Unicesumar
Unicesumar
Unicesumar

Doutorado em
Promoção da Saúde

Descubra mais

Doutorado em Promoção da Saúde

RECOMENDE:

Processo Seletivo

Processo de Seleção para ingresso no ano de 2020 (Novo)
Edital
Inscrição
Estágio de Pós-doutorado Sem Bolsa
Regulamento
Edital
Edital de Homologação
Edital de Entrevista
Edital Resultado Final
Processo Seletivo Interno de Bolsas e Taxas
Edital
Edital
Edital
Edital Bolsa do Programa Nacional de Pós-doutorado – PNPD/CAPES
Edital
Resultado 1ª Fase
Entrevista
Prorrogado prazo para divulgação do resultado
Processo de Seleção para ingresso no ano de 2019
Edital
Inscrição
Edital de Retificação
Entrevista
Resultado

Objetivos

Objetivo Geral:  O objetivo geral do PPGPS é fornecer uma formação integral a pesquisadores e docentes utilizando o desenvolvimento de competências em Promoção de Saúde, incluindo conhecimentos e habilidades para diagnosticar, planejar, avaliar, desenvolver ações e intervenções que busquem a melhoria dos indicadores de saúde da população.

Os objetivos específicos são:

  • Formar profissionais com conhecimentos para atuar em diferentes espaços e contextos como assistência à saúde e trabalho, por meio de estratégias educativas que contribuam para escolhas saudáveis;
  • Identificar e contribuir na solução de problemas interdisciplinares que interfiram na qualidade de vida da população;
  • Formar recursos humanos para desenvolver e orientar ações de promoção à saúde, tanto em nível individual como coletivo;
  • Formar profissionais com conhecimentos e habilidades para a criação e/ou avaliação de tecnologias voltadas à promoção da saúde;
  • Formar mestres e doutores que desenvolvam pesquisas com padrões éticos; produzir conhecimento, a partir dos resultados de pesquisas, que possam ser utilizadas para atender às demandas sociais da população;
  • Divulgar o conhecimento das pesquisas científicas para a sociedade. Com esses objetivos busca-se, então, produzir um conhecimento útil à sociedade, capaz de transformá-la e, para tanto, o PPGPS almeja em um prazo de até 10 anos consolidar-se como um centro de excelência na pesquisa em Promoção da Saúde, em suas diferentes dimensões e perspectivas.

Perfil do egresso esperado:

Espera-se que o egresso do PPGPS seja capaz de realizar intervenções e ministrar conteúdos de forma inovadora, ativa e atualizada, bem como desenvolver pesquisas interdisciplinares com abordagem intersetoriais que auxiliem no planejamento, na aplicação e na avaliação de ações de promoção da saúde, visando a melhoria dos domínios de qualidade de vida. Entre as principais metas pedagógicas do Programa inclui-se o aprofundamento teórico sobre o processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde. Também se vislumbra a valorização da competência profissional das áreas originais dos pós-graduandos, na busca da interação de diferentes disciplinas numa perspectiva de interdisciplinaridade, que pode ser gerada na integração de saberes, que são heterogêneos a partir da aplicação de conhecimentos em novos contextos.

Área de Concentração

A Promoção da Saúde é um mecanismo que visa o fortalecimento de uma política transversal, integrada e intersetorial, que promove o diálogo entre vários setores, não exclusivamente o setor da saúde, mas também com a sociedade compondo redes de compromisso e corresponsabilidade na formulação de propostas e ações para garantir a qualidade de vida da população. Como afirma o documento do Plano Nacional de Promoção da Saúde, para tanto deve haver uma articulação “sujeito/coletivo, público/privado, estado/sociedade, clínica/política, setor sanitário/outros setores, visando romper com a excessiva fragmentação na abordagem do processo saúde-adoecimento e reduzir a vulnerabilidade, os riscos e os danos que nele se produzem” (BRASIL, 2006, p. 15).

Portanto, a proposição deste programa de pós-graduação em Promoção da Saúde surgiu da constatação da necessidade de uma abordagem interdisciplinar em torno das problemáticas, principalmente regionais, que dificultam/impedem a melhoria da qualidade de vida da população do ponto de vista da saúde.

Linhas de pesquisa

LINHA DE PESQUISA 1 – PROMOÇÃO DA SAÚDE NO ENVELHECIMENTO

Esta linha de pesquisa propõe o estudo sobre o envelhecimento da população, com ênfase no envelhecer de forma saudável, pressupondo a interação entre a saúde física, mental, independência nas atividades da vida diária, integração social, suporte familiar e independência econômica para contribuir com dados que possibilitem intervenções específicas que favoreçam o envelhecimento ativo.

Projetos de Pesquisa

  • P1 – ESTILO DE VIDA E FATORES BIOPSICOSSOCIAIS E ECONÔMICOS NO PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

    Este projeto tem como objetivo estudar a influência do estilo de vida, das políticas públicas e dos fatores determinantes do processo saúde-doença no curso da vida. Abrange pesquisas sobre o modo de viver, alimentação, educação, segurança, trabalho, ambientes seguros e saudáveis, acesso a bens e serviços essenciais, participação nas questões econômicas, sociais, culturais, de lazer, espirituais e civis no processo de envelhecimento. Procura otimizar ações e oportunidades para melhorar a saúde do nascimento ao fim da vida. Docente Resp. Mirian Ueda Yamaguchi.

    Docentes credenciados:

    • Bráulio Henrique Magnani Branco
    • Ely Mitie Massuda
    • Fernanda Shizue Nishida
    • Leonardo Pestillo de Oliveira
    • Marcelo Picinin Bernuci
    • Mirian Ueda Yamaguchi
    • Regiane da Silva Macuch
    • Rose Mari Bennemann
  • P2 – ESPAÇOS E PRÁTICAS PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO

    Este projeto tem como objetivo investigar processos e ações que promovam a saúde do idoso em diferentes espaços e contextos tais como: alimentação saudável, capacidade funcional e cognitiva, atividades físicas e educacionais, práticas terapêuticas, intervenções psicossociais, risco, vulnerabilidade, mobilidade segura e acessibilidade. Docente Resp. Sonia Maria Marques Gomes Bertolini.

    Docentes credenciados:

    • Braulio Henrique Magnani Branco
    • Fernanda Shizue Nishida
    • Leonardo Pestillo de Oliveira
    • Regiane da Silva Macuch
    • Rose Mari Bennemann
    • Rute Grossi Milani
    • Sonia Maria Marques Gomes Bertolini

LINHA DE PESQUISA 2 – EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Nesta linha de pesquisa, ocorrem investigações em dois eixos: na busca por alternativas aos problemas e ações relacionadas às políticas e práticas de promoção da saúde, envolvendo aspectos físicos e psíquicos em ambientes educativos – não necessariamente escolar –, assim como problemas e ações envolvendo o desenvolvimento, o uso e a avaliação de tecnologias, incluindo aquelas específicas da comunicação, para a promoção da saúde. Também prevê o desenvolvimento de produtos tecnológicos para a Promoção da Saúde.

Projetos de Pesquisa

  • P3 – TECNOLOGIAS, COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Este Projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o uso e as implicações das tecnologias (e-health, sensores, biotecnologia etc.) considerando suas técnicas e aspectos sociais em suas diferentes configurações, utilizadas no campo da promoção da saúde e aplicadas à: assistência, gestão, comunicação e à educação em saúde, para transformar os processos de capacitação de profissionais da área e promover hábitos e comportamentos saudáveis, visando à equidade e à qualidade de vida dos indivíduos. Docente Resp. Leonardo Pestillo de Oliveira.

    Docentes credenciados:

    • Flávio Bortolozzi
    • Leonardo Pestillo de Oliveira
    • Lucas França Garcia
    • Marcelo Picinin Bernuci
    • Mirian Ueda Yamaguchi
    • Regiane da Silva Macuch
  • P4 – PROMOÇÃO DA SAÚDE EM DIFERENTES AMBIENTES, ESPAÇOS E CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM, ASSISTÊNCIA E TRABALHO

    Nas ações e atividades desenvolvidas nos territórios de vida e ambientes de trabalho das pessoas e coletividade podem ser identificadas oportunidades de inclusão da promoção da saúde. Este projeto tem como objetivo analisar condições para o desenvolvimento saudável e qualidade de vida nos contextos familiar, ocupacional, educacional e ambiental. Resp. Andrea Grano Marques.

    Docentes credenciados:

    • Andrea Grano Marques
    • Ely Mitie Massuda
    • Gilberto Pavanelli
    • Regiane da Silva Macuch
    • Rose Mari Bennemann
    • Rute Grossi Milani

Projetos Docentes do PPGPS financiados pelo ICETI (Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação).

Andrea Grano Marques – Repercussões da depressão gestacional na constituição da maternidade e o papel da assistência pré-natal.
Braulio Henrique Magnani Branco – Eficácia de um programa interdisciplinar para o tratamento da obesidade.
Ely Mitie Massuda – Políticas de transferência de renda para idosos e pessoas com deficiência: uma análise do benefício de prestação continuada.
Fernanda Shizue Nishida – Estilo de vida, transtornos mentais comuns e consumo de álcool, tabaco e outras drogas em estudantes universitários: prevalência e fatores associados.
Flávio Bortolozzi – A gestão do conhecimento e a engenharia do conhecimento e suas aplicações nas organizações.
Gilberto Cezar Pavanelli – Força de trabalho valorizada, saúde otimizada atenção básica/sus.
Leonardo Pestillo de Oliveira – Uso de intervenções de baixo custo em usuários de álcool e autogestão da saúde mental.
Marcelo Picinin Bernuci – Empoderamento feminino & M-health para promoção da saúde.
Mirian Ueda Yamaguchi – Mhealth no sistema Hiperdia: estratégia alternativa para intensificação da adesão à terapia da hipertensão e diabetes.
Regiane da Silva Macuch – Organizações educativas e promoção da saúde gestão do conhecimento e desenvolvimento profissional saudável.
Rose Mari Bennemann – Intervenção cognitiva com ênfase na memória e socialização para idosos saudáveis.
Rute Grossi Milani – Bem-estar, qualidade de vida e ambiente positivo: promovendo a saúde em contexto educacional.
Sônia Maria Marques Gomes Bertolini – Prevalência de constipação intestinal autorreferida e fatores associados em idosos.
Tania Maria Gomes da Silva – O impacto da violência social sobre a saúde e a qualidade de vida das mulheres.

Ano Letivo

Ano Letivo 2019

Horário do Doutorado em Promoção da Saúde

 

Disciplinas

O curso de Doutorado em Promoção da Saúde é integralizado em 56 créditos (1 crédito é equivalente à 15h/aula), sendo que 24 créditos em disciplinas poderão ser aproveitados dos créditos já cursados em mestrado, desde que aprovados pelo colegiado do PPGPS. Os 32 créditos restantes estão distribuídos da seguinte forma:6 créditos em Disciplinas Obrigatórias;

  • 6 créditos em disciplinas eletivas;
  • 4 créditos de atividades complementares (publicação de artigos, participação em eventos, apresentação de trabalhos científicos, atividades didáticas e de pesquisa);
  • 16 créditos de orientação.

As treze disciplinas ofertadas no curso de doutorado estão listadas na sequência.

DISCIPLINAS
 
OBRIGATÓRIAS

  1. Planejamento e avaliação de intervenções em promoção da saúde.
  2. Tópicos avançados em promoção da saúde.

 
ELETIVAS

  1. Comunicação social em saúde.
  2. Escrita científica.
  3. Ética aplicada à pesquisa em saúde.
  4. Fontes de informação em promoção da saúde.
  5. Estágio de docência no ensino superior
  6. Metodologias ativas de ensino e aprendizagem.
  7. Métodos qualitativos na investigação em promoção da saúde.
  8. Práticas interdisciplinares em promoção da saúde e qualidade de vida.
  9. Promoção da saúde e ação comunitária.
  10. Promoção da saúde em grupos populacionais vulneráveis.
  11. Tópicos especiais em saúde e sociedade.

ESTRUTURA CURRICULAR – DOUTORADO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE

Ementas
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Disciplina/Atividade C.H. NIVEL CRED.
Planejamento e avaliação de intervenções em promoção da saúde 45 D 3
Tópicos avançados em promoção da saúde 45 D 3
Políticas públicas em saúde 45 M/D 3
Promoção da saúde: aspectos conceituais, históricos e ambientais 60 M/D 4
DISCIPLINAS ELETIVAS
Disciplina/Atividade C.H. NIVEL CRED.
Comunicação social em saúde 30 D 2
Escrita científica 30 D 2
Ética aplicada à pesquisa em saúde 30 D 2
Fontes de informação em promoção da saúde 30 D 2
Estágio de docência no ensino superior 45 D 3
Metodologias ativas de ensino e aprendizagem 30 D 2
Métodos qualitativos na investigação em promoção da saúde 30 D 2
Práticas interdisciplinares em promoção da saúde e qualidade de vida 30 D 2
Promoção da saúde e ação comunitária 30 D 2
Promoção da saúde em grupos populacionais vulneráveis 30 D 2
Tópicos especiais em saúde e sociedade 30 D 2
ATIVIDADES COMPLEMENTARES
Disciplina/Atividade C.H. NIVEL CRED.
  1. Publicação
  2. Participação em eventos
  3. Apresentação de trabalhos científicos
  4. Atividades didáticas e de pesquisa
60 D 4
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DO PROJETO DE TESE – DOUTORADO
Disciplina/Atividade C.H. NIVEL CRED.
Elaboração e defesa do Projeto de Qualificação do Projeto de Tese 120 D 8
ATIVIDADES DE ORIENTAÇÃO DA TESE- DOUTORADO
Disciplina/Atividade C.H. NIVEL CRED.
Elaboração e defesa da Dissertação 120 D 8
Ementas

Corpo Docente

Coordenadora do Programa
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
sonia.bertolini@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1997).

Corpo Docente

Andrea Grano Marques
andrea.grano@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Ciências Aplicadas à Pediatria.
Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, Brasil(2004).
Braulio Henrique Magnani Branco
braulio.branco@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo, USP, Brasil. (2016).
Fernanda Shizue Nishida
fernanda.nishida@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Enfermagem
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Ely Mitie Massuda
ely.massuda@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em História Econômica (Conceito CAPES 4).
Universidade de São Paulo, USP, Brasil.
Flávio Bortolozzi
flavio.bortolozzi@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Engenharia de Sistemas Informática.
Universitè de Technologie de Compiègne, UTC, França(1991).
Gilberto Cezar Pavanelli
gilberto.pavanelli@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Zoologia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil(1991)
Leonardo Pestillo de Oliveira
leonardo.oliveira@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Psicologia Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, Brasil.
Marcelo Picinin Bernuci
marcelo.bernuci@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Pós-Doutorado em Fisiologia da reprodução pela Faculdade de
Medicina de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo(2013).
Mirian Ueda Yamaguchi
mirian.yamaguchi@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Ciências Farmacêuticas (Conceito CAPES 4).
Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil(2009).
Regiane da Silva Macuch
regiane.macuch@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Pós-Doutorado em Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Universidade do Porto, Portugal(2012).
Rose Mari Bennemann
rose.bennemann@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Saúde Pública, pela Faculdade de Saúde Pública (FSP), USP (2009).
Rute Grossi Milani
rute.milani@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Medicina (Saúde Mental) pela Universidade de São Paulo, Brasil(2006)
Sonia Maria Marques Gomes Bertolini
sonia.bertolini@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade de São Paulo (1997).
Tania Maria Gomes da Silva
tania.gomes@unicesumar.edu.br
Curriculo Lattes
Doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná.
Lucas França Garcia
Curriculo Lattes
Doutorado em Medicina: Ciências Médicas (Bioética) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017).
Pós-doutorado em Promoção da Saúde pelo Centro Universitário de Maringá (2019).

Corpo Discente

Discentes 2019
Nome Curriculo Lattes
ALESSANDRA HERRANZ GAZQUEZ DE SOUZA  Curriculo Lattes
FÁBIO RICARDO ACENCIO  Curriculo Lattes
JEFERSON DE SOUZA SÁ  Curriculo Lattes
JANE BISCAIA HARTMANN  Curriculo Lattes
JHAINIEIRY CORDEIRO FAMELLI FERRET  Curriculo Lattes
JOSÉ ALÍPIO GARCIA GOUVÊA  Curriculo Lattes
VERA LÚCIA KERBER  Curriculo Lattes
VERIDIANA DE VASCONCELOS DUARTE  Curriculo Lattes

PDI, Regimento e Regulamento

PDI
Regimento
Regulamento

Investimento

Mensalidade: 40 parcelas de R$ 2.925,00(*)
(*) Reajustadas a cada doze meses. Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento do boleto.

Valor líquido da mensalidade R$ 2.632,50.

Após o vencimento, será cobrado o valor integral, sem descontos.

Caso o doutorando não concluir seu doutorado até o término da 40ª parcela – as demais parcelas serão geradas, a cada mês, com desconto de 50% até o 48º mês.

Contato

Telefone
(44) 3309-2627

Endereço Eletrônico
ppgps@unicesumar.edu.br

Horário de atendimento:
07h30 às 19h00 de segunda a sexta-feira.

Informações:
SECRETARIA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
Av. Guedner, n. 1610 – Jardim Aclimação – CEP 87.050-390 – Maringá – Paraná

PROFª. MSC. LUDHIANA ETHEL DE MATOS GARBUGIO
Diretora de Pesquisa

PROF.ª  DR.ª  SONIA MARIA MARQUES GOMES BERTOLINI
Coordenadora do Programa e Diretora da Pós-Graduação Stricto Sensu

MARIA SUELI DE SOUZA RUFINE
Secretária Acadêmica dos PPG

Estágio em Docência

Estágio em Docência

Atividades Complementares

Atividades complementares