Processo de Seleção para ingresso no ano de 2021 |
Edital (NOVO) |
Processo Seletivo Interno de Bolsas III 2020 |
Edital resultado III 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas II 2020 |
Edital resultado II 2020 |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsa Prosup/Capes |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes II |
Resultado |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2020 |
Resultado |
Edital |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 – Vagas Remanescentes |
Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Edital |
Inscrição |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 |
Edital – Resultado Final |
Edital de Entrevista |
Edital |
Inscrição |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas |
Edital Nº 001/2019 |
Edital Nº 002/2019 |
Resultado |
Edital Nº 006/2019 |
Resultado |
Edital Nº 010/2019 |
Edital Nº 011/2019 |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista de Pós-doutorado para o Programa nacional de Pós-doutorado (PNPD) |
Edital Nº 003/2019 |
Edital dos selecionados para entrevista |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 008/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 006/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas 2018 – Edital Nº 03/2018 |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Resultado |
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2018 | |
Edital | |
Edital dos selecionados para entrevista | Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup I (bolsa) |
Edital |
Resolução |
Resultado |
Processo Seletivo Interno para Bolsa Remanescente Modalidade Prosup II (taxa) |
Edital |
Resultado |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) 2017 |
Edital |
Anexo I – Formulário Inscrição – 2017 |
Anexo II – Modelo de Currículo – Candidatos Estrangeiros 2017 |
Resultado |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2017 |
Edital |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevistas |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2017 |
Resultado |
Edital dos selecionados para entrevista |
Edital |
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas 2016 |
Edital |
Retificação do Edital |
Resultado Final |
Processo Seletivo para ingresso em 2016 – Vagas Remanescentes |
Edital |
Edital de Entrevista |
Resultado |
Processo Seletivo Mestrado 2016 |
Edital Nº 014/2015 (Edital de retificação) |
Edital de Entrevistas |
Edital Resultado Final PPGGCO 2016 |
Seleção de Bolsista para o Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) |
Edital |
Processo Seletivo de Concessão de Taxas PROSUP/CAPES – 2015 |
Resultado |
PROCESSO SELETIVO 2015 |
Edital de Aprovados – Resultado Final |
Edital de Entrevistas |
Prorrogação do prazo de inscrição |
Retificação do Edital Seleção 2015 |
Edital Seleção 2015 |
A Gestão do Conhecimento é um processo que envolve um conjunto de técnicas e ferramentas para identificar e utilizar os ativos de informação e de conhecimento, os quais são organizados para melhorar a capacidade da organização de mobilizar conhecimento com vistas ao aumento de seu desempenho. Atualmente, a informação e o conhecimento podem ser um grande diferencial para a competitividade e eficiência nas organizações. Por isso, as organizações públicas e privadas precisam aprimorar processos e mão de obra visando à gestão do conhecimento. O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO) do Centro Universitário de Maringá (UniCesumar) é um programa em nível de mestrado credenciado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Este programa vem reafirmar a preocupação da Instituição na pesquisa e pós-graduação em Gestão do Conhecimento, área interdisciplinar apoiada na Instituição por excelentes cursos de graduação e pós-graduação lato-sensu nas áreas de gestão, educação, tecnologia e outras áreas correlatas, contando com um renomado corpo docente e nova e ampla biblioteca com os mais importantes livros e periódicos da área. O PPGGCO foi concebido e organizado em uma área de concentração denominada Gestão do Conhecimento nas Organizações, respondendo ao contexto contemporâneo que exige de indivíduos e organizações competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento. Tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento.
Fundamentado em linhas de pesquisa, busca promover, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
Horários do 2º semestre |
Horários do 1º semestre |
Calendário das aulas 2020 |
Horários do 2º semestre |
Horário 1º Semestre 2019 |
Calendário das aulas 2019 |
Disciplinas 2º semestre 2018 |
Calendário das aulas 2018 |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS | CH | CR | Professor (a) Dr. (a) | Ementa |
Teoria do Conhecimento | 45 | 3 | José Aparecido Pereira e Reginaldo Alicandro Bordin | Ementa |
Gestão do Conhecimento | 60 | 4 | Rejane Sartori, Nelson Nunes Tenório Junior e Reginaldo Alicandro Bordin | Ementa |
Metodologia da Pesquisa Interdisciplinar | 45 | 3 | Hilka Pelizza Vier Machado, José Aparecido Pereira e Flávio Bortolozzi | Ementa |
DISCIPLINAS ELETIVAS | CH | CR | ||
ELETIVAS DA LINHA EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO | ||||
Aprendizagem em Ambientes Virtuais | 45 | 3 | Iara Carnevale de Almeida e Tania Regina Corredato Periotto | Ementa |
Mídia e Conhecimento | 45 | 3 | Regiane da Silva Macuch, Iara Carnevale de Almeida e Flávio Bortolozzi | Ementa |
Aprendizagem e Gestão do Conhecimento | 45 | 3 | Leticia Fleig Dal Forno e Regiane da Silva Macuch, | Ementa |
ELETIVAS DA LINHA DE ORGANIZAÇÃO E CONHECIMENTO | ||||
Conhecimento e Inovação nas Organizações | 45 | 3 | Hilka Pelizza Vier Machado, Leticia Fleig Dal Forno e Rejane Sartori | Ementa |
Teorias das Organizações | 45 | 3 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e José Aparecido Pereira | Ementa |
Economia do Conhecimento | 45 | 3 | Ely Mitie Massuda e Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | Ementa |
ELETIVAS GERAIS | ||||
Estatística | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia e Flávio Bortolozzi | Ementa |
Novas Tecnologias na Gestão do Conhecimento | 30 | 2 | Iara Carnevale de Almeida e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Tópicos Avançados em Gestão do Conhecimento | 30 | 2 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Gestão do Conhecimento em Políticas Públicas | 30 | 2 | Ely Mitie Massuda e Leticia Fleig Dal Forno | Ementa |
Inteligência Organizacional | 30 | 2 | Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
Docência no Ensino Superior (obrigatória para os bolsistas PROSUP/CAPES) | 45 | 3 | Tania Regina Corredato Periotto | Ementa |
ATIVIDADES INTERDISCIPLINARES | CH | CR | ||
Atividades Interdisciplinares I (1º semestre de atividades) | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Ely Mitie Massuda e José Aparecido Pereira | Ementa |
Atividades Interdisciplinares II (2º semestre de atividades) | 30 | 2 | Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia, Cláudia Herrero Martins Menegassi, Luiz Tatto e Nelson Nunes Tenório Junior | Ementa |
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DA DISSERTAÇÃO | CH | CR | ||
Elaboração e Defesa da Dissertação |
Área De Concentração: Gestão do Conhecimento nas Organizações
O contexto contemporâneo exige, de indivíduos e organizações, competências voltadas para o trabalho com informação e conhecimento e tem como objetivo principal buscar soluções científicas e tecnológicas para a implementação de processos de gestão organizacional orientados pelo conhecimento. Dessa forma, é promovido, de forma interdisciplinar, o ensino, a pesquisa e a extensão sobre o conhecimento como componente fundamental para garantir a competitividade das empresas dentro do contexto da Sociedade do Conhecimento.
LINHA DE PESQUISA:
1 ORGANIZAÇÕES E CONHECIMENTO
Essa linha de pesquisa tem como objetivo investigar, estudar e desenvolver pesquisas para o desenvolvimento e a implantação de metodologias, políticas e soluções que auxiliem na identificação, organização, compartilhamento, difusão e aplicação do conhecimento nas organizações.
Projetos Integradores Vinculados:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
Docentes Vinculados:
Docente responsável: Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia
Participantes:
Cláudia Herrero Menegassi
Ely Mitie Massuda
Flávio Botolozzi
Hilka P. V. Machado
Iara Carnevale de Almeida
Nelson Nunes Tenório Júnior
Rejane Sartori
LINHA DE PESQUISA:
2 EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
Essa linha tem pesquisa como objetivo investigar os pressupostos teóricos do conhecimento e da educação, assim como analisar e compreender os processos de formação e investigar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação.
Projetos Integradores Vinculados:
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
P3 – PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
Docentes Vinculados:
Docente responsável: Letícia Fleig Dal Forno
Participantes:
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia
Ely Mitie Massuda
Iara Carnevale de Almeida
José Aparecido Pereira
Reginaldo Alicandro Bordin
Tânia Regina Corredato Periotto
DESCRIÇÃO DOS PROJETOS INTEGRADORES:
P1 – CONHECIMENTO E INOVAÇÃO EM ORGANIZAÇÕES
As organizações de todos os tipos, sejam elas públicas, privadas, não governamentais, educacionais ou cooperativas, são afetadas em maior ou menor grau por questões relacionadas ao conhecimento e à inovação. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser entendida como uma prática social e de gestão para a utilização do conhecimento e dos ativos de informação nas organizações de diversos tipos e diferentes escopos. Com o tempo, a GC passou a ser entendida como elemento chave e variável interveniente em processos de mudança e adaptação organizacional e como variável independente nos processos de inovação organizacional, operando de forma associada com conceitos correlatos, tais como a gestão da informação, a gestão por competências, o empreendedorismo, entre outros. A literatura acadêmica sobre o assunto tem sido capaz de produzir material teórico, metodológico e empírico sobre as relações conceituais acima descritas principalmente em organizações privadas, de intenso uso de tecnologia e situadas no centro do desenvolvimento do capitalismo mundial. Contudo, é preciso entender que o conhecimento, a inovação e a GC afetam de forma não homogênea organizações (i) em diferentes contextos socioculturais e históricos, (ii) em diferentes estágios de desenvolvimento, escala e ciclos-de-vida e (iii) com estruturas, arranjos e naturezas jurídicas diversas. Nesse sentido, o presente projeto apresenta, de forma não exaustiva, algumas questões norteadoras cujos propósitos são os de fazer avançar as teorias e os modelos de GC bem como permitir reflexões e produtos acadêmicos diversos, como dissertações e projetos de iniciação científica, além de permitir projetos de menor escopo: como o conhecimento, a inovação e as demais variáveis relacionadas a esses conceitos afetam as organizações? Como afetam as organizações públicas? Como afetam as micro, pequenas e médias empresas? Como afetam as relações em organizações cujo conhecimento é o insumo principal, tais como organizações educacionais em seus diversos níveis?
P2 – EDUCAÇÃO E CONHECIMENTO
A complexidade que envolve as contemporâneas relações sociais exigem novas maneiras de se elaborar o conhecimento e a pesquisa. A estreita relação entre as mudanças e avanços ocasionados pela tecnologia originam novas necessidades, possibilidades e desafios. A tecnologia afeta a maneira como ocorre o processo ensino-aprendizagem, oferecendo aos educadores formas dinâmicas para atingir diferentes tipos de alunos e a estes, obter, analisar, sintetizar, avaliar e compreender informações por intermédio de vários meios, de modo a construir novos conhecimentos, tendo em vista a potencialidade inerente das tecnologias para armazenamento, recuperação e acesso à informação. A educação deve se preocupar em promover condições que conduzam a compreensão do indivíduo em relação ao mundo que o cerca, despertando sua curiosidade intelectual e estimulando seu senso crítico para que possa interferir no meio em que vive, sentindo-se parte dele, assim, educar na era da informação propõe que a escola contemporânea se volte mais para a sensibilidade humana que para uma racionalidade abstrata e distante. A sociedade contemporânea exige uma educação comprometida com a transformação dos sujeitos, favorecendo a autonomia, a busca pela organização das experiências vividas e a construção de um conhecimento que propicie a interação com o mundo e com o outro. Este projeto tem como objetivo estudar e compreender os processos de formação de acadêmicos de iniciação científica, pesquisadores e docentes nas diversas áreas do saber, além de analisar a interface entre a ciência, a tecnologia e a inovação a serviço da educação. Para isso, privilegia uma metodologia interdisciplinar por meio do qual a educação e o conhecimento são pensados articuladamente. As pesquisas realizadas pelo grupo estão relacionadas à Gestão do Conhecimento, cujas bases teóricas, práticas, ferramentas e tecnologia são estudadas em suas diferentes composições e setores sociais, tanto atuais quanto pregressos. Prioriza, especialmente, a educação básica, o ensino médio e superior, em suas diferentes modalidades. No que se propõe, oportuniza meios para integrar acadêmicos na pesquisa, em diálogo com as diversas fontes do conhecimento, tanto quanto inseri-los na aplicação das práticas de Gestão do Conhecimento com a finalidade de melhorar o ensino e as organizações.
P3: PROGRAMA DE EXCELÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA – PEEB
A Gestão do Conhecimento (GC) possui íntima relação com organizações de uso intenso de conhecimento. Nesse sentido, existe razoável literatura acadêmica sobre GC e universidades, tratando de temas tais como gerenciamento do conhecimento em instituições de ensino superior, transferências de tecnologia e conhecimento entre universidades e organizações tradicionais, entre outros. Por outro lado, as relações entre a GC e organizações educacionais voltadas à Educação Básica permanecem pouco claras. É certo que a Educação Básica é tema estratégico no desenvolvimento educacional do país. Nesse sentido, a Capes passa a abrigar um órgão finalístico denominado Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, o DEB. A Diretoria assume, como atribuição, induzir e fomentar a formação inicial e continuada de profissionais da educação básica e estimular a valorização do magistério em todos os níveis e modalidades de ensino (CAPES, 2009). Em harmonia com essas preocupações estratégicas, mas operando de forma sinérgica, este projeto vinculado ao Programa de Excelência na Educação Básica (PEEB) busca identificar, compreender e refletir sobre os processos de gestão das organizações voltadas à Educação Básica, além de investigar como as gestões da escola, do professor, da família e da sociedade civil organizada podem impactar no desenvolvimento da educação de qualidade da rede pública municipal. Abrange municípios distribuídos nas regiões da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense (Amusep), Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Considerando que a escola é um espaço privilegiado para a aprendizagem e aperfeiçoamento das habilidades dos alunos, as pesquisas abarcam as responsabilidades de todas as pessoas que compõem a equipe de profissionais que atuam na escola, o diretor, pedagogo, professor, equipe de apoio, além da família e da sociedade, que têm papel fundamental no sucesso da educação básica. O PEEB orienta a escola na perspectiva da gestão, o professor na condução do processo de ensino e aprendizagem, a família como núcleo de referência emancipatória de cada indivíduo, a sociedade civil organizada fomentadora do capital intelectual desenvolvido na escola que, em sua essência, remete à gestão do conhecimento.
PROJETOS DOCENTES DO PPGGCO
-ANTERIORES:
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: Gestão do conhecimento no ensino público: um estudo de caso para as escolas da região AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: A Gestão do Conhecimento e a Engenharia do Conhecimento e suas Aplicações nas Organizações.
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento: estudos de casos em organizações paranaenses
Flavio Bortolozzi: A gestão do conhecimento e a Engenharia do conhecimento e suas aplicações nas organizações
Hilka P. V. Machado: Geração de conhecimento em processos de expatriação e repatriação em pequenas e médias empresas
Iara Carnevale de Almeida: O conhecimento e sua gestão em contextos diversos de setores e organizações.
José Aparecido Pereira: Componentes antropológicos, epistemológicos e educacionais da Gestão do Conhecimento nas Organizações
Letícia Fleig Dal Forno: Gestão do Conhecimento e Comunidade de Prática na Educação
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: O papel da gestão do conhecimento na indústria de software: uma investigação sobre o uso de modelos, processos, práticas e ferramentas.
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público.
Reginaldo Alicandro Bordin: Estudos Críticos sobre a ressignificação da educação e do conhecimento na pós-modernidade.
Rejane Sartori: Gestão do Conhecimento nas Organizações: Um Estudo dos Processos, Práticas, Ferramentas e Indicadores
Tânia Regina Corredato Periotto: As dimensões da educação de qualidade sob a perspectiva da gestão do conhecimento.
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)
ATUAIS (2020):
Arthur G. Bacelar da Cruz Urpia: O compartilhamento do conhecimento em organizações da região da AMUSEP.
Cláudia Herrero Martins Menegassi: Educação empreendedora para estudantes da área de tecnologia da informação por meio do fomento ao desenvolvimento de produtos e serviços
Ely Mitie Massuda: Gestão do Conhecimento nas Organizações Paranaenses
Flávio Bortolozzi: A Gestão e Engenharia do Conhecimento nas Organizações.
Hilka P. V. Machado: Conhecimento e Comunicação Digital intra ou inter organizacional: impactos em organizações e indivíduos
Iara Carnevale de Almeida: Laboratório Experimental de Pesquisa Científica aplicado à Sistemas de Gestão do Conhecimento
Letícia Fleig Dal Forno: Socialização e Compartilhamento do Conhecimento nos processos educativos
Luiz Tatto: Instrumento de Diagnóstico em Gestão do Conhecimento
Nelson Nunes Tenório Júnior: Um estudo do uso de modelos, processos, práticas, ferramentas e fatores humanos da gestão do conhecimento na área tecnológica
Regiane da Silva Macuch: Gestão do Conhecimento no Ensino Público
Reginaldo Alicandro Bordin: Educação e Gestão do Conhecimento: conceitos, organizações e desafios
Rejane Sartori: Relações e implicações da Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual nas Organizações
Tânia Regina Corredato Periotto: Práticas colaborativas e a construção do conhecimento em organizações escolares
FINANCIAMENTO: Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI
GRUPOS DE PESQUISA | LÍDER | PARTICIPANTES DOCENTES |
---|---|---|
Organizações e Conhecimento – CESUMAR | Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori | Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof. Dr. Luiz Tatto Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori Prof.ª Dr.ª Cláudia Herrero Martins Menegassi |
Educação e Conhecimento | Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof. Dr. José Aparecido Pereira Prof.ª Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.ª Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Reginaldo Aliçandro Bordin |
Ciência, Tecnologia e Sociabilidade – CESUMAR | Profª. Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Flávio Bortolozzi | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.a Dr.ª Iara Carnevale de Almeida Prof.a Dr.ª Leticia Fleig Dal Forno Prof. Dr. Luiz Tatto Prof.a Dr.ª Regiane da Silva Macuch Prof. Dr. Nelson Nunes Tenório Junior |
Conhecimento e Inovação – CESUMAR | Prof.a Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.a Dr.ª Rejane Sartori | Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof.ª Dr.ª Hilka Pelizza Vier Machado Prof.ª Dr.ª Rejane Sartori |
GEEB – Gestão e Excelência na Educação Básica – CESUMAR | Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | Prof.ª Dr.ª Ely Mitie Massuda Prof. Dr. Flávio Bortolozzi Prof.ª Dr.ª Tania Regina Corredato Prof. Dr. Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia |
Coordenador do Programa | |
![]() |
|
Ely Mitie Massuda | |
---|---|
ely.massuda@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. |
Vice-coordenador do Programa | |
![]() |
|
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | |
---|---|
arthur.urpia@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. |
Corpo Docente
![]() |
|
Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia | |
---|---|
arthur.urpia@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. |
![]() |
|
Cláudia Herrero Martins Menegassi | |
---|---|
claudia.menegassi@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Administração pela Universidade Positivo. |
![]() |
|
Ely Mitie Massuda (Coordenador) | |
---|---|
ely.massuda@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo. |
![]() |
|
Flávio Bortolozzi | |
---|---|
flavio.bortolozzi@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Engenharia de Sistemas Informática. Universitè de Technologie de Compiègne, UTC, França(1991). |
![]() |
|
Hilka Pelizza Vier Machado | |
---|---|
hilka.machado@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Iara Carnevale de Almeida | |
---|---|
iara.almeida@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Informática pela Universidade Federal pelo Rio Grande do Sul. |
![]() |
|
José Aparecido Pereira | |
---|---|
jose.aparecido@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil. |
![]() |
|
Leticia Fleig Dal Forno | |
---|---|
leticia.forno@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa, UL, Portugal |
![]() |
|
Luiz Tatto | |
---|---|
Luiz.tatto@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Pós-doutorado em Ciências Sociais Aplicadas pela Università Ca’ Foscari Venezia – Itália Doutor em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Nelson Nunes Tenório Junior | |
---|---|
Nelson.tenorio@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. |
![]() |
|
Regiane da Silva Macuch | |
---|---|
regiane.macuch@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Pós-doutorado em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal Doutora em Psicologia e de Ciências da Educação pela Universidade do Porto – Portugal. |
![]() |
|
Reginaldo Alicandro Bordin | |
---|---|
reginaldo.bordin@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. |
![]() |
|
Rejane Sartori | |
---|---|
Rejane.sartori@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. |
![]() |
|
Tania Regina Corredato Periotto | |
---|---|
tania.periotto@unicesumar.edu.br ![]() |
|
Doutora em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá. |
Discentes 2020 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA LUVIZOTTO VIEIRA | ![]() |
AMANDA CAROLINA TEIXEIRA | ![]() |
ANA PAULA REVELINI | ![]() |
ANDREINE EWALD BUSNELLO | ![]() |
BRUNO ECKERT BERTUOL | ![]() |
CRISTIANE APARECIDA DE SOUZA SABBAG | ![]() |
DIOGO RIBEIRO GARCIA | ![]() |
ÉRICA CRISTINA LIMA DE MIRANDA | ![]() |
FABIANO DA SILVA YOITI KANADANI | ![]() |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | ![]() |
JANETE APARECIDA FERREIRA | ![]() |
JÉSSICA DA SILVA AGOSTINHO BERTUOL | ![]() |
JONAS DE MELLO CARNEIRO | ![]() |
JULIANA PATRÍCIA DE SOUZA SANTOS | ![]() |
LARISSA MAIARA BARBOSA GOMES | ![]() |
LÉIA DE SOUZA MORAES SILVA | ![]() |
MARIA CECILIA DE SOUZA LEME | ![]() |
RAYANNE APARECIDA MACHADO | ![]() |
REINALDO REPINASI DOS SANTOS | ![]() |
TIAGO CARVALHO SABATINO | ![]() |
VANIA CRISTINA DE ROSSI GARCIA | ![]() |
VÂNIA LUZIA TIEDT TORRES | ![]() |
WALDIRENE DE CÁSSIA DANTAS | ![]() |
Discentes 2019 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA PAULA BORGES CASTARDO | ![]() |
BIANCA GARCIA DE GRAZIA BACHA ESTEVAM | ![]() |
BRUNA HERNANDES SCARABELLI | ![]() |
CÁTIA SIRLENE LUNKES MARCON | ![]() |
DEIVISON AUGUSTO DOS SANTOS DOMINGUES | ![]() |
DÊNIS MARTINS DE OLIVEIRA | ![]() |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | ![]() |
EVANDRO FRANCO DA CONCEIÇÃO | ![]() |
FABIANA NOVAIS DA SILVA | ![]() |
FABRICIO RICARDO TOMAZ BERNARDELLI | ![]() |
FELIPE PEREIRA DE MELO | ![]() |
FERNANDA CROCETTA SCHRAIBER | ![]() |
FLÁVIA DANTAS DE AZEVEDO TEIXEIRA | ![]() |
GABRIEL LUÍS PAULINO STROZZI | ![]() |
GRACIELE RODRIGUES | ![]() |
KÁSSIA RAYANE FURTADO PEREIRA | ![]() |
LEANDRO NELSON PAGANI | ![]() |
LETÍCIA GRAZIELE ROQUE | ![]() |
LUIS AUGUSTO SAUTCHUK MARCHI | ![]() |
LUIZ FERNANDES DA SILVA | ![]() |
LUIZ WALTER PACOLA | ![]() |
MARCIA DAYANA FERNANDES | ![]() |
RAPHAEL MARQUEZI PEREIRA | ![]() |
RICARDO DEIBLER ZAMBRANO JÚNIOR | ![]() |
SARA REGINA DE GODOI QUIODEROLI | ![]() |
TIAGO PAVAN REQUI | ![]() |
Discentes 2018 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ADRIANA SAO JOAO | ![]() |
ALDENISIA BENTO DE FREITAS GIOVANNI | ![]() |
ANA PAULA FRANCISCA DOS SANTOS | ![]() |
ANA PAULA REVELINI | ![]() |
ANDREA CRISTINA SHIMA DA MOTTA | ![]() |
ANDRÉIA DE CÁSSIA GONÇALVES COSTA | ![]() |
AZINETE BENTO DE FREITAS | ![]() |
CELIO EGIDIO FERRAZ | ![]() |
CRISTIANE RESQUITI PAULINO STROZZI | ![]() |
ELIDIA MARTA MACHADO DAL PIZZOL | |
ELIZABETE DE CARVALHO AMORIM | ![]() |
FERNANDO RICHTER DE ARAUJO | ![]() |
GABRIEL COUTINHO CALVI | ![]() |
GISELE CAROLINE URBANO LOURENÇO | ![]() |
KALLINKA RUBIA VIEIRA DE SOUZA | ![]() |
LUCIANA BOVO ANDRETTO | ![]() |
MARCIA HIROKO KAWAMOTO | ![]() |
MARCIA LOPES DE MORAES SELLA | ![]() |
MARIANA SANTOS DE OLIVEIRA | ![]() |
NOIRIEL IGNÁCIO SANTOS LEAL | ![]() |
OSNY ANTONIO SCARAMAL FASCIO | ![]() |
RAFAEL AUGUSTO MARTINS DELGADO | ![]() |
RONALDO DE ANDRADE PIRES | ![]() |
SANDRA APARECIDA ORTIZ LARROSA | ![]() |
STEFFI ALINE STARK BECKER | ![]() |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | ![]() |
TAÍLA GRAZIELA SATURNINO DA ROCHA | ![]() |
TELMA BERTOLAZO | ![]() |
TELMA CRISTINA RODRIGUES | ![]() |
THIAGO ZANONI BRANCO | ![]() |
VILMA APARECIDA MEROTTI | ![]() |
Discentes 2017 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ANA CLAUDIA CHIARATO | ![]() |
DANIELA BISSOLI FIORINI | ![]() |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | ![]() |
ERASMO CAMBUI DE MELO FILHO | ![]() |
EUDA MARCIA DIAS PAIVA | ![]() |
EVELYN DAMASCENO SILVA | ![]() |
HERTHA ALMEIDA LEITÃO | ![]() |
IVAN VIEIRA DA SILVA | ![]() |
JANACILDA LEITE WESSELLENNS | ![]() |
JOSÉ CAMPOS DE ARAÚJO RIBEIRO NETO | ![]() |
LAÍS BUENO TONIN | ![]() |
LIDIANE GOMES BANDEIRA | ![]() |
LUANA ALVES COLOSIO | ![]() |
LUTERO SIMONATO DE PAULA | ![]() |
MARACELIS GEZUALDO | ![]() |
MICHELLE CARDOSO MACHADO DOS SANTOS | ![]() |
REGINÉA DE SOUZA MACHADO | ![]() |
ROSÂNGELA CARRILHO MARTINS | ![]() |
SERGIO LEANDRO VICENTINI MENEZES | ![]() |
SIMONE LUIZ DE SOUZA SCHELIVE | |
WAINER CRISTIANO CANCIAN | ![]() |
Discentes 2016 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALEXANDRE GIMENNES DA CRUZ | ![]() |
AMANDA FERREREZI VIDOTTI | ![]() |
AMANDA LOUISE BRUZAMOLIN | ![]() |
AMAURY ANTONIO MELLER FILHO | ![]() |
CAIO PISCONTI MACHADO | ![]() |
DANIELI PINTO | ![]() |
FERNANDA GOZZI | ![]() |
FLORIZA TAIRA OTTO | ![]() |
FRANCINE NAVAS NASCIMENTO | ![]() |
GISELLI DE FÁTIMA CANHETE | ![]() |
KESIA PRISCILA GOMES GENTIL | ![]() |
LEANDRO DE ALMEIDA | ![]() |
LIDIANA ANTONIOLI DAL BEM PERES | ![]() |
LILIAN GONÇALVES | ![]() |
MARCELO ANTONIO STRIK | ![]() |
MARCELO HENRIQUE CURBETE | ![]() |
MARCIO JOSÉ SILVA | ![]() |
MARCOS ARLI CORTEZ | ![]() |
MARIVALDO DA SILVA OLIVEIRA | ![]() |
MARIA HELENA RIBEIRO DE CARVALHO | ![]() |
MIGUEL ANGELO DE MARCHI DOS SANTOS | ![]() |
SIMONE OLIVEIRA DOS SANTOS CARDOSO | ![]() |
SÔNIA VIEIRA LIMA WAKITA | ![]() |
TATIANA CARLA FACCIN | ![]() |
THALITA BEATRIZ LEVORATO TAMURA | ![]() |
WILLIAN FERNANDO PORTO DA ROCHA | ![]() |
Discentes 2015 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUES DE SOUZA | ![]() |
AMANDA CEZAR DE CASTRO CHAVES | ![]() |
ANA CAROLINA BARBOSA CAPELETO | ![]() |
ANDRÉ LUIZ DELGADO CORRADINI | ![]() |
ANDRÉIA DOS SANTOS GALLO | ![]() |
ANGELA FERREIRA DE LIMA PIZZAIA | ![]() |
ANTONELI DA SILVA RAMOS | ![]() |
BRUNO GUILHERME DE CASTRO OLIVEIRA | ![]() |
CAMILA CHIRNEV CAOBIANCO | ![]() |
CARLOS CEZAR CANATO | ![]() |
CIBELLE AKEMI VALLIM FERNANDES | ![]() |
CONCEIÇÃO SOUZA DANTAS | ![]() |
DAYANE MIKIKO MANTHAY KURODA | ![]() |
DOUGLAS RÓS DA SILVA | ![]() |
GUILHERME CASSAROTTI FERIGATO | ![]() |
HELOISA ORLANDINI JORDÃO | ![]() |
HENRIQUE LACERDA NIEDDERMEYER | ![]() |
JANE PAULA JANUÁRIO GRANZOTTI | ![]() |
LIDIANA ANTONIOLI | ![]() |
LUIZ CLAUDIO BUZETI | ![]() |
MARA MICHELA DA SILVA | |
MARCIO PEDRO CABRAL | ![]() |
MARIA LUISA GARCIA CANATO | |
RAFAEL ALVES FLORINDO | ![]() |
SIBELE DE OLIVEIRA PIRASOL | ![]() |
SILVIO RENATO MORETTO ESTEVES | ![]() |
SULAMITA MEIRELLES DE ANDRADE RIGO | ![]() |
VALDELICE DOS A. RASIMAVIKO REJANI | ![]() |
VALÉRIA LETÍCIA ALVES | ![]() |
Discentes 2014 | |
---|---|
Nome | Curriculo Lattes |
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR | ![]() |
ANDREIA MILESKI ZULIANI SANTOS | ![]() |
ANGELA APARECIDA RODRIGUES ROSSINI | ![]() |
ANTONIO CARLOS AROCA | ![]() |
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA | ![]() |
CRISTIANE GONÇALVES DE AGUIAR | ![]() |
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI | ![]() |
ELIZABETH CANAVER MARQUES | ![]() |
FATIMA APARECIDA DE AZEVEDO SABES | ![]() |
GIANE SHIRLEY DA SILVA | ![]() |
JULIANA DE CASSIA BENTO | ![]() |
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL | ![]() |
LEANDRO DE ALMEIDA | ![]() |
MARCIA REGINA CAVALCANTE BONADIO | ![]() |
MARIA ALBERTINA FERREIRA NASCIMENTO | ![]() |
MARIA DO CARMO TELES FEREIRA STRINGHETTA | ![]() |
MARTA RIBEIRO GIBIN | ![]() |
RICARDO SARDINHA | ![]() |
RODRIGO PERES DE ALMEIDA | ![]() |
ROSANGELA APARECIDA GRANDE | ![]() |
SILVIA MARIA RODRIGUES | ![]() |
SONIA MARIA DE CAMPOS SILVA | ![]() |
SUSANA CECILIA MARONEZE BONFANTE | ![]() |
TATIANE GARCIA DA SILVA SANTOS | ![]() |
VALÉRIA DO PRADO GUISSO | ![]() |
VILSON DAVI CORREA DA CRUZ | ![]() |
Segundo o Regimento da Pós-Graduação Stricto Sensu da UniCesumar, a aceitação de alunos não-regulares será condicionada ao parecer do(a) coordenador(a) do PPG, que deverá enviá-lo ao colegiado do PPG para homologação. Os alunos não regulares poderão cursar até 1/3 (um terço) dos créditos em disciplinas referentes ao PPG. Os créditos cursados como alunos não regulares terão validades de dois anos a partir da sua conclusão.
CAPES/PROSUP Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares. Tem por objetivo apoiar a pós-graduação stricto sensu – mestrado e doutorado – das Instituições de Ensino Superior Particulares, com cursos avaliados pela CAPES, com notas iguais ou superiores a 3, contribuindo para a manutenção de padrões de excelência adequados à formação dos recursos humanos de alto nível imprescindíveis ao desenvolvimento do país. O PROSUP apoia as Instituições Particulares com recursos financeiros destinados ao custeio de bolsas de estudo, nas seguintes modalidades:
Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP)
Resumos das Dissertações 2017 |
Resumos das Dissertações 2016 |
Resumos das Dissertações 2015 |
ALVARO MARTINS FERNANDES JÚNIOR |
ANTONIO CARLOS AROCA |
ANTONIO JOSE SAVIANI DA SILVA |
ELESSANDRA NATALINA SANTANA BASSOLI |
KELLY CRISTINE COSTA CABRAL |
SILVIA MARIA RODRIGUES |
O Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações está localizado no 1º pavimento do Bloco 7, do Campus da UniCesumar. A Secretaria atende no horário das 8h00 às 12h00 e das 14h00 às 22h50. O Programa dispõe:
Além das instalações exclusivas do Programa, está disponível aos alunos e professores toda a infraestrutura da UniCesumar, como equipamentos, laboratórios de informática, com aproximadamente 450 máquinas, serviço de reprografia, cantina e estacionamento. Adicionalmente, a UniCesumar possui uma biblioteca no 2º e 3º pavimentos do Bloco 8, com 4.000 m² e tem por missão promover o acesso, a recuperação e a transferência da informação atualizada para toda a comunidade acadêmica. O acervo é constituído por livros, periódicos, dissertações, teses, folhetos, multimeios e outros documentos em diversos formatos (suportes físicos). O atendimento da biblioteca é de 2ª a 6ª, das 7h30 às 22h30 e aos sábados, das 8h00 às 16h30, permanecendo fechada aos domingos e feridos. O PPGGCO conta ainda com o apoio da UniCesumar empresarial, um espaço de fomento e interação com a comunidade com estrutura adequada para a elaboração e execução de projetos e pesquisas usando Tecnologias da Informação e Comunicação, bem como o apoio do Núcleo de Educação a Distância (NEaD). A estrutura do Núcleo de Educação a distância ocupa uma área de 3.000 m² com espaços destinados à coordenadoria pedagógica, coordenadoria de gestão e planejamento, coordenadoria tecnológica, coordenadoria de polos, coordenações de cursos, produção de materiais, secretaria do NEaD e Acadêmica, salas de mediação e estúdios de TV, que contemplam equipamentos de edição de audiovisuais e equipamentos para disponibilização de conteúdo pela Internet e por canal satélite exclusivo. Este espaço já vem sendo usado para a produção de mídias e para o desenvolvimento de pesquisas com objetos de aprendizagem, ensino, aprendizagem, gestão pedagógica, gestão acadêmico-administrativa e outras ligadas às Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC no ambiente virtual de aprendizagem.
(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto. Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos. Valor da mensalidade após vencimento R$ 2.210,00.
Av. Guedner, 1610, Jardim Aclimação, Maringá-PR
SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES
Térreo do Bloco 07 – Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná
Endereço Eletrônico:
ppggco@unicesumar.edu.br
Telefone:
(44) 3309-2629
Horário de atendimento:
07h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira.
PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL DE MATOS GARBUGIO
Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação
PROF.ª DR.ª SONIA MARIA MARQUES GOMES BERTOLINI
Diretora da Pós-Graduação Stricto Sensu
PROF.ª DR.ª ELY MITIE MASSUDA
Coordenador do Programa
PROF. DR. ARTHUR GUALBERTO BACELAR DA CRUZ URPIA
Vice coordenador do Programa
MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE
Secretária Acadêmica dos Mestrados
MARCIA CRISTINA DAVID SBRANA
Secretária do Programa