do doutorado, para que pudessem atender com maior qualidade e maior conforto os novos doutorandos.

O UNICESUMAR conta com uma estrutura gigantesca destinada a atender diversos cursos, em nível de doutorado, mestrado, especialização e graduação em diversas áreas, o que incumbe o dever de oferecer uma variada gama de laboratórios, os quais também estão a disposição dos alunos do PPGCJ, todavia, para tornar mais precisa esta contextualização, e, ainda, por economia de espaço nesta proposta, iremos nos dedicar aqueles que são de maior relevância para este PPGCJ.

  • Recursos de Informática

As salas de aulas destinadas ao curso de mestrado e doutorado foram adaptadas para proporcionar aos discentes a possibilidade de conectarem os seus computadores notebooks à interligação da rede mundial. Estas comodidades ocorrem também em todos os gabinetes dos professores permanentes do Programa.

A UNICESUMAR possui 25 (vinte e cinco) laboratórios de informática, distribuídos em vários blocos e destinados ao uso exclusivo de professores e alunos com acesso à internet e softwares acadêmicos. Cada laboratório possui em média 35 (trinta e cinco) computadores, sendo, no total, 869 (oitocentos e sessenta e nove) computadores conectados à internet, garantindo acesso de qualidade aos seus professores, pesquisadores, alunos e corpo administrativo, que podem utilizar qualquer laboratório de forma compartilhada, com a possibilidade de manterem seus arquivos pessoais em servidores de arquivos em rede.

Os discentes dispõem, ainda, acesso direto aos computadores da Biblioteca Central para buscas, com login diferenciado para as Bases de Dados. Com a implantação da rede wireless no campus, docentes e discentes puderam cadastrar seus equipamentos (IP) para poderem acessar as bases de dados em qualquer local. Isso permitiu uma maior flexibilidade e agilidade aos trabalhos de pesquisa e de levantamento de dados.

Através de contratos acadêmicos de licenciamento de software a instituição mantém os equipamentos atualizados tecnologicamente. Com uma estrutura bem dimensionada e uma equipe altamente qualificada para dar o suporte técnico necessário, disponibiliza uma área de disco para armazenamento de conteúdo acadêmico, além de manter a segurança e controle total no acesso à internet. Além disto, os alunos de doutorado e mestrado também possuem uma sala reservada na biblioteca, destinada à pesquisa, leitura e debates. A sala possui estações de trabalho e 04 (quatro) computadores fixos conectados à internet, disponíveis para pesquisa e digitação de trabalhos acadêmicos, além de cabos de redes e acesso à rede wi-fi para conexão de computadores particulares.

Com a experiência adquirida no Ensino a Distância, a UNICESUMAR implementou o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para dar apoio as atividades dos alunos dos cursos presencias. Por outro lado, a UNICESUMAR possui salas de aulas amplas, arejadas e bem iluminadas e todas possuem computador conectado à internet, com som, fixo e instalado, tela de projeção e retroprojetor multimídia a disposição do professor. O campus está interligado por uma intranet, além de possibilitar conexão na rede fixa, permite conexão wireless o que certamente facilita a introdução das TIC – no processo ensino-aprendizagem. Os alunos possuem ainda um laboratório especial interligado à internet para realização de suas pesquisas.

As videoconferências realizadas pelo Programa, que permitem acesso a defesas de teses e dissertações de instituições nacionais e internacionais, são feitas diretamente em sala de aula ou em uma sala específica para esse fim. Além disso, o Programa tem à disposição uma emissora de rádio (Rádio UNICESUMAR) e uma emissora de televisão (TV UNICESUMAR) para participação de alunos e professores em temas relacionados aos direitos da personalidade, temas estes de interesse da comunidade e alinhados a área de concentração do curso.

Há acesso ao Portal de Periódicos da Capes e as principais bases de dados (por assinatura) na área do direito, a exemplo da Base Ebsco, além da assinatura de várias outras bases com livros digitais a disposição do PPGCJ, como: revista dos tribunais e saraiva.

  • Biblioteca

A Biblioteca do Centro Universitário de Maringá – UNICESUMAR, órgão da Administração Geral, é a responsável por todo o acervo, e tem como objetivo prover de informações o ensino, a pesquisa e a extensão da instituição.

A Biblioteca Central está instalada em um prédio de 6 andares e ocupa 2 pavimentos deste, sendo um climatizado e o outro com projeto de climatização em andamento, que ocupa uma área construída de 4.000 m², com capacidade para armazenar até 400.000 volumes. Os Doutorandos e Mestrandos dispõem de acesso direto aos computadores da Biblioteca Central e específica do Programa para realizarem os seus trabalhos e as suas pesquisas, sendo-lhes garantido atendimento especial e preferencial em relação aos demais alunos da graduação da Instituição.

A Unicesumar, em constante busca por inovação e qualidade de ensino, lançou em 2019 para seus alunos e comunidade a BDU – Biblioteca Digital Unicesumar. A ferramenta disponibiliza todo o acervo da instituição, que vai desde livros físicos, e-books, artigos científicos, teses, dissertações, entre outros. O novo sistema possibilita ao aluno acesso a todo o acervo digital e buscas com pesquisa avançada. Para a comunidade, o benefício se dá pelo acesso gratuito às produções acadêmicas e docentes que são realizadas dentro da Unicesumar. Através do meta-buscador, o usuário digita as palavras-chave e a pesquisa é realizada simultaneamente no catálogo da Biblioteca Central, catálogo dos Campi, Repositório Digital da Unicesumar (RDU), Portal de Revistas Científicas, Bases de Dados assinadas e Portal Capes.

Tudo é realizado online em uma pesquisa única e de forma potencializada. Por meio das palavras-chave, o pesquisador poderá ter acesso a todo o desdobramento do assunto procurado, além da utilização de filtros que facilitarão na agilidade da procura. “O pesquisador de hoje não tem tempo a perder.

A integração do conteúdo tem como objetivo chegar à informação necessária de forma mais rápida e assertiva, até a obtenção de dados sobre casos raros, mais específicos ou dentro de uma janela temporal.

Alunos acessam a BDU através do Studeo, onde se encontra uma aba específica da biblioteca, ou através do site institucional. Com login e senha do acadêmico, o estudante tem acesso ao acervo completo, podendo realizar a busca por palavras-chave, título ou nome de autor. Para a comunidade, o acesso é feito através do site. Dentre as opções de conteúdo, estão os TCCs de alunos, dissertações, teses e revistas científicas da Unicesumar. As produções podem ser lidas de qualquer lugar com acesso à internet, por meio de computador, laptop, tablet ou celular.

A Biblioteca faz parte da rede COMUT, e possui convênio de cooperação técnica firmada com a Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Pontifícia Universidade Católica (PUC-Maringá), PUC-Londrina e Universidade Federal do Paraná (UFPR), como forma de integração com outras instituições objetivando o intercâmbio técnico e científico.Firmou também o sistema de empréstimos entre bibliotecas, com a biblioteca da FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS-FGV. A biblioteca possui um acervo de 132.145 títulos e de 463.870 exemplares, distribuídos em todas as áreas do conhecimento.

A Biblioteca também passou a ter direito ao acesso de bases de dados do Portal Capes, onde estão disponíveis publicações científicas de vários editores, cobrindo todas as áreas do conhecimento.

– BASES DE DADOS PAGAS: EBSCO – Med Line Completa; EBSCO – Dentistry & Oral Sciences Souce; EBSCO – Acadêmica; EBSCO – IEEE (Base específica para as Engenharias); EBSCO – Legal Collection (Base específica para estudos jurídicos, bastante utilizada pelos discentes do PPGCJ); UP TO DATE – Base específica para Medicina; Base da RT- Revista dos Tribunais (Base também com especificidade para discentes do PPGCJ).

– BIBLIOTECAS VIRTUAIS: Pearson – mais de 8.000 títulos; Minha Biblioteca – mais de 10.700 títulos; Pearson Química – Biblioteca Virtual destinada aos Laboratórios de Química e outros.

Todas essas bases estão na BDU conforme pode-se observar através das seguintes evidências: AQUI

Matéria sobre a BDU e os acessos: AQUI

A política de aquisição do acervo é centralizada e dá-se por intermédio das sugestões dos professores encaminhadas à Biblioteca em formulário próprio e assinado pelo Coordenador do Curso, posteriormente autorizado pela Reitoria. Essa política possui o propósito de maior envolvimento dos professores na seleção do acervo, bem como o comprometimento maior das unidades organizacionais no gerenciamento dos recursos disponíveis. Também são consideradas as sugestões dos usuários, alunos e dos bibliotecários, principalmente, os de atendimento ao público. Assim, as aquisições da Biblioteca se norteiam pelas indicações dos professores e garantem a correlação pedagógica entre o acervo e os cursos/programas da instituição. Também, para duplicação da quantidade de exemplares, também são consideradas estatísticas de reservas do mês, por parte do corpo discente e docente da UNICESUMAR. Além da política de atualização do acervo, existe um programa de aquisição permanente, por meio de compras, doações e permutas. O intercâmbio é intensivo com periódicos nacional e estrangeiro, por meio de troca com títulos editados pela instituição.

Também, para duplicação da quantidade de exemplares, também são consideradas estatísticas de reservas do mês, por parte do corpo discente e docente do UNICESUMAR. Além da política de atualização do acervo, existe um programa de aquisição permanente, por meio de compras, doações e permutas. O intercâmbio é intensivo com periódicos nacional e estrangeiro, por meio de troca com títulos editados pela instituição.

O controle e acompanhamento do acervo estão sendo efetuados pelo Reitor e pela Comissão para Gestão do Acervo da Biblioteca Central, com o objetivo de ordenar o crescimento racional, assegurando consistência e equilíbrio no desenvolvimento dos recursos informativos. Neste contexto, compor uma coleção com alto grau de excelência, tanto qualitativa, quanto quantitativa, da forma que melhor atenda aos interesses da comunidade universitária do UNICESUMAR. Todo acervo adquirido é registrado, catalogado e classificado na Biblioteca Central e encaminhado aos Departamentos quando solicitado. A aquisição de Periódicos está condicionada ao parecer dos Coordenadores de Cursos, com base nas estatísticas anuais de uso fornecidas pela Biblioteca. Eventualmente a Biblioteca adquire Coleções Especiais que pertenceram a pessoas com destacada atuação profissional ou acadêmica.

Para atendimento aos professores/pesquisadores, doutorandos, mestrandos e alunos engajados nos projetos de pesquisa, a Universidade investe em programas de cooperação bibliográfica e aquisição de bases de dados. A Biblioteca faz parte da Rede Pergamum, desde 2006, um sistema de Gerenciamento de Bibliotecas utilizado nas principais universidades brasileiras. Engloba os módulos de consulta, catalogação, circulação, seriados, aquisição, administração e controle de débitos. A utilização do formato de catalogação USMARC e as normas de catalogação do AACCR2 permitem o intercâmbio de dados com qualquer instituição do mundo que utilize os mesmos padrões. Com a aquisição do Software, a Biblioteca participa da Rede Compartilhada Pergamum, formada por todos os clientes do sistema. Participa da Base de Dados de Periódicos da Pergamum. A participação permite o intercâmbio de dados de catalogação (importação e exportação de registros), tornando ágil o processo de catalogação e empréstimo entre bibliotecas. Na eventualidade de ocorrer queda do Sistema por falta de energia, os usuários são atendidos utilizando-se de operações manuais, de tal modo que o fluxo de consultas nunca seja interrompido e os usuários prontamente atendidos.

O acervo bibliográfico tem sido obtido tanto mediante fomento aos projetos de pesquisa, quanto mediante investimento institucional próprio, conforme as demandas da comunidade docente. Nesse caso, em especial para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da instituição, a aquisição de novos volumes atrela-se à bibliografia de referência indicada nas disciplinas semestralmente oferecidas.

A Biblioteca ligada à rede mundial de computadores – A biblioteca está conectada à Internet com 60 computadores e fazem parte da base de dados de acesso livre.

No ano 2019, para a área do Direito e, em especial para o Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas, foram adquiridos a média de 3.500 (três mil, quinhentos) títulos, para reforçarem as mais diversas disciplinas.

Acessibilidade:

A infraestrutura da UNICESUMAR é uma das dimensões de destaque, pois o campus foi projetado pensando também no acesso para pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida; portanto, todas as dependências acadêmicas e de pesquisas possuem infraestrutura especial para pessoas com deficiência.

O Programa de doutorado e mestrado em Ciências Jurídicas está situado em pavimento térreo, com rampas de acesso e com banheiros adaptados. A infraestrutura atual atende plenamente as necessidades do Programa, no que tange a acessibilidade, consoante Nota Técnica nº 385/2013 da Coordenação-Geral de Legislação e Normas de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC.

A UNICESUMAR apresenta excelente infraestrutura para o desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa, assim como para eventos. Para a realização dos eventos a Instituição conta com quatro auditórios localizados no Bloco 1 (capacidade para 100 pessoas), Bloco 6 (capacidade para 280 pessoas), e Bloco 7 (capacidade para 480 pessoas).

O campus da Instituição possui ainda: restaurantes (Lev Grill), praça de alimentação, farmácia, hotel escola, capela, livraria, empresa de Turismo, bancos de autoatendimento e amplos estacionamentos.

Vale destacar que a Instituição está localizada na zona central da cidade de Maringá com fácil acesso às linhas de transporte público.

A Unicesumar entende a importância e a necessidade de se investir em projetos culturais, tornando-se assim agente promotor de educação para a sociedade. Para tanto, mantem, no campus, o Museu, a Orquestra Filarmônica, o Coral, o Quinteto de Metais e o Quarteto de Cordas.

A TV Unicesumar e a Rádio Unicesumar são emissoras educativas que tem como compromisso a veiculação de programas de estímulo ao desenvolvimento da cultura, da arte e da cidadania, voltados principalmente às questões regionais.

Alunos Não regulares

Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UniCesumar, a aceitação de alunos não-regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação.

Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG. Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.

 

 

Pós-Doutorado

PÓS DOUTORANDOS DO PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS JURÍDICAS – PPCCJ – UNIVERSIDADE CESUMAR (UNICESUMAR)

 

VALERIA JULIAO SILVA MEDINA
Profa. Dra. VALERIA JULIAO SILVA MEDINA
 Currículo Lattes
Período: 05/2019 a 02/2022.
Bolsista – Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

 

CARLOS ALEXANDRE MORAES
Prof. Dr. CARLOS ALEXANDRE MORAES
 Currículo Lattes
Período: 05/2018 a 04/2019
Bolsista – Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

 

RODRIGO DE CAMARGO CAVALCANTI
Prof. Dr. RODRIGO DE CAMARGO CAVALCANTI
 Currículo Lattes
Período: 05/2016 a 04/2018
Bolsista – Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

 

ALEXANDRA MARIA RODRIGUES ARAUJO
Prof. Dra. ALEXANDRA MARIA RODRIGUES ARAUJO
 Currículo Lattes
Período: 05/2014 a 03/2016
Bolsista – Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

 

ALEXANDRA MARIA RODRIGUES ARAUJO
Prof. Dra. LUCIMARA PLAZA TENA
 Currículo Lattes
Período: 27/02/2023 a 27/02/2027
Bolsista – Programa Nacional de Pós Doutorado/Capes (PNPD/CAPES)
O PNPD/CAPES, Programa Nacional de Pós Doutorado da CAPES, é um programa de concessão institucional que financia estágios pós-doutorais em Programas de Pós-Graduação (PPG) stricto sensu acadêmicos recomendados pela CAPES.

Bancas Agendadas

Mestrado

Doutorado

Bancas, Dissertações e Teses

2017 2018 2019 2020 2021 2022 2023

Bancas de Qualificação e Defesa Minter

Boletim Informativo

 

 

MESTRADO/DOUTORADO

Boletim Informativo 2024
MESTRADO/DOUTORADO
Mês Ano
Fevereiro 2024
Janeiro 2024
Boletim Informativo 2023
MESTRADO/DOUTORADO
Mês Ano
Dezembro 2023
Novembro 2023
Outubro 2023
Setembro 2023
Agosto 2023
Julho 2023
Junho 2023
Maio 2023
Abril 2023
Março 2023
Fevereiro 2023
Janeiro 2023
Boletim Informativo 2022
Dezembro 2022
Novembro 2022
Outubro 2022
Setembro 2022
Agosto 2022
Julho 2022
Junho 2022
Maio 2022
Abril 2022
Março 2022
Fevereiro 2022
Janeiro 2022
Boletim Informativo 2021
Dezembro 2021
Novembro 2021
Outubro 2021
Setembro  2021
Agosto 2021
Julho 2021
Junho 2021
Maio 2021
Abril 2021
Março – Edição Especial 2021
Março 2021
Fevereiro 2021
Janeiro 2021
Boletim Informativo 2020
Dezembro 2020
Novembro 2020
Outubro 2020
Setembro 2020
Agosto 2020
Julho 2020
Junho 2020
Maio 2020
Abril 2020
Março 2020
Fevereiro 2020
Janeiro 2020
Boletim Informativo 2019
Dezembro 2019
Novembro 2019

Eventos

MESTRADO

III Encontro Científico de Alunos e Egressos do PPGCJ


II Encontro Científico de Alunos e Egressos do PPGCI

17 e 18 de novembro de 2022


I Encontro Científico de Alunos e Egressos do PPGCI

24 e 25 de novembro de 2021


V Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

11, 12 e 13 de setembro de 2019


IX Simpósio Internacional de Análise Crítica do Direito

Realização do Evento: dias 29 a 31 de agosto de 2019 O prazo para a submissão dos trabalhos termina em 30 de junho de 2019. Inscrições e informações podem ser obtidas através do site: www.siacrid.com.br


VI Congresso Brasileiro de Processo Coletivo e Cidadania

25 e 26 de outubro de 2018


IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade V Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade

18, 19 e 20 de outubro de 2017


III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade IV Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade Direitos da personalidade de minorias e de grupos vulneráveis

26, 27 e 28 de setembro de 2016


II Congresso Internacional de Direitos da Personalidade


I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

14 a 16 de abril de 2014


 

DOUTORADO

I Encontro Científico de Alunos e Egressos do PPGCI

24 e 25 de novembro de 2021


V Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

11, 12 e 13 de setembro de 2019


IX SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ANÁLISE CRÍTICA DO DIREITO

Realização do Evento: dias 29 a 31 de agosto de 2019 O prazo para a submissão dos trabalhos termina em 30 de junho de 2019. Inscrições e informações podem ser obtidas através do site: www.siacrid.com.br


VI CONGRESSO BRASILEIRO DE PROCESSO COLETIVO E CIDADANIA

25 e 26 de outubro de 2018


IV Congresso Internacional de Direitos da Personalidade V Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade

18, 19 e 20 de outubro de 2017


III Congresso Internacional de Direitos da Personalidade IV Congresso de Novos Direitos e Direitos da Personalidade Direitos da personalidade de minorias e de grupos vulneráveis

26, 27 e 28 de setembro de 2016


II Congresso Internacional de Direitos da Personalidade


I Congresso Internacional de Direitos da Personalidade

14 a 16 de abril de 2014


PCI / MINTER


PCI

Com a publicação da Portaria CAPES nº 243, de 2019, os projetos de Minter, passam a ser denominados de PCI (Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior) e devem atender à referida legislação.

Os PCI são projetos nacionais ou internacionais que implementam turmas temporárias de mestrado e/ou de doutorado acadêmicos ou profissionais, conduzidas por uma instituição promotora com programa de pós-graduação stricto sensu (PPG) nacional, nas dependências de uma instituição receptora.

Processo Seletivo – Projeto de Cooperação entre Instituições (PCI) em Ciências Jurídicas 2021
Edital – Resultado Final (NOVO)
Edital de Entrevista
Edital – Vagas Remanescentes / 3
Edital – Vagas Remanescentes / 2
Edital de Entrevista
Edital
Edital de Retificação
Edital de Retificação
Resultado final
Edital – Vagas Remanescentes

 


MINTER

O Projeto de Mestrado Interinstitucional, Minter Nacional e Internacional, visa formação pós-graduada de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento sócio-econômicocultural, científico-tecnológico, de inovação e, sobretudo, formação de docentes para nucleação de novos programas de pós-graduação stricto sensu fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa.

Processo Seletivo – Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Ciências Jurídicas 2019
Edital
Resultado

 

 

Fomento de Agências Públicas

Autoavaliação

A Autoavaliação é compreendida pela comunidade acadêmica da UniCesumar como um importante recurso de coleta de informações didático-pedagógicas, administrativas e de infraestrutura que possibilitam traçar um panorama das condições do momento em que as pesquisas são realizadas e um histórico evolutivo da gestão institucional em todos os seus aspectos.

Na perspectiva da pós-graduação stricto sensu, em consonância com o proposto pela Diretoria de Avaliação da CAPES, a autoavaliação se apresenta como um complemento obrigatório à avaliação externa realizada periodicamente, uma vez que possibilita focar no processo de formação e nas ações de melhoria, valorizando o planejamento dos programas em busca de uma formação de qualidade e que atenda as necessidades acadêmicas e sociais.

 

Autoavaliação Institucional 

Projeto de Autovaliação do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito

Resultado da Autoavaliação de Estrutura e Pessoal

 

Resultados da Autoavaliação do Egresso

Localização

Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR 

 

 

Contatos

SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS JURÍDICAS

Térreo Do Bloco 07 – Av. Guedner, N. 1610 – Jardim Aclimação

Cep 87.050-390 – Maringá – Paraná

Endereço Eletrônico:

ppgcj@unicesumar.edu.br

Telefone:

(44) 3309-2634

(44) 991166611 (WhatsApp)

Horário de atendimento:

08h00 às 19h00 de segunda a sexta-feira.

Prof. Dr. Ivan Dias Da Motta

Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Prof. Dr. Dirceu Pereira Siqueira

Coordenador do Programa

Patrícia Panta Ferreira Trento 

Secretária Acadêmica dos Programas Stricto Sensu

Caroline Cavaletti Vieira 

Secretária do Programa